sábado, 16 de novembro de 2013

SERVO E SENHOR

História 2º Semestre 2013
Marcio Gandolfo Tótoli marciostrada10@googlemail.com
OBJETIVO: O aluno deverá usar seus conhecimentos sobre o Feudalismo para vencer o jogo, fixando o conteúdo e desenvolvendo o trabalho em equipe.
CONTEÚDO:
  • O Feudalismo na Europa Medieval;
  • As relações entre o Senhor Feudal e os Servos;
  • O cenário socioeconômico do momento;
  • Os povos que originaram o Sistema Feudal;
  • Como o Feudalismo acabou.
SÉRIE: 7º Ano do Ensino Fundamental.
MATERIAL: Foi utilizada uma folha de papel sulfite tamanho A4, onde foi impresso um tabuleiro, que depois foi plastificada. Também foram utilizadas moedas de plástico com cores diferentes para que os alunos possam avançar as casas conforme eles acertam as perguntas, e cartas impressas em papel Vergê - pois é mais resistente - que contém pergunta, reposta e quantas casas o “Senhor Feudal” deve avançar no seu verso.
Regras: O jogo “Servo e Senhor” é um jogo fácil de jogar. Os alunos são divididos em seis grupos, nos quais cada tem um tabuleiro com 24 cartas e 2 pinos, um para  Senhor Feudal e outro para o grupo de alunos que representará o Servo. As cartas estarão viradas para baixo, apenas com o número de casas que o Senhor Feudal deverá andar caso errem a resposta. Neste momento, deve-se escolher uma carta, discutir com o grupo e responder a questão. Se o grupo que representa o servo acertar a resposta, avançam uma casa. Caso errem, o Senhor Feudal avança o número de casas descrito na própria carta. Vence quem chegar ao fim do percurso primeiro. Isso demonstra o tipo de relação desigual que se mantinha na época, fixa o conteúdo (são poucas perguntas e eventualmente elas se repetirão) e reforça o trabalho em equipe.
Referências:
FRANCO JR., Hilário. O Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

2 comentários:

  1. esse jogo achei legal pois motiva o aluno a lembrar um pouco do que ja aprendeu sobre feudalismo e varios outros asuntos; e tambem e bom que o ajuda a lembrar do que aprendeu. curso HISTORIA 1° ANO 2 ° SEMESTRE. ALUNO. MATHEUS MARTINS MAGNANI

    ResponderExcluir
  2. O jogo foi apresentado em uma sala consideravelmente numerosa, o que não se mostrou um problema,tendo em vista que o jogo pode ter um inúmeros jogadores representando o Servo. Com grande participação, os resultados foram os esperados: O Senhor venceu todos os jogos exceto um, no qual viu-se que levaram um pouco na brincadeira. Alem disso, reforçou-se o trabalho em equipe, já que todos jogadores representantes do Servo trabalharam juntos para vencer. Em suma, foi uma atividade que fixou o conteúdo e exercitou o trabalho em equipe, que era seu principal objetivo.

    Marcio Gandolfo Totoli 1o Ano Historia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.