Jogo desenvolvido pelos alunos do 2º ano do Curso de Letras 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Bruna Castro
Daiane Rocha
Fernanda Lima
Josiane Stelzer
Willian Arantes
DISCIPLINA: INGLÊS
SÉRIE: 6º ANO
OBJETIVOS: Ensinar de forma dinâmica o verbo (To Be) e o respectivo vocabulário de maneira que o aluno interaja com a equipe para alcançar o resultado.
CONTEÚDO: Serão abordados no conteúdo do jogo:
· Verbo to be
· Nacionalidades
· Pessoas Famosas
· Vocabulário
PROCEDIMENTOS:
· Primeiramente o professor deve recordar com os alunos os três tempos verbais do Inglês (Past: Was/Were, Present: Is/Are and Future: Will/Would.
· Posteriormente divide-se a sala em dois grupos de 11 pessoas cada.
· As perguntas serão realizadas aleatoriamente, as respostas devem ser em inglês, se necessário com o auxílio do professor, até que os alunos consigam participar do jogo com autonomia.
· Ganha o grupo que acertar o maior número de respostas.
Agora comentem sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esqueçam de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário
Parabéns professora pela iniciativa, o blog ficou muito bom.
ResponderExcluirA experiência de criar o jogo e posteriormente colocá-lo em prática foi maravilhosa!. Vejo que isso deixa a aula prática, com bons exemplos a serem discutidos e refletidos por nós formandos.
Abraços
Willian Arantes
Gostei muito desse jogo parabéns meninos bom trabalho agora é aplicar nas nossas futuras aulas!!
ResponderExcluirThacine Jardini 2ºano de Letras e Literaturas
Olá meninos, adorei o jogo, aposto que os alunos gostaram também, eles sempre se divertem quando falam sobre "famous people".
ResponderExcluirParabéns pela criação do jogo, agora é só colocar em prática. :D
Beeijos
Lívia Morais - 2º ano de Letras
Interessante a forma de se trabalhar a disciplina INGLÊS, pois no critério dificuldade e complexidade essa disciplina , sem duvida, se enquadra no mais altos índices .....
ResponderExcluirPor isso a importância de se ter recursos para facilitar a aprendizagem.
Gostei muito, parabéns !
Ricardo Granado Garcia COD -943109
Química Licenciatura
Parabéns pelo jogo,muito criativo e bem didático,tenho certeza que seus alunos aprenderão bastante com esse jogo
ResponderExcluirMuito legal o jogo de vocês. Bem dinâmico e atual, tenho certeza que o retorno dentro da sala de aula deve ter sido positivo. Vocês utilizaram o dia-a-dia deles (pessoas famosas, países, etc) e conseguiram montar um jogo divertido e que ensine o conteúdo. Parabéns!!
ResponderExcluirTalita C. Balbino Robinato
Gostei bastante do jogo, o bem pensado em termos de conteúdo e atrativo para os alunos.
ResponderExcluirMarina Derminio - Letras/Inglês 2º ano.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma excelente forma de trabalhar o conteúdo em sala de aula! É uma boa tática para aproximação, contextualizar ao máximo a situação de aprendizagem, ou seja, nada melhor que falar de gente famosa, afinal, alunos dessa faixa etária, em especial, ficam mais atentos, ligados nas novidades e vida dos artistas e etc. Portanto, é um assunto que agrada a eles e ao mesmo tempo exerce sua finalidade (intencional) com sucesso, e quase sempre sem a percepção imediata de quem participa. Atividade apropriada de acordo com o perfil da sala, bem pensado!
ResponderExcluirFelipe Castro
Letras - Habilitação Inglês - 3º semestre A.
Uma forma interessante de estudar está matéria que as veses é tão complexas para muitos.(Inclusive para mim...)
ResponderExcluirDessa forma o inglês pode ser aprendido mais facilmente para os alunos que às vezes sentem dificuldades na aprendizagem do idioma estrangeiro muitas vezes por conta de COMO o inglês é ensinado. Com esse jogo, valoriza-se mais o aprendizado e a motivação por parte do aluno, e o que muitos acham complicado torna-se agradável e muito mais prazeroso!
ResponderExcluirBianca - Letras: Português/Inglês
É uma boa maneira de ensinar Ingês para os alunos, mesmo porque o verbo To Be, é basicamente a única coisa que aprendem em Inglês, até o ensino médio.
ResponderExcluirPaulo J. Souza - 2º Letras
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIdéia muito interessante, pois desperta os alunos para uma aprendizagem verdadeiramente dinâmica através de uma competição, atentando para a fixação de vocabulário e para a compreensão pragmática acerca do verbo ‘To Be’.
ResponderExcluirLetícia Franco
Letras - Português/Inglês
3º Semestre
parabéns ! acredito que este jogovai trazer uma dinâmica legal para aprender uma matéria não tão legal ,mas com essa idéia vai trazer uma memorização maior , e um novo entusiasmo para aprender . meus parabéns de novo
ResponderExcluirGostei do jogo, mas ele parte do pressuposto de que o aluno ja tenha um certo conhecimento em relação aos tempos verbais relacionados ou da interferência do professor e, não deixa de ser sempre aquela mesma coisa de perguntas e respostas. Considero interessante quando o professor, sendo mediador, fornece aos alunos meios para chegarem às suas próprias conclusões, criando situações-problemas dentro dos jogos. O discente precisa se sentir desadiado a pensar, caso contrário, o jogo pouco adiantará.
ResponderExcluirSebastião de Sousa Filho
Letras - Português/Inglês - 3º Semestre
*correção: desafiado
ResponderExcluirSebastião de Sousa Filho
Letras - Português/Inglês - 3º Semestre
Muito interessante o jogo. Como o Sebastião disse, ele parte do pressuposto de que os alunos já conheçam e tenham certo domínio dos tempos verbais utilizados, o que eu não tenho certeza se é algo que os alunos de Língua Inglesa de escola pública têm. Mas se sim, é uma boa forma de instruí-los na construção de frases com seus tempos verbais corretos, que é uma das partes da disciplina que gera mais dúvidas e desconfiança nos discentes. O fato de ter pessoas famosas no jogo é um bom aliado, pois os alunos podem já conhecer quem são as personalidades e, às vezes, até se identificarem com elas, fazendo com que participem com mais vontade. Por isso, é necessário que as personalidades escolhidas sejam pessoas que fazem parte do "mundo" deles e não, necessariamente, do nosso.
ResponderExcluirDanyelle Vasconcelos da Silva
Letras/Inglês. 3º semestre.