sábado, 16 de novembro de 2013

REI DOS REINOS

Ciências Biológicas 5º Semstre 2013
Artur Henrique Antonio arturantonio@ aluno.unifran.br
João Paulo Martins jpmartins@aluno.unifran.br
Elaine Cristina Furini elainefurini@aluno.unifran.br
Maria Paula Rodrigues Barcelos Souza mariarbs@aluno.unifran.br
Priscila Monicke Cardoso
OBJETIVO: Desenvolver conhecimentos sobre os reinos de classificação dos seres vivos e assim revisar seus conhecimentos adquiridos durante todo o período escolar.
CONTEÚDO: Envolve curiosidades, assuntos básicos e específicos sobre cada reino: Eubactéria e Arqueobactéria (antigo reino Monera), Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
SÉRIE: 3° Ano do Ensino Médio
MATERIAL: Microsoft Power Point, para confecção do tabuleiro, Folhas de papel sulfite (para imprimir), Cartolina (suporte do jogo), Cola (colar o tabuleiro na cartolina), Papel Contact (colá-lo sobre o jogo), Materiais necessários para jogar: Cartas com perguntas, Peças de tabuleiro, Dado.
REGRAS:
1- O jogo deve ser jogado por 5 pessoa ou 5 grupos;
2- O dado deve ser lançado por todos os jogadores para estabelecer a sequência de saída, que será em ordem decrescente;
3- Para lançar o dado e caminhar pelo tabuleiro, o competidor precisa responder corretamente a questão referente a casa 1,
4- O jogador só pode lançar o dado se acertar a pergunta, caso erre permanecerá uma rodada na casa onde está;
5- Cada casa possui cinco perguntas, o jogador deverá escolher de um a cinco e responde-la (o nível de dificuldade das questões é variável e aleatório)
6- Existem atalhos (acerte e avance 6 casas) e obstáculos (fique uma rodada sem jogar,  erre e volte 5 casa e erre e volte ao início)
7- Ao chegar a reta final, independentemente se o numero sorteado pelo dado for maior que a distancia entre a casa que se esta e a casa final, o jogador deverá obrigatoriamente responder a pergunta da casa final para vencer o jogo e se tornar o “Rei dos Reinos”.

Obs.: existem questões extras caso haja algum erro na resposta de alguma questão e que esse erro seja confirmado, ou se alguma casa esgotar suas questões. (as questões extras não respeitam a sequência dos reinos durante o tabuleiro).

23 comentários:

  1. Foi muito satisfatório a realização do jogos, os alunos mostraram grande interesse na atividade, e todos tiveram uma participação ativa durante a realização do jogo, o que não ocorre normalmente em uma aula expositiva, ainda percebemos que eles se divertiram com a atividade e abstraíram ou retomaram conhecimentos que haviam deixado para trás. O jogo é uma ótima forma alternativa de se aplicar o conhecimento de biologia e de outras disciplinas, ainda podemos realizar uma avaliação diagnóstica da sala, para detectar o conhecimento prévio da turma! Espero que este jogo por nós elaborado possa auxiliar outros professores na missão de educar.
    jpmartins@aluno.unifran.br

    ResponderExcluir
  2. Foi muito satisfatório a realização do jogos, os alunos mostraram grande interesse na atividade, e todos tiveram uma participação ativa durante a realização do jogo, o que não ocorre normalmente em uma aula expositiva, ainda percebemos que eles se divertiram com a atividade e abstraíram ou retomaram conhecimentos que haviam deixado para trás. O jogo é uma ótima forma alternativa de se aplicar o conhecimento de biologia e de outras disciplinas, ainda podemos realizar uma avaliação diagnóstica da sala, para detectar o conhecimento prévio da turma! Espero que este jogo por nós elaborado possa auxiliar outros professores na missão de educar.
    João Paulo Martins-6º Ciências Biológicas
    jpmartins@aluno.unifran.br

