sábado, 16 de novembro de 2013

MEMÓRIA ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Letras 4º Semestre 2013
Alesandra Custódio de Melo Souza Alesandra.custodio@yahoo.com.br
Alkimim Batista de Moura alkimim@diocesefranca.org.br
Ellen Cristine Gonçalves Tristão ellen-cristine.t@hotmail.com
Karen Herulys dos Santos Corsi Keren-kaavril@hotmail.com
Keli Edileni Severino Kelli-edilene@hotmail.com
Priscila Paula Santucci priscilapaulasantucci@hotmail.com

Waldirene de Lourdes Castellani Waldirene88@hotmail.com



OBJETIVO: Incentivar o aluno a ler, conhecer os personagens da história, desenvolver o raciocínio.
Conteúdo: A história de Alice no país das maravilhas de Lewis Carrol.
SÉRIE: 7º ano do Ensino Fundamental.
MATERIAL: Folha de papel A4, caixa MDF, CD (mídia).
REGRAS: Virar uma carta azul com o nome do personagem, a seguir, virar uma carta verde com a descrição do personagem. Os dizeres da carta verde deverão encaixar ao personagem da carta azul. Caso não faça par, ambas as cartas são novamente viradas para baixo. O jogo só termina quanto todos os pares são formados. Vence o aluno que formar mais par.
REFERÊNCIAS: 
www.novaescola.com.br. Alice no País das Maravilhas – Lewis Carrol.

16 comentários:

  1. A apresentação na escola se deu no dia 13 de Agosto, o jogo foi muito bem participado teve uma boa aceitação por parte dos alunos e o mais importante foi apresentado dentro do tempo esperado por nós. Esses foram os pontos positivos e como ponto negativo, devo dizer que deveríamos ter confeccionado um número maior de jogos para que pudéssemos formar mais grupos com menos integrantes para que dessa forma tornasse possível a participação na íntegra de todos os componentes de cada grupo. Da forma como apresentamos ficou dois grupos um com 11 elementos e outro com 12; de maneira que ficou meio complicado grupos com tanta gente...

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que há uma grande dificuldade em se trabalhar leitura com os adolescentes.Dessa forma estimula-se os alunos a praticarem a leitura.Gostei .Parabéns ao grupo,é uma boa forma de reinventar a prática do ensino de leitura na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora você tenha optado pelo anonimato, mesmo assim agradeço imensamente pelo comentário.

      Excluir
  3. Alesandra Custodio de Melo Souza - 18 de novembro de 2013

    A Apresentação foi otimizada em dois grupos, os alunos tiveram uma excelente participação e interação com a história. O conteúdo da literatura foi trabalhado de forma dinâmica, com a história de Alice no País das Maravilhas. Abordou-se o Conhecimento à Literatura, o incentivo à Leitura e uma forma diferente de se trabalhar a questão Literária em sala de aula. O resultado foi muito positivo havendo colaboração e participação de todos.

    ResponderExcluir
  4. Priscila Paula Santucci

    Em relação a apresentação , foi muito proveitosa, apresentamos para o terceiro colegial da escola Antonio Fachada, os alunos gostaram bastante do jogo , e por ser uma aula diversificada.
    Foi trabalhado de uma forma dinâmica , pois muito deles já aviam visto o filme Alice no Pais das Maravilhas , com isso o trabalho foi bem mais fácil de ser trabalhado.
    O resultado foi conforme o esperado , eu que nunca tinha entrado em sala de aula , amei a experiência.

    ResponderExcluir
  5. A apresentação do jogo teve boa receptividade por parte dos alunos que interagiram com a história e foi apresentado dentro do tempo esperado. O ponto negativo foi devido ao fato de ter sido confeccionado apenas dois jogos ,o que dificultou uma maior participação.

