domingo, 13 de novembro de 2011

DESCOBRINDO O EGITO

Jogo desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Curso de História 2011, para a disciplina de Psicologia da Educação:
 Felipe Kelvyn
Laura Bícego
Simone Soares
Tamiris Melo
Wallace Estevão
 
DISCIPLINA: HISTÓRIA

SÉRIE: 6º ANO

OBJETIVOS:

Levar o aluno a testar seu conhecimento e capacidade de dedução através das perguntas dos conteúdos de História e possibilitar a retomada de toda a estrutura do Egito Antigo, facilitando a compreensão dessa fascinante história, tudo de uma maneira empolgante e interessante que é jogar.

CONTEÚDO:

·         História dos Egípcios em seus aspectos econômicos, culturais e políticos.

PROCEDIMENTOS:

·         Separar a sala em 4 grupos, cada um se diferencia por uma determinada cor sendo elas; vermelho, azul, roxo, laranja, tendo cada grupo um monitor.
·         No centro da sala haverá uma mesa, contendo 30 fichas onde serão 5 de cada tema, os temas serão, pirâmides, faraó, economia, religião e múmias.
·         O dado terá suas faces nomeadas de acordo com cada tema e uma de suas faces será o coringa, ou seja, quem tirar o coringa, terá a chance de escolher o tema que quiser
·         Cada tema terá 5 perguntas,
·         Em cada acerto o grupo ganhará um ponto
·         O grupo que conseguir  mais pontos será o vencedor.
Vocês devem comentar sobre a aplicação do jogo na escola. Não se esquecendo de escrever seu nome completo e do curso no final do comentário.

36 comentários:

  1. Muito interessante ! Particularmente história não era minha matéria preferida e sim português. Mas talvez se tivesse experimentado nas aulas de história algo lúdico como este jogo teria uma visão diferente da matéria. Acredito que a distância entre motivar e despertar o interesse do aluno para determinado conteúdo e fazer com que ele não goste deste é simplesmente a maneira como o professor apresenta a seus alunos o conhecimento. Por isso meus amigos e futuros professores vamos utilizar formas dinâmicas como os jogos para que nossos alunos tenham prazer pelo saber.
    Abraços e sucesso à todos na missão de ensinar !
    Daiane Isabel Garcia Rocha (2º Ano Letras/Inglês)

    ResponderExcluir
  2. Priscila(Artes) È uma forma dinamica de trabalhar oo conteudo egito

    ResponderExcluir
  3. Felipe Kelvyn de Barros21 de novembro de 2011 às 18:32

    Pois bem, o jogo é realmente muito interessante. Na aplicação, encontramos um certo nível de dificuldade, principalmente em relação ao comportamento dos alunos (bagunça), talvez pelo impacto da primeira vez a frente de uma sala de aula.No entanto, o que nos deixou contente foi que, este jogo, de fato, despertou interesse e curiosidade nos mesmos, ou seja, chamou a atenção deles.Portanto, pode-se perceber que o jogo despertou um nível alto de competitividade, assim, envolvendo todos os alunos ao redor do tema proposto.Enfim, valeu muito a experiência adquirida.
    Felipe Kelvyn de Barros História 1° ano

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o jogo e com uma metodologia excelente! Um assunto talvez não tão interessante para os alunos e se colocado desta forma tenho certeza que a maioria vai se sentir motivado a aprender sobre o conteudo!

    Ariana Borges Souza 3ºano de Química

    ResponderExcluir
  5. Achei, super legal, é uma maneira divertida de aprender.

    Andréa C. Antonietti Elias Silva - 1º Ano de História - Unifran Cód. 112.978-6

    ResponderExcluir
  6. realmente muito interessante, uma forma mais facil e divertida de ganhar conhecimento sobre um assunto tao importante e essencial para a História.

