domingo, 13 de novembro de 2011

JOGO DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

Jogo desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Curso de Letras 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Dileia Rosa
Gisele T. Freitas
Thaciane Jardini
Vanéria  Mendes
Ythallo Borges
DISCIPLINA: PORTUGUÊS LITERATURA
SÉRIE: 6º ANO
OBJETIVOS:
·         Analisar a interpretação de jogos como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa, utilizando a obra Sítio do pica pau amarelo de Monteiro Lobato.
·         Propiciar situações que envolvam o uso de jogos no processo de ensino aprendizagem em interpretações de textos.
·         Desenvolver nos alunos habilidades como: criatividade, raciocínio, cooperação, bom humor, entre outras.
CONTEÚDO:
·         Literatura – a História do sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato
PROCEDIMENTOS:
·         1ª ETAPA: ler o texto com os alunos, para que tenham noção do que vai ser pedido no jogo.
·         2ª ETAPA: entregar os tabuleiros em grupos de cinco pessoas.
·         3ª ETAPA: os alunos terão que escolher uma carta na caixa onde estão as perguntas relacionadas ao texto que foi lido.
·         4ª ETAPA: se souberem responder, poderão jogar o dado e seguir o jogo, caso contrário, passam a vez, até que haja um vencedor.
Vocês devem comentar sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esquecendo de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. A experiência da aplicação do jogo para o 6º ano do ensino fundamental, foi o resultado de um grande planejamento que contou com participação de todos os integrantes do grupo. Ao longo da criação do jogo pedagógico, pudemos perceber o quão difícil é para apenas um professor só planejar, criar e aplicar o jogo. Mas a satisfação em ver os resultados, o envolvimento dos alunos, o interesse, o sorriso de cada uma deles foi muito grande e chegamos a conclusão de que valera a pena todo o trabalho. Tivemos a oportunidade de transformar uma simples aula de Língua Portuguesa numa grande brincadeira na qual os alunos aprenderam tanto quanto uma aula tradicional.
    Ythallo Borges 2º ano Letras/Hab. Literaturas da Língua Portuguesa - UNIFRAN

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  3. Ao criarmos e aplicarmos este jogo observamos o quão gratificante é dar uma aula e prender a atenção dos alunos!Com esse jogo levamos um pouco da literatura e com isso motivamos a leitura de uma maneira lúdica. Acredito que todos os professores deveriam aplicar este tipo de jogo porque certamente a aula será proveitosa com a participação da maioria dos alunos gerando o conhecimento atrávés da brincadera. Obrigada a participação de todos os integrantes deste trabalho.
    Thaciane Jardini F. da Silva 2º ano de Letras e literaturas da Língua portuguesa.

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  4. Parabéns pelo jogo.
    Acho bem legal a ideia de trabalhar literatura através do jogo, pois normalmente os alunos não gostam tanto ou até mesmo sentem muita dificuldade nessa área, e com certeza o jogo facilita o aprendizado, além de motivar e incentivar a prática de leitura.
    Lívia Morais

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  5. O jogo para nós foi uma experiência diferente e inteligente de motivar os alunos a aprenderem e prestarem atenção no conteúdo da matéria a ser aplicada.
    Notamos que o jogo é um ótimo recurso para quando nos tornanarmos professores.

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  6. Talita Cristina Balbino Robinato22 de novembro de 2011 às 13:15

    Parabéns pela iniciativa de vocês. Muito legal perceber o cuidado que vocês tiveram ao escolher um autor infanto-juvenil, brasileiro e que faz parte da infância de qualquer criança. Sem dúvidas que com esse jogo a aprendizagem no 6º ano, uma série cheia de novos dilemas e experiências, vai ajudar os alunos a admirar e gostar de literatura.

    Talita C. Balbino Robinato - Literatura

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  7. Muito interessante o jogo e divertido , um classico da literatura : Monteiro Lobato , muito difundido e trabalhado com as crianças fazendo com que estas estimulem seus conhecimentos. Parabéns!

    Ana Clara S. Azevedo. Letras- Literatura

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  8. Esse jogo foi uma grande realização pra nós que um dia seremos professores, pois nos mostrou a importância dos jogos para a educação, e usando em especial a literatura podendo assim trazer uma aula mais lúdica e prazerosa para os alunos. O Jogo Sítio do Pica-Pau Amarelo, teve como objetivo, uma interpretação de textos diferenciada. Tivemos como texto o enredo do Sítio do Pica-Pau Amarelo escrito por Monteiro Lobato. Na apresentação nas escolas os alunos se mostraram bastabte satisfeitos com o que lhe foram proposto no jogo, ficando assim empolgados com a atividade, e claro nos tambem com a reação dos alunos.

    Vanéria Mendes 2º ANO DE LITERATURA

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  9. Parabéns!! Muito legal o jogo de vocês, goostei bastante =D

    TARCIELE REZENDE - Letras/Literatura

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  10. Aprender brincando é muito mais divertido para a criança, a memorização é bem melhor e a explicação fica mais fácil se a criança tiver contado com aquilo que se é ensinado, ou seja, a criança participa da história junto com os personagens.

