sábado, 16 de novembro de 2013

JOGO DA COLONIZAÇÃO

Geografia 2º Semestre 2013
Bruno Vinicius Rodrigues brunorodrigueseb@yahoo.com.br
Flávia Cardoso Melo flavia1melo@hotmail.com
Jordania Moura Cardoso jordania.sta@hotmail.com
Raissa Iara Pereira Cunha raissaiaracunha@gmail.com
Rejane Ap. Castro Rosa recastrorosa@hotmail.com
Simone Aparecida Santos simoneap28@yahoo.com
OBJETIVO: Conquistar o maior número de territórios.
CONTEÚDO: Colonização.
SÉRIE: 7° ano/6ª série.
MATERIAL: Tabuleiro do Mapa Mundi, Bolinhas, Dados e Cartas.
REGRAS:
1. A pessoa joga o dado e o valor que sair será a quantidade de bolinhas que ela colocará no Continente.
2. Acertando a pergunta ela tem o direito de colocar mais uma bolinha, caso ela erre a pergunta, terá que retirar uma bolinha;
3. Branco passa a vez;
4. Quem acabar o jogo com maior número de pontos em cada Continente ganha;
Cada Continente vale um número de pontos de acordo com suas riquezas desde a época da colonização: América: 5 pontos; África: 4 pontos; Ásia: 3 pontos; Oceania: 2 pontos, Europa :1 ponto.

10 comentários:

  1. A sala se comportou com bastante interesse, a maioria dos alunos conseguiu jogar, mas o tempo não foi suficiente e os que ficaram de fora participaram de outra maneira, ou seja, eles respondiam as perguntas que os jogadores não acertavam então de uma forma geral todos os alunos participaram. No final fizemos uma pesquisa com os alunos para saber o grau de dificuldade, e obtivemos bons resultados. Na opinião deles o jogo foi bem interessante e despertaram neles uma vontade de aprender mais sobre as perguntas do jogo. Podemos observar também que as perguntas estavam de acordo com o que eles estavam estudando.
    “Ver os alunos entusiasmados e felizes com algo que preparamos foi bem legal, e eu não esperava que eles fossem se dedicar tanto, ainda mais com a disciplina Geografia. A experiência foi ótima!”

    Jordania Moura Cardoso 2º semestre/Geografia UNIFRAN - 2013

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o jogo elaborado pelos alunos,pois ele sai um pouco da rotina em questão das aulas rotineiras,mas ao mesmo tempo o aluno aprende a disciplina brincando e conhecendo novos métodos de aprendizado.Essa questão de aprender brincando é muito atrativo para a maioria dos alunos,que muitas vezes estão acostumados com o mesmo método de aprender,com o jogo a disciplina se torna mais atrativa fazendo com que aulas cansativas se tornem motivadoras.
    RENATA ALVES-3° ANO- ARTES

    ResponderExcluir
  3. achei o jogo bem interessante e explicativo....um jogo que prende atenção das crianças é bem detalhador parabéns galera


    Rodrigo Rogério
    Curso : Geografia 2º semestre

    ResponderExcluir
  4. A experiencia dentro da sala de aula foi muito gratificante, o jogo mostrou que existe meios interessantes de ensinar uma materia que não tem a aprovação no gosto de todos.


    Rejane Ap. Castro Rosa
    Curso: Geografia II

    ResponderExcluir
  5. A experiência que tiramos dessa oportunidade ,e que as aulas estão maçantes para professores e alunos. e ter jogos e aulas diferentes ,traz novos conhecimentos para professores e alunos . Os jogos demonstra para os alunos que existe outros modos de aprendizado ,para melhorar a educação brasileira.

    ResponderExcluir
  6. Foi muito proveitosa este método de ensino, nos trouxe uma experiência em loco! Onde podemos ter uma nova visão de metodologia mais funcional !


    Bruno Vinicius Rodrigues
    Curso Geografia 2013

    ResponderExcluir
  7. O jogo pedagógico é para despertar o interesse do aluno através de um jogo, onde ele pode sair da rotina da sala de aula. Esse jogo ficou muito bom e bem desenvolvido Parabéns.
    Felipe 2° Semestre Geografia Unifran-2013

    ResponderExcluir
  8. A experiência foi muito boa! Ainda mais sabendo que existe sim maneiras mais fáceis e divertidas de aprender. Principalmente por se tratar de uma matéria onde poucos têm interesse em aprender. Percebi o quanto eles aprendem mais. E com vontade de saber mais e mais.
    Simone Santos - Geografia 2013

    ResponderExcluir
  9. kelly tramontina. artes22 de novembro de 2013 às 14:18

    Adorei a forma como foi conduzido o jogo, o aluno fica interessado nestes tipos de jogos e com isso aprende muito mais , quando se passa a matéria formalmente o interesse e o desempenho não é igual ao dos jogos. valeu ..

    ResponderExcluir
  10. Um jogo muito criativo, aonde prende a atenção dos alunos na sala de aula, é interessante aplicar em sala de aula os jogos pedagógicos podendo facilitar assim o conhecimento dos alunos, pois alguns tem a facilidade de aprender dessa forma, e não na forma teórica.

    Rejane de Lima Machado
    Geografia 1 ano 2013

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.