domingo, 6 de novembro de 2011

JOGOS E FORMAS DE EDUCAR

A partir do vídeo de Samara Werner sobre os avanços e tecnologias necessários para mudar a educação e sua experiênci a na disciplina de Psicologia da Educaçãodesenvolvendo e aplicando os jogos em sala de aula, faça um comentário sobre a questão: Como o uso dos jogos na sala de aula pode modificar as formas de educar?

132 comentários:

  1. O uso dos jogos na sala de aula é um importante instrumento de ajuda para o professor na educação de seus alunos, ainda mais utilizando-se de inovações tecnológicas como o computador.

    Mas ainda existem muitos professores que temem o uso de jogos ou softwares em sala de aula, muitas vezes por medo do novo, ou simplesmente por ver o computador como algo difícil para trabalhar, ou até mesmo porque os alunos conhecem mais o computador do que os próprios professores.

    Nós da turma de Matemática, tivemos uma palestra na jornada onde foi nos apresentado uma série de softwares e jogos que podem ser usados em sala de aula, quem não só servem para educar como também para sair da mesmice de lápis, borracha e contas da sala de aula.

    Na minha opinião, os jogos podem sim modificar a forma de educar e até mesmo melhorar alguns aspectos, mas vai depender muito do professor, aquele que só cumpre com a obrigação e aquele que gosta do que faz.

    André Luiz Manfrida - 1° Matemática

    ResponderExcluir
  2. Os jogos contribuem em todos os sentidos para o aproveitamento de uma aula, a sua importância influencia numa aprendizagem diferenciada. Melhora a relação professor-aluno. O professor através desse recurso consegue “prender” a atenção do aluno de maneira que o leve a interessar-se pela aula e pela atividade. Consegue a contribuição de todos ou quase todos, pelo fato de existirem salas heterogêneas e infelizmente algumas vezes alguns alunos não queiram participar. Os jogos podem sim modificar a forma de educar , é um tipo de atividade que ajuda no desenvolvimento do aluno e seria interessante os governos incluírem não só os jogos pedagógicos no currículo mas também recursos e motivação aos professores.
    Ythallo Borges 2º ano Letras/Hab. Literaturas da Língua Portuguesa - UNIFRAN

    ResponderExcluir
  3. O jogo é necessário ao nosso processo de desenvolvimento,os jogos mantém uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.
    Jogos de computador educativos ou simplesmente jogos educativos,eles são ótimas ferramentas de apoio ao professor na sua tarefa.Exigem concentração e uma certa coordenação e organização,permitem o envolvimento do aluno com a maquina.
    A evolução ajuda e faz bem!

    Tatiele Alves Timóteo
    3º Ano Artes Plásticas.

    ResponderExcluir
  4. O jogo pedagogico, além de educar incentiva os alunos na prática sobre um determinado tema. Além de ser uma ferramenta muito importante para a construção do conhecimento, e também melhora no contato com o aluno e professor.

    Camila Ap. Bernardes
    3° ano Artes Plásticas

    ResponderExcluir
  5. O Jogo Pedagogico, da ao aluno uma visão mais ampla da Disciplina, permitindo que ele tenha um certo aprofundamento no conteudo que esta ligada ao jogo!

    Thiago Ribeiro dos Santos
    1° Ano de Matemática

    ResponderExcluir
  6. O Jogo Pedagógico, torna a aula mais interativa e dinâmica, sendo peça "chave" pra motivação dos alunos para o aprender. Além do mais, o jogo aumenta a boa interação aluno-professor.

    Ariana Borges Souza 3ºano de Química

    ResponderExcluir
  7. Os jogos pedagógicos são ferramentas importantes que ajudam o professor a desenvolver uma aula mais dinâmica, na qual os alunos participam mais e aprendem brincando. Além disso o clima de "desafio" estimula os alunos a buscar o conhecimento. Os jogos pedagógicos também auxiliam na construção da relação aluno-professor, já que no momento do jogo ocorre uma interação maior entre os alunos e o professor.

    Larissa Altavile, 3º Química - Licenciatura.

    ResponderExcluir
  8. Os jogos pedagogicos sao importante para os alunos e tambem para os professores, pois atraves desses jogos os professores passam o conhecimento para os alunos e automaticamente aprende com eles, cada dia um pouco a mais. Porque para desenvolver algo tao interessate para os alunos, precisamos pensar em algo inedido no qual o aluno vai ver e se suprender com algo tao importante e valioso para seu desenvolvimento tamto escolar e tambem pessoal.. E ainda o professor cria um vinculo maior entre professor e aluno.

    Maicon Ferreira 1º ano de Matematica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Maicon, o jogo favorece a interação professr aluno e não precisa ser nada tão inédito. Mas, requer planejamento e envolvimento do professor.
      Obrigada por sua participação.
      Abraços
      Profa Cláudia Bolela

      Excluir
  9. Os jogos podem modificar a forma de educar, é um tipo de atividade que ajuda no desenvolvimento do aluno, uma ferramenta muito importante para a construção do conhecimento, e também melhora no contato com o aluno e professor. os jogos mantém uma relação com a construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.

    Marisa Oliveira do Nascimento- 3º semestre em Letras/ Espanhol: Unifran.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Marisa, o jogo tem múltiplas funções no processo ensino-aprendizagem. Portanto, é um recurso que devemos usar sempre em sala de aula.
      Obrigada pela participação.
      Abraços
      Profa Cláudia Bolela

      Excluir
  10. Os jogos têm somatória importante na forma de ensinar,
    vem auxiliar os alunos,é uma forma de prender a atenção e melhorar na questão da disciplina.

    Sandra Furini 3º semestre em Letras/Espanhol unifran

    ResponderExcluir
  11. Adevair josé Rosa Historia/ Unifran

    Os jogos pedagogicos são muito importantes, pois atraves deles, alunos podem interagir com colegas de sala, os jogos tornam as aulas mais agradaveis e participativa.

    ResponderExcluir
  12. Os jogos são muito importantes em uma sala de aula,pois os alunos interagem e facilita a aprendizagem.
    Essa interação entre aluno e professor, gera um feedback, que é um parâmetro indispensável para a aprendizagem.

    Rodrigo Ceribelli- 2º Letras/Espanhol: Unifran

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Penso que a tecnologia é pouco explorada na educação, pois, ela com tudo o que tem á oferecer, seja pelos jogos, redes sociais e sites, ela pode fazer com que o aluno além de aprender, que ele também comece estimular sua atenção com a tecnologia e aprender a focar essa sua atenção para as aulas, ou seja, para aquilo que caiu em rotina e ficou chato, mas se o professor souber fazer com que a aula fique mais interessante e que consiga atrair o aluno para o que ele propôs, as coisas podem começar á desenvolver, e mesmo que a instituição não aprove o uso de materiais tecnológicos, o ideal seria que ela tivesse seu próprio laboratório de informática, com seus equipamentos, pois toda escola que se preze precisa de uma sala com esse tipo de equipamento, seja para pesquisas, trabalhos ou até para a diversão do aluno nas horas vagas, por que não?
    Mas o problema é que esses laboratórios durante todo o ano letivo, vivem boa parte do tempo trancados ou usados somente com autorização da responsável da instituição, fazendo assim que os professores sejam obrigados á passarem todo o ano com as mesma sala, as mesmas carteiras e a mesma lousa e assim o aluno acaba desmotivado, pois a intuição não deixa o professor ter a liberdade de inovar seu ensino, os professores vivem na rotina, sem poder usarem sua criatividade, e os aluno acabam desinteressados e com a média baixa.
    Pois até quando o ensino ficará nessa de não entender que independente da época e de onde estuda, os jovens, ou melhor, as pessoas sempre querem aprender, porém, para gostar de aprender, não basta viver dentro de uma sala de segunda á sexta-feira, vivendo a mesma rotina, os alunos buscam bem mais do que quatro paredes, um professor e uma lousa, Eles buscam descobertas!

    Túlio Reis Cardoso de Melo 3º semestre de letras/ literatura(2º ano) na Unifran

    ResponderExcluir
  15. Eu penso que incluir jogos pedagógicos na sala de aula para educar os alunos ,é uma excelente ideia, pois no mundo em que vivemos a tecnologia está em todos os lugares, e vamos ser realista os jovens de hoje gostam muito mais de ter contato com a internet do que com o lápis e a borracha.
    Sem contar que você aprende muito mais com algo que prende sua atenção, os jovens já estão cansados desta mesmice querem algo diferente, um jogo pedagógico dentro de uma sala de aula pode trazer mais resultados do que um professor que só fala, os professores ainda tem medo de usar internet na sala, e usar esses tipos de jogos, pois pensam que os alunos possam se dispersar e não aprender como deveria, mais acho que está na hora de mudarmos nossos valores e repensar, todos queremos uma educação de maior qualidade e para que isso surja efeito temos que abrir nossas mentes para o novo e pensar que o novo nunca é tão ruim assim, os nossos alunos e os professores merecem mais que uma sala de aula, precisam de aulas agradáveis, prazerosas.

    Thaisa Aparecida Cruz 1º semestre de História/ Unifran 2013

    ResponderExcluir
  16. O s jogos na sala de aula tanto computacionais ou até mesmo outros é um recurso ótimo para se desenvolver o conhecimento é uma maneira de prender a atenção dos alunos e assim facilitando o processo do ensino e da aprendizagem.
    Jogos pedagógicos são bem divertidos e auxiliam na familiarização do conhecimento e possibilita a relação entre o professor e o aluno assim tornando um trabalho em equipe e fazendo com que as aulas sejam mais prazerosas e animadas.
    Seria excelente incluir esses tipos de jogos nas aula pois os alunos já estão acostumados com a tecnologia e isso seria mais um meio de melhorar a questão da disciplina.
    Flavia Cardoso Melo 1º semestre de Geografia / UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  17. Podemos dizer que jogos e tecnologias é uma forma de aprendizagem, que pode fazer com que o jovem ou criança que esta sendo ensinada, a similar o conhecimento a ser passado. Um dos motivos é sistema de fazer uma analogia de determinado conteúdo, com jogo. Isso pode sim trazer uma resposta boa sobre o aprendizado. Aprender brincando pode sim ser um métodos muito proveitoso para uma pessoa quanto para o professor, fazendo que seu aluno não fique na mesmice de uma sala de aula
    Felipe Henrique da Silva 1° semestre de Geografia / UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  18. Perfeito, como nao pensamos nisso antes,a tecnologia prende atençao de todos, da criança ao adulto.Se utilizarmos ela em sala de aula facilitaria a compreensão de qualquer disciplina pedagógica em qualquer idade, pois hoje observamos que até uma criança de três anos, tem a capacidade de jogar on-laine em um computador. Por isso será um método muito proveitoso e estimulará com certeza o aprendizado de nossos estudantes nos dias atuais , e com isso atrairemos, esses jovens cada vez mais a entrar nesse universo incrível que é o saber. Keli Edilene Severino 3º semestre de Letras literatura ( 2º ano ) Unifran

    ResponderExcluir
  19. Os jogos podem ser um aliado ao professor na alfabetização pois por meio desses jogos e das brincadeiras o aluno explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo ensino-aprendizagem e sua autoestima, tendo em vista que alguns alunos que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem, podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método para ensinar são os jogos. Esses jogos estimulam o aluno, o motivam, despertam a curiosidade, proporcionando uma forma de aprender que é prazerosa ou seja usar o conceito de pedagogia lúdica.
    Dependendo da maneira com que os jogos são aplicados, podem ajudar também no comportamento em grupo, nas relações pessoais e na ajuda coletiva que são habilidades muito importante na sociedade atual.
    O professor tem que ter consciência que os jogos e brincadeiras são uma ferramenta importante na construção do conhecimento, e ainda melhora a relação interpessoal professor-aluno.
    Caio Tosta Palheiro 5°semestre (3°ano) de licenciatura em Química Unifran 2013

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia a tecnologia invadiu nossa vida, e ela tem facilitado muito, acredito neste ponto.
    Os alunos querem e necessitam de algo novo, na estimulação da aprendizagem, onde na maioria das vezes são proibidos nas escolas, sendo que ela poderia ser usada ao seu favor, os jogos de educação é algo muito atrativo e deveria ser inserido na educação escolar, e ter professores capacitados e qualificados para que isso possa acontecer.


