Letras 4º Semestre 2013
Grazielle de Almeida Ferreira grazi12_delfi@hotmail.com
Kênya Fernanda Alves Mendes kenyafernandaalves@yahoo.com.br
Lorrâine Simões de Aguiar lorraine_aguiar@hotmail.com
OBJETIVO:
o jogo tem como objetivo fazer os alunos treinarem a ortografia e a
pronúncia da Língua Espanhola através da soletração de palavras e revisar
vocabulários já estudados.
CONTEÚDO:
o jogo possui palavras de temas já estudados de níveis fáceis, médios e
difíceis, tais como: materiais escolares, vestimentas, corpo humano, comida,
lugares, cores, meses, meios de transportes, família, números e alguns verbos.
SÉRIE:
7° ano
do Ensino Fundamental II ou no 2° semestre de cursos de espanhol.
MATERIAL:
Foram utilizadas folhas de sulfite coloridas, nas quais cinquenta palavras
foram impressas e uma caixinha de madeira revestida de pano para colocá-las.
REGRAS:
1. faz-se um sorteio de dez alunos para
participar do jogo, sendo estes divididos em dois grupos de cinco pessoas. Um
grupo de meninas contra um grupo de meninos.
2. a ordem de cada jogador em seu grupo será
feita em ordem alfabética.
Começa
a jogar o grupo que ganhar no par ou ímpar.
3. Feito isso começa-se o jogo. O primeiro
jogador do grupo, que começará a disputa, terá que tirar uma palavra da
caixinha. Em seguida deve-se entregá-la ao professor para que este abra e diga
qual a palavra que o jogador terá que soletrar.
4: o jogador deve pronunciar a palavra e em
seguida soletrá-la. Ele tem como ajuda pedir o significado da palavra ou uma
aplicação desta em uma frase.
5: se o jogador errar ele sai do jogo e se
acertar permanece.
6. o jogo prossegue intercalando os jogadores
de cada grupo, ou seja, assim que o jogador do grupo 1 terminar de jogar será a
vez do primeiro jogador do grupo 2 e assim sucessivamente até que permaneça
apenas um jogador que vencerá a disputa.
REFERÊNCIAS:
- Dicionário
online RAE (www.rae.es)
-
Livro Prisma Comienza nível A1
- www.ewidiomas.blogspot.com
(adaptação do jogo)
O jogo nos deu uma experiência positiva, pois tudo foi feito como planejávamos, os alunos estiveram bastante atentos, empenhados em vencer e aprender. Soletrando eles treinavam a ortografia e falando a palavra a pronúncia. Até a professora da sala ficou atenta, e achou interessante o jogo. O grupo dos meninos foi o vencedor, mas foi uma disputa difícil, eles ficaram bastante contentes. Sugestão do que pode ser melhorado é que precisava de mais tempo para que todos os alunos da sala pudessem participar, pois quase todos ficaram interessados, mas com a falta de tempo só alguns participaram. GRAZIELLE DE ALMEIDA FERREIRA / LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL. 4º semestre
ResponderExcluirAdorei essa experiência nova e acredito que os alunos da escola também gostaram. Todos interagiram bastante, inclusive os que estavam do lado de fora só acompanhando. A professora mostrou-se simpática e animada também com a nossa proposta. Acredito que diversificar as aulas desse modo além de despertar a atenção do aluno também irá fazer com ele reforce seus conhecimentos de uma forma descontraída. Enfim, tudo ocorreu dentro do esperado e foi muito boa essa troca de experiência. LORRÂINE SIMÕES DE AGUIAR / LETRAS-ESPANHOL 4º SEMESTRE
ResponderExcluirNo aprendizado de uma língua estrangeira é muito importante afixação das palavras, e isso só conseguimos com muita repetição, assim como os bebês quando começam a falar, portanto, gostei muito deste jogo.
ResponderExcluirVanessa Ferreira Xavier Pouço - Letras Português /Espanhol - 4º Semestre.
Gostei desse jogo, me chamou bastante atenção, parece não ser complicado e de fácil entendimento. parabéns as meninas!. Talita zalinelo monteiro- Letras português/ Espanhol 4- semestre
ResponderExcluirAchei o jogo super interessante, mas na aprendizagem de uma língua estrangeira , já que quando mas fixação nas palavras e pronuncias das mesmas, fica muito mas fácil para o aluno captar a maneira da fala das palavras, fora que estimula o aprendizado dos alunos de uma língua estrangeira..Susana Edith Bergoglio de Pozzo - Letras Português e Espanhol. 4- semestre.
ResponderExcluirFoi uma boa experiência, pois todos nós adoramos estar na escola , apresentando o jogo, pois nos receberam muito bem,a professora ficou atenta no jogo e demonstrou ter gostado. Os meninos e meninas ficaram muito entusiasmados ,a disputa estava acirrada, entretanto os meninos ganharam. Foi algo novo que realizei e adorei ter aplicado o jogo deletreando. Kênya Fernanda Alves Mendes Letras-Espanhol 4° Semestre
ResponderExcluirPara aprender qualquer língua é preciso muito conhecimento das palavras. Esse jogo proporciona uma aprendizagem descontraída para o aluno, na qual poderá ampliar seu vocabulário conhecendo palavras novas e aprendendo sua pronuncia, que é a parte mais legal no aprendizado da língua estrangeira. Carla Renata Alves Mendonça - Letras Português e Espanhol - 4º sem.
ResponderExcluirAchei o jogo interessante devido a sua facilidade de interação para com os alunos, despertando assim o desejo de jogar
ResponderExcluirIsabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre
O jogo traz uma proposta muito interessante que engloba habilidades importantes tais como: a pronúncia escrita já que só se chega a perfeição através da repetição. Repetição essa, que se dá de forma prazerosa e lúdica aos alunos, fazendo com que aprendam sem se dar conta de que estão assimilando o conteúdo. Práticas como essa, mostram que não é preciso jogos e recursos sofisticados para que os alunos se interessem e participem. Qualquer jogo por mais simples que seja no aspecto físico, quando bem pensando e estudado quanto a sua metodologia e aplicabilidade é altamente recomendado e aprovado.
ResponderExcluirGuilherme Cadorim Letras Inglês
Achei o jogo muito interessante, pois incentiva os alunos a treinarem a ortografia e a língua estrangeira,de uma forma diferente.Muito legal o jogo!
ResponderExcluirJéssica Silva de Sousa- Ciências Biológicas 6ºsemestre
Gostei muito do "Deletrando", pois é uma forma dos alunos treinarem outro idioma de forma divertida.
ResponderExcluirÉ um meio do aluno ser estimulado no aprendizado quanto à grafia e pronúncia de palavras de outras línguas, tendo em vista que o fará de forma prazerosa e em grupo.
Ellen C. Gonçalves Tristão
Letras - Português e Literatura