domingo, 13 de novembro de 2011

NA TRILHA DA ARTE

Jogo desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Curso de Artes 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Camila Bevilacqua
Juliano Batista
Simone Muniz
Tamara


DISCIPLINA: Educação Artística

ANO / SÉRIE: 5º Ano / 4º Série

OBJETIVOS: Trabalhar, por meio do Jogo de Trilha, questões referentes aos conhecimentos das linguagens artísticas (artes visuais, teatro, música e dança). Trabalhar com regras e formas de conduta, levando as crianças a aprenderem a lidar com frustrações, e superar tais situações de vitória e derrota.

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO: Antes de montar o jogo, o professor deve discutir com o grupo sobre as regras e sequência dos passos a serem seguidos. Se alguém não conhecer o Jogo de Trilha, o professor deverá apresentá-lo.

            Diferente do jogo tradicional de trilha, que acontece em um tabuleiro onde cada jogador anda as casas utilizando uma torre, aqui, o tabuleiro tem dimensões naturais, ou seja, cada aluno/jogador será a própria torre.

            Joga-se com três equipes de quatro pessoas. Cada equipe assumirá uma cor primária (equipe azul, vermelha e amarela). Um integrante será a torre e os demais integrantes o irão auxiliar nas tarefas que surgirão no decorrer da partida.

            Decide-se quem irá começar por meio da “Pedra, Papel e Tesoura”. O ganhador inicia a partida jogando o dado.

            Durante o percurso existem várias “armadilhas” ou tarefas a serem cumpridas. O jogador avançará na partida ou ficará retido dependendo da situação. Cada armadilha trás em si uma questão ou tarefa a ser realizada. Todas elas relacionadas às quatro linguagens artísticas. Algumas destas tarefas dependem da ajuda da equipe para que seja realizada.

            A equipe “vencedora” será aquela que chegar primeiro ao final do percurso.

            Muito mais importante que vencer o jogo, é a possibilidade de aprender brincando.

De forma lúdica, os alunos são postos diante de cada uma das linguagens artísticas, e de questões que devem ser respondidas a fim de lhes proporcionar conhecimento sobre os temas.

 MATERIAL A SER UTILIZADO: Placas de papelão com a medida de (40 x 40), um dado e cartões com as perguntas do jogo.
Vocês devem comentar sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esquecendo de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário

25 comentários:

  1. Para mim foi uma experiência muito importante. Ter tido a oportunidade de criar e aplicar este jogo pedagógico, sendo eu um futuro docente, foi fundamental. A vivência da sala de aula; a chance de observar a reação e ação dos alunos; o acolhimento, a alegria, a indiferença de alguns, isso tudo me dá suporte para aquilo que viverei na prática cotidiana. Enfim, foi ótimo. É verdade que sempre há o que melhorar, mas a proposta foi, ao meu ver, cumprida com sucesso.
    Nome: Juliano Eurípedes da Silva Batista. - Artes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,muito bem desenvolvido o jogo de vocês.Tenho certeza que os alunos tiveram uma ótima experiência e aprenderam bastante com esse jogo.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito interessante a aplicação do jogo pedagógico, melhou meu conhecinto e com isso ganhei experiência e tive mais opções para trabalhar com meus alunos, aprovei parabéns !!!!

    Talita Roberta Lima

    ResponderExcluir
  4. Parabéns , pelo jogo muito estimulante principalmente pela questão do conhecimento de forma generalizada estimulando uma maior participação social dos alunos.

    Ana Clara S. Azevedo. Letras- Literatura

    ResponderExcluir
  5. um jogo bem desenvolvido para lidar com relações humanas de frustração e condutada de vitoria e derrota, e também trabalha com cores e teatro.

    Luciana Balbino Albiere - 3º ano de Artes- Unifran

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo jogo.
    Achei bem legal a ideia de trabalhar linguagens artísticas (artes visuais, teatro, música e dança). através do jogo, pois normalmente os alunos tem dificuldades, e com certeza o jogo facilita o aprendizado, além de motivar e incentivar o desenvolvimento do aluno.
    Pricila Aparecida Bento Neves,3ºARTES

    ResponderExcluir
  8. Literalmente os alunos estarão dentro do jogo. Além de desenvolver conhecimentos sobre as linguagens artísticas, desenvolve a interaão e o convivio social. Parabéns pela criação!
    Juliana Fortuna Degásperi - aluna do 3º ano de Artes

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito deste jogo. É criativo e aborda as quatro linguagens da arte em um mesmo jogo. É dinâmico e ensina e valoriza o trabalho em equipe. É sem dúvida um jogo completo para se trabalhar arte com crianças.
    Ariane Maia Dutra – 3º Ano de Artes

    ResponderExcluir
  10. Um modo criativo para o professor passar a matéria aos alunos, além de dispertar interesse em ambas partes. Muito interessante e essencial para um bom aprendizado!

