domingo, 13 de novembro de 2011

BRINCANDO COM AS CORES

Jogo desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Curso de Artes 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Luciana Balbino Albieri
Priscila Alves de Lima Souza
Rafaela de Oliveira Queiroz
Sheila Custodio Ferreira
Rodrigo Lellis
DISCIPLINA: Educação artística
SÉRIE: 6º ano
CONTÉUDO: Trabalhando as cores e formas geométricas.
OBJETIVO: Fazer com que os alunos aprendam cores e formas através da gincana.
MATERIAIS: tinta/pinceis/pote/fita crepe/cronometro/tecido e apito.
PROCEDIMENTOS:
      A gincana artista será realizada na quadra de esporte, com intuito de trabalhar as cores e formas geométricas, e os exercícios físicos, através de uma competição os grupos receberam tarefas no ponto de partida, com um tempo estipulado terão que realizar o desenho com as cores e formas geométricas.
      Um percurso ate as tinta, depois ate o tecido para efetuarem uma pintura de formas geométricas e cores que foram escolhidas.
      Serão apresentadas aos grupos as cores primária, secundária, as neutras e as 6 formas geométricas, um participante de cada grupo terá que tirar um carta para descobrir a forma geométrica, depois percorrer o percurso dos bambolês entrar no espaço das tinta, pegar a tinta que corresponde a sua carta, passar pelo percurso das carteiras até chegar à tela onde ira realizar a tarefa. À cada tarefa realizada, pontuamos as metas e o tempo gasto por cada integrante do grupo, somandos os pontos dos 6 participantes.
      As cores serão apresentadas ao aluno são:
Primárias:(amarelo, vermelho, azul)
Secundárias:(laranja, roxo, verde)
Neutras:(branco, preto e cinza).
      Serão apresentadas 7 cartas com formas diferentes que serão:
3 círculos  no cento com cor primária.
4 triângulos no lado direito com cor secundária.
2 retângulos no canto direito com cor primária
2 losangos  no lado esquerdo com cor secundária.
4 quadrados no canto esquerdo com cor primária.
5 pentágonos no alto com cor secundária.
7 contornar as forma com as cores neutras.
      Regras importantes:
- Não violar os espaços.
- Não derrubar tintas durante o percurso.
- Completar toda tarefa.
- Trazer a tinta para o centro.
- Completar todo o trajeto.
Vocês devem comentar sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esquecendo de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário.

16 comentários:

  1. PRISCILA(ARTES)ESSA GINCANA É MARAVILHOSA PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS DE VARIAS IDADES E SERIE DIFERENTES ...TRABALHEM ELA

    ResponderExcluir
  2. serve para desenvolver as formas geométricas, cores trabalho em equipe.

    Luciana Balbino Abiere - 3º ano -artes - Unifran

    ResponderExcluir
  3. A atividade proposta aos alunos é que aprendam cor e forma de uma maneira divertida e criativa,e também á distinguir as cores Primárias ,Secundárias e Neutras de uma forma mais clara e Objetiva.E que os alunos através da Gincana se socializem em grupo respeitando as dificuldades e diferenças de cada um.
    Pricila Aparecida Bento Neves,3ºArtes.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante, principalmente por ser uma gincana, pois além dos elementos de arte (cores e formas) que é trabalhado no jogo, tem a parte da dinâmica, movimento, onde a criança também libera sua energia e trabalha a parte física.
    Ariane Maia Dutra – 3º Ano de Artes

    ResponderExcluir
  5. Washington M. Souza - 1o. Ano de Matemática6 de maio de 2012 às 17:56

    Este jogo além de ser muito divertido e didático, eu achei muito interessante, pois pode ser feito com multidisciplinaridade, utilizando Artes e Matemática, dessa maneira fazendo com que alunos com facilidade para aprender o conteúdo possam interagir com outros que tenham dificuldade, fazendo assim uma ponte para a aprendizagem ideal.