    Vanessa Ferreira Xavier Pouço
    Curso:Letras - Português/Espanhol
    3º Semestre (2º ano)

    ResponderExcluir
  21. Acredito que o uso dos jogos na sala de aula tem diversas funções,desde a aproximação de aluno e professor,quanto a facilitar a aprendizagem dos alunos.Esses jogos podem ser tanto eletrônicos ou desenvolvidos em sala de aula mesmo por meio de brincadeiras,dinâmicas ou outros.Diante das dificuldades de muitos alunos os jogos são uma ferramenta muito importante onde eles aprendem brincando e ao executá-los há uma necessidade de raciocínio maior e com certeza adquirem muito mais informação.Asssim automaticamente os professores icentivam os alunos ao metodo de pesquisa.A cada descoberta uma nova curiosidade.


    Rafaela Martins Matos
    Curso:Letras Portugues/Literatura
    3° Semestre

    ResponderExcluir
  22. Podemos dizer que os jogos pedagógicos contribuem com vários itens para uma boa educação.Pois um dos problemas que impedem o método ensino e aprendizagem é a barreira que existe entre alunos e professores,pois os jogos faciltita essa aproximação.
    Os Jogos desenvolvem nos a capacidade de observação do meio à sua volta.Além de contribuir com o racicinio,pois os alunos aprendem a desenvolver seus próprios jogos;desenvolvendo suas habilidades,os jogos contribuem com a disciplina dos mesmos,pois os alunos deixam de ser egocentricos,conhecendo regras eles aprendem a respeitar.Apesar de muitos professores ficarem intimidados com jogos eletrônicos na sala de aula,creio que é uma ótima ideia aderir este método.


    Marilza de Castro Martins
    Curso:Letras-Português/Literatura
    3° Semestre

    ResponderExcluir
  23. De uma forma geral a deficiência que os estudantes brasileiros encontram, está ligada a maneira que o ensino é repassado a eles, afinal o professor apenas transmite os conhecimentos, restando aos alunos a desmotivada tarefa de receber e armazenar informações que são repassadas a eles.
    Como o vídeo nos mostra se houvesse uma total inovação na forma de aplicar o conhecimento, alunos e professores teriam um maior proveito na formação acadêmica. E nada melhor do que inserir no ambiente escolar os mais variados meios de comunicação e entretenimento que fazem parte da realidade dos alunos.
    O modelo da educação brasileira é ultrapassado, e, portanto deficiente, acredito que as tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam e medeiam o nosso conhecimento do mundo.
    Sendo assim a inserção de jogos e mídias voltadas para o ambiente acadêmico podem contribuir de forma extremamente positiva e inovadora nos parâmetros da educação, motivando os jovens a buscar o conhecimento de uma maneira dinâmica e proveitosa, permitindo que eles encontrem na prática o que estão aprendendo na escola, podendo relacionar a matéria aprendida com fatos reais do seu cotidiano.

    Aluna: Mariana Araujo Faquim
    Curso: Letras- Português/ Inglês
    3º Semestre

    ResponderExcluir
  24. Realmente a escola atual utiliza um modelo defasado e ultrapassado, cada aluno possui um ritmo de aprendizagem, interesses distintos, habilidades especificas e capacidades únicas, que devem ser utilizadas no processo de aprendizagem. Não é correto ensinar, como se um sala de aula fosse um ambiente homogêneo, deve-se valorizar e utilizar das habilidades de cada aluno. Talvez um dos poucos elementos no qual se pode agregar todos os jovem de hoje em dia, seria a tecnologia, e essa tecnologia que deve ser aplicada dentro do ensino para melhorar cada vez mais a aprendizagem, tecnologia que, assim como no NAVE, pode ser utilizado em forma de jogos, afim de estimular as habilidades individuais de cada um. O ser humano esta em constante transformação, a sociedade, a tecnologia estão sempre em transformação e evoluindo, nada é estático e a escola tem o dever de acompanhar essa evolução, pois assim como a tecnologia de um século se torna ineficiente hoje em dia, a educação de um século atrás também não é eficaz atualmente!

    João Paulo Martins
    Curso:Ciências Biológicas/Semestral
    5º Semestre-UNIFRAN

    ResponderExcluir
  25. A escola atual não é mais eficiente no ensino, por que utiliza de modelos ultrapassados, onde o aluno é considerado um ser humano "vazio" que não possui nada para acrescentar durante sua aprendizagem, que esta ali apenas para receber o conhecimento que o "professor" tem para passar. Além de reprimir toda criatividade do aluno, que por hora pode ser entendido até como uma incapacidade intelectual, o modelo atual de ensino é desinteressante para o aluno. A alternativa para integra de forma ativa o aluno em sala de aula, é oferecer os instrumentos melhor assimilado pelos jovens- a tecnologia. Tecnologia que pode ser utilizada de varias formas, com laboratórios de informática, grupos para troca de informações e claro jogos com finalidade educativa. A escola deve deixar de ser indiferente as mudanças que acontecem atualmente.

    Artur Henrique Antonio
    Curso: Ciências Biológicas-Semestral
    5° Semestre-Unifran

    ResponderExcluir
  26. Concordo sobre o que a Samara Werner mostrou no vídeo e deixou de reflexão para nós, gostaria de destacar uma fala dela que dizia: "Será que não é hora de refletirmos sobre o mundo contemporâneo que não é muito diferente da escola onde estudava o gênio Albert Einstein? Como podemos chegar com o avanço da tecnologia e os seus métodos modernos no processo de ensino-aprendizagem tornando-se parte da realidade dos alunos e atingir o prazer estético deles a partir dessa posição do professor de inovar com esses métodos novos na sala de aula?" Na minha opinião, os jogos mostram muito bem essa posição de mudança e construção de uma nova educação brasileira pois são atuais, parte do interesse e da realidade dos alunos,além de contribuir para o melhor desempenho dos alunos na sala de aula e não vindo a se tornar o conteúdo que ele usará apenas no futuro e que fazerá sentido apenas mais pra frente ou sendo ele "proveituoso". Na minha opinião, como ela diz, temos que pensar no agora, no que deve ser feito para melhorarmos a educacão. E com muito desempenho dos professores à essa proposta de ensino, poderemos mudar esse quadro.


    Aluna: Karen Herulys dos Santos Corsi
    Curso: Letras-Português/Literatura
    3º Semestre (2º ano)

    ResponderExcluir
  27. SOU TOTALMENTE A FAVOR DO USO DE NOVAS TECNICAS NA EDUCAÇÃO, HOJE OS ALUNOS SÃO TÃO BEM INFORMADOS E CONVIVEM COM TANTA TECNOLOGIA QUE O QUADRO NEGRO E O PAPEL NÃO SÃO SUFICIENTES PARA PRENDER A ATENÇÃO DELES.
    ESSA FORMA LUDICA DE ENSINO FAZ COM QUE ELES CONSIGAM APRENDER, INTERAGIR, SOCIALIZAR, VIVENCIAR E COLOCAR EM PRATICA AQUILO QUE APRENDEM.

    REJANE APARECIDA CASTRO ROSA- 1º ANO GEOGRAFIA

    ResponderExcluir
  28. As relações mudaram muito,mas a escola continua a mesma coisa que era do passado. As aulas caíram na rotina e isso desestimula os alunos a estudarem. Tecnologias são abundantes, mas são pouco utilizadas a favor da educação. Para um melhor aprendizado deve-se contar com o apoio de jogos , celulares , iPads e com isso torna -se mais atraente ,interação entre professores e alunos , despertando nestes alunos sua criatividade e potencialidade.

    Waldirene de L. Castellani,3ºsemestre do curso de Letras: Português/Literatura

    ResponderExcluir
  29. Eu sou a favor do uso da tecnologia e dos jogos na educação. Hoje a atenção dos alunos está presa nas redes sócias ou e em jogos. Os professores simplesmente vão ter como ferramentas os jogos, para uma aprendizagem mais interessante e de chamar a atenção do aluno, que alem de está jogando vai está aprendendo. Assistir uma reportagem que passou no Jornal Hoje no dia 11/04/2013 com o tema a tecnologia a favor da educação, os alunos criam jogos que tem haver com cada disciplina, eles tiveram que ter conceitos básicos de matemática, física, geometria e outros fatores enfim eles têm que saber de cada disciplina para criar os jogos. Segundos os especialistas é uma aprendizagem mais eficiente e mais duradoura.

    FRANCIELLI DE LIMA - 1° GEOGRAFIA

    ResponderExcluir
  30. Os jogos pedagogicos são importantes, pois além de incentivarem os alunos a terem motivação em determinados assuntos, ajuda-os a construir conhecimento. Além desses alunos estarem de certa forma se divertindo, estarão também aprendendo e conseguinte mudando o meio em que vive e a relação entre aluno professor, professor aluno. Talita Zalinelo Monteiro,3 semestre do curso de letras: português/Espanhol

    ResponderExcluir
  31. É interessante o vídeo,eu também sou a favor da tecnologia na educação,pois os alunos não querem saber de um relacionamento somente entre professor e aluno,tudo disperta o olhar deles,tem que mudar essa rotina de décadas ,acrescentar algo que prenda o olhar a atenção deles,algo inovador da tecnologia,algo que o professor e aluno possa interagir juntos.

    Thairyne Souza Teles - Artes Visuais , semestral

    ResponderExcluir
  32. para os futuros professores do curso de geografia acho que seria muito agregador estes novos métodos de ensino. creio que mapas virtuais em tabletes, jogos interativos envolvendo área física e humanas da geografia abrangeria á todos ajudaria a entendera complexidades da matéria e uma simples brincadeira passaria a ser um aprendizado sempre. quando os alunos passam a brincar durante o ensino acredito eu que fica mais fácil o aprendizado contudo não podemos esquecer dos livros que ainda continua sendo melhor amigo do aluno.