    Maurício Marques Simprônio - 1º Ano História

    ResponderExcluir
  7. Este jogo é realmente interessante pois há varias visões diferentes sobre o mesmo assunto, em história isso é um facilitador, pois fica mais fácil a compreensão e o entendimento. E a competitividade faz com que o aluno se esforce para relembrar e memorizar o que já foi aprendido.

    Júlia Santana Silva - 1° Ano História

    ResponderExcluir
  8. gostei!!!!!além de ser uma forma interativa,mostra um tema de grande importância...bem elaborado....ajuda o aluno a entender e não a decorar...!!!!parabens

    ResponderExcluir
  9. Este jogo é muito interresante pois é uma forma de se obter conhecimento e ao mesmo tempo se divertir,ainda mais para pessoas como eu que esta cursando história onde todo conhecimento adquirido é sempre bem vindo.

    Mariana de Souza Reis 1°ano História

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante este jogo ele faz as pessoas desenvolverem habilidades de transformar informações em conhecimentos, e é uma maneira de se aprender brincando. Este jogo é tambem uma maneira dos alunos se interagirem melhor uns com os outros.

    Tânia Idalice Nunes Pereira.
    1ºAno História.
    Unifran.
    Código: 1136986

    ResponderExcluir
  11. O jogo é uma forma, dos aulos transmitirem seus conhecimentos sobre o assunto, de uma maneira dinâmica, e informativa.Muito interessante pra todos os futuros educadores que terão de passar adiante o que sabem para os alunos,uma forma bem interativa.

    Ana Caroline Fernandes Tavares
    1°ano Historia
    cod:1127872

    ResponderExcluir
  12. Bruno Miron Aleixo6 de maio de 2012 às 13:08

    Uma forma muito interessante de estudar o Egito antigo e seus principais aspectos, além de estimular uma uma competição sadia sobre os conhecimentos históricos dos mesmo, e o resultado final é o desenvolvimento de toda a sala, pois com as resposta todos os alunos, perdendo ou ganhando, vão adquirir conhecimento dessa matéria.

    Bruno Miron Aleixo 1º ano História

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito, uma forma inteligente de ensinar divertindo o aluno e interagindo com ele!!!

    natane
    1° ano de historia
    cod: 1123452

    ResponderExcluir
  14. Esse método de ensino é muito estimulante, pois os alunos brincam e aprendem ao mesmo tempo! Além disso, achei os jogos muito bem elaborados, não apenas os referentes a matéria de historia, mas todos os jogos.

    ResponderExcluir
  15. É,como todos nós estudantes de História sabemos que a principal dificuldade de todos os alunos se encontram em uma parte significativa na matéria especifica de História Antiga, em que, na mesma se estuda Egito Antigo. O fato é que com este simples jogo, podemos em forma de brincadeira,aprender um pouco mais sobre o mesmo, e como já citaram a cima, ainda há a estimulação de uma competição sadia,sem dúvidas, iremos ensinar nossos alunos e acabar aprendendo junto a eles de uma forma bem mais fácil, e bem mais divertida, ou seja, ensinaremos e/ou aprenderemos brincando, uma grande 'Arma' a ser usada pela educação Brasileira, não só na disciplina de história e sim em toda e qualquer disciplina.

    Bruno Cesar de Oliveira 1ºSem
    Graduando em Licenciatura em História.

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante, uma forma diferente de se estudar o Egito. Aprender e obter conhecimentos históricos sobre o Egito de uma maneira divertida.

    Natália Cristina Inocencio - 1°semestre HISTÓRIA

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, este jogo é uma forma muito divertida de se estudar,pois desta maneira fica bem mais facil de se obter conhecimento sobre o egito

    Gustavo de Souza
    1º Ano de História - 1ºSem - 2012

    ResponderExcluir
  18. Adevair José Rosa 1 Ano Unifran / Historia

    Parabéns pelo Blog, achei todos os jogos muito interessante para a aprendizagem dentro da sala de aula, através dos jogos podemos adquirir conhecimentos de forma descontraida, deixando a aula mais participativa, aproveitando também para interagir com colegas de sala, criando um ambiente agradavel a todos.

