Jogo desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Curso de Matemática 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Amanda Batista
Eloá Souza
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 6º ao 9º ANO
OBJETIVOS:
l Desenvolver o raciocínio lógico
l Estimular a formulação de hipóteses
l Elaboração de estratégias
l Explorar conceitos
l Reforçar
l Testar conhecimentos
l Desenvolver a autoconfiança do aluno
l Fazendo com que o aluno aprenda de forma natural,sem decorar e aplicar algoritmos ou simplesmente memorizar regras.
CONTEÚDOS:
Buscar avaliar e fixar conceitos obtidos no ensino fundamental em geral, na disciplina MATEMÁTICA como:
l Frações
l Números naturais
l Números decimais
l Sistema de medida
l Formas geométricas
l Perímetro e área
l Sistema de numeração
l Números negativos
l Números racionais
l Geometria
l Porcentagem
l Álgebra
l Equação
l Funções
l Corpos redondos
l Probabilidade
PROCEDIMENTOS:
• Trata-se de um jogo de perguntas e respostas com nível crescente de dificuldade, na qual o jogador deve escolher entre quatro alternativas que lhe são apresentadas, sendo apenas uma verdadeira. À medida que responde corretamente, o jogador vai ganhando pontos e passa para a fase seguinte até chegar à pergunta que vale ''1.000.000 de pontos''.
• As perguntas são divididas em três níveis. São 5 perguntas de nível 1 (fácil), que vale respectivamente 1.000, 2.000, 3.000, 4.000 e 5.000 pontos. As perguntas de nível 2 (médio) valem respectivamente 10.000, 20.000, 30.000, 40.000 e 50.000. No nível 3 (difícil), as perguntas valem 100.000, 200.000, 300.000, 400.000 e 500.000 pontos. Até chegar à pergunta que vale “ 1.000.000 de pontos”.
• À medida que acerta as respostas o jogador vai conquistando os pontos, mas, se errar uma resposta, o jogo termina e o jogador fica apenas com metade do valor dos pontos conquistados, com exceção da pergunta que vale 1.000.000 de pontos, se for respondida de forma incorreta faz o concorrente perder a pontuação que conquistou.
• A pontuação não é acumulativa e nos três primeiros níveis o candidato tem direito a quatro auxílios: cartas, placas, universitários e pulos.
• Auxílios das cartas:
• O concorrente escolhe uma entre quatro cartas de baralho, que eliminam respostas falsas, da seguinte forma: o rei não elimina resposta alguma, o às elimina uma resposta errada; o dois elimina duas respostas erradas e o três, elimina três respostas erradas.
• Auxílios às placas:
• Alguns participantes do jogo levantam placas contendo um dos números de 1 a 4, conforme considerando certa um das quatro respostas representadas.
• Auxílios aos universitários:
• Três alunos vão representar os universitários, assim, vão manifestar suas opiniões a respeito das respostas que consideram corretas.
• Auxílios aos pulos:
• O jogador pode optar pelo '' pulo '', a pergunta que lhe foi feita pode ser substituída por outra de mesmo valor.
EXEMPLO DE UMA QUESTÃO DO QUIZ:
Vocês devem comentar sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esquecendo de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário
Foi de muito proveito, participar da aplicação deste jogo didático-pedagógico em sala de aula.Foi uma atividade diferente, no qual tive o prazer de sentir os discentes alegres e satisfeitos, ao fazer uma atividade proposta!
ResponderExcluirRicardo Granado Garcia - COD 943109
Química Licenciatura
Parabéns...
ResponderExcluirO jogo de vocês foi muito bem montado e é bem didático.
O ensino apredizagem em sala de aula será muito melhor com esse jogo!
gostei muito, principalmente de como o jogo é jogado, pois desenvolve e aperfeiçoa habilidades.
ResponderExcluirgostei da capacidade de o jogo desenvolver e aprimorar novas habilidades no aluno.
ResponderExcluiraluno quimica.
Parabénss, esse jogo está fantástico! O modo como vai ser aplicado foi muito bem preparado por vocês. Tenho certeza que esse foi um jogo que prendeu a atenção de praticamente todos os alunos pela capacidade de ensinar matemática de uma forma mais natural e prazerosa!
ResponderExcluirVanéria Mendes 2º ANO LITERATURA
um jogo que desenvolve o raciocínio logico bem interessante.
ResponderExcluirLuciana Balbino Albiere - 3º ano de artes - Unifran
Parabens... Este jogo ficou muito legar.Pois ele começa facil e com o passar das faces ele vai se dificultando automaticamente é isto que deixa o jogo interessante!
ResponderExcluirMaicon Ferreira 1° ano de Matematica
Este jogo é muito interessante, gostei muito e pode ser muito útil para a aprendizagem dos alunos, pois usaram para formular este jogo, algo já conhecido. E é uma forma de estimulo para que eles aprendam e desenvolvam as capacidades e habilidades propostas.
ResponderExcluirAlexandre dos Santos Francelino Junior 1° Física de 2012
Parabéns,o jogo realmente tem um grau de interesse muito alto na minha opinião.O jogo se inicia muito fácil e logo em seguida vai dificultando um pouco,e isso é ótimo para uma aprendizagem!!
ResponderExcluirFelipe Batista Amaro.-Matemática 1ºano.
Um jogo, interessante e criativo, trabalha com lógica e aperfeiçoa habilidades pois, é dividido em três nivis de dificuldade, estimulando o aluno a jogar fazendo-o perceber sua capacidade.
