terça-feira, 19 de novembro de 2013

TABELIX

Química 5º Semestre 2013
Devido as dificuldades para se ministrar conteúdos de Química no ensino fundamental e médio, optou-se por pensar em uma forma mais efetiva de contribuir para os processos de ensino e aprendizagem, a partir desse jogo .
Objetivo: Tendo em vista as dificuldades que os professores enfrentam em sala de aula com esse conteúdo.  
Conteúdo: Partindo de observações  dos elementos da tabela periódica, o foco passou a ser a busca por exemplos de aplicações dos elementos químicos baseadas no cotidiano do ser humano, tais como, o elemento sódio  presente no sal de cozinha, na forma de cloreto de sódio, NaCl.
A partir desse levantamento prévio, foi possível selecionar os elementos cujos exemplos estavam mais de acordo com o objetivo da produção do jogo; ou seja, aqueles que mais fariam parte do cotidiano do aluno.
    Este jogo será aplicado de preferência  no 2°ano do Ensino fundamental  na disciplina de Química .
Material utilizado:
   Tabela Periódica
  Cartolina
  Lápis
  Borracha
  Revistas 
Regras do jogo:
     As regras do TABELIX são simples. Distribuem-se os cartões com as figuras ou as palavras voltadas para baixo. Cada jogador deve virar duas cartas de cada vez. Seu objetivo é encontrar o par: nome do elemento e imagem de um corpo feito daquele elemento com este destacado. Caso as duas cartas viradas sejam diferentes, o jogador deve virá-las novamente para baixo; caso encontre a carta que forma seu par, essa dupla passa a ser sua e ele tem direito a uma nova jogada. O jogador que somar mais pares, ao final do jogo, será o ganhador. Enquanto um jogador estiver desvirando suas cartas, os outros devem observá-las atentamente e gravar suas posições, para usá-las a seu favor, ao encontrar seus respectivos pares. O professor poderá separar as cartas em cores e mostrar à turma as classificações da tabela periódica: metais, semi-metais, não-metais, gases nobres e hidrogênio; representados no TABELIX, respectivamente, pelas cores verde, amarelo, rosa, azul e cinza.
O professor tem também a opção de apresentar as figuras e os elementos que compõem as cartas, antes do início do jogo, para que os jogadores aprendam quais são os pares que serão formados e, portanto, em quais pontos do seu cotidiano a química é aplicada.
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO:
    Uma das competências para o ensino de Química é a contextualização sociocultural (BRASIL, 2002). Sendo assim, a existência de uma ferramenta mais criativa e interessante que faça os alunos reconhecer símbolos e compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção humana é de extrema importância para a qualidade do ensino. Portanto, jogos didáticos, como o TABELIX, apresentado neste artigo, também auxiliam os alunos a reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social. Além disso, acreditamos que, segundo os parâmetros de esse jogo auxiliará no desenvolvimento de capacidades, de socialização e de gestão de situações de conflito, quer sejam pessoas ou do grupo. 
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS.
 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais +. Orientações Educacionais
Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias). Seb. Brasília, 2002. Ministério da Educação – MEC. Secretaria de Educação Básica.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Semtec. Brasília, 1999 Ministério da Educação MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Guia de Livros Didáticos –
Ciências. Ministério da Educação. Seb. Brasília, 2008. Ministério da Educação – MEC. Secretaria de Educação Básica.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Seb. Brasília, 1996.
Ministério da Educação - MEC. Secretaria de Educação Básica.

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem.
Núcleo de Ensino. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação – Instituto de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo, 2002.

CARVALHO, A. M.; ALVES, M. M. F.; GOMES, P. de L. D. Brincar e educação: concepções e possibilidades. Psicol. estud., May/Aug. 2005, vol.10, no.2, p.217-<http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n2/v10n2a08.pdf> Acesso em: 26 dez. 2009.
HUERRE, P. Jouer, c’est serieux! Enfances & Psy p. 08 à 10 no
15 2001/3 Ed. érès.
Disponível em: <http://www.cairn.info/revue-enfances-et-psy-2001-3-p-8.htm>. Acesso em: 21/05/2013 
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo:
Cortez; Brasília: UNESCO, 2000. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf> Acesso em: 26 dez. 2009. 9 | P á g i n a
TABELIX – Jogo da memória.REVISTA CIÊNCIAS&IDÉIAS N.1, VOLUME 2- ABRIL/SETE

8 comentários:

  1. Achei esse jogo maravilhoso, ainda mais por ser da disciplina de química , uma disciplina que normalmente os alunos tem muita dificuldade em aprender. Com esse jogo os alunos puderam aprender brincando. Tudo aquilo que é passado de uma forma criativa e divertida ajuda na aprendizagem. Esse jogo pedagógico com certeza fez com que os alunos aprendessem e mais que isso, fez com que os alunos pudessem identificar tais elementos referentes a química no seu próprio dia a dia.

