sábado, 16 de novembro de 2013

BATALHA LITERÁRIA

Letras 4º Semestre 2013

Josiane Paula do Nascimento josyane_paula@hotmail.com
Karen Fernanda Bonamin kah_bonamin@hotmail.com
Letícia Gabrielle de Faria leticiagfaria@hotmail.com
Silvia Helena Marcineiro de Almeida silviahmalmeida130974@netsite.com.br


OBJETIVO: O jogo “Batalha Literária” tem como objetivo despertar nos alunos o valor específico que a literatura possui, possibilitando o ensino e a revisão, de forma dinâmica e prazerosa, dos conteúdos de Literatura Brasileira. O jogo de perguntas e respostas ajuda na rapidez de raciocínio, na lógica, na forma de pensar e na memorização do assunto, auxiliando nos estudos para os vestibulares.
CONTEÚDO: Questões sobre todos os movimentos literários brasileiros tendo em foco as suas principais características, autores e obras.
MATERIAIS: EVA, Papel Color Set, Canetinha, Tachinhas para fixar as fichas no EVA.
SÉRIE: 3° Ano do Ensino Médio.
REGRAS:
1. Os participantes serão divididos em até 10 grupos com 4 integrantes;
2. Os grupos serão nomeados pelos movimentos Literários, escolhidos por sorteio;
3. Cada grupo inicia o jogo com 100 pontos;
4. As perguntas serão distribuídas em um painel quadriculado, estando identificado na horizontal por números (1 a 7) e na vertical por letras (A a E);
5. No painel haverá perguntas que deverão ser respondidas. O grupo escolhe uma letra e um número do painel e lê a questão correspondente. A partir desse momento serão cronometrados 2 minutos para o grupo responder;
6. Respondendo corretamente a pergunta, o grupo ganha os pontos correspondentes a pergunta escolhida, caso o grupo responda de forma incorreta, este perde o mesmo numero de pontos. Lembrando que cada pergunta terá sua pontuação;
7. No painel também haverá “Bombas” e “Passa a vez”. Quando for escolhido as “Bombas” o grupo perde 10 pontos. E na opção “Passa a vez” o grupo não responde a questão, porém não altera a pontuação do mesmo;
8. O grupo que obtiver maior pontuação é o vencedor.

16 comentários:

  1. Muito bom e interativo o jogo. Particularmente gostei muito pois, além de ser interativo é muito enriquecedor em matéria cultural, parabéns ao grupo pela iniciativa de criar do jogo em questão.

    ResponderExcluir
  2. Mara Cristina da Silva Ferraz18 de novembro de 2013 às 12:12

    Achei o jogo interessante e dinâmico e muito boa a iniciativa do grupo em montar um jogo para contribuir nos estudos dos alunos e prepará-los para o vestibular, verificando as dificuldades e as facilidades de cada um e desenvolvendo o raciocínio, a compreensão e a interação do conteúdo em grupo.

    Ciências Biológicas 4º Ano.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante este jogo, pois além do conteúdo que ele oferece ele também chama muita atenção pela estrutura colorida e bonita. São elementos essenciais para tomar a atenção do aluno e para que ele se empenhe no jogo. A forma descontraída faz o aluno fixar mais o conteúdo e, sucessivamente, aprendê-lo. Parabéns pessoal, ficou ótimo o trabalho de vocês! LORRÂINE SIMÕES DE AGUIAR / LETRAS-ESPANHOL 4º SEMESTRE

    ResponderExcluir
  4. O nosso jogo,teve grande aceitação,interação,e participação dos alunos na aplicação.Com isso,o nosso objetivo com o jogo foi alcançado,e tivemos um resultado além do esperado.Foi uma experiência ótima,satisfatória e muito produtiva,da qual,aprendi o quanto é prazeroso e estimulante para os alunos,terem aulas diversificadas,um novo método de aprender: o aprender,brincando. Letícia Gabrielle de Faria. Curso:Letras/Literatura- 4.semestre.

    ResponderExcluir
  5. parabéns!!!!!!muito bem elaborado, aprende com facilidade,estrátegia,diversão e educaçâo!!!!literatura é uma máteria cansativa..com este jogo,uma grande interação do assunto!!!!!!!parabens mesmo!!!!!
    Parabéns,esses jogos educativos, podem ser consideradas uma técnica ótima para pessoas que querem aprender. Pois, eles podem proporcionar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem e também torná-las mais prazerosas, interessantes e desafiantes aos alunos. Adoreiiii.....

