quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DOMINÓ QUÍMICO


Jogo desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Curso de Química 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Ariana Borges Souza
Juliano Aparecido Martins
Rafael Correa Ramos
Ricardo Granado Garcia
Thiago José Correa
DISCIPLINA:
Química
SÉRIE:
1º ano do Ensino Médio.
OBJETIVOS:
  • Levar os alunos a conhecer e relacionar os elementos da tabela periódica quanto a suas características físicas, químicas e suas simbologias;
  • Aumentar a Atenção e Concentração;
  • Desenvolver a antecipação e estratégia;
  • Ampliar o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a Criatividade;
  • Perceber figura e fundo e melhorar seu relacionamento em grupo.
CONTEÚDO: Propriedades da Tabela Periódica
  • Organização da tabela periódica (Famílias e grupos); Classificação dos elementos (Hidrogênio, Metais, Semi-metais, Ametais e Gases Nobres).
PROCEDIMENTOS:
  • O jogo é apresentado aos alunos, fazendo um comentário breve dos conteúdos que estarão presentes no jogo.
  •  Apresenta-se a Tabela Periódica à turma explicando suas propriedades.
  • Quatro participantes,
  • Misturar as peças do jogo com a escrita voltada para baixo.
  • Cada participante pegará sete peças sem que os outros integrantes as vejam.
  • O começo do jogo fica a cargo do aluno que tiver o símbolo [Hidrogênio (H) x 1A] em suas peças outro elemento da Família 1 A dos Metais Alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs e Fr)
  •  Após o início do jogo, cada aluno vai colocando uma peça que se encaixe em uma das pontas da formação do jogo relacionando o nome do elemento químico com seu símbolo e família que pertence.
  • Se o aluno não tem uma peça que se encaixe, perde a vez; 
  • O participante que descarregar todas as peças vence o jogo e caso aconteça de todos passarem a vez, vence o participante que tiver a menor soma dos números atômicos dos elementos que estiverem em suas mãos.
Agora comentem sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esqueçam de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário

32 comentários:

  1. Achei muito interessante essa experiência de montar um jogo pedagógico, já que pude aplicá-lo em sala de aula e ver que funciona! Levo dessa experiência, não só um modelo de aula, levo uma nova maneira de enxergar a relação aluno/professor, bem mais dinâmica, interessante e divertida para ambos.
    Bruna Vieira Borges, 3º ano de Química

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo interessante e torna a aula mais dinâmica e interativa, os alunos aprendem mais, se empenham mais e a satisfação do professor é "imensa"!!
    Ariana Borges Souza 3ºno de Química

    ResponderExcluir
  3. Foi de muito proveito, participar da aplicação deste jogo didático-pedagógico em sala de aula.Foi uma atividade diferente, no qual tive o prazer de sentir os discentes alegres e satisfeitos, ao fazer uma atividade proposta!

    Ricardo Granado Garcia - COD 943109

    Química Licenciatura

    ResponderExcluir
  4. Foi muito interessante desenvolver esse trabalho, tivemos ótimos resultados, podemos perceber também que os alunos relacionam melhor o conteúdo abordado proporcionando um aprendizado satisfatório.

    Thiago José Corrêa, 3º ano de Química Licenciatura

    ResponderExcluir
  5. Lecionei a matéria sobre a Tabela Periódica no início desde ano e vi que apenas apresentar uma Tabela e suas propriedades não atingiu os alunos, tornando assim uma aula cansativa tanto para mim quanto para os alunos, porém quanto apresentei o mesmo conteúdo de uma maneira diferente que no caso foi o Dominó Químico os alunos ficaram empolgados, ou seja, aprenderam brincando e desenvolvendo várias habilidades.


    Thiago José Corrêa, 3º ano de Química Licenciatura

    ResponderExcluir
  6. Foi simplesmente sensacional. O jogo capacita os alunos a fixar os elementos da tabela periódica sem utilizar a memorização de uma forma dinâmica e lúdica. Os objetivos que o docente espera alcaçar com este tipo de atividade se tornam mais visíveis e satisfatórios, pois despertam o interesse e a curiosidade dos discentes envolvidos.