    Lorraine Caroline Graciano
    Curso: Artes/3º ano 2013

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  2. Foi muito interessante desenvolver esse trabalho na sala de aula, tivemos bons resultados. O jogo pedagógico capacitou-se os alunos a fixar os elementos químicos com os elementos do dia-dia, utilizando a memorização de uma forma dinâmica e lúdica, levando os alunos a compreenderem melhor o tema que se deseja alcançar e os mesmos se tornam mais participativos e interagem mais com os colegas de classe, além de tornar a aula mais criativa, deixando de lado a rotina de sempre passar somente o conteúdo na lousa, além de facilitar a aprendizagem, eles também despertam o interesse dos alunos.
    Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente; tendo como objetivo principal formar cidadãos críticos e criativos com condições aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da educação.

    Aluno: Sueli Rodrigues
    Curso: Licenciatura em Química

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  3. O jogo é interessante , traduz com simplicidade como a química funciona ,ficou fácil de entender , e buscar o interesse dos alunos sobre esta disciplina .Com esta ferramenta talvez teremos mais Químicos no futuro.
    Aluno: Deise Ap. da Silva
    Curso: Artes /3° ano

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  4. foi um privilégio participar da elaboração deste jogo pois buscamos algo que surpreendesse os alunos na aprendizagem da disciplina de química , com isto na apresentação foi ótima pois os alunos gostaram porque eles não tinha noção da importância da química no nosso cotidiano , com o jogo se surpreenderam pois quantos produtos que ouvem falar ele não sabia nada sequer da composição e acredito que com este jogo o interesse será maior, acredito que a relação ensino/aprendizagem podem ser melhorados com a criação de novas técnicas de dar aulas criar materiais que inovam e esta ferramenta será de grande valia na mão dos professores que quiser usa-lo. espero que este jogo ajude nós professores.Marcio Felix Licenciatura em química

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  5. O Jogo da Memória tabelix aplicado na escola foi uma ótima experiência para a minha formação, pois despertou nos alunos o interesse conhecer os elementos químicos , e também quais as suas aplicações em diversos produtos do nosso cotidiano. e respectivas características, estimulou a participação e o raciocínio de todos na brincadeira com o jogo, sem contar que foi uma forma de aprender brincando e se divertindo, motivando os alunos a desenvolver o raciocínio lógico e a aprendizagem. sabendo que este jogo será uma ferramenta na mão dos professores que usa-la ,assim como foi importante para nós quando apresentamos. caio tosta licenciatura em química

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  6. Achei o jogo muito interessante pois acredito que se o conteúdo for aplicado de uma maneira mais dinâmica, o aluno internaliza o conhecimento com mais facilidade, portanto gostei muito da iniciativa de se ensinar quimíca, que é uma matéria com um certo grau de dificuldade para alguns alunos de forma mais divertida tratando temas do dia a dia. Assim fica muito mais fácil aprender.

    Alesandra Custódio de Melo Souza
    4º semestre de Letras
    Português/Literatura

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  7. Realmente uma grande ideia! Como um aluno que sempre teve dificuldades em Quimica, vejo o quao eficaz este jogo deve ter sido, contextualizando com situaçoes cotidianas e fazendo associaçoes mais simples. Procurarei trazer um pouco desta experiencia para a Historia. Parabens!

    Marcio Gandolfo Totoli 1o Ano Historia.

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  8. o jogo é interessante por aproximar o aluno da ciência e mostrar que não é difícil aprender e/ou assimilar a matéria de química. O jogo tabelix é bem dinâmico, vai permitir com que o professor prenda a atenção de seus alunos e mostre o quanto a química faz parte da vida deles.

    Luciana Ap. Costa Abelo Química - Licenciatura
    Código: 1305186

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