    RODRIGO ROGERIO 1º ANO GEOGRAFIA / UNIFRAN

    ResponderExcluir
  33. eu acho que todo tipo de tecnologia deveria ser usada nas escolas,o nosso método de ensino esta ultrapassado, o nosso mundo de hoje esta ligado com a tecnologia, sem duvidas esses jogos pedagógicos iriam ser bem mais produtivos, porque chama muito mais a atenção do aluno fazendo com que essas aulas se tornem mais interessantes, e melhore a produtividade dos alunos, e ajudara bastante na relação entre professor e aluno.

    Rogério Quirino Martins - 1° semestre de História/ Unifran 2013

    ResponderExcluir
  34. O uso de jogos ou tecnologias nas salas de aulas deve ser aplicado sim!
    Os alunos convivem com as tecnologias fora da escola, e porque não lá na sala de aula!!!!
    Nós como futuros professores temos que repensar na forma de lecionar e trazer essa inovação para nossa aula. Acredito que no ensino de ciências exatas, muitas vezes, ou na grande maioria,que são as matérias menos preferidas pelos alunos, traria maior interesse a aprendizagem aos alunos.
    O aluno tem também o direito de se expressar e contextualizar, portanto, de que forma ele faria isto:
    - é claro que com tecnologia (jogos, inovações), que estão tão presentes na vida deles.

    Luciana Aparecida Costa Abelo- Química Licenciatura/Sem.

    ResponderExcluir
  35. Marcio Felix dos Santos 12 de abril de 201312 de abril de 2013 às 20:17

    Acredito que se a tecnologia educacional for usada para enriquecer o conhecimento essa ajuda é bem vinda. O aluno gosta de aulas variadas, de novos métodos que os surpreenda positivamente e, nesse caso, os jogos podem prender a atenção mostrando que se pode aprender com alegria fazendo algo que se gosta. Por isso, essa ideia de usar os jogos como forma de educar deve ser explorada para auxiliar o professore a estabelecer um contato mais próximo com o aluno.

    Marcio Felix dos Santos 5º semestre Licenciatura em Química cod.1291423

    ResponderExcluir
  36. Eu vejo que o modelo atual de ensino se tornou obsoleto para a aprendizagem. Diante tantas tecnologias hoje existentes, criou-se na mente das pessoas principalmente das novas gerações uma grande compulsividade pelo dinamismo e concretismo de informações, em consequência dos atuais recursos tecnológicos como a internet, celulares com a mais alta tecnologia, possibilitaram este grande volume de informações instantâneas. Isto contrapõe com a didática escolar que se tornou ainda mais cansativa e abstrata, fazendo com que cada vez mais o aluno perca o interesse naquilo que lhe é ensinado, ache o fato de ir na escola algo totalmente sem importância, e que se caso precisar de algum conteúdo, poderá pesquisar na internet.
    Penso que a escola deve se adequar à tecnologia, estar atualizada com as transformações mundiais e sociais para que esta não fique parada no tempo e no espaço, como é nossa atual realidade, em especial à das escolas públicas que se encontram em tão lamentável estado de sucateamento que não é raro encontrar escolas que não possuem um laboratório de informática.
    O uso de jogos e atividades interativas aliadas aos novos recursos que nós temos é uma boa opção para que desperte o interesse pelo aluno para com a escola, para que esta, não seja um mundo à parte de sua realidade, e sim, parte dela.

    Rafael Negreiros Dias 1° semestre Licenciatura em Geografia. Cod.1279267

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Atualmente temos um grande aparato de tecnologias e recursos tecnológicos, mas observa-se que não é suficiente para o futuro do País. O futuro de TODOS está na formação educacional das pessoas, infelizmente este lamentável fardo arrasta-se desde 1549, quando Marques de Pombal expulsou os jesuítas e promoveu o Caos em todo sistema educacional. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da forte influência lançada pela mídia, é necessário cuidado. Afinal, informação não é sinônimo de conhecimento.
    Vanildo Aparecido Fernandes 1°Semestre de Licenciatura de Geografia 2013

    ResponderExcluir
  39. Então, no meu ponto de vista é muito importante os jogos educativos,pois ele dá uma grande importância para o desenvolvimento educativo,e de certo modo ele dá um incentivo maior para os alunos para que eles consigam obter-se rendimento em sala e serem criativos, isso dá um passo a frente.
    Luís Fernando Nogueira de Almeida. 1 ano História 2013.

    ResponderExcluir
  40. Os jogos, podem sim servir para o desenvolvimento do aprendizado, além de que se usado dentro da escola, podem servir como atração e incentivo para os alunos, além de tornar mais interessante e dinâmico o método de ensino, e deixar um pouco de lado a monotonia do ensino que temos hoje.
    Além do mais insisto em dizer que muitos dos jogos que joguei durante minha vida me deram conhecimento por exemplo de inglês muito maior do que o massante método que era aplicado na escola. Se a escola tem como objetivo educar, alfabetizar e preparar a pessoa para enfrentar o mundo que é extremamente concorrido, nada melhor que fazer com que as pessoas sujeitas a isso se sintam mais interessadas, o que consequentemente iria gerar um maior desenvolvimento.
    Marcus Vinicius Verissimo Gonçalves GEOGRAFIA 1° ano Unifran 2013.

    ResponderExcluir
  41. O uso dos jogos em sala de aula proporciona aos alunos uma aprendizagem mais cativante e agradável agregado ao uso da tecnologia que está cada vez mais presente em nossas vidas. Creio que tudo que possa enriquecer o aprendizado seja bem vindo e válido como maneira de cativar e aguçar a criatividade dos alunos. Certamente o desafio ligado aos jogos tornará as aulas mais atrativas, tornando as aulas altamente produtivas e satisfatórias, gerando assim um maior desenvolvimento da classe.

    Leonardo Rossi - História 1° semestre - UNIFRAN 2013 Cód: 1244182

    ResponderExcluir
  42. gostei muito da matéria apresentada, sou totalmente a favor da tecnologia nas salas de aula, apenas que , devemos tomar cuidado pois nesse país em que vivemos não seria difícil a troca dos professores por profissionais da tecnologia ou informática .... é preciso informatizar sim, atualizar sim, mas que fique bem claro que nada substitui o professor e um bom livro didático, pois além do ensino faz um grande bem a nossa mente, o ensino associado a informática sou de acordo, mas como disse , tenho medo da " seriedade " deste país, principalmente do nosso estado pois onde se aprova o aluno sem saber nada , inclusive tirando do professor o poder de ensinar dando a eles um método pronto de ensino , neste caso temo que esta tecnologia vicie o aluno e o deixe de certa forma "preguiçoso" pois saberia que não precisaria mais ler um bom livro e sim apenas digitá-lo na sala de aula. Waner Dehon / GEOGRAFIA

    ResponderExcluir
  43. A escola hoje ainda é muito tradicionalista, ela não evoluiu junto a evolução do mundo. Os pensamentos dos jovens, a rotina não é a mesma de anos atrás.Essa forma de aprendizado usada nas escolas está monótona para os alunos, então para um melhor aprendizado, a escola deveria caminhar junto as novas descobertas.
    O mundo de hoje gira em torno das novas tecnologias, internet, redes sociais, ''games'' , pessoas passam o dia inteiro em frente a um computador, no celular, nos video games. Então nada melhor para a motivação e interesse dos alunos do que agregar jogos educativos, pesquisas na internet em sala de aula, haveria muito mais interação 'professor e aluno', e causaria o interesse dos alunos. Grazielle de Almeida Ferrira Letras/Espanhol 3º semestre

    ResponderExcluir
  44. Na minha opinião os jogos educativos também é uma ótima maneira de educar,ele contribui em todos os sentidos para o aproveitamento de uma aula, a sua importância influencia na aprendizagem e também na relação professor e aluno.
    além de educar incentiva os alunos na prática sobre um determinado tema e os ajuda a conquistar conhecimento,e esses tipos de jogos podem modificar a forma de educar, é uma atividade que ajuda no desenvolvimento do aluno.

    Simone Aparecida Santos 1º semestre de Geografia / UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  45. Hoje em dia, os jovens tem acesso ao conhecimento nos mais variados lugares , e vários aparelhos tecnológicos contribuem para a aprendizagem por fazer parte de suas vidas.
    O fato de relacionar o ensino aprendizagem com a tecnologia faz com que os jovens tenham maior interesse pelo assunto que está sendo tratado , pois assim eles podem relacionar o ensino com o cotidiano, além de estudar utilizando jogos e vários outros aparelhos eletrônicos que eles gostão. O uso da tecnologia nas escolas faz com que a aprendizagem se torne mais prazerosa.

    Edson Caetano dos Reis Severiano - 4 ano Ciências Biológicas/ UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  46. MARIA APARECIDA PINTO LEITE PORTUGUÊS/ESPANHOL
    Dentro de uma sala de aula, toda atividade bem elaborada e bem planejada, faz a diferença o aluno quer uma motivação principalmente quando se trata de tecnologia, portanto uma relação aluno-professor na qual o professor deixe transparecer que o foco real da atividade sejá a busca do conheimento, querer aprender, e estar siente que para tudo existe regras e limites que se devem ser respeitados.

    ResponderExcluir
  47. KELLY CRISTINA TRAMONTINA
    ARTES PLÁSTICAS
    13 DE ABRIL DE 2013
    Os jogos pedagogicos são importante para os alunos e para os professores, pois atraves desses, ambos aprendem e se conhecem , tão qual como a tecnologia que se torna essencial na vida de todos nos educadores e alunos, é um recurso que sempre temos q estar elaborando em sala de aula , se tornou essencial na vida de todos nós, além de discontrair e se tornar a aula mais agradável, otimista, com vontade se ser assistida , e com sede de aprender mais..

    ResponderExcluir
  48. Posso dizer que certos jogos acabam influenciando na aprendizagem, fazendo com que o aluno mostre maior interesse em aprender. Sou totalmente a favor a partir do momento que esses jogos não estejam relacionados à internet, pois se o aluno já não gosta muito de estudar a partir do momento que ele tem em mãos o uso da internet para poder jogar, mesmo sendo parte do ensino, ele vai levar na brincadeira, levando na brincadeira ele poderá usar a internet para outros fins e isso não será legal. Agora, se os jogos forem em papeis ou através de peças, esse aprendizado terá um ótimo resultado no final.
    Jordania Moura Cardoso – 1º semestre de Geografia - UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  49. Na minha opinião, os jogos são importantes para a evolução da educação. Tudo tem que evoluir. Por isso acho que a educação deveria ser mais flexível no que diz respeito as mudanças tecnológicas. Temos várias formas de fazer com que o cibernético esteje a favor também da educação. Veja quanto um jogo prende a atenção da criança. Porque não transformar isso em uma ferramenta onde facilite o entendimento? Coisa para se pensar e quem sabe num futuro bem próximo ser usado em beneficio da educação.Assim o aluno teria mais vontade e mais estimulo, fazendo o que gosta.

    ERIKA CAPEL DE MATOS - 1 ANO DE HISTÓRIA - 2013.

