sábado, 16 de novembro de 2013

BRINCANDO COM A BIOLOGIA

Ciências Biológicas 5º Semestre 2013
Ana Cláudia de Souza 
Gilberto Garcia Nogueira
Ricardo José de Sousa
OBJETIVO: Trabalhar os conhecimentos de biologia como os biomas brasileiros, seus relevos, hidrografias, fauna, flora e conceitos de ecossistemas de forma divertida.
CONTEÚDO: biologia como os biomas brasileiros, seus relevos, hidrografias, fauna, flora e conceitos de ecossistemas.
SÉRIE: 1º E 2º Ano do Ensino Médio
MATERIAIS: Tabuleiro; Dado; Cartas com questões; Peças.
REGRAS:
Os alunos escolhem as peças e decidem pela sorte quem começa;
1. O dado deve ser utilizado toda vez;
2. O aluno que começar deve lançar o dado e o número que sair será a quantidade de casas que deverá andar;
3. Caso o aluno pare com sua peça em uma casa que contenha um número, ele deverá pegar uma carta com o número correspondente, e acertando permanecerá na casa, caso erre voltará uma casa;
4. Há casas com o símbolo da estrela e quem parar nesta deverá escolher uma carta com este símbolo, e se acertar poderá seguir mais três casas, caso erre voltará uma;
5. Há casas com o símbolo de bloqueio e quem parar nesta deverá escolher uma carta com este símbolo, e se acetar poderá seguir duas casas, caso erre voltará duas;
6. Se o aluno parar em casas que contenham punições estas deverão ser cumpridas ou deverá voltar sete casas.

6 comentários:

  1. Gostei muito do jogo, da dinâmica elaborada, dos temas inclusos e principalmente do estética do jogo que ficou muito bom, será uma boa forma de aplicar os conhecimentos de biomas em turmas que estão estudando este conteúdo. O único ponto que talvez ficou um pouco subjetivo seria o termo "punição", não ficou explicito qual o tipo e pode ser entendido como uma forma de repressão para quem ler as regras do jogo. Parabenizo a criatividade dos integrantes que elaboraram o jogo!
    jpmartins@aluno.unifran.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do jogo, da dinâmica elaborada, dos temas inclusos e principalmente do estética do jogo que ficou muito bom, será uma boa forma de aplicar os conhecimentos de biomas em turmas que estão estudando este conteúdo. O único ponto que talvez ficou um pouco subjetivo seria o termo "punição", não ficou explicito qual o tipo e pode ser entendido como uma forma de repressão para quem ler as regras do jogo. Parabenizo a criatividade dos integrantes que elaboraram o jogo!
    João Paulo Martins- 6º Semestre Ciências Biologicas
    jpmartins@aluno.unifran.br

    ResponderExcluir
  3. Achei o jogo com um visual muito atrativo e com estimulando a vontade dos alunos de jogar

    Isabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito feliz com a criação deste jogo e com a aceitação por parte dos alunos. Foi uma experiência muito boa e espero ter novas ideias para melhorar a transmissão de conhecimento.
    Ricardo José de Sousa - Ciências Biológicas 6º Semestre

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.