Jogo desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Curso de História 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
Felipe Kelvyn
Laura Bícego
Simone Soares
Tamiris Melo
Wallace Estevão
DISCIPLINA: HISTÓRIASÉRIE: 6º ANO
OBJETIVOS:
Levar o aluno a testar seu conhecimento e capacidade de dedução através das perguntas dos conteúdos de História e possibilitar a retomada de toda a estrutura do Egito Antigo, facilitando a compreensão dessa fascinante história, tudo de uma maneira empolgante e interessante que é jogar.
CONTEÚDO:
· História dos Egípcios em seus aspectos econômicos, culturais e políticos.
PROCEDIMENTOS:
· Separar a sala em 4 grupos, cada um se diferencia por uma determinada cor sendo elas; vermelho, azul, roxo, laranja, tendo cada grupo um monitor.
· No centro da sala haverá uma mesa, contendo 30 fichas onde serão 5 de cada tema, os temas serão, pirâmides, faraó, economia, religião e múmias.
· O dado terá suas faces nomeadas de acordo com cada tema e uma de suas faces será o coringa, ou seja, quem tirar o coringa, terá a chance de escolher o tema que quiser
· Cada tema terá 5 perguntas,
· Em cada acerto o grupo ganhará um ponto
· O grupo que conseguir mais pontos será o vencedor.
Vocês devem comentar sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esquecendo de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário.
Muito interessante ! Particularmente história não era minha matéria preferida e sim português. Mas talvez se tivesse experimentado nas aulas de história algo lúdico como este jogo teria uma visão diferente da matéria. Acredito que a distância entre motivar e despertar o interesse do aluno para determinado conteúdo e fazer com que ele não goste deste é simplesmente a maneira como o professor apresenta a seus alunos o conhecimento. Por isso meus amigos e futuros professores vamos utilizar formas dinâmicas como os jogos para que nossos alunos tenham prazer pelo saber.
ResponderExcluirAbraços e sucesso à todos na missão de ensinar !
Daiane Isabel Garcia Rocha (2º Ano Letras/Inglês)
Priscila(Artes) È uma forma dinamica de trabalhar oo conteudo egito
ResponderExcluirPois bem, o jogo é realmente muito interessante. Na aplicação, encontramos um certo nível de dificuldade, principalmente em relação ao comportamento dos alunos (bagunça), talvez pelo impacto da primeira vez a frente de uma sala de aula.No entanto, o que nos deixou contente foi que, este jogo, de fato, despertou interesse e curiosidade nos mesmos, ou seja, chamou a atenção deles.Portanto, pode-se perceber que o jogo despertou um nível alto de competitividade, assim, envolvendo todos os alunos ao redor do tema proposto.Enfim, valeu muito a experiência adquirida.
ResponderExcluirFelipe Kelvyn de Barros História 1° ano
Muito interessante o jogo e com uma metodologia excelente! Um assunto talvez não tão interessante para os alunos e se colocado desta forma tenho certeza que a maioria vai se sentir motivado a aprender sobre o conteudo!
ResponderExcluirAriana Borges Souza 3ºano de Química
Achei, super legal, é uma maneira divertida de aprender.
ResponderExcluirAndréa C. Antonietti Elias Silva - 1º Ano de História - Unifran Cód. 112.978-6
realmente muito interessante, uma forma mais facil e divertida de ganhar conhecimento sobre um assunto tao importante e essencial para a História.
ResponderExcluirMaurício Marques Simprônio - 1º Ano História
Este jogo é realmente interessante pois há varias visões diferentes sobre o mesmo assunto, em história isso é um facilitador, pois fica mais fácil a compreensão e o entendimento. E a competitividade faz com que o aluno se esforce para relembrar e memorizar o que já foi aprendido.
ResponderExcluirJúlia Santana Silva - 1° Ano História
gostei!!!!!além de ser uma forma interativa,mostra um tema de grande importância...bem elaborado....ajuda o aluno a entender e não a decorar...!!!!parabens
ResponderExcluirEste jogo é muito interresante pois é uma forma de se obter conhecimento e ao mesmo tempo se divertir,ainda mais para pessoas como eu que esta cursando história onde todo conhecimento adquirido é sempre bem vindo.
ResponderExcluirMariana de Souza Reis 1°ano História
Muito interessante este jogo ele faz as pessoas desenvolverem habilidades de transformar informações em conhecimentos, e é uma maneira de se aprender brincando. Este jogo é tambem uma maneira dos alunos se interagirem melhor uns com os outros.
ResponderExcluirTânia Idalice Nunes Pereira.
1ºAno História.
Unifran.
Código: 1136986
O jogo é uma forma, dos aulos transmitirem seus conhecimentos sobre o assunto, de uma maneira dinâmica, e informativa.Muito interessante pra todos os futuros educadores que terão de passar adiante o que sabem para os alunos,uma forma bem interativa.
