Ana Luísa Ricardo
Carla Wanessa Gomes Velozo
Juliana Ribeiro Mendes
Rodolfo Aparecido Lemos
Sandra de Fátima Furini
JUEGO DE LAS PALABRAS
DISCIPLINA / ÁREA DO
CONHECIMENTO: Espanhol, vocabulário.
SÉRIE DESTINADA: Sétima
série do ensino fundamental II ou 1º semestre do curso de Espanhol.
OBJETIVOS: Promover a
conversação do idioma entre os jogadores, ativar a memória, aumentar e manter o
vocabulário, revisar os assuntos estudados em sala de aula.
O jogo é composto de:
·
Tabuleiro que foi feito com o fundo de uma
caixa de sapato com dobradiça, encapado com papel dobradura preto.
·
Fichas feito com papel cartão colorido.
·
Dado comprado
·
Peões que foram feitos de tampinha de caneta.
·
Bolsa para guardar o jogo feita de papel
cartão colorido.
·
É necessário um cronômetro. Pode-se usar o
celular para medir o tempo.
·
Cola
·
Tesoura
·
Caneta piloto preta
·
Régua
CONTEÚDO:
·
O jogo tem como conteúdo palavras de assuntos
básicos. Vocabulário de roupas, frutas, cores, dias da semana, meses, animais, meio
de transportes.
·
O vocabulário é o ponto principal do jogo.
·
A memorização se dá pela repetição das
palavras escrita nas fichas.
PROCEDIMENTO:
Como jogar:
·
Primeiro: Decide-se quem vai jogar, o jogo
permite até quatro jogadores. Cada um escolhe um peão e uma cor do tabuleiro.
·
Segundo: Joga-se o dado e começa o jogo.
·
Terceiro: O jogador joga o dado e espera que
o próximo jogador pegue uma ficha e leia. As cores das fichas não interferem em
nada, é somente estética.
·
Quarto: A ficha poderá conter:
ü Uma
palavra e três dicas: o jogador terá que adivinhar qual é a palavra através das
dicas e falá-la corretamente em espanhol, se ele não souber, ele continua no
mesmo lugar, se souber, pula uma casa.
ü Uma
interrogação e um pedido: O jogador terá que dizer uma palavra em espanhol
correspondente ao vocabulário pedido. Exemplo: Uma fruta: Plátanos.
ü Uma
flecha: Indica que o próximo jogador passará sua vez.
ü Volver
casas: Voltar casas.
ü Avances
casas: Avançar casas.
ü Volver
al principio: Voltar ao começo.
Regras e pontuação:
·
Começa o jogo quem tirar o maior número no
dado.
·
Se o jogador acertar a palavra adivinha ou a
do vocabulário, pode avançar uma casa. Caso contrário, continua no mesmo lugar.
·
A palavra adivinha deve ser cronometrada no
tempo de um minuto para o jogador.
·
Vence o jogo quem chegar ao fim.
Papa Caliente
Española
Materiais
·
bola
·
fichas coloridas: verde- fácil,
amarela- media, laranja- difícil
Faixa
etária/ Série
Jogo indicado para adolescentes cursando ao
8º (oitava ano) correspondente a 7ª (sétima série) com idades entre 13 a 14
anos.
Objetivo
O objetivo principal do jogo é ativar o
conhecimento dos alunos, em relação ao idioma espanhol, e a capacidade de
interpretar as perguntas feitas pelo professor.
O jogo também tem como objetivo fazer as
aulas ficarem dinâmicas, afim de, proporcionar uma boa relação entre professor
e aluno e do aluno com o grupo.
Regras
Os alunos devem formar um circulo sentados no
chão e passar a bola uns para os outros, enquanto o professor canta: “Papa
caliente, caliente, caliente... quemó!” quando o professor disser esta ultima
palavra, o aluno que está com a bola deve ficar com ela, e responder
corretamente a pergunta que será escolhida por ele mesmo, que o professor fará .
Se ele errar deve ficar de fora permanecendo em silêncio.
Quanto menos alunos restarem mais
difíceis será as perguntas. Quando restarem apenas dois alunos, o aluno que
responder a pergunta errada sai, e o aluno que restou vencerá se ele responder
corretamente a pergunta que o outro colega errou, e recebe como prêmio,
escolher um mico pro seu colega pagar. Mas, se ele não souber responder, todos
os outros alunos escolherão um mico para ele pagar.
Papa caliente y juego de las palabras.
ResponderExcluirOs objetivos deste jogo é muito interessante,pois os alunos que nunca tiveram contato com a língua teem muitas dificuldades, de pronunciação e memorização, ele proporciona a ativação da memória e aumento do vocabulário, fazendo que os alunos aprendam e consigam desenvolver mais.
o papa caliente também é legal, material de fácil acesso, e acredito que os alunos se interagem muito, pois adoram novidades com brincadeiras, entretenimento e diversão. Assim estabelecendo um aprendizado, que dificilmente irá esquecer, pois a sua memória vai ativar assim que eles precisarem.
Vanessa Ferreira Xavier Pouço
Curso: Letras - Português-Espanhol
3º Semestre (2º ano)
Os dois jogos são interessantes, e educativos!
ResponderExcluirO juego de las palabras é bom porque os jogadores conversam no idioma espanhol isto ajuda a memorização das palavras e faz o aluno querer aprender mais a língua para ganhar o jogo.
E o papa caliente ajuda na interpretação e o interesse dos alunos em conhecer cada vez mais a língua, para poder saber responder as perguntas e vencer o jogo.
Grazielle de Almeida Ferreira letras/espanhol 3º semestre
O contado do aluno com a língua espanhola faz com que ele memorize mais facilmente as palavras, isso ira ajudar muito,pois o desenvolvimento de uma nova língua é praticar sua pronuncia, a atenção voltada para o jogo acarreta variações diversas, prendendo a atenção deste aluno nas perguntas e respostas, o aluno ficara mais ágil na convivência com a língua em seu cotidiano.
ResponderExcluir