    ResponderExcluir
  6. É de grande importância o uso de jogos na sala de aula, proporcionando uma forma de aprendizagem mais agradável e ajudando no desenvolvimento de várias áreas importantes na vida de um aluno.
    O jogo “Batalha literária”, desperta a vontade de aprender literatura de uma maneira lúdica ou seja através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira, e é o que as pessoas que elaboraram o jogo conseguiram fazer.
    Parabéns ao grupo, ótimo jogo, de fácil compreensão e que agrada aos olhos com todo o colorido em que foi elaborado.

    Aluna: Mariana Araujo Faquim
    4º Semestre de Letras/ Português e Inglês

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse jogo, pois é avaliado o conhecimento em literiatura, principalmente para os alunos que estão no ensino médio,pois estão prestes a prestar um vestibular , e será muito bem utilizado. a Estrutura do jogo também é muito interessante pois é grande e colorido , chama a atenção dos alunos ,fazendo com que se interessem ainda mais pelo jogo. Kênya Fernanda Alves Mendes Letras - Espanhol 4° Semestre.

    ResponderExcluir
  8. O jogo Batalha Literária nos proporcionou uma experiência onde pudemos ver que os alunos pedem por uma mudança na forma de aplicar um conteúdo. A rotina escolar é algo que todos estão cansados, tanto alunos quanto professores.
    O jogo além de estar completo em sua estrutura, pode ser aplicado em qualquer disciplina. Ele serve como exercício diagnóstico, revisão, atividade ou até mesmo como um trabalho bimestral, auxiliando na interação, na participação e no convívio professor-aluno, além de proporcionar o conhecimento que é o foco do ensino.

    Josiane Paula do Nascimento
    4º semestre de Letras
    Português/Literatura

    ResponderExcluir
  9. Achei a ideia deste jogo muito interessante, pois além de ser agradável, prepara os alunos do 3º ano do Ensino Médio para este momento tão importante na vida deles, que é o vestibular/ENEM. Serve como revisão, mas também ajuda àqueles que ainda não tinham entendido ou conseguido diferenciar os conteúdos de literatura a aprender de uma forma divertida e dinâmica. Parabéns ao grupo que o criou e confeccionou.

    Aluna: Danyelle Vasconcelos da Silva
    Curso: 4º semestre de Letras, habilitação em Inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DANI este jogo tem mesmo este intuito,de levar aos alunos que ainda não conseguiram relacionar os conteúdos das obras com os movimentos.È uma forma lúdica de ensinar e compreender as características principais de cada escola literária .Obrigada!Silvia Helena Marcineiro de Almeida 4º semestre de Letras/Literaturas 2013.

      Excluir
  10. MARIA APARECIDA PINTO LEITE21 de novembro de 2013 às 11:24

    ADOREI ,ESSE JOGO POIS ELE FAZ COM QUE O ALUNO PASSE A TER GOSTO PELA LEITURA POIS ,PARA SER O VENCEDOR ELE TEM QUE ESTAR BEM INFORMADO A RESPEITO DA MATÉRIA , E UMA MANEIRA DESCONTRAIDA DE ESTUDAR E MEMORIZAR BEM ELABORADO.MARIA APARECIDA PINTO LEITE -LETRAS/ESPANHOL

    ResponderExcluir
  11. Este jogo tem por objetivo preparar os alunos do ensino médio ,revendo conteúdos importantes da literatura brasileira ,a fim de que estejam preparados para o Enem e para os vestibulares.Pensando nas dificuldades que os estudantes têm com relação ao estudo de literatura elaboramos este jogo como uma forma de avaliá-los sem conceituar, porque a proposta inicial não é puni-los,mas que por meio da brincadeira e competitividade eles possam identificar as escolas literárias e os movimentos através da leitura de obras da literatura brasileira. SILVIA HELENA MARCINEIRO DE ALMEIDA.CURSO :LETRAS/LITERATURAS,4º SEMESTRE DE 2013.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Jogo bem colorido e alegre, de fácil jogabilidade.E na minha opinião, pode ser jogada com qualquer idade ou série

    Isabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, parabenizo a turma que criou esse jogo, pois é um jogo que lembra a batalha naval, mas de um amaneira nova na qual os alunos conseguem aprender e se divertir, tudo ao mesmo tempo, o que faz com que os alunos se interessem rapidamente pela brincadeira e automaticamente conheçam aprendam de uma maneira espontânea e nova.

    Túlio Reis 4º Semestre de Letras/Literatura

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante a forma com que o grupo conseguiu chamar a atenção dos alunos. Conforme o grupo relatou, os alunos se sentiram interessados para a brincadeira que ao mesmo tempo é uma forma de aprendizado. Para mim a literatura é uma das partes mais complexas da língua portuguesa, no entanto o grupo conseguiu chamar a atenção dos alunos com esse jogo divertido e lúdico.
    Aline Moraes - Letras - Português/ inglês.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.