domingo, 13 de novembro de 2011

LITERANDO

Jogo desenvolvido pelos alunos do 2º ano do Curso de Letras 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Ana Clara S. Azevedo
Débora Cristina de Oliveira
Raiane Lopes Gomes
Talita C. Balbino Robinato
Tarcieli Rezende
Tarita Mara Limeira


      DISCIPLINA / ÁREA DO CONHECIMENTO: Literatura (Clássicos Literários)

      SÉRIE DESTINADA: 3º ano do Ensino Médio (Pré-Vestibulandos)

      OBJETIVOS: O jogo tem como objetivo ensinar e revisar, de uma forma divertida, os principais clássicos, movimentos, personagens e autores presentes na Literatura Brasileira, sendo destinada à última série do ensino médio, por ser aquela que mais necessita de tais conhecimentos, tendo em vista que terão pela frente os vestibulares, onde lhes serão cobrados estes conteúdos.

      MATERIAIS:

      O jogo é composto por um tabuleiro, peões, fichas e cartinhas de dicas.

      O tabuleiro é feito de E.V.A.

      As cartinhas são feitas de papel A4 ou cartolina.

      Os peões foram comprados prontos.

      As fichas também foram compradas prontas.

      Também utilizamos tinta colorida para escrever no E.V.A. e cola especial para este tipo de material.

      Utilizamos uma caixa de papelão para fazer a embalagem do jogo.

      Para fazer a capa da caixa utilizamos folha sul fite e o designer do programa Word 2007.

      CONTEÚDO:

      O jogo tem como conteúdo os clássicos literários, os movimentos, os personagens principais e autores que formam a nossa Literatura Brasileira.

      A matéria esta voltada para o lado literal e cultural da educação, tendo como conteúdo também a leitura.

      A literatura é a pauta principal do jogo.

      PROCEDIMENTOS:

      Como jogar:

      Primeiro: decide-se quem vai jogar e cada jogador escolhe um peão da cor que preferir;

      Segundo: a cada hora um jogador será o mediador do jogo, aquele que lê a cartinha escolhida. Para iniciar o jogo, os jogadores escolhem quem vai ser o primeiro mediador e o jogo procede indo para o jogador ao lado esquerdo do mediador escolhido;

      Terceiro: o mediador escolhe uma carta do baralho e lê o que será descrito naquela rodada, podendo ser: movimento, clássico literário, autor e personagem.

      Quarto: o jogador a esquerda do mediador escolhe um número de 1 à 15, que se refere a uma dica do objeto descrito. Ex.:

      “Eu sou um Movimento...

      “Dica nº 3: Meu nome lembra tudo aquilo que é real

      O jogador dá um palpite acertando ou errando. Caso ele erre o jogador ao seu lado pede outra dica e dá um palpite. O jogo segue até alguém acertar o objeto descrito ou até se acabarem as 15 dicas da cartinha.

      Pontuação e regras:

      A cada rodada tanto o mediador quanto o jogador, que tem o direito de dar um palpite, podem pontuar e andar no tabuleiro;

      O mediador sempre pontua o tanto de dicas que foram usadas pelos jogadores e o jogador pontua de acordo com o tanto de dicas que não foram utilizadas.

      Ex.: Um jogador acerta o palpite na dica nº 5.

      Sendo assim o jogador andara 10 casas no tabuleiro e o mediador 5 casas.

      Obs: em todos os casos o mediador ganha pelo menos um ponto, mesmo que a pessoa acerte na primeira dica. Ele também pode ganhar 15 pontos caso ninguém acerte o palpite.

      A regra principal do jogo é esperar a sua vez de jogar e dar o palpite, caso você fale sem estar na sua vez perde o palpite e fica uma rodada sem jogar.

      O mediador não pode ajudar os participantes dando dicas sem ser as que estão escritas na carta.

      O mediador marca no relógio ou no celular um minuto para cada jogador pensar no palpite.
Agora comentem sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esqueçam de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário.

41 comentários:

  1. Este jogo é muito criativo,onde, sem dúvidas, ajuda muito na aprendizagem dos alunos em sala de aula.


    Gisele T. Freitas

    ResponderExcluir
  2. Talita Cristina Balbino Robinato22 de novembro de 2011 às 13:11

    O nosso jogo foi realizado para ajudar na hora dos estudos em literatura, tornando assim melhor o entendimento dos clássicos de uma forma alegre e descontraida. Foi uma experiencia incrível e gratificante, principalemten quando vimos o resultado positivo.

