segunda-feira, 12 de novembro de 2012

AGRADECIMENTO DA PROFESSORA

Caros alunos,

hoje, 12/11/12, às 20h encerro a coleta das participações no Blog para atribuição de nota e aproveito para agradecer a todos vocês pelo caminhar deste ano de 2012 na disciplina de Psicologia da Educação. Foi um longo processo de aprendizagem, ensino, prática, discussões, reflexões, acerca dos variados temas da Psicologia, acredito que a atividade prática com os jogos pode aproximar vocês da realidade da sala de aula, da atuação enquanto docentes.
Espero que o processo de construção que realizamos ao longo deste ano possa caminhar com vocês por muito tempo, instigando-os aos desafios que vão se interpor ao longo da formação e atuação profissional que vão exercer.
Aos alunos de Química e Artes, parabéns pela conquista que se concretizará na formatura em dezembro e muito sucesso na carreira docente; e aos alunos de História, Matemática, Letras e Física, desejo boas férias, descansem bastante e até 2013.
"Um sonho que se sonha só, é apenas um sonho,
um sonho que se sonha junto passa a ser realidade."
É assim que vejo o uso dos recursos tecnológicos a serviço da Educação,
que estamos conseguindo juntos - TUrma 2011 e Turma 2012.

Abraços carinhosos:

Profª Cláudia Bolela

domingo, 4 de novembro de 2012

VOCABULÁRIO DE LA SUERTE 2012

 
Este jogo foi desenvolvido pelos alunos do 2º Ano de Letras em 2012:
Aline D Angelis Gomes Galvão
Email: adggalvao@gmail.com
Marisa Oliveira do Nascimento
Email: ysa_liveira@yahoo.com.br
Renata Rejane Souza
Email: renatarejane19@hotmail.com
Rodrigo Aparecido Ceribeli
Email: rosjb21@hotmail.com
Thales Augusto Soares Morgan
Email: thalesmorgan@hotmail.com
Verônica Miron Aleixo
Email: veronica_miron@hotmail.com

Aprender uma nova língua não é nada fácil, porém, pode se tornar mais prazeroso quando aprendemos brincando, e foi assim que surgiu a ideia do bingo!
 

Objetivo: Construir uma ponte entre o conhecimento e entretenimento, a fim de que a criança amplie o seu vocabulário de língua espanhola e associe os números escritos e o modo de pronunciá-los, desenvolvendo a capacidade auditiva  durante o aprendizado de uma segunda língua.
Regras e normas:
 
       É jogado com um cartão do bingo.
        Cada jogador tem pelo menos um cartão de bingo para jogar o jogo, que tem as letras da palavra bingo como o cabeçalho de cinco colunas de cinco números.
        À medida que cada número é chamado, os jogadores vão marcar o ponto correspondente em seu próprios cartões de bingo.
        O jogo acaba quando o jogador marcou os números de seu cartão de bingo.

Porém, nós utilizamos cartões mais simples que continham apenas os números, e os alunos utilizaram feijões para marcar os números nas cartelas para que possam ser reutilizadas.

sábado, 3 de novembro de 2012

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO 2012


Este jogo foi desenvolvido pelos alunos do 1º ano do curso de História:
§  Brenda Nauano Aparecida de Oliveira
§  Jucilene da Silva
§  Natane Alves Martins
§  Suelen Silva Dias
§  Tânia Idalice Nunes Pereira
§  Objetivo do jogo: Levar o aluno a pensar em conjunto com os colegas, de forma prática e objetiva, revisando assim os conteúdos estudados. Além disso, estimular de forma positiva o interesse dos mesmos, uma vez que o vencedor terá direito a um prêmio, que estará dentro de uma caixa em cima da mesa e só será revelado quando o jogo acabar.
§  Série: 7º e 8ª séries
§  Egito Antigo e História Antiga
§  Material para confecção:

o   Um caixa de papel com tampa.

o   EVA

o   Bombons (opcional, pois o prêmio pode ser pontos a serem adicionados à nota dos alunos).

o   Cola

o   Papel Sulfite.

