sábado, 16 de novembro de 2013

LABIRINTO LITERÁRIO

Letras 4º Semestre 2013
Marilza de Castro Martins marilzacmartins@hotmail.com
Rafaela Martins Matos rafa_martins_sta@hotmail.com
Tulio dos Reis Cardodo de Melo tulioreiscm@hotmail.com.br



OBJETIVO: Levar os alunos a aprender de forma descontraída a importância do estudo da literatura, que na maioria das vezes é encarada como desnecessária e cansativa. Então queremos mostrar que há metodologias diferentes que podem e devem ser usadas em salas de aula, e um desses métodos é aprender jogando.
CONTEÚDO: O tema escolhido do jogo se enquadra no estudo dos movimentos literários na disciplina de Literatura.
SÉRIE: 1º à 3º Ano do Ensino Médio.
MATERIAL: folhas de E.V.A verde,1 folha de E.V.A cinza chumbo,1 folha de E.V.A azul,1 folha de E.V.A marrom ou cor areia, Papel Cartão Cinza, potinhos de Glitter verde, Cola quente, Cola escolar, Estilete, cartolina laminada, papel micro ondulado.


REGRAS DO JOGO: O jogo pode ser realizado por duas pessoas e o professor como mediador. No início cada jogador escolherá um movimento literário através da cor dos cartões que estarão à escolha deles, esses movimentos serão revelados apenas no final do jogo quando o aluno tentará adivinhar com o que respondeu qual é o movimento escolhido; o jogo se passa em um labirinto composto por perguntas e dicas sobre os movimentos escolhidos que ajudarão os jogadores a encontrarem a saída. As regras do jogo são simples:
1. Cada um terá o direito a uma pergunta, e a cada resposta certa ele pode avançar uma ou mais casa, quem decidirá será o professor e se o jogador errar a resposta não terá a chance de avançar.
2. Durante o percurso cada jogador encontrará algumas placas pode ele será ajudado ou acabará perdido dentro do labirinto e o seu adversário passa a ter uma chance maior de encontrar a saída.
OBS: No meio do labirinto haverá a fonte da sorte, e quem chegar até ela primeiro terá a chance de punir seu adversário.
*Quem encontrar a saída deverá ver se todas as dicas escolhidas durante o percurso são referentes ao movimento escolhido, com isso ele sozinho vai tomar conhecimento sobre o assunto e vencerá o jogo.

9 comentários:

  1. Os alunos aprendem literatura,com o auxílio do jogo,de forma mais dinâmica, interativa e com qualidade. Estudar literatura assim, torna-se mais prazeroso. Parabéns ao grupo pela elaboração do jogo.

    Waldirene de Lourdes Castellani

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo! O jogo é criativo,dinâmico e muito bem elaborado,cheio de cores,aspectos que chamam e prendem a atenção dos alunos,que despertam neles o interesse e o gosto de aprender literatura,fugindo de todos os modos tradicionais de ensinar.Novamente,parabéns pelo jogo pessoal! Ficou muito bom. Letícia Gabrielle de Faria/Curso: Letras/Literatura - 4.semestre.

    ResponderExcluir
  3. Os alunos aprendem literatura ,com o auxílio do jogo, de forma mais dinâmica, interativa e com qualidade.Parabéns ao grupo pela elaboração do jogo.

    Waldirene de Lourdes Castellani 4º semestre do curso de Letras/Literatura

    ResponderExcluir
  4. Gostei do jogo, mostra ser interativo, é colorido, com uma forma muito descontraída e divertida de se tratar de Movimentos Literários, dá até vontade de jogar. Pode participar bastante alunos, pois há vários temas dentro do movimento, achei bastante coletivo e as formas de punição bem elaboradas ao longo do processo do jogo.

    Karen Herulys dos Santos Corsi
    4º semestre de Letras
    Português/Literatura

    ResponderExcluir
  5. Achei o jogo bem criativo e bem feito, despertando assim a curiosidade e simultaneamente o interesse do aluno em jogar

    Isabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste jogo, pois ele está relacionado à literatura, esta é uma forma divertida de se aprender, pois assim o conteúdo não fica muito cansativo nem desgastante.
    Natália Fagundes port - ingl

    ResponderExcluir
  7. Obrigado gente, o mais interessante foi descobrir isso através do olhar do aluno, quando fomos aplicar na Escola David Carneiro Ewbank em duas turmas de cada série, quando chegamos eu mais minha outra colega de grupo e sala, ficamos meio apreensivos, porém conforme os alunos foram conhecendo e se envolvendo no jogo no qual se baseou em perguntas e respostas de cada movimento literário no qual os próprios alunos escolhiam responder através de cartões e com o auxilio da professora, ela decidia quantas casas o grupo avançava, caso acertassem, ou quantas casa regrediam, caso errassem, mas enfim, foi uma experiencia divertida e muito diferente e nova, ainda mais se tratando por entrarmos lá como futuros professores.

    Túlio Reis - 4º Semestre Português/Literatura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.