    Talita C. Balbino Robinato - Literatura

    ResponderExcluir
  3. Através desse jogo conseguimos alcançar nossos objetivos de fazer com que os alunos interagissem e participassem da atividade proposta , o resultado foi muito positivo e gratificante !

    Ana Clara S. Azevedo. Letras- Literatura

    ResponderExcluir
  4. gostei da capacidade de o jogo, ajudar e incentivar o aluno ao conhecimento.




    leandro quimica.

    ResponderExcluir
  5. Nossaaaa! Esse jogo chamou bastante minha atenção, ele é interessantíssimo, no qual trabalha literatura com os adolescente de uma forma mais prazerosa! Este jogo gostaria de usar em minhas aulas, pricipalmente pelo seu rico conteúdo: os clássicos literários da nossa Literatura Brasileira. Parabénsss as meninas!

    Vanéria Mendes 2º LITERATURA

    ResponderExcluir
  6. um jogo envolvente e criativo que tem como finalidade ensinar os jovens sobre a cultura literária nacional de uma forma bem divertida.

    Luciana Balbino Albiere - 3º ano de artes - Faculdade de Franca.

    ResponderExcluir
  7. Muiitooo legal, confeccionar esse joguinhooo!! Adoramos a experiência... =)

    ResponderExcluir
  8. Deve ser legal fazer um jogo assim, acho inclusive que é um excelente meio de entreter os alunos e ensiná-los de uma forma objetiva e divertida.

    Ana Luísa Ricardo - 2° Ano - Letras Português-Espanhol
    1057793

    ResponderExcluir
  9. O jogo é bem interessante atraindo assim o aluno a querer saber mais , pois devem buscar em seu conhecimento para acertar as dicas , não tendo esse conhecimento provavelmente ira busca-lo para próxima partida.


    Renata Rejane Souza - 2° ano/3°semestre(2012) Letras (Português/Espanhol)

    ResponderExcluir
  10. Naiara Correa Soares- ARTES29 de abril de 2012 às 12:39

    Gostei muito por se tratar de um jogo que possui um conteúdo muito educativo e regras bem elaboradas.Além disso o jogo ajudará os jogadores a buscarem conhecimentos e a aprender respeitar a sua vez de se manifestar quanto a um assunto.

    ResponderExcluir
  11. Este jogo foi uma grande ideia pois é uma forma maior de se ensentivar os alunos a literatura de uma maneira diferente,fazendo com que os alunos se interagem entre si com o principal objetivo que é o de conhecer cada vez mais sobre nossa literatura.

    Mariana de Souza Reis 1º ano História

    ResponderExcluir
  12. Este jogo foi criado com o intuito de ensinar,de maneiras diferentes,a literatura brasileira.Como o jogo tem como conteúdo os clássicos literários, os movimentos, os personagens principais e autores que formam a nossa Literatura Brasileira e também tem a leitura isso mostra que o jogo busca ensinar de uma maneira divertida e os participantes acabam interagindo entre si e manifestando interesse no assunto que é sobre nossa literatura.


    João Moreira Netto - 2° ano/3°semestre(2012) Letras (Português/Literatura)

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O principal objetivo do jogo é a literatura,percebemos que a regra do jogo da aos participantes o direito de palpites isso faz deles aprendizes interativos.


    João Moreira Netto - 2° ano/3°semestre(2012) Letras (Português/Literatura)

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O jogo, e bem didático, pois faz com que o estudante revise o conteúdo estudado,ou pode despertar o interesse de quem ainda não viu.A literatura é uma matéria um pouco complexa ,onde é preciso guardar personagens,autores, movimentos, épocas ,etc, e assim o jogo pode manter na memória do aluno, o fazer com que ele releia, e busque a solução para vencer o jogo, e bem interessante.