    ResponderExcluir
  50. A escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo.As tecnologias em geral,usadas a favor da educação,creio que seria uma ferramenta pedagógica de grande valor,pois enriqueceria as aulas,tornando-as mais dinâmicas e motivadoras,que além de tudo proporcionaria uma interação muito maior entre professores e alunos.Os jogos e brincadeiras são fontes de prazer para crianças e jovens,porque além de fazerem parte do seu cotidiano, eles são de um contexto estimulador,desafiador e instigante,que prendem a atenção dos mesmo, e que daria muito certo se usado em sala de aula. LETÍCIA GABRIELLE DE FARIA - Letras/Literatura - 2 ano - 2013 _Unifran.

    ResponderExcluir
  51. O jogos estão enseridos na nossa sociedade já a longo tempo,e um estimulador de ideias fazendo com a sua imaginação flua cada vez mais. Aguça os seus sentidos,e agiliza o pensamento,se tudo isso pode ser usado como lazer porque não para o ensino......
    Acho que esse atraso no uso da educação através das tecnologias causa um retardo no desenvolvimento como nação,nos encontramos muito atrás de outros países.
    Ao meu ver uso dessas tecnologias só vem a acresentar ,porque aumenta foco na concentração do aluno quebrando aquela aula maçante e enjoativa tradicional.
    Aluno Bruno Vinicius Rodrigues
    Curso: Geografia

    ResponderExcluir
  52. oque ela falou praticamente a verdade,hoje vivemos em um mundo totalmente inteligente, e como ela disse nosso pais também tem essa inteligencia, mas não estão usando de uma maneira correta.Hoje os professores perdeu o amor em ensinar causando um desanimo nos alunos, e dispersando-os para outros caminhos.
    Igual ela cito os ensinadores precisam de algo inovador,aonde possa despertar um interesse aos alunos, e na minha concepção isso trara um desenvolvimento para os alunos,ajudando no crescimento profissional.
    NOME:Salvador Lopes
    CURSO:Historia 1 ano

    ResponderExcluir
  53. IRONDEVARDE FACIOLLI JUNIOR14 de abril de 2013 às 13:56

    jogos tecnologias e redes sociais hoje estao em todas camadas sociais inclusive nas escolas entao eu acho que as escolas devem sim trazer mais tecnoligias para as salas de aula para que estimulem mais seus alunos para que participem mais das aulas. os jogos em sala de aula tambem serao muito importante porque sao interativos e aproximam mais as pessoas umas das outras.a escola que nao usa de tecnologias em salas aula tendem a ficar com um atraso em seu desenvolvimento e como pais ficaremos sempre para tras.alguns professores precisam perder o medo da tecnologia em aula e sair do metodo tradicional que hoje nao estimula grande parte dos alunos.na minha opiniao o uso dessas tecnologias so veem a contribuir para o desenvolvimento de nossos alunos que serao o futuro dessa naçao.aluno IRONDEVARDE FACIOLLI JUNIOR (3 SEMESTRE)2 ANO 2013 DE LETRAS DISCIPLINA PORTUGUES/ESPANHOL

    ResponderExcluir
  54. Hoje em dia a tecnologia tomou conta de tudo no nosso cotidiano, e na minha opnião, eu acho que os professores devem sim levar a tecnologia para dentro da sala de aula, o que os professores precisam é de quebrar a rotina dentro de uma sala, eles teriam que trazer jogos, videos interativos, fazer dinâmicas com os aluno etc, para que eles se interajam uns com os outros e até mesmo os professores com os alunos e vice-versa, pois assim , seria um insentivo para que os alunos interessassem mais pelas aulas, afinal, os jovens de hoje gostam de coisas novas, e desse modo, tudo o que é novo irá chamar a atenção deles, e fará com que eles participem mais das aulas.

    ADRIANO DA SILVA 3ºSEMESTRE LETRAS, PORT/INGL

    ResponderExcluir
  55. Como todos sabem hoje em dia a tecnologia é o assunto do momento, não só para os adolescentes mas para o mundo em geral, e porque não unir a tecnologia de hoje com assuntos educacionais? A Educação está um pouco atrasada em relação a tecnologia em sala de aula e cometem um grande erro, pois a cada dia que passa as aulas que utilizam apenas lousa e giz se tornam cada vez mais monótonas e cansativas para os alunos, aumentando assim a dispersão da atenção dos alunos em geral. E acredito que com o uso de jogos, brincadeiras, e da tecnologia em geral, que viraram febre no mundo de hoje é um grande aliado para educação, pois a partir do momento em que os alunos juntarem a diversão e os meios atrativos para eles para o estudo, com certeza se tornará muito mais prazeroso estudar.

    Natália Matos Andrade - 4°ano Ciências Biológicas - Anual/ UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  56. hoje a internet domina o mundo seria mais facil os proximos professores que virão não impedir o uso de aparelhos que dão acesso a paginas de internet mais sim ajudar ou encinar eles a usar ou interagir os alunos para que os alunos fiquem mais confiantes em suas aulas assim iria ajuda-los a como a internet deve mesmo ser usada.Marinai A.M. Mazziotti 1ano de história 2013

    ResponderExcluir
  57. Nossas formas de ver o mundo são diferentes de tempos passados e a forma de educar pouco mudou. A educação através da tecnologia deve ser realmente usada, mas não achando que só seu uso pode mudar alguma coisa, mas sim a forma a qual a usamos. Mesmo com o uso da tecnologia e a informática avançada, ainda é preciso um profissional com a capacidade de enxergar as necessidades de cada aluno sabendo que cada um tem raciocínio individual e merece uma atenção individual. Com os avanços de hoje um jovem pode facilmente procurar pela informação que quiser mas sem um professor para instrui-lo não saberá filtrar o que é real de algo falso. Um professor utilizando tecnologia ou não deve tornar suas aulas mais interessantes aos alunos fazendo-os ver a importância daquelas aulas em suas vidas e como isso pode de certa forma favorece-los.

    Aluno:Ricardo José de Sousa
    Curso:Ciências Biológicas - Licenciatura
    5º Semestre - UNIFRAN

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de parabenizar a Samara Warner pela grande apresentação, e o incentivo de criar novos métodos de educação.
    De fato nossas escolas não estão avançando de forma q gostariamos... o texto que ela mencionou "Professor e do Médico que acordaram depois de 100 anos", foi o melhor exemplo que se pode citar... mostrando que a educação tem que ser tratada da mesma maneira que os assuntos sérios. A ciência evoluiu, e a ciência da educação tambem tem que evoluir...

    Ricardo Tavares
    1º Semestre/Curso de História/01.013

    ResponderExcluir
  59. eu achei muito legal no comelo falou sobre que cada um de nos temos nossas proprias caracteristicas e nos tornamos conhecidos por elas e que a escola do tempo de einstein nao mudou muito comparada a de hoje.mas o que eu gostaria de comentar mesmo e a realidade que as tecnologias de hoje estao fazendo muito a cabeça dos jovens pois so querem saber de video games e redes sociais e quando se pergunta se que prestar atenção na escola ou seja querer aprender nao quer saber e isso e muito ruim para o ensino pois cada vez mais a pessoas desinteressadas em aprender na escola pois so pensam em outras coisas.espero que um dia isso mude. MATHEUS MARTINS MAGNANI CURSO DE HISTORIA 1°ANO

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Atualmente o mundo está cada vez mais voltado para as novas tecnologias. Vivemos atualmente sob o impacto das novas descobertas tecnológicas e científicas, que por sua vez provocaram inúmeras mudanças na sociedade, nas relações pessoais e principalmente na educação, produzindo transformações na natureza do saber. De vilões em sala de aula, os smartphones, tablets e notebooks estão subindo à categoria de anjos da guarda. Centenas de aplicativos estão sendo desenvolvidos com o foco em educação, direcionados tanto a crianças e adolescentes, quanto aos professores. Os jogos eletrônicos são um fenômeno da cultura digital que estão sendo utilizados de variadas formas. Sabemos que os jogos sempre constituíram uma forma de atividade própria do ser humano desde as épocas mais remotas, assumindo ao longo da história, diversos significados e tomando diferentes definições, sejam elas antropológicas culturais ou educacionais. Tal atividade pode ser um eficiente recurso didático do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual.
    Torna-se, assim, imprescindível que os professores e a escola se aproximem dessas novas formas de aprender, desses novos espaços de aprendizagem que estão surgindo na sociedade atual, ressignificando e contextualizando a sua prática, aproximando-se dessa forma do contexto em que vivem os alunos.
    Aluno: Alkimim Batista de Moura
    Curso: 3. Semestre Letras/Port/Literatura
    UNIFRAN.

    ResponderExcluir
  62. Cada aluno tem uma visão,cada aluno gosta de determinada disciplina, entao ele prestará mais atenção naquilo que lhe interessa. Tiro por exemplo eu mesmo, quando estava no ensino medio podia conversar so nas outras disciplinas, quando o prof de biologia chegava eu dizia a todos: nao conversem comigo. Porque desde la eu amava a biologia e pensava em prestar atenção só nela praticamente. Imagino eu se tivesse mais recursos na escola como pelo menos o uso de um projetor eu teria prestado mais atenção nas outras disciplinas e teria aprendido muito mais em biologia. Portanto eu acho que o uso de novas tecnologias são essenciais para o aprendizado dos alunos. Mas deveria ter treinamentos para os profs que não sabem usa-los para que preparassem uma aula mais dinâmica principalmente nas areas de historia, biologia e geografia que usam muitas imagens.
    Mateus Nascimento 4º ano Biologia.

    ResponderExcluir
  63. Nem sempre a tecnologia vai superar o ensino tradicional,por isso os jogos seriam assim uma forma prática de fazer o aluno buscar conhecimento , estimulando o aprendizado.Cada pessoa tem um tempo para aprender,uma forma,e assim estamos deixando o aprendizado fluir naturalmente,pois quando incentivamos os alunos por meio de jogos, a verem que o trabalho em equipe apresenta melhor resultado levando-os a interagir entre si. SILVIA HELENA MARCINEIRO DE ALMEIDA 2º ANO ;LETRAS .LITERATURA

    ResponderExcluir
  64. As aulas com jogos são fundamentais, pois ajuda no desenvolvimentop lógico do aluno, e se torna uma aluma mais agradável e dinâmica, fugindo daquleas aulas tradicionais, o aluno se empenha mais em fazer as atividades. Podemos também usar a tecnologia a nosso favor, do aluno, a interação dele com a tecnologia é muito grande e acaba sendo uma forma de estimula-lo. FLAVIA L.COMASSIO 1° ANO DE GEOGRAFIA

    ResponderExcluir
  65. Usar a tecnologia nos dias atuais é uma opção que sabemos que vai dar certo, mas que as instituições não estão preparadas para receber toda essa inovação do mundo moderno. A tecnologia desperta a curiosidade, é ela quem está o tempo todo vivo em nosso cotidiano, seja no celular, no trabalho, em pesquisas, enfim, o uso dela é indispensável. Na educação ela seria mais um auxílio que despertaria a atenção do estudante que ainda sem dúvida nenhuma, estaria muito mais interessado em buscar sabedoria e aprendizagem, afinal o foco é esse.

