Letras 4º Semestre 2013
Silvia Helena Marcineiro de Almeida silviahmalmeida130974@netsite.com.br
OBJETIVO:
O jogo “Batalha Literária” tem como objetivo despertar nos alunos o valor
específico que a literatura possui, possibilitando o ensino e a revisão, de
forma dinâmica e prazerosa, dos conteúdos de Literatura Brasileira. O jogo de
perguntas e respostas ajuda na rapidez de raciocínio, na lógica, na forma de
pensar e na memorização do assunto, auxiliando nos estudos para os
vestibulares.
CONTEÚDO:
Questões sobre todos os movimentos literários brasileiros tendo em foco as suas
principais características, autores e obras.
MATERIAIS:
EVA, Papel Color Set, Canetinha, Tachinhas para fixar as fichas no EVA.
SÉRIE:
3° Ano do Ensino Médio.
REGRAS:
1. Os
participantes serão divididos em até 10 grupos com 4 integrantes;
2. Os
grupos serão nomeados pelos movimentos Literários, escolhidos por sorteio;
3. Cada
grupo inicia o jogo com 100 pontos;
4. As
perguntas serão distribuídas em um painel quadriculado, estando identificado na
horizontal por números (1 a 7) e na vertical por letras (A a E);
5. No
painel haverá perguntas que deverão ser respondidas. O grupo escolhe uma letra
e um número do painel e lê a questão correspondente. A partir desse momento
serão cronometrados 2 minutos para o grupo responder;
6.
Respondendo corretamente a pergunta, o grupo ganha os pontos correspondentes a
pergunta escolhida, caso o grupo responda de forma incorreta, este perde o
mesmo numero de pontos. Lembrando que cada pergunta terá sua pontuação;
7.
No painel também haverá “Bombas” e “Passa a vez”. Quando for escolhido as
“Bombas” o grupo perde 10 pontos. E na opção “Passa a vez” o grupo não responde
a questão, porém não altera a pontuação do mesmo;
8. O grupo que obtiver maior pontuação é o vencedor.
Muito bom e interativo o jogo. Particularmente gostei muito pois, além de ser interativo é muito enriquecedor em matéria cultural, parabéns ao grupo pela iniciativa de criar do jogo em questão.
ResponderExcluirAchei o jogo interessante e dinâmico e muito boa a iniciativa do grupo em montar um jogo para contribuir nos estudos dos alunos e prepará-los para o vestibular, verificando as dificuldades e as facilidades de cada um e desenvolvendo o raciocínio, a compreensão e a interação do conteúdo em grupo.
ResponderExcluirCiências Biológicas 4º Ano.
Achei muito interessante este jogo, pois além do conteúdo que ele oferece ele também chama muita atenção pela estrutura colorida e bonita. São elementos essenciais para tomar a atenção do aluno e para que ele se empenhe no jogo. A forma descontraída faz o aluno fixar mais o conteúdo e, sucessivamente, aprendê-lo. Parabéns pessoal, ficou ótimo o trabalho de vocês! LORRÂINE SIMÕES DE AGUIAR / LETRAS-ESPANHOL 4º SEMESTRE
ResponderExcluirO nosso jogo,teve grande aceitação,interação,e participação dos alunos na aplicação.Com isso,o nosso objetivo com o jogo foi alcançado,e tivemos um resultado além do esperado.Foi uma experiência ótima,satisfatória e muito produtiva,da qual,aprendi o quanto é prazeroso e estimulante para os alunos,terem aulas diversificadas,um novo método de aprender: o aprender,brincando. Letícia Gabrielle de Faria. Curso:Letras/Literatura- 4.semestre.
ResponderExcluirparabéns!!!!!!muito bem elaborado, aprende com facilidade,estrátegia,diversão e educaçâo!!!!literatura é uma máteria cansativa..com este jogo,uma grande interação do assunto!!!!!!!parabens mesmo!!!!!
ResponderExcluirParabéns,esses jogos educativos, podem ser consideradas uma técnica ótima para pessoas que querem aprender. Pois, eles podem proporcionar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem e também torná-las mais prazerosas, interessantes e desafiantes aos alunos. Adoreiiii.....
É de grande importância o uso de jogos na sala de aula, proporcionando uma forma de aprendizagem mais agradável e ajudando no desenvolvimento de várias áreas importantes na vida de um aluno.
ResponderExcluirO jogo “Batalha literária”, desperta a vontade de aprender literatura de uma maneira lúdica ou seja através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira, e é o que as pessoas que elaboraram o jogo conseguiram fazer.
