sábado, 3 de novembro de 2012

AMARELINHA DA MATEMÁTICA 2012

Este jogo foi desenvolvido pelos alunos do 1º Ano de Matemática 2012:

Daniely Freitas Ferreira – danielyferreira1@aluno.unifran.br

Izabella Beatriz Rodrigues Silva – izabellasilva@aluno.unifran.br

Jaqueline Aparecida da Silva – jasil@aluno.unifran.br

Luciano Contini Faleiros de Melo – lucianomelo@aluno.unifran.br

Natasha Katielly Paiva - natashakatiellypaiva@yahoo.com.br

Suzana Cardoso dos Reis – suzanareis@aluno.unifran.br


OBJETIVO DO JOGO

Com o jogo Amarelinha da Matemática é possível tornar mais fácil e agradável o ensinar e aprender, fazendo com que o interesse do aluno pela matéria se torne maior, agregando além do conhecimento matemático o raciocínio rápido, melhorando a coordenação motora, o relacionamento com o grupo e também o espirito competitivo.
SÉRIE:

5ª e 6ª séries.

CONTEÚDO:
5ª série: números naturais; múltiplos e divisores; números primos; operações básicas (multiplicação, divisão, subtração e adição); potencias; operações com frações; números decimais; transformação em fração decimal; operações com decimais; sistemas de medida, medidas de comprimento, massa e capacidade. Sistema métrico decimal: múltiplos e submúltiplos da unidade; formas geométricas (formas planas, formas espaciais); perímetro e área (perímetro de uma figura plana); calculo de área; problemas de contagem; problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas.

6ª série: Sistemas de numeração; números negativos (representação e operações); números racionais (representação fracionária e decimal); geometria (ângulos, polígonos, circunferência, simetrias, construções geométricas, poliedros).

REGRAS DO JOGO:

1.    Dividir a sala em cinco grupos distintos.

2.    Montar a amarelinha  (quadro de números ).

3.    Realizar um sorteio para definir a ordem que os grupos formados irão jogar.

4.    Inicia-se o jogo com um jogador definido pelo grupo onde o mesmo tem como objetivo acertar o marcador no número um, o qual é o inicial do quadro de números. O jogador acertando o número com o marcador é realizado uma pergunta matemática para o jogador, caso o mesmo não saiba a resposta seu grupo tem o direito de responder por ele, acertando a resposta continua o jogo passando para a etapa seguinte do quadro de números aumentando também o grau de dificuldade das perguntas. Porém caso o grupo não consiga responder a pergunta efetuada passa a sua vez para o grupo seguinte.

5.    As perguntas que  todos os grupos não conseguirem responder o professor realizará a demonstração da sua resolução para a sala.

6.    As questões do jogo terão graus de dificuldade como: fácil, médio e difícil, porém cada grau com uma pontuação diferente.

No quadro de números:

Do número 1 ao 4; perguntas verde de nível fácil valendo 2 pontos.

Do número 5 ao 7; perguntas azuis de nível  médio valendo 3 pontos.

Do número 8 ao 10; perguntas vermelhas de nível difícil valendo 4 pontos.
Vence o jogo o grupo que atingir maior pontuação ou chegar primeiro até o quadrante 10 do quadro de números.

11 comentários:

  1. Meu nome é Natasha e eu faço parte deste grupo...
    Quando fui aplicar jogo na escola tive um puco de dificuldade em aplicar o meu próprio jogo pois os alunos não estava entrando em comum acordo com as regras propostas do jogo...
    mas tive facilidade em me dar bem com os alunos da escola...

    ResponderExcluir
  2. Percebemos que o jogo foi bastante atrativo, pois pelos depoimentos dos criadores do jogo, vimos que os alunos se interessaram pela atividade e participaram. Alexandre - Fisica

    ResponderExcluir
  3. O jogo foi realmente atrativo, pois os alunos ficam muito mais dispostos a testar seus conhecimentos sendo incentivados pela competição e atratividade.
    Suzana - Matemática

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal a forma de competição que o jogo passa
    para os alunos, levando assim o conhecimento de uma forma que eles nem percebam.Sendo assim a forma perfeita para que eles aprendam.
    Parabéns.....
    Washington-Matemática

    ResponderExcluir
  5. Daniely Freitas Ferreira (Matemática)10 de novembro de 2012 às 18:41

    Com o Jogo da amarelinha foi fácil obter a partição e interesse dos alunos; uma vez que esta foi uma atividade prática associada ao conteúdo matemático,já as maiores dificuldades foram a conversa paralela entre os alunos, divergências com relação as regras do jogo gerando assim duvidas e discussões. No entanto, considero que foi satisfatória a aplicação deste jogo na sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. Luciano Faleiros (Matemática)11 de novembro de 2012 às 18:25

    Fui surpreendido pois ocorreu um interesse maior que o esperado por parte dos alunos, onde eles ficarão encantados com a forma de aprender brincando porém tivemos alguns problemas como obter um controle de emoção da sala por partes dos alunos ou seja ordem dentro da sala e também fomos surpreendidos pois achamos que as questões efetuadas pelo grupo de nível de dificuldade maior não seriam utilizadas mas usamos todas e ficamos surpresos com o conhecimento dos alunos.
    Acredito que esta experiencia foi muito interessante pois pude sentir realmente o lado de um professor dentro da sala de aula e foi muito gratificante poder aprender e brincar com toda turma.

    ResponderExcluir
  7. Assim que entrei na sala de aula pela primeira vez como professora,me senti pouco segura, pois por ser a primeira vez fiquei bastante aciosa em passar todos os objetivos do nosso jogo para aquela imensa sala de 6 série,e assim começamos sendo muito bem recebidos pelos alunos e pela professora do horário,conseguimos aplicar o jogo com pontos positivos em que os alunos se interagiram muito bem ao decorrer do jogo querendo responder as questões sempre com seus grupos e claro pontos negativos como algumas falhas nossas nas regras fez com q os alunos se desentendessem entre eles mas a experiência foi muito boa por ter sido a primeira vez gostei muito e aprende muito com os alunos hoje já estou me adaptando com essa minha nova fase como professora e adorando
    Izabella Beatriz (matemática )

    ResponderExcluir
  8. Muitoooo bom, usei para apresentar na faculdade na disciplina de Conteúdo e Metodologia de Matemática no âmbito jogos de percurso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.