    ResponderExcluir
  3. Artur Henrique Antonio18 de novembro de 2013 às 21:46

    Foi ótimo o resultado obtido com a realização do jogo, os alunos mostraram grande interesse, e não houve dispersões, todos se comprometeram em alcançar o objetivo do jogo, com isso percebemos que a elaboração do jogo obteve resultado de jogos de tabuleiros consagrados, pois eles se divertiram e ainda esclareceram as duvidas que surgiam durante o jogo!
    Artur Henrique Antônio- 6º Semestre- Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  4. Aplicar o jogo com resultado positivo pra mim foi uma surpresa, pois imaginava total falta de interesse da parte dos alunos.São jovens de 16 anos ou mais, um jogo para eles não iria ter interesse. Mas ao contrário, tivemos o total interesse deles, o apoio e me mostraram que eles queriam saber mais e mais a cada pergunta que era feita. Foi um aprendizado tanto pra mim, quanto pra eles!
    Maria Paula - 6º Semestre - Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do jogo, por que incentiva aos alunos a ter mas conhecimento sobre os reinos biológicos do nosso planeta e para tomar consciência de que precisamos cuidar do NOSSO PLANETA.. ....Susana Edith Bergoglio de Pozzo - Letras Português e Espanhol. 4- semestre.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste jogo, pois os alunos conseguem trabalhar o conteúdo já estudado de forma agradável e prazerosa e o fato de querer ganhar o jogo é um incentivo para estudar e retomar alguma parte da matéria que não ficou clara, além de ajudar o professor a observar as dificuldades dos alunos.

    Edson Caetano dos Reis Severiano. 4º Ano. Ciências biológicas.

    ResponderExcluir
  7. Achei esse jogo interessante, pelo fato de ensinar conceitos complexos de uma maneira dinâmica e envolvente. Percebe-se que, uma das grandes tarefas do professor atualmente é descobrir formas variadas e desafiadoras de ensinar seu conteúdo. Este jogo demonstra o quanto os futuros professores da área de Ciências Biológicas têm se preocupado em fazer com que os alunos tenham uma aprendizagem realmente efetiva.

    Sebastião de Sousa Filho
    4º Semestre de Inglês

    ResponderExcluir
  8. Achei o jogo com uma temática interessante e apesar de ser bem complexo, fez com que o modo que foi apresentado ficou mais simples e agradável dos alunos aprender

    Isabela Zanardi Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  9. achei o jogo muito legal e interessante pois na minha opinião o jogo de tabuleiro é super estimulante, ainda mais contendo tantas gravuras como este. É uma forma de prender a atenção dos alunos

    Aline de Paula Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  10. Foi muito bom a realização jogo,foi bem interessante ver o interesse dos alunos,a participação e o envolvimento deles com a biologia,pois o objetivo do jogo é um conhecimento maior nas áreas da biologio,coisas que talvez não da pra se trabalhar ao longo do ano,então com o jogo deu pra conhecer mais a área,foi muito positivo o trabalho.

    Priscila Monicke Cardoso Ciências Biológicas 6º semestre

    ResponderExcluir
  11. Muito legal este jogo, pois ele ensina os alunos sobre o reino animal, que é muito interessante, pelas regras do jogo pude perceber que este jogo ele é muito cativante e chama muito a atenção dos alunos.
    VANESSA COL PORT - ESP

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do jogo e da sua forma dinâmica. Sua disposição causa curiosidade e instiga o aluno a pensar. Muito criativo

    Ricardo José de Sousa - Ciências Biológicas 6º Semestre

    ResponderExcluir
  14. Gostei deste jogo, pricipalmente pela parte visual e pelas regras que o compoe, é de facil aplicaçao, criativo e leva os alunos a conhecerem o reino animal de forma lúdica. Enfim, acredito que este jogo instiga o conhecimento, instiga a aprendizagem por meio da linguagem lúdica e visual, as imagens representativas instigam os alunos, acredito também que este jogo desencadeia e desenvolva a aprendeizagem, a espontaneidade, a racionalidada, a auto-estima, a consciencia, a percepçao, a comunicacao e a consciencia do saber cumulativo, contribui também para a formação individual das crianças, mediando o pensamento e as experiencias de grupo.

    Fernando Pereira Guerra 6º Semestre - Artes

    ResponderExcluir
  15. Olá Boa noite, poderia me mandar o jogo para que eu possa imprimir?

    ResponderExcluir
  16. Olá!!! Se possível poderia me mandar o jogo para que eu possa imprimir? Boa noite e desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá Boa noite, poderia me mandar o jogo para que eu possa imprimir?

    ResponderExcluir
  18. Oi! Boa noite! Por gentileza, poderia disponibilizar o jogo?
    Em caso afirmativo, favor enviar para o endereço sandra.reck@escola.pr.gov.br
    Obrigada! Sandra

    ResponderExcluir
  19. Bom dia poderia disponibilizar o jogo?

    ResponderExcluir
  20. as perguntas feitas no jogo, quais foram?

    ResponderExcluir
  21. Oi! Boa noite! Por gentileza, poderia disponibilizar o jogo?
    Em caso afirmativo, favor enviar para o endereço karlacaroline1994@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Como faço para adquirir este material

    ResponderExcluir
  23. Olá... onde o jogo está disponível para imprimir?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.