Felipe, Leticia, Bianca, Glauce, Luana
Instruções:
Após terem aprendido o vocabulário de “everyday activities”
em aula, os alunos de 6º ano são orientados a se organizarem em grupos e levar
o material para a sala de aula para confeccionar o jogo eles mesmos com a ajuda
do professor. O docente com antecedência pede devidamente que os alunos se
encarreguem de providenciar o material para produção e são guiados passo a
passo na montagem das peças.
Quando tudo estiver pronto, cada grupo joga com as pelas do
outro grupo. Assim fica mais fácil de usarem o raciocínio, pois seria fácil
demais reconhecer as peças do seu próprio game.
As cartas podem colocadas sobre o chão, onde os alunos se
sentam para jogar, com as superfícies lisas viradas para cima. Virando peça por
peça, as cartas que fazem conjunto são retiradas gradualmente, à medida que são
“descobertas”. Vence o grupo que terminar todas as cartas primeiro e estiverem
corretos os pares que os alunos formaram. O professor confere se está tudo
correto.
Objetivo: O “memory game” tem como objetivo principal frisar/exercitar o ensino de vocabulário de atividades diárias de maneira ativa, ou seja, os alunos têm mais autonomia. Eles mesmos montam o jogo, e depois brincam com as peças dos colegas, o que funciona como um incentivo ao interação maior entre eles e aprendem inglês brincando, fato este que pode muito bem fazer com que peguem gosto pelo idioma, isto é, passem a aprender com facilidade e gosto, e por consequência, com eficácia!
UM JOGO DE FÁCIL ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO POIS RELACIONA O CONTEÚDO ENSINADO EM SALA DE AULA ENTRETANTO OS ALUNOS TEM QUE TER UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS PARA TORNAR O JOGO DE FÁCIL APLICAÇÃO
ResponderExcluirREINNER VERISSIMO - LICENCIATURA EM QUÍMICA
Rainner, obrigado pelo comentário, primeiramente! Em resposta ao mesmo, eu não diria que é de fácil elaboração e sim simples, pois exige do professor um certo cuidado com os alunos na preparação, afinal os próprios discentes confeccionam as peças e sendo assim, depende deles também que isso saia de acordo com o planejado. Só que o professor é quem gerencia esse processo todo para depois então ser posto em prática.
ExcluirTambém, conforme explicação supracitada, o conteúdo precisa ser, e foi, neste caso, previamente trabalhado em sala de aula e revisado no dia da aplicação do game como forma de revisitação da matéria com o objetivo de facilitar o desempenho dos alunos durante a atividade.
Sei das dificuldades de se memorizar o vocabulário (até mesmo cotidiano) de uma língua que não seja a nativa, pois não se exercita todos os dias, como quando estamos verdadeiramente no país. E também porque "decorar" as coisas não é muito estimulante para crianças e adolescentes, e o que este jogo proporciona é que memorizem de uma maneira prazerosa, sem perceber que estão guardando tudo aquilo que esta sendo proposto pelo jogo.
ResponderExcluirConfirmando o comentário de cima, realmente este jogo é de fácil aplicação e adaptação para qualquer matéria, idade, contexto e etc. Por isso é muito interessante que tenhamos um jogo assim à nossa disposição como futuros docentes.
Verônica Miron
2º Ano de Letras Espanhol
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo todos os projetos, a aplicação do jogo teve suas dificuldades. Porém, o resultado esperado foi alcançado e os alunos executaram a atividade disciplinadamente. O maior desafio mesmo, como sugere o próprio Memory Game, foi utilizar a memoria para desvendar as cartas. Foi, enfim, um sucesso e o conteúdo trabalhado pôde ser colocado à prova de maneira divertida.
ResponderExcluirFelipe Castro
2º ano de Letras Inglês
Nos dias de hoje todo e qualquer aluno prefere a aula que o permite expor suas ideias e participar do conteúdo de uma forma dinâmica.
ResponderExcluirSendo assim, inserir no ambiente acadêmico jogos simples como este acima citado, pode contribuir favoravelmente para o rendimento da aula ou de todo o planejamento escolar. O "Memory Game" leva de uma forma fácil a sensação de se estar brincando e estudando ao mesmo tempo ,tornando a matéria mais envolvente aos olhos dos estudantes, além de fixar o conhecimento sobre a matéria .
Contudo desde que os jogos sejam utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados, o professor não terá resultados negativos e poderá tornar a sala de aula um ambiente mais aconchegante e dinâmico.
Aluna: Mariana Araujo Faquim
Curso: Português/ Inglês
3º Semestre
Quando se fala em novas formas de ensino, ou de tecnologia muitas vezes esqueçemos que um simples jogo como esse, simples de ser realizado tem o mesmo efeito de um jogo virtual, mais difícil de ser executado em sala de aula. Esses jogos só trazem beneficio ao aluno, já que a memorização das palavras, expressões se tornam muito mais fáceis, já que é feito de uma forma prazerosa e prática. Cabe ao professor apenas certificar-se de que todos alunos realmente estejam focados na atividade e tirar o maior proveito possível.
ResponderExcluirGuilherme Cadorim Viana dos Santos 3 Semestre Letras Inglês
Nem todos os alunos estão interessados em aprender uma segunda lingua,mas com jogos simples como o "MEMORY GAME" podemos despertar no aluno a atenção,concentração e a memória visual. E são com formas alternativas de ensino que desfocalizamos o aluno do livro didático sem perder a sua essencia despertando o interesse de forma divertida.
ResponderExcluirAline Cristina da Silva Moraes,3 Semestre Letras Ingles.