domingo, 13 de novembro de 2011

CORES

Jogo desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Curso de Artes 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Deise Maria da Silva
Elias Gabriel Fernandes
Marco Antonio Peixoto
Marcos Rodrigues Rabelo
Tatiele Alves Timoteo


DISCIPLINA: ARTES
SÉRIE: 5º ANO
OBJETIVOS:
  • Reconhecer e classificar cores conforme suas composições.
MATERIAIS: 1 placa de mdf de 51X51 cm
                      25 quadrados de mdf 5X5 cm
                        2 círculos de mdf com raio de 10 cm
                        Tinta acrílica para artesanato nas cores: preto, branco, azul,                                   amarelo e vermelho.
                        3 cubos de madeira
                        Pincel
                        Verniz
CONSTRUINDO O JOGO:
Pintando a base: recomenda-se uma cor neutra, para que não influencie as demais. No exemplo aqui apresentado pintamos de preto.
  • Pintando as casas: 5 casas azuis, 5 casas amarelas, 5 casas vermelhas, 2 casas verdes ,2 casas laranjas, 2 casas violetas, 2 casas pretas, 2 casas brancas,
  • Os dados: Deverão ser pintados 2 cubos de madeira com cores primarias, sendo dois lados opostos com a mesma cor. Cada dado devera conter as três cores primárias, sendo duas faces com cada uma delas.
  • Um dado numérico.
  • Número de Jogadores: de 2 a 6 jogadores
  • Regras das casas:
Laranja – volte 3 casas
Verde – avance uma casa e jogue novamente
Violeta – uma rodada sem jogar
Preto – volte a início
Branco – avance 4 casas
PROCEDIMENTOS:

  • O jogo se inicia quando qualquer dos jogares obtenha duas faces iguais (com a mesma cor) seguindo em sentido horário.
  • Os jogadores deverão utilizar os três dados simultaneamente, respondendo com exatidão a cor resultante da mistura das cores representadas nos dados.
  • Respondendo corretamente o jogador avança com seu pião a quantidade de casas indicada pelo dado numérico.
  • Vence o jogador que chegar ao final primeiro.
Agora comentem sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esqueçam de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário.

14 comentários:

  1. Durante a aplicação do jogo, podemos observar o interesse dos alunos pela aprendizagem, ao modificarmos a forma de ensinar e introduzirmos algo novo em sala de aula, recebemos um grande incentivo por parte dos alunos, pois a atenção e participação da sala foi de 100%, e o que mais surpreendeu; na sala havia dois alunos de inclusão que ficaram no mesmo grupo que eu, e o conteúdo foi compreendido por eles, e me causou uma grande satisfação quando um deles foi o vencedor.
    Ao levar algo novo para sala de aula, estamos ensinando de forma lúdica, e os alunos aprendem com mais facilidade, e para nos professores, e gratificante realizar uma tarefa onde os nossos objetivos (de ensinar) é alcançado.
    A experiencia aqui realizada com este jogo, nos estimula a buscar novas formas de prender a atenção dos pequenos, facilitando a aprendizagem e contribuindo para sua formação.
    Marcos Rabelo - Artes

    ResponderExcluir
  2. Foi uma experiencia muito gratificante,aplicamos esse jogo para uma sala de aula com crianças que tinham diversos problemas, defet de aprendizagem de atenção, crianças que so o que faltava era mudar o modo de ensino.Fazer as crianças sairem um pouco da rotina e aprender brincando,o aprendizado da sala como o Marcos falou a cima foi de 100%,todos aprenderam e entenderam as misturas das cores,levamos uma novidade pra sala e ensinamos ao mesmo tempo.Fiquei muito satifeita com o resultado,isso so prova que mudar,diversificar de vez inquando é muito bom!

    Tatiele Alves Timóteo
    3º Ano de Artes

    ResponderExcluir
  3. Felipe Kelvyn de Barros21 de novembro de 2011 às 18:48

    Muito legal este jogo, foi desenvolvido com criatividade.Testa o conhecimento do jogador e ao mesmo tempo o instrui.Parabéns pelo jogo, desejo sorte a vocês!
    Felipe Kelvyn de Barros - História 1° Ano

    ResponderExcluir
  4. Naiara Correa Soares- ARTES29 de abril de 2012 às 12:48

    Muito bom esse jogo, é bom integrar uma prática que ao mesmo tempo distrai e diverte com um aprendizado.Achei que foi uma forma simples mas muito boa de ensinar sobre as cores,pois todos professores ensinam essa matéria igual, ninguém ousa em fazer algo diferente.

    ResponderExcluir
  5. gostei!!!!!percebi que este jogo ele atrai a atenção, a criança nesta fase ela interagem num periodo meio ansioso na vida....analisei que este trabalho pode ser aplicado até em crianças com defit em suas formas gerais!!!!!parabens pela criatividade

    ResponderExcluir
  6. Cíntia Gato 3º ano Artes 23:06 2012.

    Achei bem interessante este jogo, pela praticidade de se elaborar e executar, pois está no alcance de qualquer pessoa, permitindo uma aprendizagem lúdica,prazerosa e bem mais rica que chama a atenção de qualquer criança, no processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a dinamica do jogo, porque chama a atenção dos alunos para uma aprendizagem divertida, alem da facilidade para produzi-lo e desenvolvê-lo.
    Juliana Fortuna Degásperi - aluna do 3ºano de Artes

    ResponderExcluir
  8. muito bom e interessante esse jogo,foi usado tecnicas faceis e materias ,e requer bastante atenção dos alunos,interresante o uso das cores nesse jogo


    Driele Oliveira 3 ano de artes

    ResponderExcluir
  9. Show de bola, além de ser fácil e objetivo, ele prende e atrai o aluno... Suas cores e seu formato realmente foram muito bem pensados e elaborados! Quero Jogar! heheh

    Mauricio D. S. M. Silva - Artes

    ResponderExcluir
  10. Esse jogo é muito interessante para trabalhar na sala de aula, pois estimula as crianças a desenvolver a criatividade o conhecimento do jogo,diverte e aprende sobre as cores.

    ResponderExcluir
  11. Essa atividade é ótima para se trabalhada, pois estimula o pensamento e o aluno pode colocar em prática o que sabe sobre as misturas das cores e se tiver alguma dificuldade poderá aprender brincando.
    PATRICIA RIBEIRO - 3º ARTES - 2012

    ResponderExcluir
  12. Não adianta querer ensinar o aluno se ele não quer aprender, o jogo é um exemplo de que o aluno vai se interessar e aprender com mais facilidade, no caso, pela mistura das cores.
    Murilo C. Fuschino - Artes Visuais - Semestral 2013

    ResponderExcluir
  13. Interessante!!! Nesse período da vida as crianças são muito agitadas e o jogo é uma forma bacana de prender a atenção deles e ao mesmo tempo os ensinando, isso lembra um pouco da teoria do behaviorismo , porque o jogo está condicionando o aluno a aprender , sem ao menos se dar conta de que está aprendendo . Muito legal!
    Luiz Gustavo da Silva Sampaio/ Artes Visuais Terceiro Semestre Noturno

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante a forma que construíram para ensinar as cores, sair da rotina de desenhar uma tabela cromática é bastante convencional. Jogando, podemos alcançar o mesmo objetivo. Parabéns pela criação!!!

    Adrielly Fernanda Pimenta

    3 semestre Artes Visuais

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.