    Josiane Paula do Nascimento
    Letras português/literatura
    3°semestre

    ResponderExcluir
  66. A escola atual esta ultrapassada em seus meios de ensino.
    É necessario que atualize esses meios, para um melhor aprendizado em todas as areas escolares, e uma das alternativas para se usar, é incluindo no meio escolar ideias que sejam do cotidiano, da vida, destes jovens alunos, para melhor compreensão de cada um deles, para um nivel mais alto de interesse nestes alunos, pois aquilo que não faz sentido para o aluno, não o chama a atenção, nem estimula com que ele queria aprender, e se desenvolver.

    Maria Paula R. Barcelos Souza - 5º Semestre (3º Ano) - Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  67. Hoje em dia a tecnologia esta em toda parte,e acho um descaso que os professores não se atualizem,e que fiquem só com o livro dentro da sala de aula,o que destimula muito o aluno é essa rotina nas escolas,sem jogos,sem atividades,sem motivações para o aprendizagem..por ejemplo,um professor de historia da escola da minha menina,ele leva para as suas aulas,slides,projeções,ect..usando a tecnologia,e eu vejo o entusiasmo da minha filha e das colegas,quando chega o dia da aula de historia..
    já vejo o desánimo do meu filho,chega da escola e eu pergunto como foi, ele responde : a mãe o mesmo de sempre, a professora,passou materia do livro e temos que copiar as perguntas e responder..
    Os professores precisam rever isso e por mais tecnologia,nas aulas,fazendo-las mas interessantes e didaticas...
    Susana E.Bergoglio de Pozzo - 3º semestre de letras/Português-Espanhol.

    ResponderExcluir
  68. A Arte de ensinar está em constante mudança, e é preciso se adaptar à nova forma de transmissão do conhecimento. Os jogos eletrônicos ocupam a preferência das crianças e adolescentes por isso não podem ser ignorados no ambiente escolar. A escola precisa se apropriar do universo tecnológico enraizados por esta nova geração. Os jogos pode contribuir na formação de variadas competências e habilidades do aluno. Porém é imprescindível criar espaços de discussões sobre os pontos positivos e negativos dos jogos , reforçando a diferenciação entre o mundo virtual e o real. Contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, e na diferenciação entre a ficção e a fantasia, propiciam o desenvolvimento de habilidades como: atenção, memória, concentração, agilidade, criatividade, desenvolvimento de diversas capacidades cognitivas, afetivas e sociais, além disso propiciam momentos de lazer e descontração, fazendo parte e importantes etapas da vida. Atua também como atividade estruturada em torno de regras.

    Denise Rodrigues - 2º ano - Artes visuais - Unifran

    ResponderExcluir
  69. Sem duvida a maior dificuldade do professor é manter o aluno interessado ao estudo e compreensão da matéria.Competir, enfrentar desafios e superá-los de maneira surreal sempre foi uma coisa que aguçou o homem, o grande sucesso de games se deve a isto; a melhor forma de se educar vem de puxar o interesse do aluno a matéria de uma forma que torne o ensino mais suave e bom, os jogos são uma importante forma de se fazer o aluno se interessar pelo conteúdo desenvolvendo sua lógica e aprendizagem dentro da sala. Muitos professores tratam com um certo preconceito esta questão de "brincar" com o aluno em sala de aula, se mantendo embasado em uma política extremamente conservadora em relação a educação. Os jogos são uma forma de revolucionar o ensino de uma forma positiva e crescente, a vontade de estudar de aprender será bem maior com estes meios, tornará o aluno muito mais interessado no conteúdo de uma forma mais prática e muito mais divertida até mesmo para o educador de se ensinar.

    Caio César Da Silva- 1º semestre de História

    ResponderExcluir
  70. O uso dos jogos em sala de aula é interessante, porque com os avanços tecnológicos é necessário que os profissionais se atualizem de acordo com as transformações e renovações cotidianas, é preciso uma motivação para o aprendizado adquirido, através do conhecimento, dos acontecimentos e por processos dessa nova realidade para despertar o interesse do aluno em atividades que usam o dinamismo e a curiosidade, na qual passa a desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade e a interagir melhor em sociedade. No entanto, essas mudanças devem ser utilizadas de forma benéfica para a formação cultural e científica baseada na informação e na comunicação visando a educação, sem deixar de lado o aprendizado básico: capacidade de ler, escrever, ética, valores morais, etc.

    Mara Cristina da Silva Ferraz - 4º Ano - Ciências Biológicas - Licenciatura UNIFRAN/2013.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. O jogo é um método muito importante para ser usado em sala de aula , isso ajuda a estimular a criatividade , os interesses e a vontade de estar nesse ambiente de aprendizagem . No meu ponto de vista , jogar em sala de aula proporcionaria momentos ricos em interação e interesses de aprender , auxiliando educadores e educandos no processo ensino-aprendizagem . Como disse a Samara Werner ''temos potencial o Brasil é criativo , temos uma juventude criativa'', só que a maioria dos nossos educadores não estão dando oportunidade para que esses estudantes se desenvolvem suas vontades de novos conhecimentos .

    Aluno: Sueli Rodrigues dos Santos
    Curso: Química Licenciatura /5°semestre -Unifran
    Cód:1284414

    ResponderExcluir
  73. Os professores devem se adaptar a esta nova proposta e utiliza-la a favor da escola. Os jogos além de manter os alunos interessados proporciona novas formas de ensino e aprendizagem e nós como educadores devemos nos atualizar a esta nova era, pois um novo mundo exige novos caminhos.

    Aluno:Deise Ap. Silva
    Curso:Artes /5° semestre Unifran

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. A inovação no modo de ensinar,realmente é uma das melhores alternativas que eu vejo para uma melhora no ensino, o professor deve despertar o interesse no aluno,da melhor forma possível,e para que isso ocorra,é necessário que novas tecnologias sejam implantadas nas escolas,temos que recorrer a isso para despertar o minimo possível de interesse nos alunos de hoje em em dia,pois o desinteresse que ocorre no dia a dia,acaba prejudicando ainda mais o seu aprendizado.
    Se é tecnologia e jogos que despertam o interesse,poderíamos planejar e aplicar aulas mais práticas e mais dinâmicas adequando o nosso conteúdo da melhor forma possível,e irmos nos adequando a essa nova geração.
    Aluna:Renata Cristina Alves de Oliveira-3°ano Educação Artística.

    ResponderExcluir
  76. A educação no nosso pais esta estagnada no tempo,e acredito que essas novas formas e métodos de ensinar e interagir com os alunos, uma ótima chance de mudar essa situação, todos nós como futuros professores temos o dever de participar desta transformação, e não nos acomodar perante o sistema que prevalece e empobrece tanto a educação, tudo que for para somar sera sempre bem vindo.

    Fabiana Conceição de Lima
    1ºGeografia
    1ºSemestre UNIFRAN

    ResponderExcluir
  77. Os jogos desenvolvido em salas de aulas é um método muito importante, pois auxilia também o desenvolvimento do aluno em matérias em que são mais complicadas de se entender, e dessa forma pode desperta também o interesse desse aluno a aprender a matéria e até mesmo a gostar dela. A tecnologia nos dias de hoje esta muito avançada então porque não utilizar essas tecnologias para o desenvolvimento do aluno e para nos Professores poder passar também o nosso conhecimento de forma que eles se interesse pelas aulas. A maioria dos Professores tem uma política de achar que só se aprende com esse método de ler e escrever mais o jogos podem desenvolver muito mais o aprendizado do que esse método que se tem até hoje nas escolas. Nós futuros Professores temos que fazer a diferença no Ensino da Educação.

    ResponderExcluir
  78. Os jogos desenvolvido em salas de aulas é um método muito importante, pois auxilia também o desenvolvimento do aluno em matérias em que são mais complicadas de se entender, e dessa forma pode desperta também o interesse desse aluno a aprender a matéria e até mesmo a gostar dela. A tecnologia nos dias de hoje esta muito avançada então porque não utilizar essas tecnologias para o desenvolvimento do aluno e para nos Professores poder passar também o nosso conhecimento de forma que eles se interesse pelas aulas. A maioria dos Professores tem uma política de achar que só se aprende com esse método de ler e escrever mais o jogos podem desenvolver muito mais o aprendizado do que esse método que se tem até hoje nas escolas. Nós futuros Professores temos que fazer a diferença no Ensino da Educação.

    Rejane de Lima Machado
    Curso: Geografia

    ResponderExcluir
  79. Os jogos desenvolvido em salas de aulas é um método muito importante, pois auxilia também o desenvolvimento do aluno em matérias em que são mais complicadas de se entender, e dessa forma pode desperta também o interesse desse aluno a aprender a matéria e até mesmo a gostar dela. A tecnologia nos dias de hoje esta muito avançada então porque não utilizar essas tecnologias para o desenvolvimento do aluno e para nos Professores poder passar também o nosso conhecimento de forma que eles se interesse pelas aulas. A maioria dos Professores tem uma política de achar que só se aprende com esse método de ler e escrever mais o jogos podem desenvolver muito mais o aprendizado do que esse método que se tem até hoje nas escolas. Nós futuros Professores temos que fazer a diferença no Ensino da Educação.

    Rejane de Lima Machado
    Curso: Geografia

    ResponderExcluir
  80. Despertar interesse! Esse é o grande macete para a educação atual. E o que desperta interesse nos alunos de hoje? Tecnologia.
    Não tem mais como tentar progredir em ecuação sem levar junto as tecnologias, pois querendo ou não é ela quem move o mundo de hoje.
    Como privar um aluno de acessar a internet; seja pelo computador, seja pelo celular; nos dias atuais se são esses aparelhos que fazem parte do cotidiano deles?
    Nossos pais e nós em nossa grande maioria de vida escolar, fomos educados com livros, com cópias de lousa, com pesquisas na biblioteca; pois na época eram estes os recursos que o mundo oferecia. Mas a partir do momento em que surge a internet e aparelhos eletrônicos cada vez mais modernos, não há como ficar presos à recursos passados e ultrapassados.
    É preciso observar também que às vezes não é somente nas escolas que se deve implementar tecnologia na sala de aula, mas também nos cursos de licenciatura; pois o professor precisa de instrução de como utilizar tais recursos, uma vez que, a grande maioria não foi educada desta forma.
    Portanto, a tecnologia é imprescindível na educação atual, seja ela em forma de jogo, plataformas ou uma simples pesquisa na internet; o importante é utilizá-la para que se aproxime do cotidiano do aluno e desperte interesse neste em aprender.

    - Lorrâine Simões de Aguiar
    Letras/ Espanhol 3º Semestre 2013

    ResponderExcluir
  81. Educação*, desculpe o erro de digitação.
    - Lorrâine

    ResponderExcluir
  82. Franca, 17 de abril de 2013.

    Em cada época histórica utiliza-se diferentes tecnologias, atualmente a maioria dos educadores ainda estão na do giz e da lousa. Não que esse meio tenha que ser abandonado, mas sim conciliado com ambientes de aprendizagem fora do padrão.
    A tecnologia envolve praticamente todas as áreas do nosso convívio social e se expande rapidamente, necessário é que ela sirva de apoio e desenvolvimento na aprendizagem. Sua utilização nas escolas é de extrema importância para a inserção do aluno, logo cidadão, na sociedade.
    Ao explorar a aprendizagem do mesmo propondo atividades que contém significados para ele, o professor tem mais chance de concluir satisfatoriamente o que se deseja.