ResponderExcluirAna Caroline Fernandes Tavares
1°ano Historia
cod:1127872
Uma forma muito interessante de estudar o Egito antigo e seus principais aspectos, além de estimular uma uma competição sadia sobre os conhecimentos históricos dos mesmo, e o resultado final é o desenvolvimento de toda a sala, pois com as resposta todos os alunos, perdendo ou ganhando, vão adquirir conhecimento dessa matéria.
ResponderExcluirBruno Miron Aleixo 1º ano História
Gostei muito, uma forma inteligente de ensinar divertindo o aluno e interagindo com ele!!!
ResponderExcluirnatane
1° ano de historia
cod: 1123452
Esse método de ensino é muito estimulante, pois os alunos brincam e aprendem ao mesmo tempo! Além disso, achei os jogos muito bem elaborados, não apenas os referentes a matéria de historia, mas todos os jogos.
ResponderExcluir1º ANO HISTÓRIA- UNIFRAN
ExcluirÉ,como todos nós estudantes de História sabemos que a principal dificuldade de todos os alunos se encontram em uma parte significativa na matéria especifica de História Antiga, em que, na mesma se estuda Egito Antigo. O fato é que com este simples jogo, podemos em forma de brincadeira,aprender um pouco mais sobre o mesmo, e como já citaram a cima, ainda há a estimulação de uma competição sadia,sem dúvidas, iremos ensinar nossos alunos e acabar aprendendo junto a eles de uma forma bem mais fácil, e bem mais divertida, ou seja, ensinaremos e/ou aprenderemos brincando, uma grande 'Arma' a ser usada pela educação Brasileira, não só na disciplina de história e sim em toda e qualquer disciplina.
ResponderExcluirBruno Cesar de Oliveira 1ºSem
Graduando em Licenciatura em História.
Muito interessante, uma forma diferente de se estudar o Egito. Aprender e obter conhecimentos históricos sobre o Egito de uma maneira divertida.
ResponderExcluirNatália Cristina Inocencio - 1°semestre HISTÓRIA
Muito legal, este jogo é uma forma muito divertida de se estudar,pois desta maneira fica bem mais facil de se obter conhecimento sobre o egito
ResponderExcluirGustavo de Souza
1º Ano de História - 1ºSem - 2012
Adevair José Rosa 1 Ano Unifran / Historia
ResponderExcluirParabéns pelo Blog, achei todos os jogos muito interessante para a aprendizagem dentro da sala de aula, através dos jogos podemos adquirir conhecimentos de forma descontraida, deixando a aula mais participativa, aproveitando também para interagir com colegas de sala, criando um ambiente agradavel a todos.
O jogo apresenta uma ótima didática, já que de uma forma simples e diferente, induz o aluno a se envolver nos estudos de forma que o mesmo esteja ao mesmo tempo se divertindo. A coletividade em relação a divisão dos grupos também é um importante fator, já que apresenta uma maior dinâmica nos métodos de ensino e uma interação entre os alunos que faz com que os mesmo se interessem pelo tema proposto, e aprendam de fato.
ResponderExcluirDiego Henrique Camilo
História Semestre - 1º Ano - 2012
Código : 1140176
Dhonatan Bernardo da Silva
ResponderExcluirCurso de historia !° ano noturno
Esse jogo é muito enteressante, pode ser jogado tanto por criança como adolecente e até mesmo adulto.Este jogo ensina a focalisar, disciplina,trabalho em grupo, gostei muito porque professor tem que ser criativo e falar de historia do egito é um conteudo extenso e para muitos chato mas com o jogo fica divertido e prazerozo, este jogo os criadores estam de parabens alcançaram o objetivo que é envolver todos que estam jogando e almesmo tempo aprendendo.
Os jogos educativos são formas inovadoras de trazer para os alunos novas maneiras de aprender. Ficar somente no discurso teórico pode ser cansativo para o professor e também para o aluno. É importante a interação entre ambos. Dessa forma, o jogo renova o método de aprendizado, porque o aluno aprende brincando, interagindo com os grupos, tem trabalho em equipe, que é muito relevante para a interação social entre eles. Inclusive, para a própria formação para vida deles em todas as formas de convivência.
ResponderExcluirMateus Menezes do Nascimento - História - 1º Ano - 2012
Código: 118371.9
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtualmente, o professor deve trabalhar com outros métodos educativos. Pode começar a partir dos jogos, como, por exemplo, "DESCOBRINDO O EGITO". Um trabalho com os conteúdos históricos pode permitir novo modo de compreensão por parte dos alunos. O aluno não pode pensar que o quadro negro e giz, são as únicas formas de passar o conhecimento didático. Uma aula dinâmica, onde envolve a articulação de diferentes grupos, em sala aula, possibilita a diversão deles, ao mesmo tempo, aprendendo os conteúdos de forma diferente. Sem dúvida, o docente deve estar sempre aprimorando novas técnicas de aprendizagem, de forma divertida e interessante.