  • Regras do jogo:

    • A sala deve ser dividida em dois grupos A e B.
    • O professor fará as perguntas, que terão seu nível de dificuldade aumentado a cada resposta certa.
    • Será sorteado o grupo que iniciará o jogo.
    • Se o grupo A começar, este terá dois minutos para responder, caso acerte continua, se errar passa a vez para o grupo B ou vice e versa.
    • Ganha quem responder o maior número de respostas certas, lembrando que serão 14 (quatorze) fichas de perguntas.
    • O professor dividirá o prêmio para os vencedores, porém quem perde também ganha. Exemplo: Se for chocolate quem venceu ganha dois bombons, quem perdeu um, sendo esta regra válida para qualquer prêmio.

 

 

   

DOMINÓ GEOMÉTRICO 2012


Este jogo foi desenvolvido por alunos do 1º ano de Matemática de 2012:

Felipe Batista Amaro


Lisandra de Brito Silva


Sabrina de Souza Funchal


Washington Martins de Souza


Objetivo do Jogo:

Neste jogo os alunos construirão seus próprios conhecimentos sobre temas como: Triângulos, polígonos, diagonais e circunferências;

Estimular a observação e concentração fazendo com que os alunos gostem de aprender mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.

Série: 6° Ano

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Ensino Geométrico; prática pedagógica.

Material:

®    E.V. A

®    Tesoura

®    Cola

®    Cartolina ou papel cartão com 28 peças nas medidas: 5,5cm x 17cm.

®    1m de papel contact.

Regras: O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.

®    Jogadores – 4;

®    Peças – 28 peças com medidas de 5,5cm x 17cm;

®    Distribuição – 7 peças para cada participante;

®    Objetivo – Estimular a concentração e entusiasmo dos alunos.

TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS - HISTÓRIA 2012

Este jogo foi desenvolvido por alunos do 1º ano de História em 2012:

Carlos Felipe Rocha Ribeiro - ( carlosfelipecarlao@hotmail.com)

Diego Henrique Camilo - (diegoh.camilo@hotmail.com)

Gustavo de Souza - (souzagustavo.1994@gmail.com)

Lucas da Silva Fortunato - ( lukasnroll@gmail.com)

Objetivo do jogo
Este jogo é para testar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental e médio. Ele tem o objetivo de fazer os alunos pensarem, pois ele é um jogo que não aborda apenas um tema, mais sim vários temas da história: antigo, média, moderno e contemporâneo. E serve também para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos, e é uma forma de incentivar o aluno a estudar.
Conteúdo do Trabalho

1 tabuleiro

3 Peças para andar no tabuleiro

Uma roleta

 Material para confecção

1 papel cartonado preto

1 E.V.A preto

Cola Bastão

Tesoura

Régua

Folhas de sulfite amarela, laranja, vermelha e roxa

Uma agulha

Um pedaço de rolha

 

Regras do jogo

·         A classe deve ser dividida em 2 ou 3 grupos (A,B e C).

·         Cada grupo deve ter um representante, para responder, para não virar bagunça.

·         O representante de cada grupo deve girar a roleta.

·         Após a roleta ter parado  e já saberem a cor , o professor devera pegar a pergunta de acordo com a cor que a roleta parou.

·         Após o professor ter feito a pergunta ao grupo os outros grupos deveram ficar em silencio

·         Cada grupo terá 1 minuto para discutir a resposta.

·         Se o grupo acertar a resposta, ele andara um quadrado do tabuleiro, e se não responder ou errar ele ficara parado no mesmo quadrado.

·         Se algum aluno de outro grupo soprar a resposta para  o grupo adversário ou atrapalhar perdera a vez.

O grupo que chegar no circulo da chegada será o vencedor.

JOGANDO INTELECTUALMENTE 2012

Este jogo foi desenvolvido pelos aunos do 3º Ano de Artes Visuais e 2012:

