Jogo desenvolvido pelos alunos do 2º ano do Curso de Letras 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Ana Clara S. Azevedo
Débora Cristina de Oliveira
Raiane Lopes Gomes
Talita C. Balbino Robinato
Tarcieli Rezende
Tarita Mara Limeira
• DISCIPLINA / ÁREA DO CONHECIMENTO: Literatura (Clássicos Literários)
• SÉRIE DESTINADA: 3º ano do Ensino Médio (Pré-Vestibulandos)
• OBJETIVOS: O jogo tem como objetivo ensinar e revisar, de uma forma divertida, os principais clássicos, movimentos, personagens e autores presentes na Literatura Brasileira, sendo destinada à última série do ensino médio, por ser aquela que mais necessita de tais conhecimentos, tendo em vista que terão pela frente os vestibulares, onde lhes serão cobrados estes conteúdos.
• MATERIAIS:
• O jogo é composto por um tabuleiro, peões, fichas e cartinhas de dicas.
• O tabuleiro é feito de E.V.A.
• As cartinhas são feitas de papel A4 ou cartolina.
• Os peões foram comprados prontos.
• As fichas também foram compradas prontas.
• Também utilizamos tinta colorida para escrever no E.V.A. e cola especial para este tipo de material.
• Utilizamos uma caixa de papelão para fazer a embalagem do jogo.
• Para fazer a capa da caixa utilizamos folha sul fite e o designer do programa Word 2007.
• CONTEÚDO:
• O jogo tem como conteúdo os clássicos literários, os movimentos, os personagens principais e autores que formam a nossa Literatura Brasileira.
• A matéria esta voltada para o lado literal e cultural da educação, tendo como conteúdo também a leitura.
• A literatura é a pauta principal do jogo.
• PROCEDIMENTOS:
• Como jogar:
• Primeiro: decide-se quem vai jogar e cada jogador escolhe um peão da cor que preferir;
• Segundo: a cada hora um jogador será o mediador do jogo, aquele que lê a cartinha escolhida. Para iniciar o jogo, os jogadores escolhem quem vai ser o primeiro mediador e o jogo procede indo para o jogador ao lado esquerdo do mediador escolhido;
• Terceiro: o mediador escolhe uma carta do baralho e lê o que será descrito naquela rodada, podendo ser: movimento, clássico literário, autor e personagem.
• Quarto: o jogador a esquerda do mediador escolhe um número de 1 à 15, que se refere a uma dica do objeto descrito. Ex.:
• “Eu sou um Movimento...”
• “Dica nº 3: Meu nome lembra tudo aquilo que é real”
• O jogador dá um palpite acertando ou errando. Caso ele erre o jogador ao seu lado pede outra dica e dá um palpite. O jogo segue até alguém acertar o objeto descrito ou até se acabarem as 15 dicas da cartinha.
• Pontuação e regras:
• A cada rodada tanto o mediador quanto o jogador, que tem o direito de dar um palpite, podem pontuar e andar no tabuleiro;
• O mediador sempre pontua o tanto de dicas que foram usadas pelos jogadores e o jogador pontua de acordo com o tanto de dicas que não foram utilizadas.
• Ex.: Um jogador acerta o palpite na dica nº 5.
• Sendo assim o jogador andara 10 casas no tabuleiro e o mediador 5 casas.
• Obs: em todos os casos o mediador ganha pelo menos um ponto, mesmo que a pessoa acerte na primeira dica. Ele também pode ganhar 15 pontos caso ninguém acerte o palpite.
• A regra principal do jogo é esperar a sua vez de jogar e dar o palpite, caso você fale sem estar na sua vez perde o palpite e fica uma rodada sem jogar.
• O mediador não pode ajudar os participantes dando dicas sem ser as que estão escritas na carta.
• O mediador marca no relógio ou no celular um minuto para cada jogador pensar no palpite.
Agora comentem sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esqueçam de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário.
Este jogo é muito criativo,onde, sem dúvidas, ajuda muito na aprendizagem dos alunos em sala de aula.
