sábado, 16 de novembro de 2013

SUPER HISTÓRIA

História 2º Semestre 2013
Adriano de Paula Meska Borges - adriano_borges_guns@hotmail.com
Caio Cesar da Silva – caiocesarmolina@gmail.com
Gustavo Henrique Pio – gustavopio@aluno.unifran.br
Leonardo Rossi – xleonardorossix@gmail.com
Monique Ramos Miranda – moniqueramos.m@hotmail.com
Tiago Castro Saboia Alves – tiagomusicman369@hotmail.com
OBJETIVO: Aprender conhecimentos gerais sobre História por meio da interação entre os alunos.

CONTEÚDO: História do Brasil, Mitologia Grega, Egito Antigo, Império Romano, Feudalismo, Futebol, Cinema, História Geral, Música Nacional e Internacional e Religiões.
SÉRIE: 7° e 8° ano do Ensino Fundamental.

MATERIAIS: Papel sulfite tamanho A4, um envelope saco Kraft natural 75g e cola em bastão.

REGRAS: Dois participantes, 26 cartas para cada um. Inicialmente os dois jogadores fazem uma disputa de “par ou ímpar”. O vencedor inicia o jogo com uma de sua carta e faz a pergunta que está relacionada a ela. Se o oponente não souber responder a pergunta, coloca a carta em mãos no monte na mesa e retira outra carta do seu próprio monte. O jogador que colocar todas as suas cartas no seu monte, perde a rodada.

REFERÊNCIAS: 

Disponível em: http://www.brasilescola.com

9 comentários:

  1. Leonardo Rossi - 2° Semestre do curso de História da Universidade de Franca - 2013

    O jogo pedagógico “Super História” teve como influência o jogo de cartas “Super Trunfo”, que consiste em ganhar a carta do outro oponente. O jogo pedagógico foi aplicado em uma turma da 8ª série do ensino fundamental. O vice-diretor juntamente com a coordenadoria da escola e a professora responsável pelas oitavas séries concedeu um espaço para que nosso grupo pudesse expor nosso jogo pedagógico em sala de aula. Inicialmente a professora teve alguma dificuldade de fazer com que a classe ficasse em silêncio e se interessasse no jogo, a integrante do grupo Monique Ramos apresentou o jogo e as regras aos alunos, segundo ela eles demonstraram muito interesse e estavam empolgados com a atividade proposta. A aluna Monique, então falou um pouco sobre o nosso curso de História, sobre a faculdade e a disciplina Psicologia da Educação. Teve a oportunidade de conhecer um pouco dos alunos, eram 32 ao todo. Após as apresentações, a aluna dividiu a sala em quatro grupos com quatro alunos para que pudesse ser aplicado o jogo. Foram distribuídas as cartas igualmente para cada grupo e foram passadas as instruções. Inicialmente os alunos tiveram alguma dificuldade para identificar algumas figuras históricas e sobre as regras do jogo e a maneira a ser jogado. Após o primeiro grupo ter finalizado a primeira partida, o restante da sala ficou mais interessada e foi dado um bombom para o vencedor de cada grupo. A atividade despertou o interesse dos alunos pelas figuras de importância histórica.
    Segundo a aluna Monique Ramos a atividade foi aplicada com muita tranquilidade e teve cooperação de todos os alunos, houve muita interação entre eles e a professora. A professora gostou do jogo pedagógico e confirmou que irá usar como exemplo em sala de aula para o aprendizado dos alunos. A atividade incentivou o gosto pela leitura e mostrou que o jogo pedagógico engrandece em muito ao aprendizado dos alunos, o interesse e a relação professor x aluno.
    A atividade foi aplicada na escola apenas pela aluna Monique Ramos, os demais participantes do grupo não puderam comparecer à aplicação do jogo. A aluna se reuniu com os demais alunos do grupo e compartilhou sua experiência para que pudéssemos expor em nossos relatórios. Todos os integrantes do grupo participaram na elaboração do jogo, desde a sua criação até o produto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo Rossi - 2° Semestre do curso de História da Universidade de Franca - 2013