    ResponderExcluir
  6. Temos como base a mistura de formas e cores que fazem o jogo ficar bem divertido e dinâmico, sendo interessante no fato de poder ser realizado com crianças, praticando com isso a memória e a parte física fazendo com que perdam energias trabalhando em grupos com diferentes idades ou séries, muito interessante a criatividade!!

    Izabella Beatriz

    1° ano Matemática Licenciatura

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo, realmente é muito interessante.. Além d trabalhar as cores e formas geométricas, possibilita ao aluno, uma sensação de agilidade. Sem contar que estara aprendendo sem estar dentro da sala de aula.
    Mauricio Donizete - Artes

    ResponderExcluir
  8. Evany Marques 3ºano artes 20 de maio de 2012
    Achei muito bem elaborada esse jogo, pois além de prender a atenção das crianças, com a magia das cores as crianças aprendem brincando a trabalhar com as cores e as formas geométricas, ajuda também na coordenação senso e motora.

    ResponderExcluir
  9. Carlos bomfim (3°ano artes 2012)7 de junho de 2012 às 21:44

    GOSTEI DA ELEBORAÇÃO DESTE JOGO POR TRABALHAR O CORPO, MINHA DUVIDA É SE PRECISA DE PROFISSIONAL DE EDUAÇÃO FISICA JUNTO.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei essa atividade muito interessante para ser trabalhado com os alunos, pois trabalha com gincana onde brincando eles podem aprender e além de que é uma ótima maneira de relembrar e de saber no que eles tem dificuldade.
      Pode também despertar neles o espirito de equipe onde um depende do outro para chegar no final.
      PATRICIA RIBEIRO - 3º ARTES - 2012

      Excluir
  11. A atividade tem a proposta de que os alunos aprendam as formas geométricas, e as cores em geral, de forma divertida, e assim tambem os alunos terao oportunidade de aprender a fazer um trabalho em equipe, estimulando sua percepção em relação a tudo que ele vai fazer durante todo o seu percurso, estimulando até mesmo o exercicio físico!
    Uma dinâmica bem interessante.


    Maria Paula R. Barcelos Souza - 5º Semestre (3º Ano) - Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  12. Atividade ao ar livre em uma quadra de esporte é um convite ao prazer. Visualizações coloridas e descobertas de novas formas inserido em uma gincana é tudo de bom para uma criança, ainda de quebra, aprende noções de tempo e regras a serem respeitadas.

    Parabens!

    Gilberto Garcia Nogueira - Biologia - 5º periodo.

    ResponderExcluir
  13. Achei o jogo muito interessante, pois eles aprender a jogar com cores, formas geométricas e testar habilidades das crianças, e também ao mesmo tempo as crianças estaram fazendo exercício físico,é uma forma de aprender brincando!

    Jéssica Silva De Sousa- Ciências Biológicas 5°semestre
    cod- 1134328

    ResponderExcluir

  14. A PROPOSTA FOI FEITA PARA OS ALUNOS E QUE ELES APRENDAM AS CORES DE UMA DIVERTIDA ONDE ELES SINTAM PRAZER EM APRENDER AS CORES QUE SÃO TRABALHADAS AS CORES : PREMARIAS SEGUNDARIAS.
    E ATRAVÉS DA GINCANA QUE ELES SE CONHECEM E ASSIM ACABEM RESPEITANDO AS SUAS DIFERENÇAS.

    AMANDA NAIARA P. SILVA
    Artes Visuais SEMESTRAL
    3 semestre

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da forma como elaboraram o jogo, estimulando o trabalho em equipe e como as formas geométricas e as variações de cores são demonstradas. Esta aula ajuda a construir o interesse do aluno pela aula. Descobrindo novas formas de ensinar pode também ajudar o professor a identificar melhor quem tem maiores dificuldades de aprendizado.

    Ricardo José de Sousa
    Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura
    5º Semestre

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.