    Jéssica de Paula A. Neves
    Letras Português/Inglês

    ResponderExcluir
  83. Como deu pra notar, uma das coisas que mais deixa a desejar na educação de hoje é a adequação com o novo tempo, o da informática, da interatividade. Porém, não é uma ideia nova. Me lembro no final dos anos 80 ou começo dos 90, quando cursava o intermediário de inglês na Cultura Inglesa, tínhamos um jogo na central de informática chamado "The Secret of the Monkey Island". O princípio do jogo era o pirata novato (o aluno) fazer as peguntas corretas em inglês para obter as respostas que o permitiriam ir adiante no jogo. Isso fazia com que alunos estudassem mais, pois a linguagem era relativamente complexa (devido ao nosso nível da época), e todos queriam terminar o jogo.
    Esse tipo de interatividade se provou útil comigo há mais de 20 anos atrás, e me faz pensar em como tudo estaria se já tivesse sido implantada para todos os níveis sociais há mais tempo. Se identificar com interesses, inserir esses interesses no aprendizado, fazer o aluno raciocinar com algo que o motive, que não fique apenas como um "2 de paus" com alguém falando por horas coisas que ele nem pediu pra saber mas realmente interaja é uma das prioridades para que o ensino possa dar um passo à frente após tantos anos de estagnação. Dinheiro existe para a infraestrutura, mas me parece que estádios super-faturados hoje em dia têm maior importância. Como seria bom se nos preocupássemos mais em ter um próximo Niemeyer ao invés do próximo Neymar.

    Márcio Gandolfo Tótoli / 1o Ano História

    ResponderExcluir
  84. Percebo existir em alguns professores o medo de investir nas novas tecnologias, talvez por perceberem que em algumas delas, os alunos estarão a sua frente quanto ao saber o modo de usá-las.
    Entre as dez competências para ensinar elencadas por Philippe Perrenoud, está justamente "utilizar as novas tecnológias", então aquele que não se adequar, mais cedo, ou mais tarde, deixará a desejar muito em sua prática docente.
    Se nossos alunos tem tanto acesso a informação, cabe a nós formarmos cidadãos que saibam o que fazer com essas informações.
    Não se trata de estarmos ou não a frente deles quanto ao saber manusear essas tecnologias, pois podemos também aprender com eles à medida que permitimos que entrem, com seu mundo, em nossas aulas.
    O jogo, além de ser uma diversão, propicia que o educando interaja com o conhecimento de maneira concreta, pois a aprendizagem acontece a medida que agimos sobre o objeto de conhecimento.

    Sebastião de Sousa Filho
    Letras - Português/Inglês- 3º Semestre

    ResponderExcluir
  85. Na minha concepção o mundo virtual na educação é bastante favorável a nós educadores , pois como diz o ditado "temos que dançar, conforme a música" . Então se é para o bem da educação , vamos apoiar e utilizar essas ferramentas da melhor maneira possível . Gostei muito da Samara Werner , a visão dela sobre a educação brasileira está totalmente consciente , porque ainda temos que melhorar muito . Eu gostaria agora de ver ela nos auxiliando a nos adaptarmos a essa nova forma de aprendizagem . Adorei .
    Luiz Gustavo da Silva Sampaio/Artes Visuais Terceiro Semestre Noturno

    ResponderExcluir
  86. Ensinar não é apenas vomitar o conteúdo que voce adquiriu com o tempo para os alunos, é achar um meio de tornar isso, algo interessante para eles. Seja como for, por meio de jogos, brincadeiras, conversas... E nem precisa usar da tecnologia para isso. Há jogos, como RPG, que usa-se apenas lapis e papel, que é um excelente jogo que pode ser usado numa sala de aula.

    "Não importa o tamanho e o numero de recursos que voce tenha, se voce não sabe usa-lo."

    Murilo C. Fuschino - Artes Visuais / Semestral

    ResponderExcluir
  87. Achei interessante o vídeo, pois mostra como o aluno tem a capacidade de se adaptar em diferentes situações. A ideia de utilizar os jogos e internet para o aprendizado é inovador, entretanto, ressalto que o professor ainda é essencial para o ensino (sei que isso foi dito pela própria Samara).
    Não podemos deixar de lado o aluno que não se interessa por jogos e computadores (existem vários por ai), eu, por exemplo, prefiro livros e teorias e uso o computador para me dar suporte. Não estou menosprezando o vídeo, ao contrário achei muito bom mesmo e tão pouco estou defendendo a escola tradicional, estou apenas defendendo a utilização dos dois métodos. Como ela mesmo falou no vídeo, nós temos que tratar de cada aluno de uma maneira diferente. Nem todo aluno gosta da prática e nem todo aluno gosta da teoria, devemos mesclar os dois para conseguir desenvolver o melhor de cada aluno, pois cada um é de um jeito.
    Particularmente, eu prefiro, sem sombra de dúvida, a prática, porém, para conseguir entender o conteúdo e saber utiliza-lo na prática eu necessito da teoria, do estudo teórico e do quadro negro.

    Iara Mazinini Rosa - Artes Visuais - 3ºSemestre

    ResponderExcluir
  88. Atualmente a tecnologia está muito avançada em todos aspectos, porem no que diz respeito a educação ela é pouco utilizada, isso devido aos moldes nos quais a educação foi sendo conduzida. A escola atual é muito mais apegada ao físico do que o virtual e acho que com o passar do tempo isso vai ser mudado, já está sendo mudado progressivamente, o aluno tende a ser mais individualizado e menos massificado, porem acho que o ideal seria a mistura tanto da forma tradicional de ensino no qual eu acho muito eficaz, com as novas tecnologia que todos nos estamos inseridos. Em relação a jogos no ensino, é uma ótima didática já que prende a atenção do aluno, e o faz interagir de forma saudável e produtiva sobre o conteúdo proposto. Em nosso país que a educação é tão pouco cuidada, valorizada, não podemos criticar os professores por esse modelo de ensino, já que ele apenas faz parte do sistema que foi criado. Enquanto não houver vontade politica, ter o aluno como prioridade, pouco será mudado.

    Guilherme Cadorim Viana dos Santos - 3Semestre Letras Inglês

    ResponderExcluir
  89. O mundo muda a todo momento, logo as formas de educar também precisa de uma metamorfose. Sendo assim, as mídias, os jogos são estratégias fundamentais para que o educando se envolva no processo ensino-aprendizagem. Esse processo necessita de empenho, pois assim o aluno será capaz de compreender a teoria de uma forma prazerosa e lúdica.
    É válido destacar que o papel do docente é de extrema importância para que o conhecimento envolva o discente e consequentemente crie o universo com possibilidades de descobertas e sonhos.
    Enfim, o mundo, o ser humano, são mutáveis, logo a educação, ou seja, as formas de educar precisa de acompanhar essa mudança.

    Natália Maria Ricci Maia
    3°semestre Artes Visuais

    ResponderExcluir
  90. O vídeo mostra que cada aluno tem o seu diferencial, a sua opinião e a sua habilidade.E então, por isso é muito importante termos nas escolas, mais tecnologia pra fazer com que desperte mais o interessee e atenção do aluno, para que assim possa haver mais aprendizagem e interação entre professor e aluno, pois o mundo de hoje está ligado com a tecnologia.

    Jéssica Silva De Sousa- Ciências Biológicas 5°semestre
    Cod- 1134328

    ResponderExcluir
  91. A tecnologia visual norteada nas inovações da informatica chegou de uma forma surpreendente nesta ultima decada, a ponto de ainda não ser absorvida na integra por todos os seguimentos da sociedade, salvo os seguimentos com interesse financeiro.
    A educação é um investimento, portanto, vamos pegar uma corona nesta nova linguagem com a qual os jovens tão bem se identificam.

    Gilberto Garcia Nogueira - Biologia - 5º periodo.

    ResponderExcluir
  92. O sucesso do uso do computador como uma tecnologia que pode favorecer a expansão da inteligência depende da forma como ocorre a relação entre o usuário e as informações contidas no programa por ele utilizado. Quanto mais interativa for essa relação, maiores serão as possibilidades de enriquecer as condições de elaboração do saber. Este é um dos principais argumentos para justificar a importância do estudo da interatividade no contexto da inserção dos computadores na educação escolar.
    O jogo naturalmente contribui para a prosperidade do grupo social; a criança joga e brinca dentro da mais perfeita seriedade. O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições menos rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana.
    Hoje sabemos que brincando se aprende e, se essas ações não forem proporcionadas com o foco de aprendizagem, não ocorrerá a promoção satisfatória do desenvolvimento da criança. A criança se apropria de conhecimentos que possibilitarão sua ação sobre o meio em que se encontra, por meio da brincadeira.
    Desenvolve uma reflexão sobre a importância do brincar e do jogar virtuais. Sabemos que é principalmente na infância que ocorrem os primeiros contatos sociais que a criança tem com outros grupos além da sua família.
    Contudo, o mundo contemporâneo vem ampliar esse universo. Os jogos virtuais facilitam a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de interação que oferecem. Temos observado que sites como e interferem nessa motivação, principalmente se o professor o fizer num clima de confiança.
    O crescente aumento na utilização das novas ferramentas tecnológicas como o computador e a Internet na vida social, tem exigido das crianças a aprendizagem de comportamentos e raciocínios específicos. Por essa razão, alguns estudiosos começam a falar no surgimento de um novo tipo, paradigma ou modalidade de letramento, que tem chamado de letramento digital.
    Muitas atividades da vida moderna têm se modificado com o aparecimento das novas tecnologias de comunicação. Essas mudanças têm influenciado o processo ensino- aprendizagem, levando inúmeros educadores a refletir sobre as consequências que essas tecnologias e essas práticas podem trazer para a sociedade.
    O letramento está relacionado à aquisição de conhecimentos que constituem a cultura letrada. As práticas sociais que envolvem a escrita e também o diálogo entre os conhecimentos da vida, constituem ao nosso início da identidade cultural.



    Priscila Paula Santucci -Letras/Literatura Terceiro Semestre

    ResponderExcluir
  93. "Eu temo o dia em que a tecnologia vai ultrapassar a interatividade humana. O mundo terá uma geração de idiotas" (Albert Einstein)

    Acredito que a cada tempo é necessário que se reinventem novas idéias porque o mundo não para. Achei super interessante essa palestra, os jogos e as novas tecnologias realmente tem o poder de fazer com que as crianças e adultos se interajam com mais facilidades, facilitando no processo de aprendizagem, porque é fato que todos se atraem sem dificuldade alguma, tornando em grandes possibilidades de sucesso. E quanto a frase de Einstein, percebo no dia a dia das pessoas, inclusive no meu, é tanta tecnologia que as vezes acabamos nos desligando do mundo... E infelizmente, isso não é legal!