ResponderExcluirMateus Menezes do Nascimento - História - 1º Ano - 2012
Código: 118371.9
Esse jogo DESCORBINDO O EGITO é muito interessante, sem contar que as crianças acham um máximo quando o professor chega na sala com algo diferente, se nós quando crianças e até mesmo jovens tivéssemos a oportunidade de ter contato com esses jogos, acho que aprenderíamos mais, e sem contar que cria um vinculo entre as crianças e o professor, com elas interagindo todas juntas sem contar que ensina as crianças desde de novinhas a trabalharem em grupo e a dividir ideias, e com isso ajuda o aluno a pensar que não é só com lousa e giz, e lendo livros que se aprende.
ResponderExcluirThaisa Aparecida Cruz 1º semestre de História/ Unifran
Parabéns- gostei muito pois aborda de forma forma diferente o conteudo de história, gostei bastante do tema dentra de história pois o egito tem seu lada mistico e de grandes aventuras que inspiraram varios filmes, então com certeza foi algo a mais para o interesse dos alunos, afinal qualquer um ja assistiu um filme, ou ouviu uma história sobre mumias, piramedes e faraós, acho que esse jogo ficaria bem se fosse complementado com o jogo verdade ou mito, pois acho que muitos alonos teriam perguntas a fazer sobre um tema tão interessante que envolve tão mitos e histórias fantasticas, mais uma vez parabéns!
ResponderExcluirJoão Paulo Martins
Curso: Ciências Biológicas/ Semestral
5º semestre-UNIFRAN
uma grande técnica para o aprendizado, e para memorização , se eu tivesse aprendido desta forma seria muito mais fácil , pois é uma matéria muito complexa é somente no explicar fica difícil atingir o aluno,parabens aos realizadores deste jogo.
ResponderExcluirRODRIGO ROGERIO 1º ANO GEOGRAFIA / UNIFRAN
Nada melhor do que estimular o aluno a aprender de maneiras lúdicas. Além de fazer com que o processo de aprendizado se torne mais prazeroso, a própria experiência do aluno neste tipo de didática faz com que ele aprenda de maneira quase instantânea, ao mesmo tempo que seu conhecimento se solidifique em virtude da quebra de rotina. São atividades assim que podem fazer a diferença em nossa atual realidade de ensino.
ResponderExcluirRafael Negreiros Dias 1° semestre Licenciatura em Geografia. Cod.1279267
O jogo com certeza, ele motiva mais o aluno isso faz com que ele fique mais interessado pelo tema, pode ter certeza que ele consegue ter uma absorção maior da matéria, isso faz com que ele se torne criacionisna e objetivo e passa a ter um melhor conhecimento.
ResponderExcluirLuís Frenando Nogueira de Almeida. 1ano de História 2013
Quero parabenizar os criadores deste jogo, pois ficou muito interessante e objetivo, eu acho que esses jogos deveriam ter em todas as escolas para ter um ensino mais consolidado, adquirindo um bom conhecimento aos alunos.
ResponderExcluirLuís Fernando Nogueira de Almeida. 1 ano História 2013
Realmente muito interessante e objetivo, uma forma divertida e dinâmica de ensinar e aprender, o que pode se estender a diversos assuntos, atribuindo interesse, e incentivo, além de compartilhar o conhecimento e esclarecer as dúvidas, enriquecendo o método de ensinar e facilitando a absorção do conteúdo.
ResponderExcluirMarcus Vinicius Verissimo Gonçalves GEOGRAFIA 1° ano 2013.
o jogo tem como objetivo fazer com que os alunos tenha um conhecimento sobre hitória brincando isto estimula os alunos a ter mais vontade nos seu estudo assim almentado as voltades de aprender sobre um pouco de história.Marinai A.M.Mazziotti 1ano história 2013
ResponderExcluirQue legal! Além deste jogo ser muito interessante, aguça os sentidos de ganhar do aluno o fazendo se interessar na matéria para no final se sagrar o vencedor, é um ótimo meio de se fazer a didática tornando o ensino muito mais interessante e divertido aos alunos, de uma forma que para poder se ter sucesso no jogo precisa de um conhecimento da matéria, o incentivando a ler e a aprender, sem dúvidas eu como futuro professor de História utilizarei destes meios para se ter sucesso no meu ensino. Parabéns a todos estes alunos que promoveram e construíram este jogo.
ResponderExcluirCaio César Da Silva- 1º semestre de História
O jogo em si faz o aluno a abrir sua mente e buscar exercer seu conhecimento, assim colocando o pensamento em ação. Esse jogo é de grande importância, pois ele faz que o aluno de forma prazerosa aprenda a rica história egípcia brincando , assim não deixando nunca de esquecer do contéudo à respeito do Egito.
ResponderExcluirElvis Damante Siqueira - 1º Semestre de História 2013.
O jogo e interessante pois muitas criancas nao gostam de historia muito menos do egito mostrando esse meio sobre tal materia elas passam a se interessar Gustavo Pio Historia
ResponderExcluirA dinamica e essencial em sala de aula a crianca precisa aprender e essa dinamica e interessante pois e algo que ela gosta e assim aprende mais facilmente Elaine Lourdes Leandro Historia Primeiro Ano
ResponderExcluir