Daniely
Freitas Ferreira – danielyferreira1@aluno.unifran.br
Luciano
Contini Faleiros de Melo – lucianomelo@aluno.unifran.br
Natasha Katielly Paiva - natashakatiellypaiva@yahoo.com.br
Suzana Cardoso dos Reis – suzanareis@aluno.unifran.br
Suzana Cardoso dos Reis – suzanareis@aluno.unifran.br
OBJETIVO
DO JOGO
Com o jogo Amarelinha da Matemática é
possível tornar mais fácil e agradável o ensinar e aprender, fazendo com que o
interesse do aluno pela matéria se torne maior, agregando além do conhecimento
matemático o raciocínio rápido, melhorando a coordenação motora, o
relacionamento com o grupo e também o espirito competitivo.
SÉRIE:
5ª e 6ª séries.
CONTEÚDO:
5ª
série: números naturais; múltiplos e divisores; números
primos; operações básicas (multiplicação, divisão, subtração e adição);
potencias; operações com frações; números decimais; transformação em fração
decimal; operações com decimais; sistemas de medida, medidas de comprimento,
massa e capacidade. Sistema métrico decimal: múltiplos e submúltiplos da
unidade; formas geométricas (formas planas, formas espaciais); perímetro e área
(perímetro de uma figura plana); calculo de área; problemas de contagem;
problemas envolvendo área e perímetro de figuras planas.
6ª
série: Sistemas de numeração; números negativos (representação
e operações); números racionais (representação fracionária e decimal);
geometria (ângulos, polígonos, circunferência, simetrias, construções
geométricas, poliedros).
REGRAS
DO JOGO:
1. Dividir
a sala em cinco grupos distintos.
2. Montar
a amarelinha (quadro de números ).
3. Realizar
um sorteio para definir a ordem que os grupos formados irão jogar.
4. Inicia-se
o jogo com um jogador definido pelo grupo onde o mesmo tem como objetivo acertar
o marcador no número um, o qual é o inicial do quadro de números. O jogador
acertando o número com o marcador é realizado uma pergunta matemática para o
jogador, caso o mesmo não saiba a resposta seu grupo tem o direito de responder
por ele, acertando a resposta continua o jogo passando para a etapa seguinte do
quadro de números aumentando também o grau de dificuldade das perguntas. Porém
caso o grupo não consiga responder a pergunta efetuada passa a sua vez para o
grupo seguinte.
5. As
perguntas que todos os grupos não
conseguirem responder o professor realizará a demonstração da sua resolução
para a sala.
6. As
questões do jogo terão graus de dificuldade como: fácil, médio e difícil, porém
cada grau com uma pontuação diferente.
No quadro de números:
Do número 1 ao 4; perguntas verde de
nível fácil valendo 2 pontos.
Do número 5 ao 7; perguntas azuis de
nível médio valendo 3 pontos.
Do número 8 ao 10; perguntas vermelhas de nível difícil
valendo 4 pontos.
Vence
o jogo o grupo que atingir maior pontuação ou chegar primeiro até o quadrante
10 do quadro de números.
Meu nome é Natasha e eu faço parte deste grupo...
ResponderExcluirQuando fui aplicar jogo na escola tive um puco de dificuldade em aplicar o meu próprio jogo pois os alunos não estava entrando em comum acordo com as regras propostas do jogo...
mas tive facilidade em me dar bem com os alunos da escola...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPercebemos que o jogo foi bastante atrativo, pois pelos depoimentos dos criadores do jogo, vimos que os alunos se interessaram pela atividade e participaram. Alexandre - Fisica
ResponderExcluirO jogo foi realmente atrativo, pois os alunos ficam muito mais dispostos a testar seus conhecimentos sendo incentivados pela competição e atratividade.
ResponderExcluirSuzana - Matemática
Achei muito legal a forma de competição que o jogo passa
ResponderExcluirpara os alunos, levando assim o conhecimento de uma forma que eles nem percebam.Sendo assim a forma perfeita para que eles aprendam.
Parabéns.....
Washington-Matemática
Com o Jogo da amarelinha foi fácil obter a partição e interesse dos alunos; uma vez que esta foi uma atividade prática associada ao conteúdo matemático,já as maiores dificuldades foram a conversa paralela entre os alunos, divergências com relação as regras do jogo gerando assim duvidas e discussões. No entanto, considero que foi satisfatória a aplicação deste jogo na sala de aula.
ResponderExcluirFui surpreendido pois ocorreu um interesse maior que o esperado por parte dos alunos, onde eles ficarão encantados com a forma de aprender brincando porém tivemos alguns problemas como obter um controle de emoção da sala por partes dos alunos ou seja ordem dentro da sala e também fomos surpreendidos pois achamos que as questões efetuadas pelo grupo de nível de dificuldade maior não seriam utilizadas mas usamos todas e ficamos surpresos com o conhecimento dos alunos.
ResponderExcluirAcredito que esta experiencia foi muito interessante pois pude sentir realmente o lado de um professor dentro da sala de aula e foi muito gratificante poder aprender e brincar com toda turma.
m
ResponderExcluirAssim que entrei na sala de aula pela primeira vez como professora,me senti pouco segura, pois por ser a primeira vez fiquei bastante aciosa em passar todos os objetivos do nosso jogo para aquela imensa sala de 6 série,e assim começamos sendo muito bem recebidos pelos alunos e pela professora do horário,conseguimos aplicar o jogo com pontos positivos em que os alunos se interagiram muito bem ao decorrer do jogo querendo responder as questões sempre com seus grupos e claro pontos negativos como algumas falhas nossas nas regras fez com q os alunos se desentendessem entre eles mas a experiência foi muito boa por ter sido a primeira vez gostei muito e aprende muito com os alunos hoje já estou me adaptando com essa minha nova fase como professora e adorando
ResponderExcluirIzabella Beatriz (matemática )
amei o site
ResponderExcluirMuitoooo bom, usei para apresentar na faculdade na disciplina de Conteúdo e Metodologia de Matemática no âmbito jogos de percurso.
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