domingo, 13 de novembro de 2011

GEO-FORMAS


Jogo desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Curso de Matemática 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
André Luiz Manfrida
Bruna Evelyn Ribeiro Silva
Carlos Augusto Correa
Daiane Gomes de Paula
Thiago Ribeiro dos Santos 
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 6º série
OBJETIVOS:
      Trabalhar a atenção e a concentração – para resolver problemas lógico-matemáticos e montar uma figura a partir deles, é necessário que a criança esteja atenta para não cometer erros.
      Trabalhar a relação espacial – dentro de um espaço disponível a criança deverá montar uma figura geométrica a partir de outras figuras, para isso ela vai precisar perceber e dividir os espaços.
      Trabalhar regras – é preciso que a criança trabalhe dentro de algumas normas que o educador deve propor antes do início do jogo, pois a criança vai se habituando a obedecê-las.
      Trabalhar a socialização – os trabalhos em grupo ajudam no desenvolvimento de conceitos de vida e sociedade.
      Trabalhar o raciocínio lógico-matemático – é preciso que a criança pense na solução de um problema usando conhecimentos já adquiridos que estimulam a criança a raciocinar.
CONTEÚDOS:
      O conteúdo do jogo Geo-Formas, envolve problemas de raciocínio lógico-matemático e o Tangram.
PROCEDIMENTOS:
      Formam-se dois ou mais grupos que competiram entre si.
      Será sorteada uma cartilha contendo uma figura formada por Tangram para cada grupo. Junto com essa cartilha, serão distribuídas as 07 cartas com os problemas lógico-matemáticos referentes à figura (Tangram) a ser formada.
      Cada grupo terá 3 minutos para resolver o problema matemático que quiser entre os sorteados junto à cartilha em uma folha de rascunho, um grupo por vez, para que todos os grupos tenham a chance de resolver um problema em cada rodada.
      Em caso de erro ou esgotamento do tempo determinado, o grupo deverá esperar sua vez novamente.
      Em caso de acerto, o grupo deverá procurar em uma caixa onde estão espalhadas várias figuras, uma parte do Tangram (figura geométrica) correspondente ao resultado/resposta do problema resolvido e começar a formar a figura de Tangram da cartilha.
      Os passos 3,4 e 5 são repetidos até que um grupo consiga formar a figura da cartilha. O primeiro grupo que conseguir formar a figura da cartilha (Tangram) vence o Geo-Formas!

Façam comentários sobre a proposta deste jogo e o resultado de sua aplicação. Não se esqueçam de escrever seu nome completo e do curso.

13 comentários:

  1. Foi muito interessante poder desenvolver um trabalho desse tipo, pois uma das reclamações dos professores no curso de matemática é não ter tanto tempo para exercer atividades praticas.
    Já o Geo-Formas foi fácil "prepara-lo", pois tivemos a idéia de utilizar o Tangram depois das aulas sobre Gestalt, utilizando-se do princípio: "O que é colocado diante dos olhos."

    André Luiz Manfrida - 1°Matemática

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  2. Bom é como o Andre disse o Geo Forma foi um jogo para facilitar para os alunos a observar as imagens geometricas e como perceber a imagem não só como o todo mais sim ela em partes tambem!

    Thiago Ribeiro dos Santos 1° Matemática

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  3. O jogo nao serviu apenas para ganharmos nota, mas foi tambem pequena amostra do que vamos nos deparar no futuro, ja que fomos aplicar i jogo em escolas com alunos que futuramente poderão ser nossos alunos.

    Carlos Augusto Correa 1° Matemática

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  4. Tive um pouco de dificuldade, mas achei muito bom aprender assim.

    Andréa C. Antonietti Elias Silva - 1º Ano de História - Unifran Cód. 112.978-6

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  5. Achei esse jogo mais complicado para os alunos pois, não são todos que tem a facilidade para entende-lo. Mas, gostei muito e é muito interessante.
    Sabrina S. Funchal - Matemática.

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  6. Esse jogo me pareceu interessante.
    Gosto muito de jogos assim
    JUCILENE DA SILVA 1° ANO DE HISTÓRIA

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  7. este jogo é muito bom, as crianças se interessam muito pela parte de poder brincar com as figuras geométricas então elas aprendem de um modo diferenciado se divertindo ..

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  8. Esse tipo de jogo ajuda a desenvolver o raciocínio lógico da criança, pois é necessário saber qual tipo de peça tem um determinado encaixe e também o local onde terá um melhor aproveitamento da área. Ideal para uma aula de geometria.

    Gabriel S. Silva - 3ªano Química

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  9. Dhonatan Bernardo da Silva
    Curso de História 1° ano/noturno unifran
    email:www.dhonatan_bernardo@yahooo.com.br
    Esse jogo é legal e bem simpres, foi desnvolvido para disciplina de matematica mas pode ser emprega em outras disciplina como na geografia dando o aluno limite de espaço, localização, distancia se colocarmos nomes em cada um desss formas geograficas.

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  10. O legal desse jogo é mostrar ao aluno a matemática de uma fora prática.Pois assim com jogos é mais fácil prender sua atenção e ainda desenvolver neles raciocínoi rápido.

    Anay Cristina Ferreira - 3° ano Quimica lic.

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  11. Este jogo é praticamente um tangran, serve para ajudar o aluno na construção de figuras geométricas,para ter noção de área, perímentro e também para ele ver que se alterada a ordem da figura não se altera a sua área,pode ser usado para várias aplicações, eu adoro.... já usei muito com certeza dá resultado.
    Viviane Rosa Valvassora 1° semestre de física - 2012

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  12. Trabalhar com o Tangran com os alunos, eu acredito que seja uma proposta bem interessante, pois eles(alunos) adoram desafios, o tangran exige bastante concentração, e a concentração é o que mais precisamos desenvolver em um aluno, sem contar a ansiedade q querer vem o jogo finalizado, principalmente sendo competição, a tarefa dada a eles se tornam fáceis, ou dando até uma vontade maior de aprender ... gostei muito da proposta.

    Daniela Cristina Rodrigues - 3º Ano - Educação Artística - 2012

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  13. Os jogos podem ser uma forma de melhorar a qualidade da educação, o prazer em aprender e em ensinar, estimulando a aprendizagem como forma de recreação dos alunos. No mundo contemporâneo não basta apenas transmitir conteúdos e valores ao aluno, mas isso tem que ser feito valorizando os interesses das crianças. Ao trabalhar com jogos as crianças sentem-se em seu próprio mundo e tornam-se menos frustradas diante da gama de informações e conhecimentos que a sociedade moderna lhes impõe. Vanildo Aparecido Fernandes 1°Semestre de Licenciatura de Geografia 2013

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