    Talita Caroline de Oliveira- 2°ano/3° semestre (2012) de Letras (Português/Literatura)

    ResponderExcluir
  18. Bruno Miron Aleixo6 de maio de 2012 às 17:20

    Muito bem formulado esse jogo, permite aos alunos revisarem o conteúdo literário abordado durante o ensino médio de uma forma descontraída e com as dicas o aluno associa nomes à eventos e fatos, o que dinamiza seus estudo e ajuda na memorização

    Bruno Miron Aleixo 1º ano de história

    ResponderExcluir
  19. Washington M Souza -Matemática - 1o. Ano6 de maio de 2012 às 17:43

    Este jogo é bem didático, principalmente, em seu objetivo, o qual é muito importante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Achei o jogo muito interessante, pois além de ser um incentivo para o ensino da literatura, a brincadeira também revisa e reforça a memorização de assuntos literários de uma maneira dinâmica, fornecendo aos alunos a chance de uma nova visão acerca de literatura.

    Caio Gomes Ribeiro - 2°Ano de Letras (Português e Literatura)

    ResponderExcluir
  21. O objetivo do jogo é interessante pois é uma forma didática de trazer o aluno mais próximo da literatura e fixar seus principais objetos de estudos para aplicar nos vestibulares. O jogo é bom, pois se pode aprender a parte complexa da literatura de uma forma mais integrada.

    Raphael de Oliveira Ventreschi - 3º Semestre (2º Ano) Letras - Português e Literatura.

    ResponderExcluir
  22. Interessante! Além de reforçar a mente do aluno, trabalha com a interação entre grupos e dá ma visão diferente de estudo. Criativo!

    Bianca - Letras: Português/Inglês

    ResponderExcluir
  23. Achei muito interessante! Uma forma diferente e dinamica de levar a pessoa, uma forma de memorizar fatos, assuntos literarios.

    Natália Cristina Inocêncio - 1°semestre HISTÓRIA

    ResponderExcluir
  24. Como já disse no outro comentário que o jogo é uma ótima maneira de memorização, pois, não é algo imposto, mas sim, espontâneo.
    E qto ao jogo 'Liteando' achei muito interessante pois além de ensinar a turma do 3° ano do ensino médio que vai prestar vestibulares, ainda incetiva a leitura de obras literárias que para muitos é um fardo.

    Verônica Miron Aleixo Letras: Português/Espanhol - 3º Semestre 2012

    ResponderExcluir
  25. Em relação ao jogo e seu objetivo, achei uma excelente alternativa de estudos para alunos em época de vestibular (assim como citado pelos criadores),pois de nestes períodos a quantidade de informações a absorver é muito grande, tornando em certos momentos o estudo "massante", através do jogo é possível revisar o conteúdo já estuddo de forma descontraída e fixar dados importantes de form natural.(Solange C. Ferreira-3 Semestre - Letras- Literatura)

    ResponderExcluir
  26. Trata-se de uma ideia bem desenvolvida para ajudar os alunos a lembrarem o que foi trabalhado na época de ensino médio. Isso os ajuda depois a ver suas dificuldades na hora de estudar para o vestibular.
    Luana Cristina A Pereia. Português/Inglês

    ResponderExcluir
  27. gostei do jogo ;pois atraves dele pode despertar o interesse do aluno com a literatura ,ainda mais por ser destinado ao último ano é como uma revisão divertida e dinâmica, além de ajudar no vestibular. (brenda silva de freitas 2ano de letras literatura \3semestre)

    ResponderExcluir
  28. O objetivo do jogo é tão bem elaborado quanto o seu projeto. E o público definido como alvo, necessita de variedade em conhecimentos literários, aqui estimulados de modo facilitado para que haja agilidade e bons resultados nesta tão decisiva fase, que é o vestibular.

    Letícia Franco
    Letras - Português/Inglês 
    3º Semestre

    ResponderExcluir
  29. Izabella Beatriz 9 de maio de 2012
    A principal tática do jogo: é nos avaliar de maneira em que conseguimos palpitar sobre a literatura brasileira no qual precisamos adiquirir diversos conhecimentos onde assim conseguiremos vencer ojog qe foi muito bem elaborado parabéns pela criatividade!!


    Izabella Beatriz

    1° ano de Matemática

    ResponderExcluir
  30. Interessante. O jogo faz com que possamos aprender mais sobre as artes literárias de um modo atrativo e dinâmico.O direito de dar palpites sobre o conteúdo educativo faz com que gere reflexões e interação entre os participantes. Gostei!

