sábado, 3 de novembro de 2012

PAPA CALIENTE E JOGO DE LAS PALABRAS

Os jogos foram desenvolvidos por alunos do 4º semestre de Letras Espanhol:

Ana Luísa Ricardo

Carla Wanessa Gomes Velozo
Juliana Ribeiro Mendes
              Rodolfo Aparecido Lemos
              Sandra de Fátima Furini
 
JUEGO DE LAS PALABRAS
DISCIPLINA / ÁREA DO CONHECIMENTO: Espanhol, vocabulário.
SÉRIE DESTINADA: Sétima série do ensino fundamental II ou 1º semestre do curso de Espanhol.
OBJETIVOS: Promover a conversação do idioma entre os jogadores, ativar a memória, aumentar e manter o vocabulário, revisar os assuntos estudados em sala de aula.
 MATERIAIS:
O jogo é composto de:
·         Tabuleiro que foi feito com o fundo de uma caixa de sapato com dobradiça, encapado com papel dobradura preto.
·         Fichas feito com papel cartão colorido.
·         Dado comprado
·         Peões que foram feitos de tampinha de caneta.
·         Bolsa para guardar o jogo feita de papel cartão colorido.
·         É necessário um cronômetro. Pode-se usar o celular para medir o tempo.
 
·         Cola
·         Tesoura
·         Caneta piloto preta
·         Régua
CONTEÚDO:
·         O jogo tem como conteúdo palavras de assuntos básicos. Vocabulário de roupas, frutas, cores, dias da semana, meses, animais, meio de transportes.
·         O vocabulário é o ponto principal do jogo.
·         A memorização se dá pela repetição das palavras escrita nas fichas.
PROCEDIMENTO:
Como jogar:
·         Primeiro: Decide-se quem vai jogar, o jogo permite até quatro jogadores. Cada um escolhe um peão e uma cor do tabuleiro.
·         Segundo: Joga-se o dado e começa o jogo.
·         Terceiro: O jogador joga o dado e espera que o próximo jogador pegue uma ficha e leia. As cores das fichas não interferem em nada, é somente estética.
·         Quarto: A ficha poderá conter:
ü  Uma palavra e três dicas: o jogador terá que adivinhar qual é a palavra através das dicas e falá-la corretamente em espanhol, se ele não souber, ele continua no mesmo lugar, se souber, pula uma casa.
ü  Uma interrogação e um pedido: O jogador terá que dizer uma palavra em espanhol correspondente ao vocabulário pedido. Exemplo: Uma fruta: Plátanos.
ü  Uma flecha: Indica que o próximo jogador passará sua vez.
ü  Volver casas: Voltar casas.
ü  Avances casas: Avançar casas.
ü  Volver al principio: Voltar ao começo.
Regras e pontuação:
·         Começa o jogo quem tirar o maior número no dado.
·         Se o jogador acertar a palavra adivinha ou a do vocabulário, pode avançar uma casa. Caso contrário, continua no mesmo lugar.
·         A palavra adivinha deve ser cronometrada no tempo de um minuto para o jogador.
·         Vence o jogo quem chegar ao fim.
Papa Caliente Española
Materiais
·         bola
·         fichas coloridas: verde- fácil, amarela- media, laranja- difícil
Faixa etária/ Série
Jogo indicado para adolescentes cursando ao 8º (oitava ano) correspondente a 7ª (sétima série) com idades entre 13 a 14 anos.
Objetivo
O objetivo principal do jogo é ativar o conhecimento dos alunos, em relação ao idioma espanhol, e a capacidade de interpretar as perguntas feitas pelo professor.
O jogo também tem como objetivo fazer as aulas ficarem dinâmicas, afim de, proporcionar uma boa relação entre professor e aluno e do aluno com o grupo.
Regras
Os alunos devem formar um circulo sentados no chão e passar a bola uns para os outros, enquanto o professor canta: “Papa caliente, caliente, caliente... quemó!” quando o professor disser esta ultima palavra, o aluno que está com a bola deve ficar com ela, e responder corretamente a pergunta que será escolhida por ele mesmo, que o professor fará . Se ele errar deve ficar de fora permanecendo em silêncio.
Quanto menos alunos restarem mais difíceis será as perguntas. Quando restarem apenas dois alunos, o aluno que responder a pergunta errada sai, e o aluno que restou vencerá se ele responder corretamente a pergunta que o outro colega errou, e recebe como prêmio, escolher um mico pro seu colega pagar. Mas, se ele não souber responder, todos os outros alunos escolherão um mico para ele pagar.

3 comentários:

  1. Papa caliente y juego de las palabras.
    Os objetivos deste jogo é muito interessante,pois os alunos que nunca tiveram contato com a língua teem muitas dificuldades, de pronunciação e memorização, ele proporciona a ativação da memória e aumento do vocabulário, fazendo que os alunos aprendam e consigam desenvolver mais.
    o papa caliente também é legal, material de fácil acesso, e acredito que os alunos se interagem muito, pois adoram novidades com brincadeiras, entretenimento e diversão. Assim estabelecendo um aprendizado, que dificilmente irá esquecer, pois a sua memória vai ativar assim que eles precisarem.

    Vanessa Ferreira Xavier Pouço
    Curso: Letras - Português-Espanhol
    3º Semestre (2º ano)

    ResponderExcluir
  2. Os dois jogos são interessantes, e educativos!
    O juego de las palabras é bom porque os jogadores conversam no idioma espanhol isto ajuda a memorização das palavras e faz o aluno querer aprender mais a língua para ganhar o jogo.
    E o papa caliente ajuda na interpretação e o interesse dos alunos em conhecer cada vez mais a língua, para poder saber responder as perguntas e vencer o jogo.
    Grazielle de Almeida Ferreira letras/espanhol 3º semestre

    ResponderExcluir
  3. O contado do aluno com a língua espanhola faz com que ele memorize mais facilmente as palavras, isso ira ajudar muito,pois o desenvolvimento de uma nova língua é praticar sua pronuncia, a atenção voltada para o jogo acarreta variações diversas, prendendo a atenção deste aluno nas perguntas e respostas, o aluno ficara mais ágil na convivência com a língua em seu cotidiano.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.