    Gustavo Freitas da Costa, 3° ano de Química Licenciatura

    ResponderExcluir
  7. A execução de atividades lúdicas como os jogos pedagógicos levam os alunos a compreenderem melhor o tema que se deseja alcançar e os mesmos se tornam mais participativos e interagem mais com os colegas de classe, além de tornar a aula mais criativa, deixando de lado a mesmice de sempre passar somente o conteúdo na lousa.

    Gustavo Freitas da Costa, 3° ano de Química Licenciatura

    ResponderExcluir
  8. Foi uma experiência incrível participar deste projeto, afinal podemos ver como os jogos pedagógicos funcionam na prática, e comprovar que eles realmente trazem resultados positivos, já que além de facilitar a aprendizagem eles também despertam o interesse dos alunos.

    Larissa Altavile, 3º Química - Licenciatura.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo jogo , muito interessante e diferente. Uma maneira inovadora de se trabalhar com os elementos da tabela peródica , principalmente pelas cores q chamam a atenção e facilitam a aprendizagem.

    Ana Clara S. Azevedo. Letras- Literatura

    ResponderExcluir
  10. Foi ótimo participar da eleboração e aplicação dos jogos pedagógicos, pois comprovou-se que o estudado na teoria é aplicável na prática. O professor necessita tempo e espaço para programar este tipo de atividade, e é importante adaptá-los de acordo com a faixa etária, os objetivos a serem alcaçados e o nível de conhecimento dos alunos.

    Gustavo Freitas da Costa,3° ano de Química-Licenciatura

    ResponderExcluir
  11. Achei o jogo muiiitoo criativo, pessoal voces estao de parabens. Com essa forma de ensinar voces vao conseguir ir muito mas longe com seus alunos. PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéénnss pelo jogo, muito interessante e criativo, e deve ser bem gostosa aprender quimica dessa maneirra!

    TARCIELE REZENDE-Letras/literatura

    ResponderExcluir
  13. Ficou ótimo esta brincadeira adorei alem de despertar o raciocínio ajudo mais o saber !!!

    Fantástico Parabéns !!!

    André Pelizaro - 1 ano de historia 2012

    ResponderExcluir
  14. Ficou muito bom, pois dessa forma os alunos aprendem a tabela periódica que é muito importante para a vida e a se comportarem em grupo.

    Parabéns...

    SINARA FERREIRA - 3 ANO DE QUÍMICA LICENCIATURA - 2012

    ResponderExcluir
  15. parabéns!!!!!!muito bem elaborado, aprende com facilidade,estrátegia,diversão e educaçâo!!!!quimica é uma máteria cansativa..com este jogo,uma grande interação do assunto!!!!!!!parabens mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, primeiramente para professora Cláudia sua iniciativa foi maravilhosa,adorei todos os jogos e uma maneira de aprender brincando e com certeza os alunos vão amar....Parabéns..

    SIRLEI AMARAL DE JESUS 3ºDE QUÍMICA LICENCIATURA-2012

    ResponderExcluir
  17. Parabéns,esses jogos educativos, podem ser consideradas uma técnica ótima para pessoas que querem aprender. Pois, eles podem proporcionar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem e também torná-las mais prazerosas,
    interessantes e desafiantes aos alunos.
    Adoreiiii.....

    NAIARA TORRES PINTO, 3º QUÍMICA LICENCIATURA 2012

    ResponderExcluir
  18. Com esse jogo de dominó químico,os alunos interagem e também ativam o raciocínio num simples jogo.
    É de grande importância o uso de jogos na sala de aula, proporcionando uma forma de aprendizagem mais agradável e ajudando no desenvolvimento de várias áreas importantes na vida do aluno.

    Rodrigo Ceribelli- 2º Letras/Espanhol: Unifan

    ResponderExcluir
  19. Foi uma boa estratégia para ensinar a tabela periódica, pois ao jogar várias vezes, os alunos vão memorizando os elementos de uma forma agradável. Também é bom por ser um jogo que necessita de no mínimo dois jogadores, isso ajuda a desenvolver o trabalho em equipe.