    Adrielly Fernanda Pimenta

    3 Semestre Artes Visuais

    ResponderExcluir
  94. Bom, tecnologia e educação andam juntas em nossas escolas daqui pra frente. Os professores precisam conscientizar disso, não dá mais pra ficar proibindo o uso de aparelhos eletrônicos dento da sala de aula, o uso da internet, por exemplo, é uma grande ferramenta para pesquisas, o aluno adquiri um conhecimento com auxilio do professor e sem sair do lugar. Estamos na era da tecnologia, não dá pra ficar naquele "padrão" de aula onde o professor fala fala fala e o aluno ouve e "guarda" tudo aquilo, e o pior, ele guarda somente pelo fato de que "vai cair na prova e precisa passar", a educação não precisa de notas, nem dados, nem números, a educação precisa de seriedade na realidade e é inovando que conseguiremos a atenção dos alunos, eles querem ser explorados nessa área, pois o potencial é grande.

    Aluna: Carla Renata Alves Mendonça
    Curso: Letras - Português/Espanhol - 2°ano

    ResponderExcluir
  95. Acho que o educador deve se moldar ao ambiente e publico a qual vai ministrar suas aulas e projetos , e hoje em dia é claro que a tecnologia invadiu a vida de jovens e crianças , e isso é a realidade deles. Se utilizar de jogos, tecnologia, games, redes sociais e mídias digitais no aprendizado é uma ferramenta poderosa para a mudança do ensino e consequentemente na formação desses jovens.
    A grande sacada é utilizar daquilo que mais chama a atenção deles a nosso favor, como se fosse uma alavanca para impulsionar o aprendizado, o educador deve se informar, se atualizar e quebrar seus pre conceitos.Com certeza que a matéria ficará mais divertida, gostosa de aprender, dinâmica e prática, pois estamos utilizando de algo que chama a atenção e já é familiar a eles.Sou totalmente a favor e apoio o uso de jogos na sala de aula para a evolução dos alunos, como educador, utilizarei dessas técnicas para o ensino da Arte.

    Juliano Bruno dos Reis
    Artes Visuais SEMESTRAL
    3 semestre

    ResponderExcluir
  96. A Escola vem se modificando a muito tempo e vemos isto claramente, até que chegamos ao ponto em que os jogos são inseridos na escola como forma de ensinar , através deste o professor quebra aquela idéia que a escola é um mundo diferente.

    Já em muitos países do exterior é utilizado isso como meio de ensinar seus conteúdos e ao mesmo tempo envolvendo questões sociais. É o caso do jogo Minecraf que na Suécia já virou disciplina obrigatória; Em Nova York com o professor Joel Devin que ensina biologia; na China que os professores ensinam literatura . No Brasil a utilização dos jogos ainda são uma coisa pouca utilizada e que envolve muitas discussões.

    Enfim, ao utilizar o jogos o professor trás o cotidiano para dentro do ensino, melhora a relação de aluno-professor, incentiva a busca do saber alem de motivar mesmo.

    ANA CLARA PIMENTA 5º SEMESTRE DE ARTES 2013

    ResponderExcluir
  97. Desde os tempos passados a educação não tem tido uma evolução de grande exito como mostrado no vídeo, pelo contrário a tecnologia se avança dominando todo o espaço que percorremos, deixando de lado o que realmente nos interessa.Um dos grandes meios de tecnologia que temos hoje é o computador e o celular, que domina constantemente na vida dos jovens, parasitas que por sua vez destrói o meio educativo escolar mas por outro lado, tende-se de grande auxilio para pesquisas e aproximação entre povos.
    Para termos um bom entendimento, podemos citar os jogos como uma grande popularidade neste meio.Em minha opinião os jogos que conhecemos traria um grande beneficio para a escola e para o ensino pedagógico, mudando completamente este meio costuma tico de teoria que conhecemos muito bem nos dias atuais.Estes jogos pedagógicos traria uma interação de grande exito entre alunos e professores talvez alcançando um desenvolvimento tanto escolar como também pessoal.
    Elizeo De Oliveira Borges. 3 ano Artes Plasticas.
    19/04/2013.

    ResponderExcluir
  98. O grande desafio dos dias de hoje na sala de aula é a falta de preparo de muitas professores em lidar com a tecnologia em um todo. Nos dias de hoje praticamente toda criança ou jovem vive conectado no mundo da rede, onde passa por hora explorando uma série de conjuntos que a internet tem a oferecer, como jogos, sites de entreterimento, sites de relacionamentos com Facebook e MSN entre outros. O atual professor dos dias de hoje deve ter ciência de que a tecnologia está aí para ajudá - lo e não para ser um obstáculo em seu processo didático, ao contrário ela serve para ampliar e despertar o conhecimento em si do estudando, pois ele vive antenado na rede. Se professor souber conduzir com exôdo jogos educativos em sala de aula, ele terá ótimos resultados em questão do aprendizados de seus discentes. A tecnologia está aí para ser explorada cada vez mais no âmbito educacional.

    Elvis Damante Siqueira - 1ºSemestre História 2013.

    ResponderExcluir
  99. Os jogos podem ser uma coisa boa porem tem seus riscos, hoje, por exemplo, temos crianças que domina muito bem a tecnologia de um tablet ou celulares modernos, mas tem dificuldades em fazer simples contas de matemática, ou até mesmo uma redação.
    Muitos jogos on line vicia os jogadores, fazendo com que eles percam a noção do tempo e espaço e isso não seria legal no ambiente escolar, pensando nisso trocaria os jogos computadorizados por dinâmicas educativas.

    Luciano Alexandre da Silva 2° ano do Curso Artes Visuais

    ResponderExcluir
  100. Acredito que a tecnologia é o mundo dos jovens e das crianças de hoje. Não podemos pensar que o professor é o único detentor do saber, pois o jovem encontra todo o tipo de informação disponível nas redes sociais e tecnológicas, a informação esta na casa de cada um.
    O Filosofo Sócrates já dizia em sua famosa frase "Só sei que nada sei", nesse contexto de educação podemos pensar que o professor tem esse papel de saber, mas ele deve saber que nada sabe, pois para ensinar deve-se aprender "junto", aprender "com". Nunca vamos saber tudo, o conhecimento não se esgota, o que conseguimos aprender é uma parte do todo, uma pequena partícula do conhecimento. Os jogos em sala de aula, tanto os meios tecnológicos, e as diversas técnicas pedagógicas, auxiliam neste processo de aprendizagem, o professor deve despertar esse interesse pelo conhecimento, pela buscar do saber, deve incentivar seu aluno a ser criativo, fazer pesquisas, saber onde procurar e saber julgar criteriosamente as informações que a ele chega.
    Não somos iguais, somos entes múltiplos, somos entes criativos, com um potencial inigualável, da mesma forma que à múltiplos entes haverá múltiplas formas de aprender.
    A forma lúdica, incentiva essa busca pelo mistério, faz o jovem crescer através da interação, do relacionamento, da socialização e do convívio, é através destas experiências que o aluno vive e aprende a conviver com os outros e com o mundo que esta a sua volta.
    Com toda certeza o "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende..."
    João Guimarães Rosa
    E que grande desafio é este, nos auto policiar-nos para não voltarmos aos mesmos parâmetros aos quais fomos moldados por nossos professores...
    Fernando Pereira Guerra 5º Semestre Artes 2013

    ResponderExcluir
  101. A ideia de jogos e tecnologia é uma boa forma de se ensinar realmente, e de envolver os alunos, mas para isso, em primeiro lugar, os educadores precisariam estarem capacitados para tal processo, pois muitos educadores mal sabem ligar um computador ou seja suas práticas pedagógicas se tornaram ferramentas ultrapassadas.O processo de replanejamento pedagógico deveria sofrer mudanças em todos os pilares da educação, pois nos dias atuais a inclusão tecnologica esta cada dia mais presente na vida do ser humano e a necessidade do homem dominar a maquina e não dominado tem crescido cada vez mais. Hoje o Ministério da Educação investe muito em material didático e em avaliações para avaliar o trabalho do educador, assim despertando dos docentes o interesse em atingir metas para propiciar a sí próprio, esquecendo que o objetivo principal e levar o conhecimento para seus discentes.Verbas federais e estaduais nós temos, o que falta hoje é um bom pranejamento para empregar em equipamentos tecnologicos que possibilita uma interatividade e dinâmica maior entre as partes educador e educandos.

    Elaine Cristina Furini
    Aluna 5º Semestre em Ciências Biológicas
    Unifran - Franca-Sp
    19/04/2013

    ResponderExcluir
  102. OS JOGOS PODEM SIM, CONTRIBUIR PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DA NOSSA MATÉRIA DISCIPLINA (ARTES VISUAIS).OS ALUNOS DE HOJE ESTÃO BEM INTERAGIDO,COM AS REDES SOCIAIS E OS COMPUTADORES SABEM MUITO, ISSO E UM AVAL A NOSSO FAVOR, PORQUE COM ISSO PODEMOS CHAMAR ATENÇÃO DELES PARA NOSSAS AULAS E ASSIM FAZENDO COM QUE ELES FIQUEM QUERENDO CADA VEZ MAIS TER AULAS. EU CONCORDO PLENAMENTE QUE OS JOGOS DEVEM SER INCLUÍDO NAS AULAS E OS NOSSOS EDUCADORES DEVERIAM UTILIZAR ESTE MÉTODO.

    AMANDA NAIARA P. SILVA
    Artes Visuais SEMESTRAL
    3 semestre

    ResponderExcluir
  103. Acredito que todos nós somos capazes de mudar e no mundo em que vivemos hoje a mudança é necessária, pois os professores apenas transmitem os conhecimentos e os alunos ficam com o dever de internalizá-los, mas, não tem nenhuma motivação diferenciada. Na atualidade a qual vivemos teriam que ser implantados sim outros métodos de ensino, contando com tecnologias, jogos, mídias para que os nossos jovens se sentissem motivados em buscar conhecimento de uma forma útil que seja proveitoso para com o seu dia a dia instigando-o a buscar do conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que todos nós somos capazes de mudar e no mundo em que vivemos hoje a mudança é necessária, pois os professores apenas transmitem os conhecimentos e os alunos ficam com o dever de internalizá-los, mas, não tem nenhuma motivação diferenciada. Na atualidade a qual vivemos teriam que ser implantados sim outros métodos de ensino, contando com tecnologias, jogos, mídias para que os nossos jovens se sentissem motivados em buscar conhecimento de uma forma útil que seja proveitoso para com o seu dia a dia instigando-o a buscar do conhecimento.

      Alesandra Custódio de Melo Souza
      Letras – Português/ Literatura – 3. semestre

      Excluir
  104. Achei muito importante essa ideia todos poderiam aderir a ela para a reforma da educação brasileira que esta em crise.

    Jose Nogueira

    ResponderExcluir
  105. O uso de jogos na educação é um meio de estimular os alunos,de fazer com que eles aprendam por outros meios, é uma forma de ir além do que se usa hoje para ensinar, principalmente interagindo isso com a tecnologia do computador, já que tudo hoje gira em torno dessa incrivel tecnologia, é uma possibilidade de ensinar e prender a atenção do aluno voltado a uma coisa atual e de seu interesse, e mantendo o foco principal de educar e aprender, basta apenas um pouco mais de preparo das partes dos docentes e do governo de disponibilizar isso para as escolas de hoje.