ResponderExcluirGisele T. Freitas
O nosso jogo foi realizado para ajudar na hora dos estudos em literatura, tornando assim melhor o entendimento dos clássicos de uma forma alegre e descontraida. Foi uma experiencia incrível e gratificante, principalemten quando vimos o resultado positivo.
ResponderExcluirTalita C. Balbino Robinato - Literatura
Através desse jogo conseguimos alcançar nossos objetivos de fazer com que os alunos interagissem e participassem da atividade proposta , o resultado foi muito positivo e gratificante !
ResponderExcluirAna Clara S. Azevedo. Letras- Literatura
gostei da capacidade de o jogo, ajudar e incentivar o aluno ao conhecimento.
ResponderExcluirleandro quimica.
Nossaaaa! Esse jogo chamou bastante minha atenção, ele é interessantíssimo, no qual trabalha literatura com os adolescente de uma forma mais prazerosa! Este jogo gostaria de usar em minhas aulas, pricipalmente pelo seu rico conteúdo: os clássicos literários da nossa Literatura Brasileira. Parabénsss as meninas!
ResponderExcluirVanéria Mendes 2º LITERATURA
um jogo envolvente e criativo que tem como finalidade ensinar os jovens sobre a cultura literária nacional de uma forma bem divertida.
ResponderExcluirLuciana Balbino Albiere - 3º ano de artes - Faculdade de Franca.
Muiitooo legal, confeccionar esse joguinhooo!! Adoramos a experiência... =)
ResponderExcluirDeve ser legal fazer um jogo assim, acho inclusive que é um excelente meio de entreter os alunos e ensiná-los de uma forma objetiva e divertida.
ResponderExcluirAna Luísa Ricardo - 2° Ano - Letras Português-Espanhol
1057793
O jogo é bem interessante atraindo assim o aluno a querer saber mais , pois devem buscar em seu conhecimento para acertar as dicas , não tendo esse conhecimento provavelmente ira busca-lo para próxima partida.
ResponderExcluirRenata Rejane Souza - 2° ano/3°semestre(2012) Letras (Português/Espanhol)
Gostei muito por se tratar de um jogo que possui um conteúdo muito educativo e regras bem elaboradas.Além disso o jogo ajudará os jogadores a buscarem conhecimentos e a aprender respeitar a sua vez de se manifestar quanto a um assunto.
ResponderExcluirEste jogo foi uma grande ideia pois é uma forma maior de se ensentivar os alunos a literatura de uma maneira diferente,fazendo com que os alunos se interagem entre si com o principal objetivo que é o de conhecer cada vez mais sobre nossa literatura.
ResponderExcluirMariana de Souza Reis 1º ano História
Este jogo foi criado com o intuito de ensinar,de maneiras diferentes,a literatura brasileira.Como o jogo tem como conteúdo os clássicos literários, os movimentos, os personagens principais e autores que formam a nossa Literatura Brasileira e também tem a leitura isso mostra que o jogo busca ensinar de uma maneira divertida e os participantes acabam interagindo entre si e manifestando interesse no assunto que é sobre nossa literatura.
ResponderExcluirJoão Moreira Netto - 2° ano/3°semestre(2012) Letras (Português/Literatura)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO principal objetivo do jogo é a literatura,percebemos que a regra do jogo da aos participantes o direito de palpites isso faz deles aprendizes interativos.
ResponderExcluirJoão Moreira Netto - 2° ano/3°semestre(2012) Letras (Português/Literatura)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO jogo, e bem didático, pois faz com que o estudante revise o conteúdo estudado,ou pode despertar o interesse de quem ainda não viu.A literatura é uma matéria um pouco complexa ,onde é preciso guardar personagens,autores, movimentos, épocas ,etc, e assim o jogo pode manter na memória do aluno, o fazer com que ele releia, e busque a solução para vencer o jogo, e bem interessante.