    Júlia Santana Silva - 1° Ano História

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  11. Essa é uma forma muito interessante para que as crianças se interessem pela leitura, já que ela vem acompanhada de uma brincadeira, estimulará ainda mais a vontade de apreender entre elas. Uma forma boa, para os educadores avaliarem a compreensão dos alunos sobre o determinado projeto.

    Ana Caroline Fernandes Tavares
    1°ano historia
    cod:1127872

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  12. Como os outros é um jogo que ensina de forma divertida, serve como estimulo para a aprendizagem das crianças e defere das formas convencionais de ensino o que o torna mais interessente!!!

    natane
    1° ano historia
    cod:1123452

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  13. O jogo é didático e interativo. Além de fazer a criança aprender se divertindo, ela interagi antes com o texto "cru" para conseguir entender qual é a trama da história, para consequentemente entrar na parte didática que é o esquema de perguntas e respostas. A interatividade no aprendizado se torna importante, pois a criança coloca o seu conhecimento em prática, o que faz com que seja esquecido com mais dificuldade.

    Raphael de Oliveira Ventreschi - 3º semestre (2º Ano) Letras - Port./Lit.

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  14. O jogo é didático e interativo. Além de fazer a criança aprender se divertindo, ela interaja antes com o texto "cru" para conseguir entender qual é a trama da história, para consequentemente entrar na parte didática que é o esquema de perguntas e respostas. A interatividade no aprendizado se torna importante, pois a criança coloca o seu conhecimento em prática, o que faz com que seja esquecido com mais dificuldade.

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  15. O jogo em seu conteúdo é completamente didático, pois através dessa simples brincadeira os alunos podem obter um maior desenvolvimento de memória e concentração que são requisitos básicos no momento de leitura e interpretação de textos, ainda mais quando o texto em questão é uma obra muito conhecida como "O sítio do pica pau amarelo" , sanando, assim, as possíveis dúvidas.

    Caio Gomes Ribeiro - 2° Ano de Letras - Português e Literaturas.

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  16. Acho um bom meo de iniciar os conhecimentos de literstura e também de gostar de ler. Monteiro Lobato, por ser muito conhecido, desperta nos alunos o gosto pela leitura, além dos conhecimentos que adquirirão.
    Paulo J. Souza - 2º Letras

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  17. O competência de interpretação de textos é de grande importância, apesar de vermos cada vez mais jovens não bem preparados nesse ponto, por isso, um jogo que consegue desenvolver essa e outras competências no jogador/estudante é de fato interessante.

    Felipe Dadonas de Miranda - Arte - 3º Ano

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  18. Muito bom! Utilizar o jogo que é algo divertido, como instrumente para prender a atenção a uma obra literaria. O jogo serve para despertar a cognição, e foi muito bom utilizar o texto do síto do pica-pau amarelo pois se trata de uma obra onde quase todos ja tiveram contato e que pertencea um autor que faz parte a infancia de qualquer brasileiro, muito bom, como sou do curso de ciencas biologicas gostaria de ver esse jogo focado a essa diciplina, acho que seria interessante , pois poderia ser utilizado personagens como a Cuca, Rabicó , Visconde de Sabugosa para que os alunos edentificassem os reinos e filos de cada um.

    Artur Henrique Antonio
    Curso:Ciências Biológicas-Semestral
    5º semestre-Unifran-2013

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  19. Fantástico esse jogo, o fato é que o papel do professor é despertar o interesse da criança pela leitura e o uso do jogo segue essa direção, conduzir os alunos a serem futuramente grandes leitores.


    Keli Edilene Severino letras- Literatura 2º ano

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  20. Este jogo é uma boa maneira para os alunos do 6º ano aprenderem mais sobre essa obra, pois além deles já poderem-se divertirem com uma história do monteiro Lobato, eles ainda podem se divertirem com uma aula mais dinâmica e divertida usando essas histórias.

    Túlio Reis Cardoso de Melo 3ºsemestre de Letras/literatura(2ºano) 2013 - Unifran

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  21. eu achei muito legal pois faz o seu consciente ficar bem atento na leitura do texto para poder responder as questoes e fica uma forma divertida de interagir com os alunos . MATHEUS MARTINS MAGNANI CURSO DE HISTORIA 1°ANO

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  22. Gostei deste jogo, através dele o aluno tem informações sobre nossa literatura, no caso, esta obra de Monteiro Lobato, seria uma boa forma do aluno se interessar depois em ler o livro todo isso através do interesse criado pelo jogo , inclusive não sei se já tem , mas poderiam criar novos jogos baseados em nossa literatura. Waner Dehon / Geografia

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  23. Com esse tipo de jogo incentiva-se a leitura e a busca do conhecimento,mesmo porque os alunos não tem habito de leitura.A literatura se transforma em diversão através dos jogos.Precisamos como futuros docentes de "provocar" nos alunos o gosto e a pratica de leitura .Dessa forma consegue-se despertar a curiosidade do aluno,para que assim descubra que a literatura pode ser lida por prazer e não como uma obrigação.SILVIA HELENA MARCINEIRO DE ALMEIDA.curso:LETRAS ;LITERATURA.2ºANO.

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