Letras 4º Semestre 2013
Vanessa Ferreira Xavier Pouço vanpouco@gmail.com
OBJETIVO: Fixação de conteúdo gramatical. Reforçar o
estudo da conjunção dos verbos. Realizar construções de frases coerentes com os
verbos, tempo e pessoa sorteada.
CONTEÚDO:
O jogo tem como conteúdo frases formado por verbos. Os verbos são o ponto
principal do jogo e memorização do mesmo.
SÉRIE:
7º e 8º Ano do Ensino Fundamental.
Material:
Tabuleiro de verbos, tipos de cartões (um com as pessoas e outro com os tempos
verbais), dado, pinos,
REGRAS:
1-Os
jogadores jogarão o dado e começará quem tirar o número maior.
2-O
jogador jogara novamente o dado e avançará quantas casas seja sorteado.
3-Se
o jogador cair na casa da flecha verde o jogador andará duas casas em frente.
4-Se
o jogador cair na casa vermelha o jogador andará três casas atrás.
5-Se
o jogador cair no cadeado, jogador ficará uma vez sem jogar.
6-No
caso do jogador não acertar a conjugação do verbo corretamente, o jogador
ficará uma volta sem jogar.
7-Ganha
o jogo quem chegar primeiro na casa de CHEGADA, sempre e quando os objetivos
forem cumpridos.
REFERÊNCIAS:
Livro
do Professor Sínteses (ensino médio língua estrangeira moderna. Curso de língua
espanhola) Ivan Martin.
http://www.bomespanhol.com.br/conjugar
Achei o jogo muito interessante pois treina os verbos e construção de frases que é muito importante para quem está aprendendo uma nova língua. O jogo deve ser bastante estimulante para os alunos pois é de avançar as casas e eles ficaram mais empenhados em chegar, vencer, e assim aprenderão jogando. GRAZIELLE DE ALMEIDA FERREIRA/ LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL. 4º semestre .
ResponderExcluirAchei super interessante. Estimular o aprendizado com jogos propicia o desenvolvimento de habilidades e competências para o aperfeiçoamento cognitivo dos educandos.
ResponderExcluirParabéns aos idealizadores!
Aplicar esse jogo, a turma de espanhol em uma escola foi uma experiência edificante, os alunos gostaram muito, brincaram e se divertiram aprendendo, isso é o mais gratificante e importante.
ResponderExcluirobservei um aluno sempre que era sua vez, algumas delas ele sempre errava, mas quando era e vez dos colegas ele falava ao professor e sempre estava certo. conclui que quando estamos sobre pressão ou sendo avaliados ficamos nervosos e erramos,ão porque não sabemos mas a ansiedade nos atrapalha.
Aprender jogando é interessante e agradável e os alunos gostam desta competição sadia.
Vanessa Ferreira Xavier Pouço - Letras Português e Espanhol. 4º semestre
Gostei muito de aplicar esse jogo, foi uma experiência nova, única. Os alunos gostaram bastante e além do mais aprenderam brincando que é o mais válido, foi gratificante, superou minhas expectativas. Adorei. Talita Zalinelo Monteiro- Letras Portugues e Espanhol. 4- semestre
ResponderExcluirO jogo Laberinto de los Verbos foi apresentado com sucesso, na sala de aula , os alunos se divertiram, e ao mesmo tempo colocaram em prática os conhecimentos por eles aprendidos sobre o idioma, a aplicação do jogo, para mim foi muito gratificante, por que mas uma vez ,percebi que para o aluno gostar da matéria, precisa ter momentos de diversão, onde possa jogar aprendendo, colocando a matéria junto com a diversão. O jogo também pode ser tomado para o professor como uma maneira divertida de avaliar o aluno, sem precisar de fazer uma prova escrita. Susana Edith Bergoglio de Pozzo - Letras Português e Espanhol. 4- semestre.
ResponderExcluirO jogo foi muito bem aceito pelos alunos, tornando os resultados para nós criadores, bastante satisfatório. A forma com que os alunos realizaram as atividades proposta pelo jogo os ajudou em algumas duvidas sobre os tempos verbais já estudados anteriormente e que não havia ficado claro para eles, pois ao longo do jogo surgiam duvidas e eles mesmos se ajudavam entre si. Além de fixar a matéria, o conhecimento e o vocabulário, também foi de grande utilidade o aprendizado do trabalho em grupo, apesar de ser uma competição, houve companheirismo da parte deles para tirar as dúvidas encontradas sobre os tempos verbais. Me senti realizada com o resultado do jogo, houve retorno no aprendizado daquela turma. Foi uma forma descontraída para fixar o aprendizado e avaliar, sem que eles pudessem perceber. Carla Renata Alves Mendonça - Letras Português e Espanhol - 4º sem.
ResponderExcluirFOI, MUITO SATISFATÓRIO APRESENTAR O JOGO POIS OS MENINO MOSTRARAM GRANDE INTERESSE , MESMO TENDO CONHECIMENTO EM ESPANHOL ,TIVERAM ALGUMAS DÚVIDAS,E PUDERAM TIRA-LAS , E AO MESMO TEMPO QUE PASSAMOS CONHECIMENTOS ADQUIRIMOS TAMBÉM.MARIA APARECIDA PINTO LEITE -LETRAS /ESPANHOL
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei o jogo interessante pois desperta o interesse dos alunos em aprender
ResponderExcluirIsabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre
Muito legais as dicas! Recentemente fiz um curso online de espanhol que gostei muito http://www.aprendum.com.br/curso-espanhol-online/ Deixo a dica para quem está buscando um curso neste formato.
ResponderExcluir