sábado, 16 de novembro de 2013

ARTE CRUZADA

Arte Visuais 4º Semestre 2013
Amanda Aparecida Rodrigues mandinha261193@hotmail.com
Amanda Naiara Pereira Silva mandanaiara2010@hotmail.com
Bruna Garcia Resende brunagarcia_10@hotmail.com
Thairyne Souza Teles thairyneteles@hotmail.com




OBJETIVO:
- A utilização das palavras cruzadas em sala de aula tem por finalidade desenvolver entre outras habilidades a de estimular a memória. Ao fazer uso da palavra cruzada, não devemos nos preocupar com uma idade apropriada para se fazer o exercício. Pode ser usado desde a educação infantil, pois o uso dessa ferramenta pedagógica enriquece o vocabulário dos alunos, além de auxiliar na compreensão das várias disciplinas.
- As palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento.

CONTEÚDOS:
Nosso grupo criou duas palavras cruzadas, uma para crianças entre 11 a 12 anos, onde o conteúdo é sobre: o-estudo das cores, linhas e formas, conhecimentos básicos do cotidiano dentro da disciplina de artes. E a outra, para 3° Ano do ensino médio, para pré-vestibulandos, com conteúdos sobre: História da arte, Estudo das cores, linhas e formas, Música, Cinema, Teatro, Artistas e Conhecimentos prévios.
MATERIAIS: O jogo foi projetado usando o programa Microsoft Office Excel e depois transferido para Microsoft Office Word e impresso no sulfite
SUGESTÕES:
- Plastifique seu material, pois assim pode ser utilizado com outras turmas e os alunos poderão responder em seu próprio caderno ou folha avulsa. Você vai sempre ter o jogo e economizar cópias.
- Para as crianças, procure colocar imagens, ou algumas letras como dicas.
- Coloque os alunos em grupos  de acordo com o grau de dificuldade.
REGRAS DO JOGO:
1. Pode ser individual ou em grupo
2. Deve se preencher os quadrados em branco da vertical e os horizontais, que se cruzam uns com os outros.
3. Cada linha deve ser preenchida por uma palavra, e cada palavra deve ser descoberta através das dicas que acompanham.
4. Quem completar toda a tabela vence o jogo. 

7 comentários:

  1. Aplicamos o jogo na Escola Professor Estadual Neiva Maria Leite em Delfinopólis para os alunos da 9º A. Foi um grande sucesso, pois todos participaram, os alunos ficaram em grupos e sentiram dificuldades apenas na questão de cores frias.. com eles aplicamos a artecruzada para crianças, que contém quantidade menor de lacunas, mas eles já tinham certo conhecimento prévio de quase todas as questões.. pensamos que a Cruzada que está na foto acima,que possui um grau de dificuldade maior, eles também iriam conseguir completar grande parte... Percebemos que através desses jogos conseguimos atrair a atenção dos alunos e a aula fica mais divertida... não apenas em artes, mas os professores de outras disciplinas, podem colocar questões sobre a sua matéria que conseguir também a atenção de seus alunos...
    Amanda Ap. Rodrigues, Bruna Garcia, Thairyne Teles e Amanda Nayara. Artes Visuais- 2° Ano 2013

    ResponderExcluir
  2. NOSSO JOGO FOI APLICADO NA ESCOLA PROFESSOR ESTADUAL NEIVA MARIA LEITE EM DELFINOPOLIS PARA OS ALUNOS DO 9° A.
    OS ALUNOS SE AGRUPARAM ALGUNS SENTIRAM DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO ONDE O FOCO ERA AS CORES FRIAS, NA APLICAÇÃO UTILIZAMOS A ARTECRUZADA PARA CRIANÇAS ONDE.
    E COM ESTE JOGO NOS PERCEBEMOS QUE CONSEGUIMOS ATRAIR A ATENÇÃO DA CRIANÇAS E ASSIM A AULA FICA MAIS GOSTOSA E CRIATIVA.... E OUTROS PROFESSORES DE OUTRAS MATERIAS PODEM APLICAR ESSA ATIVIDADE POIS IRA RECEBER UM BOM RETORNO DOS ALUNOS....
    AMANDA NAIARA.

    ResponderExcluir
  3. O jogo foi aplicado na Escola Professor Estadual Neiva Maria Leite em Delfinopólis para os alunos da 9º A.
    O desempenho dos alunos foi muito bom,alguns teve algumas dificuldades mas todos participaram, e teve a curiosidade de desvendar o que era a palavra.
    E o mais importante é que o nosso objetivo foi alcançado e que aprendemos muitas coisas juntos !
    Thairyne Teles

    ResponderExcluir
  4. Bem como todos já devem ter lido os comentários das meninas eu quero apenas acrescentar o fato que todos os aluno participaram com entusiasmo e interesse pois ao trabalhando com a cruzadinha conseguimos alcançar nosso principal objetivo que era facilitar o trabalho de construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. olá poderia me mandar o material por e-mail a letra não está legivel, e não dá pra ampliar no meu computador sai embaçado, obrigada

    ResponderExcluir
  6. Seria legal a mesma cruzada com as respostas, pois tema algumas que é de fritar o coco.

    ResponderExcluir
  7. Vc poderia confirmar a resposta do número 12 vertical? Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.