Parabéns ao grupo, ótimo jogo, de fácil compreensão e que agrada aos olhos com todo o colorido em que foi elaborado.
Aluna: Mariana Araujo Faquim
4º Semestre de Letras/ Português e Inglês
Adorei esse jogo, pois é avaliado o conhecimento em literiatura, principalmente para os alunos que estão no ensino médio,pois estão prestes a prestar um vestibular , e será muito bem utilizado. a Estrutura do jogo também é muito interessante pois é grande e colorido , chama a atenção dos alunos ,fazendo com que se interessem ainda mais pelo jogo. Kênya Fernanda Alves Mendes Letras - Espanhol 4° Semestre.
ResponderExcluirO jogo Batalha Literária nos proporcionou uma experiência onde pudemos ver que os alunos pedem por uma mudança na forma de aplicar um conteúdo. A rotina escolar é algo que todos estão cansados, tanto alunos quanto professores.
ResponderExcluirO jogo além de estar completo em sua estrutura, pode ser aplicado em qualquer disciplina. Ele serve como exercício diagnóstico, revisão, atividade ou até mesmo como um trabalho bimestral, auxiliando na interação, na participação e no convívio professor-aluno, além de proporcionar o conhecimento que é o foco do ensino.
Josiane Paula do Nascimento
4º semestre de Letras
Português/Literatura
Achei a ideia deste jogo muito interessante, pois além de ser agradável, prepara os alunos do 3º ano do Ensino Médio para este momento tão importante na vida deles, que é o vestibular/ENEM. Serve como revisão, mas também ajuda àqueles que ainda não tinham entendido ou conseguido diferenciar os conteúdos de literatura a aprender de uma forma divertida e dinâmica. Parabéns ao grupo que o criou e confeccionou.
ResponderExcluirAluna: Danyelle Vasconcelos da Silva
Curso: 4º semestre de Letras, habilitação em Inglês.
DANI este jogo tem mesmo este intuito,de levar aos alunos que ainda não conseguiram relacionar os conteúdos das obras com os movimentos.È uma forma lúdica de ensinar e compreender as características principais de cada escola literária .Obrigada!Silvia Helena Marcineiro de Almeida 4º semestre de Letras/Literaturas 2013.
ExcluirADOREI ,ESSE JOGO POIS ELE FAZ COM QUE O ALUNO PASSE A TER GOSTO PELA LEITURA POIS ,PARA SER O VENCEDOR ELE TEM QUE ESTAR BEM INFORMADO A RESPEITO DA MATÉRIA , E UMA MANEIRA DESCONTRAIDA DE ESTUDAR E MEMORIZAR BEM ELABORADO.MARIA APARECIDA PINTO LEITE -LETRAS/ESPANHOL
ResponderExcluirEste jogo tem por objetivo preparar os alunos do ensino médio ,revendo conteúdos importantes da literatura brasileira ,a fim de que estejam preparados para o Enem e para os vestibulares.Pensando nas dificuldades que os estudantes têm com relação ao estudo de literatura elaboramos este jogo como uma forma de avaliá-los sem conceituar, porque a proposta inicial não é puni-los,mas que por meio da brincadeira e competitividade eles possam identificar as escolas literárias e os movimentos através da leitura de obras da literatura brasileira. SILVIA HELENA MARCINEIRO DE ALMEIDA.CURSO :LETRAS/LITERATURAS,4º SEMESTRE DE 2013.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJogo bem colorido e alegre, de fácil jogabilidade.E na minha opinião, pode ser jogada com qualquer idade ou série
ResponderExcluirIsabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre
Muito bom, parabenizo a turma que criou esse jogo, pois é um jogo que lembra a batalha naval, mas de um amaneira nova na qual os alunos conseguem aprender e se divertir, tudo ao mesmo tempo, o que faz com que os alunos se interessem rapidamente pela brincadeira e automaticamente conheçam aprendam de uma maneira espontânea e nova.
ResponderExcluirTúlio Reis 4º Semestre de Letras/Literatura
Achei muito interessante a forma com que o grupo conseguiu chamar a atenção dos alunos. Conforme o grupo relatou, os alunos se sentiram interessados para a brincadeira que ao mesmo tempo é uma forma de aprendizado. Para mim a literatura é uma das partes mais complexas da língua portuguesa, no entanto o grupo conseguiu chamar a atenção dos alunos com esse jogo divertido e lúdico.
ResponderExcluirAline Moraes - Letras - Português/ inglês.