Jogo desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Curso de Artes 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Camila Bevilacqua
Juliano Batista
Simone Muniz
Tamara
DISCIPLINA: Educação Artística
ANO / SÉRIE: 5º Ano / 4º Série
OBJETIVOS: Trabalhar, por meio do Jogo de Trilha, questões referentes aos conhecimentos das linguagens artísticas (artes visuais, teatro, música e dança). Trabalhar com regras e formas de conduta, levando as crianças a aprenderem a lidar com frustrações, e superar tais situações de vitória e derrota.
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO: Antes de montar o jogo, o professor deve discutir com o grupo sobre as regras e sequência dos passos a serem seguidos. Se alguém não conhecer o Jogo de Trilha, o professor deverá apresentá-lo.
Diferente do jogo tradicional de trilha, que acontece em um tabuleiro onde cada jogador anda as casas utilizando uma torre, aqui, o tabuleiro tem dimensões naturais, ou seja, cada aluno/jogador será a própria torre.
Joga-se com três equipes de quatro pessoas. Cada equipe assumirá uma cor primária (equipe azul, vermelha e amarela). Um integrante será a torre e os demais integrantes o irão auxiliar nas tarefas que surgirão no decorrer da partida.
Decide-se quem irá começar por meio da “Pedra, Papel e Tesoura”. O ganhador inicia a partida jogando o dado.
Durante o percurso existem várias “armadilhas” ou tarefas a serem cumpridas. O jogador avançará na partida ou ficará retido dependendo da situação. Cada armadilha trás em si uma questão ou tarefa a ser realizada. Todas elas relacionadas às quatro linguagens artísticas. Algumas destas tarefas dependem da ajuda da equipe para que seja realizada.
A equipe “vencedora” será aquela que chegar primeiro ao final do percurso.
Muito mais importante que vencer o jogo, é a possibilidade de aprender brincando.
De forma lúdica, os alunos são postos diante de cada uma das linguagens artísticas, e de questões que devem ser respondidas a fim de lhes proporcionar conhecimento sobre os temas.
MATERIAL A SER UTILIZADO: Placas de papelão com a medida de (40 x 40), um dado e cartões com as perguntas do jogo.
Vocês devem comentar sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esquecendo de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário
Para mim foi uma experiência muito importante. Ter tido a oportunidade de criar e aplicar este jogo pedagógico, sendo eu um futuro docente, foi fundamental. A vivência da sala de aula; a chance de observar a reação e ação dos alunos; o acolhimento, a alegria, a indiferença de alguns, isso tudo me dá suporte para aquilo que viverei na prática cotidiana. Enfim, foi ótimo. É verdade que sempre há o que melhorar, mas a proposta foi, ao meu ver, cumprida com sucesso.
ResponderExcluirNome: Juliano Eurípedes da Silva Batista. - Artes
Parabéns,muito bem desenvolvido o jogo de vocês.Tenho certeza que os alunos tiveram uma ótima experiência e aprenderam bastante com esse jogo.
ResponderExcluirFoi muito interessante a aplicação do jogo pedagógico, melhou meu conhecinto e com isso ganhei experiência e tive mais opções para trabalhar com meus alunos, aprovei parabéns !!!!
ResponderExcluirTalita Roberta Lima
Parabéns , pelo jogo muito estimulante principalmente pela questão do conhecimento de forma generalizada estimulando uma maior participação social dos alunos.
ResponderExcluirAna Clara S. Azevedo. Letras- Literatura
um jogo bem desenvolvido para lidar com relações humanas de frustração e condutada de vitoria e derrota, e também trabalha com cores e teatro.
ResponderExcluirLuciana Balbino Albiere - 3º ano de Artes- Unifran
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo jogo.
ResponderExcluirAchei bem legal a ideia de trabalhar linguagens artísticas (artes visuais, teatro, música e dança). através do jogo, pois normalmente os alunos tem dificuldades, e com certeza o jogo facilita o aprendizado, além de motivar e incentivar o desenvolvimento do aluno.
Pricila Aparecida Bento Neves,3ºARTES
Literalmente os alunos estarão dentro do jogo. Além de desenvolver conhecimentos sobre as linguagens artísticas, desenvolve a interaão e o convivio social. Parabéns pela criação!
ResponderExcluirJuliana Fortuna Degásperi - aluna do 3º ano de Artes
Gostei muito deste jogo. É criativo e aborda as quatro linguagens da arte em um mesmo jogo. É dinâmico e ensina e valoriza o trabalho em equipe. É sem dúvida um jogo completo para se trabalhar arte com crianças.
ResponderExcluirAriane Maia Dutra – 3º Ano de Artes
Um modo criativo para o professor passar a matéria aos alunos, além de dispertar interesse em ambas partes. Muito interessante e essencial para um bom aprendizado!
ResponderExcluir1º ANO HISTÓRIA / UNIFRAN
3º Ano Artes.
ResponderExcluirMuito bom!!!