    1º ANO HISTÓRIA / UNIFRAN

    ResponderExcluir
  11. 3º Ano Artes.
    Muito bom!!!
    Gostei muito da ideia de se trabalhar o jogo em dimensões naturais,pois acredito que instiga ainda mais a criança,e diferencia muito dos jogos normais de tabuleiro trabalhando de uma forma diferente, criativa,facilitando a
    aprendizagem e o desenvolvimento em vários aspectos.

    ResponderExcluir
  12. bom achei muito interessante e criativo o jogo, onde o aluno participa do jogo com o corpo e isso e legal e ao mesmo tempo aprende as linguagens de artes brincando,e interagindo com o grupo muito bom .

    Driele oliveira 3 ANO DE ARTES

    ResponderExcluir
  13. O jogo é envolvente e participativo. fazer movimentos corporais ao mesmo tempo em que se aprende foi muito criativo!!!

    ResponderExcluir
  14. Este jogo é bem interessante, pois além de estimular o trabalhar em grupo, ele incentiva a aprendizagem nas diversas linguagens da arte, e por ser uma competição os alunos se impenhão mais para acertar as tais questões, levando a estudar mais, entendo um pouco mais as Artes.

    Daniela Cristina Rodrigues - 3º Ano - Artes - 2012
    danielarodrigues_259@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Carlos Bomfim ( 3° ano de artes 2012)7 de junho de 2012 às 21:56

    LI AGUNS DOS COMENTARIOS E CONCORDO COM TODOS, ESTE TIPO DE JOGO DE TRILHA É BEM TRDICIONAL, E UM DOS MAIS DISPUTADOS PELOS ALUNOS ONDE TRABALHO, E ESTE GRUPO TA DE PARABÉNS POR INOVAR ALGO QUE AS CRIANÇAS JÁ GOSTAVA,E AGORA PODENDO APRENDER BRINCANDO PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do jogo, tem uma boa estrutura e um bom planejamento, um jogo que basicamente todo mundo conhece e fácil de se jogar,principalmente havendo perguntas aonde o aluno tem a responsabilidade de acertar para que sua equipe avance e ganhe a partida. Muito bem representado, a equipe criadora do jogo esta de parabéns.
    Elizeo De Oliveira Borges. 3 Ano Artes.
    16/04/2013.

    ResponderExcluir
  17. Como o jogo tradicional já é bem conhecido por muitas pessoas ,fica ainda mais fácil de ser aplicado na sala de aula,achei interessante a dinâmica pois a partir de um jogo tradicional,eles conseguiram introduzi-lo na área da disciplina desejada adicionando novos interesses e novas estratégias.
    Aluna:Renata Cristina Alves de Oliveira-3° ano Educação Artística

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante esse jogo, fácil entendimento e possui a possibilidade de aprendizado muito grande. Envolve as quatro linguagens artísticas, fazendo com que o aluno aprenda o um pouco delas. Gostei muito!

    Iara Mazinini Rosa - Artes Visuais - 3ºSemestre

    ResponderExcluir
  19. BRUNO DE OLIVEIRA ARAUJO19 de abril de 2013 às 17:36

    PARABENS PELO JOGO, UM JOGO BEM DESENVOLVIDO POIS ABORDA 4 LINGUAGENS ARTISTICAS E COLOCA O ALUNO NUMA SITUAÇÃO DE CONVÍVIO SOCIAL O TRABALHO EM GRUPO, E POR OUTRO LADO MOSTRA O PROFESSOR A ABSORÇÃO DE CADA ALUNO SOBRE O TEMA PROPOSTO OTIMO MANEIRA DE DAR UMA AULA MAIS ATRATIVA.

    BRUNO DE OLIVEIRA 1ano GEOGRAFIA UNIFRAN

    ResponderExcluir
  20. PARABENS .. MUITO ESTIMULANTE O JOGO, FACIL DE SE INTERPRETAR, LIDANDO COM AS LINGUAGENS ARTISTICAS... ADOREI


    KELLY CRISTINA TRAMONTINA. ARTES PLASTICAS

    ResponderExcluir
  21. Muito bom, essas brincadeiras realmente trazem muito conhecimento agregado, proporciona momentos de interação entre os alunos, que aprendem e se divertem ao mesmo tempo, e isso é ótimo,uma maneira eficaz de incentivar os alunos a participarem das aulas e de alguma maneira trazer um pouco de arte pra vida de cada um.

    Deise Ap. Silva
    5° semestre Artes

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito,esses jogos são bons pois os alunos podem aprender brincando,e com isso os professores conseguem manter os alunos interessados na a

    Maria Consuelo Aquino Nascimento
    Educ. Artistica

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito, esses jogos são bons pois os alunos podem aprender brincando ,e com isso os professores conseguem manter os alunos interessados na aula.


    Maria Consuelo Aquino Nascimento
    Educ. Artistica

    ResponderExcluir
  24. Parabéns! é uma forma diferente de ensinar, pois não se torna cansativo e o pricipal que o objetivo é alcançado.Ensinar desta forma é mais estimulante para os alunos e tenho certeza quejamais esquecerão.
    Adriana Maria Martinsa Pizani- 2ºAno Artes Visuais
    3º Semestre

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.