    ResponderExcluir
  19. O jogo apresenta uma ótima didática, já que de uma forma simples e diferente, induz o aluno a se envolver nos estudos de forma que o mesmo esteja ao mesmo tempo se divertindo. A coletividade em relação a divisão dos grupos também é um importante fator, já que apresenta uma maior dinâmica nos métodos de ensino e uma interação entre os alunos que faz com que os mesmo se interessem pelo tema proposto, e aprendam de fato.

    Diego Henrique Camilo
    História Semestre - 1º Ano - 2012
    Código : 1140176

    ResponderExcluir
  20. Dhonatan Bernardo da Silva
    Curso de historia !° ano noturno
    Esse jogo é muito enteressante, pode ser jogado tanto por criança como adolecente e até mesmo adulto.Este jogo ensina a focalisar, disciplina,trabalho em grupo, gostei muito porque professor tem que ser criativo e falar de historia do egito é um conteudo extenso e para muitos chato mas com o jogo fica divertido e prazerozo, este jogo os criadores estam de parabens alcançaram o objetivo que é envolver todos que estam jogando e almesmo tempo aprendendo.

    ResponderExcluir
  21. Os jogos educativos são formas inovadoras de trazer para os alunos novas maneiras de aprender. Ficar somente no discurso teórico pode ser cansativo para o professor e também para o aluno. É importante a interação entre ambos. Dessa forma, o jogo renova o método de aprendizado, porque o aluno aprende brincando, interagindo com os grupos, tem trabalho em equipe, que é muito relevante para a interação social entre eles. Inclusive, para a própria formação para vida deles em todas as formas de convivência.

    Mateus Menezes do Nascimento - História - 1º Ano - 2012
    Código: 118371.9

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Atualmente, o professor deve trabalhar com outros métodos educativos. Pode começar a partir dos jogos, como, por exemplo, "DESCOBRINDO O EGITO". Um trabalho com os conteúdos históricos pode permitir novo modo de compreensão por parte dos alunos. O aluno não pode pensar que o quadro negro e giz, são as únicas formas de passar o conhecimento didático. Uma aula dinâmica, onde envolve a articulação de diferentes grupos, em sala aula, possibilita a diversão deles, ao mesmo tempo, aprendendo os conteúdos de forma diferente. Sem dúvida, o docente deve estar sempre aprimorando novas técnicas de aprendizagem, de forma divertida e interessante.

    Mateus Menezes do Nascimento - História - 1º Ano - 2012
    Código: 118371.9

    ResponderExcluir
  24. Esse jogo DESCORBINDO O EGITO é muito interessante, sem contar que as crianças acham um máximo quando o professor chega na sala com algo diferente, se nós quando crianças e até mesmo jovens tivéssemos a oportunidade de ter contato com esses jogos, acho que aprenderíamos mais, e sem contar que cria um vinculo entre as crianças e o professor, com elas interagindo todas juntas sem contar que ensina as crianças desde de novinhas a trabalharem em grupo e a dividir ideias, e com isso ajuda o aluno a pensar que não é só com lousa e giz, e lendo livros que se aprende.

    Thaisa Aparecida Cruz 1º semestre de História/ Unifran

    ResponderExcluir
  25. Parabéns- gostei muito pois aborda de forma forma diferente o conteudo de história, gostei bastante do tema dentra de história pois o egito tem seu lada mistico e de grandes aventuras que inspiraram varios filmes, então com certeza foi algo a mais para o interesse dos alunos, afinal qualquer um ja assistiu um filme, ou ouviu uma história sobre mumias, piramedes e faraós, acho que esse jogo ficaria bem se fosse complementado com o jogo verdade ou mito, pois acho que muitos alonos teriam perguntas a fazer sobre um tema tão interessante que envolve tão mitos e histórias fantasticas, mais uma vez parabéns!