    Aline de Paula Santos
    Ciências Biologicas- 5º semestre
    19/04

    ResponderExcluir
  106. O uso de jogos pedagógicos dentro da sala de aula é muito importante e principalmente uma forma criativa e inovadora de ensinar.Acho possível que qualquer componente curricular possa estar integrando os jogos como uma forma de aprendizagem. Quando o aluno aprende algo utilizando -se de uma ferramente diferente e atrativa, com certeza aquilo que foi ensinado será muito mais apreendido do que de uma forma tradicional.

    Lorraine Caroline Graciano
    Artes- 3º Ano
    19/04/2013

    ResponderExcluir
  107. BRUNO DE OLIVEIRA ARAUJO19 de abril de 2013 às 17:19

    Samara Weber inícia citando Ferreira Gular crítico de arte, poeta enfim fala de seu poema sobre singularidade humana e faz uma comparação com educação atual " já que somos seres singulares a escola trata alunos como se fossemos iguais" tudo mudou muitos nos ultimos anos precisamos tambem buscar novas ideías e formas de estimular a apredizagem os jogos pedagógicos são uma dessas possibilidades para a evolução educacional.

    BRUNO DE OLIVEIRA ARAUJO-UNIFRAN GEOGRAFIA- 1 ANO

    ResponderExcluir
  108. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  109. A ideia de jogos e tecnologia é uma boa forma de se ensinar realmente, e de envolver os alunos, já que adolescentes e jovens gostam muito de tecnologia e jogos,é juntar o útil ao agradável, útil porque é uma forma de aprendizado e agradável porque é uma forma suave de aprender.
    basta fazer um bom planejamento que seja bom para todos; professores e alunos.
    joel de souza- história 1° ano

    ResponderExcluir
  110. Acredito que os jogos dentro de sala de aula podem sim facilitar o aprendizado e ajudar na criatividade dos alunos.
    Os professores precisam se adequar as nova tecnologias , formular modos diferentes de oferecer as aulas de lidar com as manifestações que esse tipo de atividade provoca nos alunos .
    precisam ficar atentos para que as atividades não tome o lugar do aprendizado básico , atrapalhando na forma da escrita , leitura ,ou ate mesmo na dispersão dos alunos.
    As escolas principalmente publicas precisam de formas diferentes para auxiliar no aprendizado dos alunos que estão cada vez mais sem interesse.
    Raissa Iara Pereira Cunha
    1ªano de Geografia

    ResponderExcluir
  111. Esses jogos são uma boa alternativa, já que os alunos podem se divertir e aprender ao mesmo tempo, com isso, facilita um pouco a vida dos professores que estão sempre buscando uma maneira de chamar a atenção de seus alunos.

    Aluno: Maria Consuelo Aquino Nascimento
    5° semestre Educ.Artistica

    ResponderExcluir
  112. Os jogos pedagogicos sao importantes para a educacao pois para diversas pessoas especialmente criancas assimilam melhor assim do que do metodo tradicional Gustavo Historia

    ResponderExcluir
  113. E interessante usar os jogos com criancas pois elas gostam de brincadeiras e o ser humano tende a aprender mais o que gosta e do jeito que gosta Elaine Lourdes Leandro Historia primeiro ano.

    ResponderExcluir
  114. Achei o vídeo muito interessante, me fez lembrar de algumas semanas atrás, quando fui num jogo de futebol,onde reparei que ao meu redor havia várias pessoas de faixa etária diferentes,desde crianças a idosos, e a maioria delas permaneceram atentas durante os 90 minutos de jogo.E foi onde pensei, o que eu poderia fazer para ter está atenção durante uma aula?Consegui encontrar a resposta nesse vídeo.Usar a tecnologia junto com a criatividade é algo muito interessante e atrativo para os deiscentes de hoje em dia.

    Aluno:Isabela de Lima Zanardi
    Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura 5º Semestre UNIFRAN

    ResponderExcluir
  115. Acredito que implantar a tecnologia na educação, principalmente com jogos, é um ponto bastante positivo (mesmo com as negatividades, como em todos os aspectos existe), pois se trabalhada para o crescimento, responsabilidade e direcionamento na melhora, será um grande avanço para a educação.
    Dayana Evellyn Banharelli.
    Artes Plásticas.

    ResponderExcluir
  116. Levando-se em consideração a constante evolução tecnológica que o mundo sofrendo desde a Revolução Industrial. Utilizar-se de jogos no ambiente escolar é um recurso de incentivo a facilitação de aprendizagem, pois atrai de maneira descontraída a atenção dos alunos, que por sua vez passam a querer se informarem melhor quanto aos respectivos componentes curriculares.Alem de contribuir com as atividades sociais.


    Cássia Gléria Carneiro 1159316
    Artes 3ºAno

    ResponderExcluir
  117. È de extrema importância os jogos educativos, eles podem aprender e ao mesmo tempo se divertir, basta fazer um bom intendimento educativo e formal para que possa chamar a atenção dos alunos.

    Vanessa de Sousa Col
    2°ano de Letras português/espanhol

    ResponderExcluir
  118. O educador deve se adaptar a necessidade de seus alunos, o jogo possibilita que o professor ganhe a atenção do aluno, e a partir de uma brincadeira proporcione conhecimento.
    Maíra Fernandes - Artes Visuais 3º semestre.

    ResponderExcluir
  119. Eu acho extremamente importante o uso dos jogos educativos nas aulas, pois ao mesmo tempo que interagem os alunos acabam por educar de modo interativo. Agregando a capacidade de raciocínio, o aprender e a brincadeira, proporcionando assim um melhor conhecimento.

    Miqueias Celestino de Souza - História - 1° Semestre

    ResponderExcluir
  120. A escola de hoje,não se diferencia muito das tempos antigos,o que acaba tornando a aprendizagem da criança mais difícil,acaba sendo massante.Os jogos pedagógicos seriam uma boa forma de resgatar o interesse do aluno,fazendo do ensino algo bem dinâmico,que facilitaria a aprendizagem.
    Monique Ramos Miranda. História 1º ano

    ResponderExcluir
  121. Os jogos na sala de aula são de fundamental importância, pois eles podem nos levar à educação que queremos. As salas de aula estão repletas de alunos desinteressados e, o que é pior, desestimulados. Os jogos são uma forma de chamar-lhes a atenção para o aprendizado, aprender de uma forma divertida e interessante, não de uma forma maçante como é hoje (e tem sido há anos!).
    Como mostra a palestra, a situação da educação no Brasil, em pleno século XXI, é inacreditável. Não há avanços nem modificações. Isso é algo que todos devem se preocupar, especialmente nós, futuros educadores, afim de tentarmos mudar o cenário das nossas escolas. E os jogos são uma boa ferramenta para começarmos esta mudança.

    Danyelle Vasconcelos da Silva.
    Curso: Letras/Inglês, 3º semestre.

    ResponderExcluir
  122. Os alunos de hoje assim como também vivenciamos estão em um momento da busca de falicilidade e de rapidez. Os jogos vão explorar tudo que já têm acesso, porém ajudando o professor a explicar sua matéria e fazer com que para o aluno se torne uma forma mais interesse e agradavél.

    Amanda Ap. Rodrigues - 2° Ano Artes Visuais Semestral

    ResponderExcluir
  123. Os jogos proporciona e colabora no processo ensino aprendizagem de forma diferente, proporcionando a sociabilidade entre alunos, trabalhando a criatividade,aumentando a construção do conhecimento e também da concentração.
    Adriana Maria Martins Pizani-2ºAno Artes Visuais
    Semestral

    ResponderExcluir
  124. michela Pajola (Arte)19 de abril de 2013 às 23:50

    Tanto os jogos quanto o uso de computadores ou algo do gênero é muito bacana e nos proporciona muitos métodos para que nosso ensino fica mais fácil e para eles mais interessante, porque hoje em dia se não fizermos algo para trazermos os alunos para nós fica complicado e cansativo para trabalharmos, temos que ser criativos e cativantes e com jogos e tecnologia ao nosso lado e ao alcance dos alunos tudo torna-se mais fácil e mais prazeroso então vamos aplicar jogos e desenvolver trabalhos multimídia para nossos alunos se empolgarem e apreciar mais nossas matérias.

    ResponderExcluir
  125. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  126. Eu concordo com a Samara quando ela fala que as relaçoes estão mudando muito rápido, hoje em dia tudo muda muito rápido e as escolas tem que se adpatar com essas mudanças, a tecnologia tem que entrar nas escolas sim, tem que ser uma ferramenta de estudo, é como ela disse a tecnologia é a nossa matéria-prima, então porque não usá-la de modo certo. E os jogos pode ser de muita ajuda na educação, pode divertir e ensinar ao mesmo tempo, não só os jogos educativos, mas creio que todo jogo tenha o seu fundo de aprendizagem.

    Luis Carlos Serapião - História 1º Ano

    ResponderExcluir
  127. qcho o seguinte nesse video mostra que o povo brasileiro...tem uma capacidade enorme de se comperar com pessoas de paises onde o indece de educação é maior,,,mas a diferença é que lá tem investimento de todos os lados, e o principal é do governo...ja no Brasil o que mais atrasa a educação é o governo que sempre da um geito de frear as escola quando os alunos estão se destacando o desenvolvendo mais...por isso devemos pensar muito bem quando votamos pra colocar esses calhordas no poder.

    Wermeson Pereira Mota Lopes- Historia 1° ano

    ResponderExcluir
  128. O uso de jogos na educação é um meio de estimular os alunos,de fazer com que eles aprendam por outros meios, é uma forma de ir além do que se usa hoje para ensinar, principalmente interagindo isso com a tecnologia do computador, já que tudo hoje gira em torno dessa incrivel tecnologia, é uma possibilidade de ensinar e prender a atenção do aluno voltado a uma coisa atual e de seu interesse, e mantendo o foco principal de educar e aprender, basta apenas um pouco mais de preparo das partes dos docentes e do governo de disponibilizar isso para as escolas de hoje.

    Flávia Morello Raggiotti
    3º Periodo Letras Port\Ingles

    ResponderExcluir
  129. Este video,retrata muito bem o cenario atual da educação aqui no Brasil,fazendo uma refleção e nos mostrando que no ambito educacional não houve muitas mudanças,enquanto em outras areas,houve um grande avanço tecnologico.
    Como bem disse a Samara,devemos respeitar e aceitar cada individuo dentro do seu modo de pensar,de aprender,de sonhar e de suas habilidades diferentes;E logico que na educação isso tambem não deve ser diferente.
    É claro, que dentro de uma sala de aula,com varios alunos,com o tempo curto, e muita materia para ser dada,não é facil para o profissional da educação,conseguir observar,analisar e identificar cada aluno,com sua capacidade diferente de aprender.
    Uma solução boa,barata,simples e que não gasta muito tempo, é introduzir o uso de jogos ludicos dentro da sala de aula.
    Atraves dos jogos,o professor tem uma maior capacidade de atingir cada aluno, respeitando o seu modo ser e agir,dentro da construção do conhecimento.E é uma forma de chamar mais a atenção dos alunos dentro da sala de aula para o conteudo a ser dado e tambem uma maneira diferente de dar aula,para poder acompanha um pouco, este mundo,em que a globalização esta tão em alta e a educação tão distante disso.
    MARCELA BENETTI SIMARI-UNIFRAN 2013
    3°QUIMICA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.