sábado, 16 de novembro de 2013

TRY TO GUESS

Letras 4º Semestre 2013
Danyelle Vasconcelos da Silva danyellesilva@aluno.unifran.br
Guilherme Cadorim Viana dos Santos gcvdsantos@aluno.unifran.br
Jéssica de Paula Aguiar Neves jessicaaguiar1@aluno.unifran.br
Mariana Araújo Faquim marianafaquim@aluno.unifran.br
Sebastião de Sousa Filho sebastiaosousafl@aluno.unifran.br
Objetivo: Treinamento e aperfeiçoamento do vocabulário de inglês, trabalhado em sala de aula e percepção do seu uso no cotidiano.
Conteúdo: Vocabulário
Série: 6º ano do Ensino Fundamental
Material: Papel sulfite, Cola branca ou bastão, Tesoura sem ponta, Cartolina ou papel cartão.
Regras do jogo:
1. Escolher algumas palavras e frases, trabalhadas em sala de aula anteriormente de pronúncia parecida e confeccionar pequenos cartões com elas;
2. Procurar figuras grandes das respectivas palavras ou frases e colá-las em pedaços de cartolina do tamanho de uma folha de papel sulfite;
3. Dividir a sala em três (3) ou quatro (4) grupos e dar a cada um dos grupos as figuras coladas em cartolina. Cada grupo deverá ter a mesma quantidade de figuras, com os mesmos desenhos.
4. O professor sorteia um dos cartões com a palavra ou a frase escrita e fala em voz alta a respectiva palavra;
5. Cada grupo levanta a figura que pensa ser a correspondente àquela palavra ou a frase pronunciada.
6. Cada acerto vale um (1) ponto para o grupo. Vence aquele que tiver mais acertos ao final.
7. É necessário que as palavras usadas no jogo sejam as mesmas já trabalhadas em aulas anteriores, pois o jogo é mais uma estratégia para memorização do vocabulário.
Referência:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira — 5a. - 8a. séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

8 comentários:

  1. Os jogos aparecem como um hábito de lazer normal entre pessoas de diferentes idades, principalmente entre os jovens.
    No entanto o que pode ser considerado lazer, pode também auxiliar no aprendizado nas escolas, ensinando de uma maneira divertida e satisfatória.
    É o que pude comprovar ao aplicar o jogo “Try to guess”, em que os alunos se motivaram a aprender o inglês, os alunos vão brincando e, sem perceberem, aprendem a matéria sem maiores dificuldades.
    A educação através desta metodologia é uma ferramenta importantíssima no auxílio às crianças, adolescentes e jovens no processo de construção de sua cidadania, através da apropriação, transmissão e criação de práticas culturais, além de desenvolver habilidades interpessoais e cognitivas.
    É claro que jogar desperta um espirito competitivo e eufórico em quem joga, sendo assim foi inevitável o silêncio na sala, e isso incomodou um pouco as classes vizinhas, sendo, portanto o único fator negativo, ao aplicar o “Try to guess”, porém percebi que isso aconteceu de uma forma sadia.
    Portanto dentre os fatores positivos posso afirmar que, a interação, a comunicação com os outros colegas tornaram a vontade de se aprender a pronuncia correta do inglês mais interessante .

    Aluna: Mariana Araújo Faquim
    4º Semestre de Inglês

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  2. O jogo foi aplicado em uma sala de 7ª série de uma escola estadual. Durante sua aplicação, foi possível perceber o quanto o processo de ensino-aprendizagem pode ser prazeroso e divertido.
    A interação dos alunos com o objeto de conhecimento se mostrou ser algo muito positivo, pois, naquele momento, deixaram de ser meros receptores do conhecimento, o que Paulo Freire chama de "educação bancária", mas agiram, atribuindo novo sentido àquilo que era desejado que aprendessem, estabelecendo relação entre o conteúdo e seu uso no cotidiano.
    O conhecimento assim, foi construído e consolidado através do jogo "Try to guess" de uma maneira dinâmica e interativa.

    Aluno: Sebastião de Sousa Filho
    4º Semestre de Inglês

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  3. Ao aplicarmos o jogo "Try to guess", percebi que o ensino de uma segunda língua na escola pública pode, sim, ser interessante. Todos os alunos que estavam presentes na classe mostraram-se bastante interessados no jogo depois que nós o iniciamos, e também bastante competitivos. Se houve algum ponto negativo, diria que foi a falta de habilidade deles, que é completamente aceitável, em manter um tom de voz mais baixo e de ficarem sentados. No entanto, os pontos positivos superaram as minhas expectativas, pois o nosso objetivo de mostrar e ensinar algumas semelhanças fonéticas e/ou ortográficas da Língua Inglesa foi alcançado de maneira satisfatória. Com esta experiência, sei que posso contar com este tipo de atividade diversificada para tornar o ensino-aprendizagem menos laborioso e mais prazeroso para todos.

    Aluna: Danyelle Vasconcelos da Silva
    Curso: 4º Semestre de Letras, habilitação em Inglês.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Achei o jogo interessante devido a sua competitividade diante os grupos, que estimula a vontade de jogar e assim mais fácil de aprender.
    Isabela Zanardi Ciências Biológicas 6ºsemestre

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  6. Tendo em vista todo um desenvolvimento educacional "novo",o jogo trás o conhecimento e a aprendizagem de uma forma interativa e descontraída ,fazendo assim o aluno interagir com a matéria e pô-la em pratica que fará realmente com que o conteúdo seja memorizado e o conhecimento realizado.(jorge henrique paiva -letras)

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  7. Todo objetivo de um jogo é basicamente de competicão e ao mesmo tempo interação e diversão. Foi essa a intenção com a proposta do jogo Try to Guess, que além dessas todas características que um jogo possui, esse ainda iria auxilar na aprendizagem das crianças com o vocabulário de novas palavras em inglês.
    O jogo atendeu muito satisfatoriamente do que dele se esperava. Fez com quem os alunos liberassem seu espiro esportivo e competitivo, fez com interagissem entre eles para a escolha de qual figura era a correta, e de maneira geral também. Mesmo com as dificuldades em relação ao comportamento da sala no início, a eplicação de como seria, o saldo final é totalmente positivo e fica claro que é possível sim educar fazendo-se uso de jogos e outras atividades interacionais.

    Guilherme Cadorim Letras - Inglês

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  8. A aplicação do jogo foi uma ótima experiência, aplicamos em uma turma de 7º série, a classe era numerosa e bem falante. Percebemos que no decorrer do jogo muitos alunos tiveram seu primeiro contato com algumas palavras naquele momento, outros por outro lado, já conheciam as mesmas por frequentarem cursos paralelos. Foi contagiante ver a interação da garotada e o espírito de competição. JÉSSICA DE PAULA AGUIAR NEVES -PORTUGUÊS - INGLÊS.

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