    João Paulo Martins
    Curso: Ciências Biológicas/ Semestral
    5º semestre-UNIFRAN

    ResponderExcluir
  26. uma grande técnica para o aprendizado, e para memorização , se eu tivesse aprendido desta forma seria muito mais fácil , pois é uma matéria muito complexa é somente no explicar fica difícil atingir o aluno,parabens aos realizadores deste jogo.


    RODRIGO ROGERIO 1º ANO GEOGRAFIA / UNIFRAN

    ResponderExcluir
  27. Nada melhor do que estimular o aluno a aprender de maneiras lúdicas. Além de fazer com que o processo de aprendizado se torne mais prazeroso, a própria experiência do aluno neste tipo de didática faz com que ele aprenda de maneira quase instantânea, ao mesmo tempo que seu conhecimento se solidifique em virtude da quebra de rotina. São atividades assim que podem fazer a diferença em nossa atual realidade de ensino.

    Rafael Negreiros Dias 1° semestre Licenciatura em Geografia. Cod.1279267

    ResponderExcluir
  28. O jogo com certeza, ele motiva mais o aluno isso faz com que ele fique mais interessado pelo tema, pode ter certeza que ele consegue ter uma absorção maior da matéria, isso faz com que ele se torne criacionisna e objetivo e passa a ter um melhor conhecimento.
    Luís Frenando Nogueira de Almeida. 1ano de História 2013

    ResponderExcluir
  29. Quero parabenizar os criadores deste jogo, pois ficou muito interessante e objetivo, eu acho que esses jogos deveriam ter em todas as escolas para ter um ensino mais consolidado, adquirindo um bom conhecimento aos alunos.
    Luís Fernando Nogueira de Almeida. 1 ano História 2013

    ResponderExcluir
  30. Realmente muito interessante e objetivo, uma forma divertida e dinâmica de ensinar e aprender, o que pode se estender a diversos assuntos, atribuindo interesse, e incentivo, além de compartilhar o conhecimento e esclarecer as dúvidas, enriquecendo o método de ensinar e facilitando a absorção do conteúdo.
    Marcus Vinicius Verissimo Gonçalves GEOGRAFIA 1° ano 2013.

    ResponderExcluir
  31. o jogo tem como objetivo fazer com que os alunos tenha um conhecimento sobre hitória brincando isto estimula os alunos a ter mais vontade nos seu estudo assim almentado as voltades de aprender sobre um pouco de história.Marinai A.M.Mazziotti 1ano história 2013

    ResponderExcluir
  32. Que legal! Além deste jogo ser muito interessante, aguça os sentidos de ganhar do aluno o fazendo se interessar na matéria para no final se sagrar o vencedor, é um ótimo meio de se fazer a didática tornando o ensino muito mais interessante e divertido aos alunos, de uma forma que para poder se ter sucesso no jogo precisa de um conhecimento da matéria, o incentivando a ler e a aprender, sem dúvidas eu como futuro professor de História utilizarei destes meios para se ter sucesso no meu ensino. Parabéns a todos estes alunos que promoveram e construíram este jogo.

    Caio César Da Silva- 1º semestre de História

    ResponderExcluir
  33. O jogo em si faz o aluno a abrir sua mente e buscar exercer seu conhecimento, assim colocando o pensamento em ação. Esse jogo é de grande importância, pois ele faz que o aluno de forma prazerosa aprenda a rica história egípcia brincando , assim não deixando nunca de esquecer do contéudo à respeito do Egito.

    Elvis Damante Siqueira - 1º Semestre de História 2013.

    ResponderExcluir
  34. O jogo e interessante pois muitas criancas nao gostam de historia muito menos do egito mostrando esse meio sobre tal materia elas passam a se interessar Gustavo Pio Historia

    ResponderExcluir
  35. A dinamica e essencial em sala de aula a crianca precisa aprender e essa dinamica e interessante pois e algo que ela gosta e assim aprende mais facilmente Elaine Lourdes Leandro Historia Primeiro Ano

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.