ResponderExcluirTalita Caroline de Oliveira- 2°ano/3° semestre (2012) de Letras (Português/Literatura)
Muito bem formulado esse jogo, permite aos alunos revisarem o conteúdo literário abordado durante o ensino médio de uma forma descontraída e com as dicas o aluno associa nomes à eventos e fatos, o que dinamiza seus estudo e ajuda na memorização
ResponderExcluirBruno Miron Aleixo 1º ano de história
Este jogo é bem didático, principalmente, em seu objetivo, o qual é muito importante. Parabéns.
ResponderExcluirAchei o jogo muito interessante, pois além de ser um incentivo para o ensino da literatura, a brincadeira também revisa e reforça a memorização de assuntos literários de uma maneira dinâmica, fornecendo aos alunos a chance de uma nova visão acerca de literatura.
ResponderExcluirCaio Gomes Ribeiro - 2°Ano de Letras (Português e Literatura)
O objetivo do jogo é interessante pois é uma forma didática de trazer o aluno mais próximo da literatura e fixar seus principais objetos de estudos para aplicar nos vestibulares. O jogo é bom, pois se pode aprender a parte complexa da literatura de uma forma mais integrada.
ResponderExcluirRaphael de Oliveira Ventreschi - 3º Semestre (2º Ano) Letras - Português e Literatura.
Interessante! Além de reforçar a mente do aluno, trabalha com a interação entre grupos e dá ma visão diferente de estudo. Criativo!
ResponderExcluirBianca - Letras: Português/Inglês
Achei muito interessante! Uma forma diferente e dinamica de levar a pessoa, uma forma de memorizar fatos, assuntos literarios.
ResponderExcluirNatália Cristina Inocêncio - 1°semestre HISTÓRIA
Como já disse no outro comentário que o jogo é uma ótima maneira de memorização, pois, não é algo imposto, mas sim, espontâneo.
ResponderExcluirE qto ao jogo 'Liteando' achei muito interessante pois além de ensinar a turma do 3° ano do ensino médio que vai prestar vestibulares, ainda incetiva a leitura de obras literárias que para muitos é um fardo.
Verônica Miron Aleixo Letras: Português/Espanhol - 3º Semestre 2012
Em relação ao jogo e seu objetivo, achei uma excelente alternativa de estudos para alunos em época de vestibular (assim como citado pelos criadores),pois de nestes períodos a quantidade de informações a absorver é muito grande, tornando em certos momentos o estudo "massante", através do jogo é possível revisar o conteúdo já estuddo de forma descontraída e fixar dados importantes de form natural.(Solange C. Ferreira-3 Semestre - Letras- Literatura)
ResponderExcluirTrata-se de uma ideia bem desenvolvida para ajudar os alunos a lembrarem o que foi trabalhado na época de ensino médio. Isso os ajuda depois a ver suas dificuldades na hora de estudar para o vestibular.
ResponderExcluirLuana Cristina A Pereia. Português/Inglês
gostei do jogo ;pois atraves dele pode despertar o interesse do aluno com a literatura ,ainda mais por ser destinado ao último ano é como uma revisão divertida e dinâmica, além de ajudar no vestibular. (brenda silva de freitas 2ano de letras literatura \3semestre)
ResponderExcluirO objetivo do jogo é tão bem elaborado quanto o seu projeto. E o público definido como alvo, necessita de variedade em conhecimentos literários, aqui estimulados de modo facilitado para que haja agilidade e bons resultados nesta tão decisiva fase, que é o vestibular.
ResponderExcluirLetícia Franco
Letras - Português/Inglês
3º Semestre
Izabella Beatriz 9 de maio de 2012
ResponderExcluirA principal tática do jogo: é nos avaliar de maneira em que conseguimos palpitar sobre a literatura brasileira no qual precisamos adiquirir diversos conhecimentos onde assim conseguiremos vencer ojog qe foi muito bem elaborado parabéns pela criatividade!!
Izabella Beatriz
1° ano de Matemática
Interessante. O jogo faz com que possamos aprender mais sobre as artes literárias de um modo atrativo e dinâmico.O direito de dar palpites sobre o conteúdo educativo faz com que gere reflexões e interação entre os participantes. Gostei!