Ariane Maia Dutra
Carlos Eduardo de Lima Bomfim 
carlosbomfim@hotmail.com

Juliana Fortuna Degásperi
Patrícia Ribeiro da Silva
Pricila Aparecida Bento Neves
Valdecir Reis
Série: 7º ano
Disciplina: Artes
Introdução
Através do jogo e da brincadeira, o aluno satisfaz algumas de suas necessidades mais básicas, tanto no campo mental e social. O próprio fato de estar em fase de crescimento faz com que os alunos se sintam impelidos ao exercício mental. O jogo, por sua vez, exercita de maneira muito variada todas as possibilidades mentais do aluno: como a paciência, aceitar as idéias do restante do grupo, dialogar, rapidez mental e agilidade. A diferença está em que o jogo motiva o aluno a querer sempre acertar as perguntas para vencer o jogo.
Objetivo do jogo
Promover o convívio dos alunos através da reflexão dos conhecimentos das linguagens artística.
Conteúdo trabalhado
-Tabuleiro com quatro cores,
-Sendo as três cores primárias, e a cor marrom;
-Cada cor representa um jogador;
-Cada jogador terá uma quantidade de nove peças iguais para todos;
-Perguntas relacionadas com as linguagens artísticas.
Material para Confecção
-Suporte de madeira
-E.V.A
-Pecinha de plástico e E.V.A
-Isopor-Dado
Regras do Jogo
-A sala será dividida em quatro grupos, sendo que cada grupo terá um líder que responderá pelo todo;
-A vez de cada jogador será escolhida através de suas respectivas cores, jogando o dado;
-Cada jogador sorteado pelo dado, pegará uma  pergunta no envelope preto, relacionada a linguagem artística;
-Uma vez que respondida certa a resposta, o jogador poderá escolher um dos adversários para eliminar uma peça do tabuleiro,respectivamente acontecerá às eliminações por escolha do jogador sorteado;
-Se o jogador sorteado errar a resposta o mesmo terá uma peça eliminada;
-O vencedor do jogo será aquele que permanecer com a maior quantidade de peças no tabuleiro.
Perguntas;
Quais são as cores primárias? R: Amarelo, Azul, Vermelho.
Quais são as cores secundárias? R: Laranja, Violeta e Verde.
Qual a cor da alegria? R: Cores coloridas
Qual  a cor  do amor? R: Vermelho
Qual a cor da tristeza?R: Preto, branco e cinza
Qual a cor da paz?R: Branco
Qual a cor da tranqüilidade?R:Azul e branco
Quais são as formas geométricas da bandeira do Brasil?R: Retângulo, Losango, Círculo e faixa
Quais são as cores da Bandeira do Brasil? R: Amarelo, Azul, Branco e verde
Artista Plástico brasileiro nascido em Brodowski? R: Cândido Portinari
Quem pintou a obra Abaporu?R:Tarsila do Amaral
Faz arte alegre com cores incríveis, que faz lembrar seu estado Pernambuco e uma tendência modernista?R: Romero Brito
Quem pintou a obra de Monalisa?R: Leonardo da Vinci
Artista plástico francano que pinta o corpo das pessoas?R:W. Veríssimo
Como chama o país que tem pirâmides?R: Egito
A escultura retrata o herói bíblico e seu realismo anatômico impressiona feito por Michelangelo?R:David ou Davi
E uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista Michelangelo - Ícone da Renascença Italiana. Representa o corpo de cristo morto nos braços da Virgem Maria?R: Pietá
Quantas cores têm o arco-íres?R: na verdade são 9, porém 2 a gente não consegue ver, que é o infravermelho e o ultravioleta, sendo assim, vemos 7, que são: vermelho, laranja, anil, violeta, amarelo, azul, verde
Quantas  esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em ouro preto o Alejadinho fez? R: "Os Doze Profetas"
Onde fica o Coliseu?R: Roma

Cidade que tem tradição folclórica com o boi bumbá?R: Parintins-Amazonas

Quantas notas musicais são?R: Sete Notas
Qual estilo musical que predomina no Rio de janeiro?R: Samba e Funk
Qual estilo musical predomina  em São Paulo?R: funk, pagode, rap e sertanejo 
Qual o instrumento musical que e considerado o símbolo da capoeira?R: Berimbau
Uma dança que utiliza sombrinha?R: Frevo
Qual a dança que tem que ter delicadeza?R:Balé
Meninas que fazem Aniversário  de quinze anos  usa tradicionalmente uma dança ?R: Valsa
E um ritmo e uma dança típica da Região do Nordeste que dança de duas pessoas?R: Forró
Festa folclórica comemorada no mês de junho?R: Festa junina
Festa Popular comemorada em fevereiro e conhecido no mundo inteiro?R: Carnaval
Qual o símbolo do teatro?R: As máscaras
Qual o mês das mães?R: Maio
Qual o mês da independência no Brasil?R:Sete de Setembro
Referências;

Instrumentos - Capoeira do Brasil

www.capoeiradobrasil.com.br/instrumentos.htm

Romero Britto – Biografia