Letras 4º Semestre 2013
OBJETIVO:
Levar os alunos a aprender de forma descontraída a importância do estudo da
literatura, que na maioria das vezes é encarada como desnecessária e cansativa.
Então queremos mostrar que há metodologias diferentes que podem e devem ser
usadas em salas de aula, e um desses métodos é aprender jogando.
CONTEÚDO: O tema escolhido do jogo se enquadra
no estudo dos movimentos literários na disciplina de Literatura.
SÉRIE:
1º à 3º Ano do Ensino Médio.
MATERIAL:
folhas de E.V.A verde,1 folha de E.V.A cinza chumbo,1 folha de E.V.A azul,1
folha de E.V.A marrom ou cor areia, Papel Cartão Cinza, potinhos de Glitter
verde, Cola quente, Cola escolar, Estilete, cartolina laminada, papel micro
ondulado.
REGRAS
DO JOGO: O jogo pode ser realizado por duas pessoas e o professor como
mediador. No início cada jogador escolherá um movimento literário através da
cor dos cartões que estarão à escolha deles, esses movimentos serão revelados
apenas no final do jogo quando o aluno tentará adivinhar com o que respondeu
qual é o movimento escolhido; o jogo se passa em um labirinto composto por
perguntas e dicas sobre os movimentos escolhidos que ajudarão os jogadores a
encontrarem a saída. As regras do jogo são simples:
1.
Cada um terá o direito a uma pergunta, e a cada resposta certa ele pode avançar
uma ou mais casa, quem decidirá será o professor e se o jogador errar a
resposta não terá a chance de avançar.
2.
Durante o percurso cada jogador encontrará algumas placas pode ele será ajudado
ou acabará perdido dentro do labirinto e o seu adversário passa a ter uma
chance maior de encontrar a saída.
OBS: No
meio do labirinto haverá a fonte da sorte, e quem chegar até ela primeiro terá
a chance de punir seu adversário.
*Quem encontrar a saída deverá ver se todas as
dicas escolhidas durante o percurso são referentes ao movimento escolhido, com
isso ele sozinho vai tomar conhecimento sobre o assunto e vencerá o jogo.
Os alunos aprendem literatura,com o auxílio do jogo,de forma mais dinâmica, interativa e com qualidade. Estudar literatura assim, torna-se mais prazeroso. Parabéns ao grupo pela elaboração do jogo.
ResponderExcluirWaldirene de Lourdes Castellani
Parabéns ao grupo! O jogo é criativo,dinâmico e muito bem elaborado,cheio de cores,aspectos que chamam e prendem a atenção dos alunos,que despertam neles o interesse e o gosto de aprender literatura,fugindo de todos os modos tradicionais de ensinar.Novamente,parabéns pelo jogo pessoal! Ficou muito bom. Letícia Gabrielle de Faria/Curso: Letras/Literatura - 4.semestre.
ResponderExcluirOs alunos aprendem literatura ,com o auxílio do jogo, de forma mais dinâmica, interativa e com qualidade.Parabéns ao grupo pela elaboração do jogo.
ResponderExcluirWaldirene de Lourdes Castellani 4º semestre do curso de Letras/Literatura
Gostei do jogo, mostra ser interativo, é colorido, com uma forma muito descontraída e divertida de se tratar de Movimentos Literários, dá até vontade de jogar. Pode participar bastante alunos, pois há vários temas dentro do movimento, achei bastante coletivo e as formas de punição bem elaboradas ao longo do processo do jogo.
ResponderExcluirKaren Herulys dos Santos Corsi
4º semestre de Letras
Português/Literatura
Achei o jogo bem criativo e bem feito, despertando assim a curiosidade e simultaneamente o interesse do aluno em jogar
ResponderExcluirIsabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito deste jogo, pois ele está relacionado à literatura, esta é uma forma divertida de se aprender, pois assim o conteúdo não fica muito cansativo nem desgastante.
ResponderExcluirNatália Fagundes port - ingl
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigado gente, o mais interessante foi descobrir isso através do olhar do aluno, quando fomos aplicar na Escola David Carneiro Ewbank em duas turmas de cada série, quando chegamos eu mais minha outra colega de grupo e sala, ficamos meio apreensivos, porém conforme os alunos foram conhecendo e se envolvendo no jogo no qual se baseou em perguntas e respostas de cada movimento literário no qual os próprios alunos escolhiam responder através de cartões e com o auxilio da professora, ela decidia quantas casas o grupo avançava, caso acertassem, ou quantas casa regrediam, caso errassem, mas enfim, foi uma experiencia divertida e muito diferente e nova, ainda mais se tratando por entrarmos lá como futuros professores.
ResponderExcluirTúlio Reis - 4º Semestre Português/Literatura