Gostei muito da ideia de se trabalhar o jogo em dimensões naturais,pois acredito que instiga ainda mais a criança,e diferencia muito dos jogos normais de tabuleiro trabalhando de uma forma diferente, criativa,facilitando a
aprendizagem e o desenvolvimento em vários aspectos.
bom achei muito interessante e criativo o jogo, onde o aluno participa do jogo com o corpo e isso e legal e ao mesmo tempo aprende as linguagens de artes brincando,e interagindo com o grupo muito bom .
ResponderExcluirDriele oliveira 3 ANO DE ARTES
O jogo é envolvente e participativo. fazer movimentos corporais ao mesmo tempo em que se aprende foi muito criativo!!!
ResponderExcluirFarnei Santos Literatura Segundo ano.
ExcluirEste jogo é bem interessante, pois além de estimular o trabalhar em grupo, ele incentiva a aprendizagem nas diversas linguagens da arte, e por ser uma competição os alunos se impenhão mais para acertar as tais questões, levando a estudar mais, entendo um pouco mais as Artes.
ResponderExcluirDaniela Cristina Rodrigues - 3º Ano - Artes - 2012
danielarodrigues_259@hotmail.com
LI AGUNS DOS COMENTARIOS E CONCORDO COM TODOS, ESTE TIPO DE JOGO DE TRILHA É BEM TRDICIONAL, E UM DOS MAIS DISPUTADOS PELOS ALUNOS ONDE TRABALHO, E ESTE GRUPO TA DE PARABÉNS POR INOVAR ALGO QUE AS CRIANÇAS JÁ GOSTAVA,E AGORA PODENDO APRENDER BRINCANDO PARABÉNS.
ResponderExcluirGostei muito do jogo, tem uma boa estrutura e um bom planejamento, um jogo que basicamente todo mundo conhece e fácil de se jogar,principalmente havendo perguntas aonde o aluno tem a responsabilidade de acertar para que sua equipe avance e ganhe a partida. Muito bem representado, a equipe criadora do jogo esta de parabéns.
ResponderExcluirElizeo De Oliveira Borges. 3 Ano Artes.
16/04/2013.
Como o jogo tradicional já é bem conhecido por muitas pessoas ,fica ainda mais fácil de ser aplicado na sala de aula,achei interessante a dinâmica pois a partir de um jogo tradicional,eles conseguiram introduzi-lo na área da disciplina desejada adicionando novos interesses e novas estratégias.
ResponderExcluirAluna:Renata Cristina Alves de Oliveira-3° ano Educação Artística
Muito interessante esse jogo, fácil entendimento e possui a possibilidade de aprendizado muito grande. Envolve as quatro linguagens artísticas, fazendo com que o aluno aprenda o um pouco delas. Gostei muito!
ResponderExcluirIara Mazinini Rosa - Artes Visuais - 3ºSemestre
PARABENS PELO JOGO, UM JOGO BEM DESENVOLVIDO POIS ABORDA 4 LINGUAGENS ARTISTICAS E COLOCA O ALUNO NUMA SITUAÇÃO DE CONVÍVIO SOCIAL O TRABALHO EM GRUPO, E POR OUTRO LADO MOSTRA O PROFESSOR A ABSORÇÃO DE CADA ALUNO SOBRE O TEMA PROPOSTO OTIMO MANEIRA DE DAR UMA AULA MAIS ATRATIVA.
ResponderExcluirBRUNO DE OLIVEIRA 1ano GEOGRAFIA UNIFRAN
PARABENS .. MUITO ESTIMULANTE O JOGO, FACIL DE SE INTERPRETAR, LIDANDO COM AS LINGUAGENS ARTISTICAS... ADOREI
ResponderExcluirKELLY CRISTINA TRAMONTINA. ARTES PLASTICAS
Muito bom, essas brincadeiras realmente trazem muito conhecimento agregado, proporciona momentos de interação entre os alunos, que aprendem e se divertem ao mesmo tempo, e isso é ótimo,uma maneira eficaz de incentivar os alunos a participarem das aulas e de alguma maneira trazer um pouco de arte pra vida de cada um.
ResponderExcluirDeise Ap. Silva
5° semestre Artes
Gostei muito,esses jogos são bons pois os alunos podem aprender brincando,e com isso os professores conseguem manter os alunos interessados na a
ResponderExcluirMaria Consuelo Aquino Nascimento
Educ. Artistica
Gostei muito, esses jogos são bons pois os alunos podem aprender brincando ,e com isso os professores conseguem manter os alunos interessados na aula.
ResponderExcluirMaria Consuelo Aquino Nascimento
Educ. Artistica
Parabéns! é uma forma diferente de ensinar, pois não se torna cansativo e o pricipal que o objetivo é alcançado.Ensinar desta forma é mais estimulante para os alunos e tenho certeza quejamais esquecerão.
ResponderExcluirAdriana Maria Martinsa Pizani- 2ºAno Artes Visuais
3º Semestre