sábado, 16 de novembro de 2013

TANGRAN ARTÍSTICO

Educação Artística 6º Semestre 2013
Dayana Banharelli - consuelo_aquino@yahoo.com.br
Deise Silva-  deyzerre@yahoo.com.br
Lorraine C. Graciano- lorrainecarolli@hotmail.com
Michela Pajola- michelapajola@hotmail.com
Renata Alves- renataalves88@hotmail.com
Fonte: Foto produzida pelo próprio grupo.
OBJETIVO: Conhecer e reconhecer obras de arte famosas, por meio do raciocínio lógico e a colaboração em grupo.
CONTEÚDO
Obras de arte e Tangram.
SÉRIE: 5º Ano do Ensino Fundamental
MATERIAIS:
Madeira 30x30
Obras de arte impressas em 30x30
Obs.: A madeira e a obra de arte deverão ser cortadas no formato do tangram chinês.
REGRAS:
1. Dividir a sala em grupos de cinco pessoas no máximo. O número de tangrans será de acordo com a quantidade de grupos formados. Ex: se tiver três grupos de 5 pessoas, serão necessários 3 tangrans iguais, mas estampados com obras diferentes.
2. Com os grupos devidamente organizados, o professor irá misturar todas as peças de todos os tangrans que serão utilizados no jogo.
3. Distribui para cada grupo sete peças dessa mistura.
4. Cada grupo terá um minuto para tentar organizar essas peças de forma que se monte uma obra de arte a partir do formato do tangram, depois de um minuto o professor dará um comando para que cada grupo pegue uma peça do seu jogo e passe para o próximo grupo.
5. Assim sucessivamente o professor irá dar a ordem e cada grupo passará uma peça até que as peças que faltam do seu tangram cheguem até eles.
6. O grupo que montar primeiro o tangram artístico com a obra de arte ganhará o jogo, e ficará a critério do professor a premiação dada aos vencedores.
REFERÊNCIAS 
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-_uXswSB6-eA/TeEzDeWTXDI/AAAAAAAABr0/nPZzPzd483Y/s1600/tangram.gif&imgrefurl=http://blogdatia-jaque.blogspot.com/2011/05/o-que-e-tangram.html&h=468&w=470&sz=6&tbnid=DH55RoYJ6EkaeM:&tbnh=90&tbnw=90&prev=/search%3Fq%3Do%2Bque%2B%25C3%25A9%2Btangram%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=o+que+%C3%A9+tangram&usg=__p78scghRCOPh778Er8SuxVdvfJs=&docid=0WL-tQ86x0HmrM&hl=pt-BR&sa=X&ei=oF-jUYWCK42z0QG7z4GoBg&ved=0CEQQ9QEwAw&dur=340

20 comentários:

  1. O resultado final da atividade foi muito satisfatório, pois não só ministrou conteúdos específicos de arte, mas também se tornou uma verdadeira dinâmica, trabalhando com ideias como trabalho em grupo, liderança, organização do tempo, delegação de tarefas, entre outros. Valeu muito a pena!

    Marina Pontin - 3º ano de Artes

    ResponderExcluir
  2. o interessante ao realizar esta atividade é que conseguimos adapta-la com obras de arte,e com isso despertando o interesse do aluno não só para o jogo,mas também em conhecer o artista e a obra apresentada no jogo,foi uma atividade que deu muito certo quando foi aplicada e é recomendada para varias faixas etárias.
    Renata Alves- 3°ano/ Artes

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante a maneira como foi criado, o aluno exercita a mente e aprende mais sobre a arte e suas obras, estimulando a se interessar e prender mais sobre este assunto.
    Francielli Lima
    Curso: Geografia 2º Semestre 2013

    ResponderExcluir

  4. O jogo que produzi juntamente com minha amigas do curso de arte possibilitou que os alunos aprendessem de uma forma criatividade alguns importantes artista da historia da arte. Possibilitou também que exercitassem o raciocínio logico e a cooperação em grupo. Foi uma experiência maravilhosa tanto para nós futuros arte educadores e para os alunos que puderam através de um simples jogo de tangram conhecer obras e artistas famosos.

    Lorraine Caroline Graciano
    Curso: Artes/ 3ºano 2013

    ResponderExcluir
  5. Trabalhando esse jogo as crianças puderam aprender sobre artistas e obras de maneira divertida e dinâmica facilitando a compreensão e o fazer artístico.Toda criança gosta de arte só foi preciso incentiva-las , esse tipo de aula ajuda o professor a prender a atenção dos alunos de forma a fazê-los apreciar de forma espontânea nossas aulas.

    Deise Aparecida da Silva
    Curso : Artes / 3° ano

    ResponderExcluir
  6. Tendo o jogo como ferramenta facilita a aula , já que as crianças se interessam pelo que é novo, elas aprenderam brincando trabalharam em equipe, participaram da aula e a tornaram mais produtiva.