    Gabriel S. Silva - 3ªano Química

    ResponderExcluir
  20. Este jogo dominó químico,desenvolve no aluno o interesse pela matéria estudada, porque através do jogo o aluno compreende melhor como funciona a tabela periódica e os elementos que nela estão representados,o aluno aprende brincando e através do jogo desenvolve o seu raciocínio logico, memorização e concentração, relacionando o jogo com a matéria estudada.

    Reinner Verissimo da Silva S - 3ªano Química

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente ÓTIMO!!!!. Quanta criatividade,pois o aluno cada vez que joga memoriza os elementos,n°atômicos,família e isso acontece de uma forma natural pois ele está jogando,competindo,trabalhando seu raciocínio lógico,memorização.São itens importantíssimos para sua formação e além do mais trabalho em equipe.
    Anay Cristina Ferreira - 3°ano Quimica licenciatura.

    ResponderExcluir
  22. Muito criativo, uma vez que memorizando os elementos de forma natural o aluno guarda o aprendizado por muito mais tempo em sua memória com o trabalho em equipe ele se prepara para as diversidades que a vida oferece fora da sala de aula, gostei muito esta de parabéns Claudia.
    ANDERSON LUIZ GABURRO 3ºANO QUÍMICA LICENCIATURA

    ResponderExcluir
  23. Mito criativo, este jogo vai fazer com que os alunos se interesse mais nos elementos químicos da tabela periodica, foi muito bem elaborado, ete jogo não ajudará na memória como também ajudará no aprendizado deles. parabéns


    Flávio Henrique da Silva 3 ano de Licenciatura Quimica

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante. Gostaria de usá-lo em um projeto de pesquisa sobre entitulado ''Introduação ao ensino da Tabela Periódica''.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Muito Criativo pois estes jogos são uma ótima ferramenta para estimular os alunos pois eles aprendem em uma forma descontraída (aprendem brincando) e estes tem o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem torna-lo mais prazeroso estimulando a interação entre os alunos e também a relação aluno-professor sem contar o trabalho em equipe que se desenvolve.
    Caio Tosta Palheiro 3° Ano de Licenciatura em Química Unifran 2013

    ResponderExcluir
  26. Muito interessante a estratégia de um dominó para ensinar tabela periodica e a interação dos seus elementos...eu concerteza gostaria de no futuro próximo aplicá - lo em sala de aula. Concerteza traria uma interatividade e participação de todos os alunos e professor, que brincando e aprendendo, o aluno vai gravar estas lições.
    Parabéns aos colegas (Professores) que desenvolveram este jogo tão criativo!

    Luciana Aparecida Costa Abelo Química Licenciatura/Sem
    UNIFRAN

    ResponderExcluir
  27. marcio felix dos santos12 de abril de 2013 às 20:31

    parabens! este jogo vai vai trazer uma noa interação alunos com alunos e também alunos professores ,e com este jogo alunos vão se divertir aprendendo.que vocês continuem tendo idéias brilhantes assim.

    marcio felix dos santos 5ºsemestre licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  28. Que bom esse jogo é uma forma de atrair os alunos para prestarem atenção nas novidades da escola.

    Jose Nogueira


    ResponderExcluir
  29. gosta para os alunos,dispertanto neles a vontade de jogar, e consequentemente apreendendo tambem.
    Acho,que é um modo diferente de ensinar e que contribui muito para os alunos, na formação do conhecimento.Parabens,a este grupo,foi um trabalho muito bem elaborado e criativo.
    MARCELA BENETTI SIMARI-UNIFRAN
    3°QUIMICA

    ResponderExcluir
  30. Acho que a escolha do conteudo,foi muito boa,pois Propriedades da tabela periodica,é uma parte da quimica que não contem muitos calculos, é mais utilizada a memorização do conteudo,para poder intender,compreender e realizar os exercicos propostos,acho que essa maneira de ensinar atraves do jogo,beneficia muito os alunos,pois chama mais a atenção dos alunos para a aula e disperta neles a vontade de jogar, e consequentemente de apreender tambem.
    Acho,que é um modo diferente de ensinar e que só tem a beneficiar,contribui e facilitar aos alunos,a compreenção e formação do conhecimento.Parabens,a este grupo,foi um trabalho muito bem elaborado e criativo.
    MARCELA BENETTI SIMARI-UNIFRAN
    3°QUIMICA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.