segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Jogo da Memória Animais Vertebrados

Aline de Paula Santos, alineps21@gmail.com
Isabela Zanardi, isalzanardi@hotmail.com
Jéssica Sousa, jsousa1956@hotmail.com

Ciências Biológicas 6º semestre, 2013
Objetivo: Temos por objetivo ensinar aos alunos a diferenciar os animais vertebrados pela sua morfologia e também por alguns hábitos apresentados no jogo, tais animais compreendem os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.
Conteúdo: Animais vertebrados
Regras: Através de sorteios com as cartilhas elaboradas, irá ser apresentado um animal vertebrado dentre: mamíferos, aves, répteis e anfíbios. O primeiro participante deverá sortear uma das quatro cartilhas para o início do jogo.
Organizar as peças, com os desenhos virados para baixo, em fileiras com a mesma quantidade.
Decidir a ordem em que cada jogador deve jogar.
O jogador levantará duas peças de modo que todos os outros possam visualizar. Quando levantar peças iguais, ou seja, de acordo com o vertebrado sorteado, ai o jogador  forma um par e fica com ele, caso não seja o par ou o vertebrado sorteado, este deverá passar sua vez, continuando então no mesmo vertebrado até que algum jogador encontre seu par.
Quando formar um par o jogador  tem direito de jogar outra vez. Terminará o jogo quando todos os pares forem encontrados.
Série: o jogo é interessado para alunos que cursam a sétima série do ensino fundamental.
Material: quarenta cartas com figuras dos animais vertebrados que compõem o jogo da memória, e quatro cartilhas com curiosidades diferenciando cada grupo desses animais.

5 comentários:

  1. Eu achei o jogo muito interessante. Podendo desenvolver um bom aprendizado nos alunos que irão participar.
    Ciências Biológicas 4ºano A

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionada com o resultado deste na escola em qual foi apresentado, pois os alunos mostraram muito interesse sobre o tema, provavelmente devido a forma com que foi apresentado.Provando assim que com um pouco de criatividade,podemos chamar a atenção dos alunos, sobre qualquer tema

    Isabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  3. Eu achei que foi super proveitoso, pois os alunos interagiram muito bem com o jogo, se interessaram e aprenderam o tema "brincando". Foi uma experiência no qual os alunos aprenderam com nós e nós aprendemos com eles um jeito diferente de ensinar.
    Aline de Paula Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  4. O jogo foi muito interessante, eles interagiram bastante,se interessaram muito pelo tema, querendo saber mais sobre o assunto com perguntas, foi uma experiência muito boa!
    Jéssica Silva de Sousa- Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  5. Achei o jogo interessante e divertido para a idade dos alunos ,sem mencionar que nesta idade a maioria das crianças se interessam bastante por animais,e é onde o jogo pode ficar mas interessante ,pois ai que surgem as curiosidades sobre o tema.

    Priscila Monicke Cardoso - Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.