      O jogo pedagógico “Super História” teve como influência o jogo de cartas “Super Trunfo”, que consiste em ganhar a carta do outro oponente. O jogo pedagógico foi aplicado em uma turma da 8ª série do ensino fundamental. O vice-diretor juntamente com a coordenadoria da escola e a professora responsável pelas oitavas séries concedeu um espaço para que nosso grupo pudesse expor nosso jogo pedagógico em sala de aula. Inicialmente a professora teve alguma dificuldade de fazer com que a classe ficasse em silêncio e se interessasse no jogo, a integrante do grupo Monique Ramos apresentou o jogo e as regras aos alunos, segundo ela eles demonstraram muito interesse e estavam empolgados com a atividade proposta. A aluna participante do grupo, então falou um pouco sobre o nosso curso de História, sobre a faculdade e a disciplina Psicologia da Educação. Teve a oportunidade de conhecer um pouco dos alunos, eram 32 ao todo. Após as apresentações, a aluna dividiu a sala em quatro grupos com quatro alunos para que pudesse ser aplicado o jogo. Foram distribuídas as cartas igualmente para cada grupo e foram passadas as instruções. Inicialmente os alunos tiveram alguma dificuldade para identificar algumas figuras históricas e sobre as regras do jogo e a maneira a ser jogado. Após o primeiro grupo ter finalizado a primeira partida, o restante da sala ficou mais interessada e foi dado um bombom para o vencedor de cada grupo. A atividade despertou o interesse dos alunos pelas figuras de importância histórica.
      Segundo a participante do grupo a atividade foi aplicada com muita tranquilidade e teve cooperação de todos os alunos, houve muita interação entre eles e a professora. A professora gostou do jogo pedagógico e confirmou que irá usar como exemplo em sala de aula para o aprendizado dos alunos. A atividade incentivou o gosto pela leitura e mostrou que o jogo pedagógico engrandece em muito ao aprendizado dos alunos, o interesse e a relação professor x aluno.
      A atividade foi aplicada na escola apenas por 1 participante do grupo, os demais participantes do grupo não puderam comparecer à aplicação do jogo. A aluna se reuniu com os demais alunos do grupo e compartilhou sua experiência para que pudéssemos expor em nossos relatórios. Todos os integrantes do grupo participaram na elaboração do jogo, desde a sua criação até o produto final.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o jogo, pois oferece um grande auxílio na memorização de grandes personalidades, seus feitos mais significantes, a imagem do personagem, a época em que viveu, etc.
    Além disso, a ideia foi muito criativa e cativante, pois o jogo Super Trunfo faz parte do cotidiano dos alunos e trazê-lo com um conteúdo de História foi um ferramenta didática muito bem elaborada, já que estabelece vínculo com a realidade dos educandos.

    Marina Pontin - 3º ano de Artes

    ResponderExcluir
  4. Caio César - 2° Semestre do curso de História da Universidade de Franca - 2013

    O jogo super história possibilita ao aluno um vasto conhecimento imediato de personagens históricos que consequentemente estão ligados a sua época, além de o aluno ter este conhecimento específico sobre tal individuo o jogo também oferece conhecimentos gerais que ajudam a entender a época de cada personagem selecionado. O jogo é muito rico e eficaz na educação do aluno pois o possibilita de maneira divertida e prática a absorção de um conhecimento muito amplo.

    ResponderExcluir
  5. O jogo teve grande aproveitamento na sala de aula apesar de no início os alunos apresentarem dificuldade para executa-lo, talvez o jogo não fosse adequado para aquela faixa etária, mas no geral o objetivo foi cumprido e o jogo apresentou grande aproveitamento. O jogo não visa somente que o aluno apenas memorizem as personalidades históricas mas sim que aprendam quem elas foram e a importância que exerceram na sociedade em que viveram e na nossa sociedade atual. O aluno aprende brincando e aprende melhor.
    Gustavo Henrique Gomes Pio. História-2° Semenstre

    ResponderExcluir
  6. O jogo possibilitou uma interação entre os alunos e a professora, no início houve um pouco de dificuldade para colocar a sala e ordem e para que os alunos colaborassem com a atividade, porém, quando entenderam o jogo, se mostram muito entusiasmados, o reconhecimento de algumas figuras históricas fizeram com que acompanhassem o jogo e os que não conheciam, se mostraram curiosos e motivados, a atividade prendeu a atenção dos alunos e mesmo da professora, que viu no jogo uma maneira dinâmica e divertida de passar a matéria para seus alunos.
    Monique Ramos Miranda 1º Ano de História

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante e gostaria de saber como consigo esse jogo criado por voces. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante e gostaria de saber como consigo esse jogo criado por voces. Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.