    Maria Consuelo Aquino Nascimento
    Curso: Artes /3° ano

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A aplicação e os resultados deste jogo, foi bem proveitosa e com diversas aprendizagens, em que a percepção, a lógica, a união entre os alunos e vários outros fatores foram primordiais para o desenvolvimento dos mesmos. Cabe também ressaltar, sobre a grande importância da comunicação entre professor e alunos, que desta forma, facilita os educandos á conseguirem observar mais o "mundo da arte".

    Dayana Banharelli - Artes - 3º Ano

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O trabalho foi realizado com esmero, demostrando a competência do grupo e o esforço para aplicar nas várias faixas etárias
    Vanildo Aparecido Fernandes
    2° Semestre de Geografia pleno/2013 - Unifran

    ResponderExcluir
  11. Achei nosso jogo bem elaborado, juntamente com minhas amigas pensamos em mostrar 2 pontos da arte e com isso da para passar além dos 2 temas (tamgran e obras de arte) como outros tipos de tema como cores, texturas, geometria ...adorei
    Michela Pajola 3º Arte

    ResponderExcluir
  12. o jogo tangran é muito bom por que as crianças desenvolvem a sua memoria e tambem elas passam a gostar de artes de uma maneira bem divertida. JOSE ODAIR RODRIGES DA COSTA. HISTORIA 1°ANO SEGUNDO SEMESTRE.

    ResponderExcluir
  13. o jogo é muito interessante porque é um jogo onde faz com que os participantes usem a memoria bastante ,neste jogo as crianças aprenderam artes de uma forma legal porque esta aprendendo a conhecer pinturas famosas ,verdadeiras obras de arte que as vezes nem ouviria falar ,mas se ouvisse não se interessaria , mas com a aplicação de jogo além de aprender ainda se divertiram muito, mas também conta a parte que terá a interação dos grupos para realização do jogo ,vocês estão de parabéns. Marcio Felix Licenciatura em química

    ResponderExcluir
  14. Achei este jogo bem criativo, pois força o aluno a aprender de maneira mais divertida. E ajuda eles a se interessem mais pela matéria.
    Simone Santos - Geografia 2013

    ResponderExcluir
  15. O jogo possibilita ao aluno um desenvolvimento do raciocínio lógico abrangendo um conhecimento artístico imediato que posteriormente será de bom proveito ao aluno; a dinâmica do jogo é muito interessante pois capacita os alunos a trabalharem em grupo o que certamente os ajudará nos seus convivios sociais, Parabens ao grupo ficou muito bom!

    Caio César 2° SEM História

    ResponderExcluir
  16. A proposta do jogo é interessante, os alunos geralmente não se interessam por arte simplesmente pelo fato de que não possuem contato com ela, por desleixo de alguns professores e demais fatores, e a arte também é importante para a formação do aluno, seja em qual fase ele estiver. Com o jogo o aluno tem um contato imediato com a arte e de uma forma que ele goste e se interesse, esse é um fator importante para despertar nele um gosto pelo meio artístico, sendo assim, brincando o aluno passa a ter apreço pela arte, os criadores desse jogo estão de parabéns
    Gustavo Henrique Gomes Pio-História 2° Sem.

    ResponderExcluir
  17. O jogo ficou bem elaborado e muito interessante, pois o jogo traz diversão aos alunos, e isso faz com que despertem mais interesse pela aula e pela matéria.


    Edson Matos História 2 semestre 2013

    ResponderExcluir
  18. ESTE JOGO SUPER CRIATIVO ONDE ALUNOS FICAM SUPER INTERESSADOS NO AUTOR , NA OBRA, E DESPERTA INTERESSE PELA MATÉRIA, E MEMORIZA TAMBÉM POIS TEM QUE JUNTAR AS PEÇAS,,MUITOBOM
    KELLY TRAMONTINA ,CURSO ARTES PLÁSTICAS

    ResponderExcluir
  19. Eu tive o privilégio de ver o jogo na aula e parabenizo os colegas de artes por terem feito algo tão criativo! Além de exercitar, o aluno vai se interessar ainda mais pela nossa rica cultura artística brasileira, que tem tantos artistas talentosos.

    Luciana Ap. Costa Abelo Química Licenciatura
    Código: 1305186

    ResponderExcluir
  20. Um jogo interessante e divertido, que abrange o conhecimento sobre os importantes artistas e as ótimas obras desses, muito interessante o modo como a turma repassou isso aos alunos, de uma forma divertida e tirou da rotina o conceito de artes que temos nas escolas, importantes obras e artistas foram expostos à esses alunos e acredito que dessa forma, eles possam ver e entender as aulas de Artes, de uma maneira bem mais clara.
    Monique Ramos Miranda 1º Ano de História.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.