ResponderExcluirSabrina S. Funchal - Matemática.
Esse jogo foi muito bem desenvolvido, pois alem de ajudar na fixação do aluno sobre conteúdos estudados, promove o desenvolvimento de seu raciocínio, fazendo com que adquira as habilidades e competências necessárias para sua formação educacional lógica.
ResponderExcluirWellington Carvalho de Deus - Licenciatura - (Física)
Um jogo desafiador para desenvolver em sala de aula,pois testa o que o aluno já sabe e provoca nele o interesse para buscar conhecimento e melhorar o nível de dificuldades, fazendo com que ele possa aprender brincando.Muito legal, parabéns....
ResponderExcluirO jogo foi muito bem formulado principalmente pela parte em que ele se inicia facil e vai elevando o grau de dificuldade fazendo com que o aluno tenha um interesse maior sobre a matéria buscando conhecimentos para se sair melhor, alem disso melhora o raciocínio e torna o ensinar mais agradavel e facil para alunos e professores.
ResponderExcluirLuciano C. Faleiros de Melo 1 ano Matemática
O jogo compreende um conteúdo importante que é a matemática, de uma forma incentivadora para quem nao domina o conteudo pedido, e de forma desafidora para quem ja o domina. Está de parabens, um jogo muito bem formulado.
ResponderExcluirEverton E. X. Ferreira - 1º ano - Física (Licenciatura)
Um jogo muito interesante a onde você treina o raciocínio do aluno,isto ajuda no conhecimento da matéria onde tenha dificuldade,um jogo bem aplicado para o conhecimentodos alunos.
ResponderExcluirLeandro M Coredeiro - 1°ano de Matemáitica
Um jogo muito interesante a onde você treina o raciocínio do aluno,isto ajuda no conhecimento da matéria onde tenha dificuldade,um jogo bem aplicado para o conhecimentodos alunos.
ResponderExcluirLeandro M Coredeiro - 1°ano de Matemáitica
Parabens...Esse jogo tem uma estrategia educativa muito boa para ser aplicada na sala de aula,fazendo o aluno ver sua capacidade de desenvolver o conteudo matematico de forma diferente e brincando,trazendo a investigação,aprendizagem,o conhecimento e o interesse pela matematica.
ResponderExcluirDaniela da S.Oliveira Matemática 1 ano
Gostei muito desse jogo pois ele estimula de forma dinamica os alunos a buscarem solucionar seu grau de dificuldade, despertando curiosidade e interesse pelo conteúdo. Parabéns!!
ResponderExcluirLisandra de Brito Silva - 1° ano Matemática(licenciatura)
um jogo interessantissimo para o educador aplicar em suas aulas, pois possui varias conceitos matematicos.
ResponderExcluirjaqueline aparecida da silva-1º ano da matematica
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUm jogo muito interesante a onde você treina o raciocínio do aluno,isto ajuda no conhecimento da matéria onde tenha dificuldade,um jogo bem aplicado para o conhecimentodos alunos.
ResponderExcluirLeonardo A. Rodrigues - 1°ano de Matemática
pareceu-me um jogo demorado para um periodo de aula, e talvez um pouco complicado para alunos do 6º e 7ºanos.
ResponderExcluirPaulo J. Souza 2º Letras
Esta atividade é interessante pois contribui para o desenvolvimento do raciocínio matemático, associando o conhecimento adquirido ao decorrer das series, uma vez que o grau de dificuldade das questões são elevados conforme os acertos; estimulando o interesse e curiosidade do aluno, fazendo com que ocorra de modo efetivo a aprendizagem associado a pratica.
ResponderExcluirDaniely Freitas Ferreira 1º ano Matemática 2012
Um jogo muito interessante a onde você treina e adquire o raciocínio do aluno,isto ajuda a obter conhecimento da matéria onde tenha alguma dificuldade,um jogo bem bacana para o conhecimentodos alunos.
ResponderExcluirLeonardo A. Rodrigues - 1°ano de Matemática
Um jogo bem legal e que busca o conhecimento adquirido, desenvolvendo o raciocínio para poder chegar no objetivo pretendido.
ResponderExcluirUm jogo muito interesante a onde você treina o raciocínio do aluno,isto ajuda no conhecimento da matéria onde tenha dificuldade,um jogo bem aplicado para o conhecimentodos alunos.
ResponderExcluirUm jogo muito interesante a onde você treina o raciocínio do aluno,isto ajuda no conhecimento da matéria onde tenha dificuldade,um jogo bem aplicado para o conhecimentodos alunos
ResponderExcluirLUCIENE DA SILVA DUARTE ROSA 3 ano quimica licenciatura
Muito bom até me fez lembrar do show do milhão que passava na tv aberta um dos grande sucesso de nossa tv, vai um grande sucesso este aplicativo no ensino
ResponderExcluirFlávio Henrique da Silva 3 ano Quimica Licenciatura
Muito interessante eu não conhecia esse jogo, deve ser legal trabalhar com ele, alunos gostam de desafios...
ResponderExcluirmuito estimulante.
Viviane Rosa Valvassora 1° semestre de física 2012
acho o jogo bem interessante pois ativa o raciocínio lógico do aluno.
ResponderExcluiracho o jogo bem interessante pois ativa o raciocínio lógico do aluno.
ResponderExcluir