    Farnei Santos. Letras Segundo ano. -Literaturas.

    ResponderExcluir
  31. acho o português de extrema importância em todos os conhecimentos de literatura, então vi que o jogo é muito criativo e instigante.

    ResponderExcluir
  32. Aliar jogos ao conteúdo das disciplinas faz com que o aluno preste mais atenção, instigue sua curiosidade e assimile mais facilmente.

    Waldirene de L. Castellani,3º semestre do curso de Letras: Português/Literatura

    ResponderExcluir
  33. MARIA APARECIDA PINTO LEITE PORTUGUÊS/ESPANHOL
    O jogo é muito criativo, alem de muito divertido é uma forma muito boa de memorizar conhecimento.

    ResponderExcluir
  34. Achei muito interessante, pois o jogo é parte da realidade dos alunos fora da escola e trazendo-o para a sala de aula além de descontrair os alunos, faz com que eles sintam o prazer de aprender, demonstrem mais interesse na disciplina estudada e adquiram mais conhecimento com os Clássicos Literários, além de estarem mais preparados para o vestibular.

    Karen Herulys dos Santos Corsi
    Letras:Português/Literatura
    3º semestre (2ºano)

    ResponderExcluir
  35. IRONDEVARDE FACIOLLI JUNIOR14 de abril de 2013 às 14:15

    GOSTEI ACHEI O JOGO BEM INTERESSANTE E INTERATIVO TRAZ O CONTEUDO DE LITERATURA DE UMA FORMA LEGAL DE SE APRENDER E MEMORIZAR TUDO QUE FAZ PARTE DESTE CONTEUDO LEVANDO ASSIM O ALUNO A TER MAIS INTERESSE PELA MATERIA QUE UM DIA SERVIRA PARA ELE NUM FUTURO VESTIBULAR.IRONDEVARDE FACIOLLI JUNIOR LETRAS PORTUGUES/ESPANHOL 3 SEMESTRE (2 ANO)

    ResponderExcluir
  36. Congratulações aos alunos autor do jogo em questão. Percebo que o mesmo foi muito bem pensado e que contribui de forma dantesca no aprendizado em geral. É oportuno ressaltar que a ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Mas,todo o aprendizado em sua amplitude. Mais uma vez, parabéns aos alunos pela brilhante ideia!
    Aluno: Alkimim Batista de Moura
    Curso: 3. Semestre Letras/Port./Literatura.
    UNIFRAN

    ResponderExcluir
  37. Achei muito interessante, pois foi feito para crianças que ainda estão dando seus primeiros passos, na escola,e vai ensina-las a gostar da literatura, e vai incentiva-las a ler de uma forma simples e muito divertida.

    Fabiana Conceição de lima
    curso:geografia,1 ano, 1º semestre
    unifran

    ResponderExcluir
  38. Achei muito interessante eSte jogo, pois eles deixa os alunos mais próximos da nossa literatura brasileira, e faz com que os jovens aprendem mais sobre literatura de uma forma mais interativa.

    ADRIANO DA SILVA LETRAS, 3ºSEMESTRE PORT/INGL

    ResponderExcluir
  39. O jogo Literando é muito criativo e faz com que ao estudar os movimentos literários sejam associados os autores e personagens de cada obra. É uma maneira que desperta a curiosidade de buscar a leitura e que consequentemente o conhecimento é atribuído ao aluno.
    O jogo também ajuda na interação dos alunos e a participação de todos, fazendo com que cada vez seja maior o convívio entre eles.

    Josiane Paula do Nascimento
    Letras português/literatura
    3°semestre

    ResponderExcluir
  40. O jogo é realmente incrível, pois desperta a criatividade do aluno enquanto desenvolve a capacidade de raciocínio e a interação social, alcançando o objetivo final de aprender Literatura de uma forma muito mais prazerosa e convidativa.

    Alesandra Custódio de Melo Souza
    Letras - Português/ Literatura – 3. Semestre

    ResponderExcluir
  41. O jogo é muito interessante, para que os alunos possam jogar é preciso que tenham um conhecimento prévio do tema abordado. Isso é muito importante pois incentiva a leitura e dedicação dos jogadores.

    Jéssica de Paula Aguiar Neves
    Letras- Português/Inglês - 3º Semestre

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.