    Waldirene de Lourdes Castellani 4º semestre do curso de Letras/Literatura

    ResponderExcluir
  6. É um jogo que me chamou muita atenção,pelo colorido do jogo, pela dedicação do grupo ao fazer todas aquelas peças, por ser uma história no qual todos já temos conhecimento, e dentro de todo seu desenrolar tem sua dificuldade de jogo mostrada. É um jogo onde realmente podemos ensinar crianças adquirir memorização brincando!
    Maria Paula - 6º Semestre - Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante a escolha deste jogo, além de incentivar o interesse pela leitura, pelo meio lúdico, do fantástico que encontramos a forma mais prazerosa de despertarmos este interesse.
    Ao ler ou ouvir um conto de fadas, a criança confia naquilo que o conto diz, porque muito do que ela escuta está de acordo com sua realidade. Assim a literatura infantil teria a função de satisfazer as necessidades da criança, uma vez ao escutar determinadas histórias , estas encontram as soluções para os seus conflitos internos.

    Aluno: Sueli Rodrigues
    Curso: Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  9. O resultado foi realmente o esperado, os alunos interagiram com a proposta levada por nos em sala de aula, teve espírito de competição,de liderança por parte de alguns e de cooperação entre os colegas do grupo sendo no final o esperado Curso de literatura keli edilene severino 4° semestre

    ResponderExcluir
  10. O jogo é bastante interativo e proporciona uma relação entre o filme e o livro. Por ser uma história que muitos conhecem, desperta a curiosidade para ver o que tem de novo e atribuir assim o conhecimento.
    A estrutura das escolas necessitam de mudanças, precisam de interação e participação dos alunos. Somente assim com novos métodos é que vão alcançar o objetivo.
    Parabéns aos integrantes do jogo.

    Josiane Paula do Nascimento
    4º semestre de Letras
    Português/Literatura

    ResponderExcluir
  11. Por ser um livro equivalente à literatura infanto-juvenil, apresentei o jogo para os alunos da sétima série, na Escola Coronel Joaquim da Cunha, os alunos se interagiram muito bem, ficaram contentes com o jogo, tirei fotos deles, eu amei a experiencia, alguns já haviam visto o filme, no geral, apresentaram um grande desempenho em assimilar os personagens com as suas falas e percebi enorme facilidade em assimilarem a Alice, a Lagarta, o Coelho Branco e os Gemeos e um pouco de dificuldades com a Rainha Vermelha e o Valete de Copas, mas todos se empenharam muito para conseguirem jogar e fiquei feliz com o resultado final.

    Karen Herulys dos Santos Corsi
    4º semestre de Letras
    Português/Literatura



    ResponderExcluir
  12. Gostei da proposta de levar a literatura inglesa para a sala de aula.É uma forma de levar os alunos a se interessarem por leitura,haja visto que muitos estudantes estão distantes da prática de leitura diária.Eu criaria outras propostas de leitura com este jogo da memória porquê pode se desenvolve-lo em outras habilidades servindo como opção de estudos para alunos tanto de sexto a nono ano, como para o ensino médio. SILVIA HELENA MARCINEIRO DE ALMEIDA ,CURO DE :LETRAS/LITERATURAS DO 4º SEMESTRE DE 2013.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da ideia de trazer personagens cinematográficos para o jogo, faz com que se torne mais interessante e fácil de ser lembrado.

    Isabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  14. A Apresentação foi otimizada em dois grupos, os alunos tiveram uma excelente participação e interação com a história. O conteúdo literário foi trabalhado de forma dinâmica e divertida, com a história de Alice no País das Maravilhas. Abordou-se o conhecimento à Literatura e o incentivo à Leitura. O resultado foi muito positivo havendo colaboração e participação de todos.

    Alesandra Custódio de Melo Souza
    4º semestre de Letras
    Português/Literatura

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante poder levar conteúdo de literatura em forma de jogo.
    Os alunos se mostraram muito mais interessados, pois estavam aprendendo enquanto se divertiam.
    A receptividade dos alunos foi muito boa e conseguimos trabalhar com eles não só conteúdo da nossa disciplina como também o trabalho em grupo.

    Ellen C. G. Tristão
    Letras - Português e Literatura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.