ResponderExcluirFarnei Santos. Letras Segundo ano. -Literaturas.
acho o português de extrema importância em todos os conhecimentos de literatura, então vi que o jogo é muito criativo e instigante.
ResponderExcluirAliar jogos ao conteúdo das disciplinas faz com que o aluno preste mais atenção, instigue sua curiosidade e assimile mais facilmente.
ResponderExcluirWaldirene de L. Castellani,3º semestre do curso de Letras: Português/Literatura
MARIA APARECIDA PINTO LEITE PORTUGUÊS/ESPANHOL
ResponderExcluirO jogo é muito criativo, alem de muito divertido é uma forma muito boa de memorizar conhecimento.
Achei muito interessante, pois o jogo é parte da realidade dos alunos fora da escola e trazendo-o para a sala de aula além de descontrair os alunos, faz com que eles sintam o prazer de aprender, demonstrem mais interesse na disciplina estudada e adquiram mais conhecimento com os Clássicos Literários, além de estarem mais preparados para o vestibular.
ResponderExcluirKaren Herulys dos Santos Corsi
Letras:Português/Literatura
3º semestre (2ºano)
GOSTEI ACHEI O JOGO BEM INTERESSANTE E INTERATIVO TRAZ O CONTEUDO DE LITERATURA DE UMA FORMA LEGAL DE SE APRENDER E MEMORIZAR TUDO QUE FAZ PARTE DESTE CONTEUDO LEVANDO ASSIM O ALUNO A TER MAIS INTERESSE PELA MATERIA QUE UM DIA SERVIRA PARA ELE NUM FUTURO VESTIBULAR.IRONDEVARDE FACIOLLI JUNIOR LETRAS PORTUGUES/ESPANHOL 3 SEMESTRE (2 ANO)
ResponderExcluirCongratulações aos alunos autor do jogo em questão. Percebo que o mesmo foi muito bem pensado e que contribui de forma dantesca no aprendizado em geral. É oportuno ressaltar que a ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Mas,todo o aprendizado em sua amplitude. Mais uma vez, parabéns aos alunos pela brilhante ideia!
ResponderExcluirAluno: Alkimim Batista de Moura
Curso: 3. Semestre Letras/Port./Literatura.
UNIFRAN
Achei muito interessante, pois foi feito para crianças que ainda estão dando seus primeiros passos, na escola,e vai ensina-las a gostar da literatura, e vai incentiva-las a ler de uma forma simples e muito divertida.
ResponderExcluirFabiana Conceição de lima
curso:geografia,1 ano, 1º semestre
unifran
Achei muito interessante eSte jogo, pois eles deixa os alunos mais próximos da nossa literatura brasileira, e faz com que os jovens aprendem mais sobre literatura de uma forma mais interativa.
ResponderExcluirADRIANO DA SILVA LETRAS, 3ºSEMESTRE PORT/INGL
O jogo Literando é muito criativo e faz com que ao estudar os movimentos literários sejam associados os autores e personagens de cada obra. É uma maneira que desperta a curiosidade de buscar a leitura e que consequentemente o conhecimento é atribuído ao aluno.
ResponderExcluirO jogo também ajuda na interação dos alunos e a participação de todos, fazendo com que cada vez seja maior o convívio entre eles.
Josiane Paula do Nascimento
Letras português/literatura
3°semestre
O jogo é realmente incrível, pois desperta a criatividade do aluno enquanto desenvolve a capacidade de raciocínio e a interação social, alcançando o objetivo final de aprender Literatura de uma forma muito mais prazerosa e convidativa.
ResponderExcluirAlesandra Custódio de Melo Souza
Letras - Português/ Literatura – 3. Semestre
O jogo é muito interessante, para que os alunos possam jogar é preciso que tenham um conhecimento prévio do tema abordado. Isso é muito importante pois incentiva a leitura e dedicação dos jogadores.
ResponderExcluirJéssica de Paula Aguiar Neves
Letras- Português/Inglês - 3º Semestre