sábado, 3 de novembro de 2012

DOMISILA - 2012

Este jogo foi desenvolvido pelos alunos do 3º ano de Artes visuais em 2012:








Objetivo

“A educação é por certo uma atividade profundamente estética e criadora em si própria, desde muito cedo a criança é estimulada com brincadeiras onde a ludicidade faz parte da aprendizagem, por isso associar a educação da criança ao jogo não é algo novo. O jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento , o símbolo e jogar com a realidade, é fundamental para propor uma nova "pedagogia da criança” desenvolvendo assim as habilidades e a confiança necessária em nossos educandos, transformando o espaço educativo de forma mais agradável, prazeroso, de forma que as brincadeiras e jogos permitam ao educador alcançar sucesso em sala de aula, e quebrar a era do desencanto escolar.”

“Dominando Tarsila”

É um jogo onde se trabalha o estilo modernista brasileiro, enfatizando a vida e obra de Tarsila do Amaral, uma de nossas principais artistas.

Conta o começo das suas obras, juntamente com as principais ocorrências de sua vida, trabalhando assim também seus diversos estilos.

Materiais:

           MADEIRA (MDF) -12x06cm. ;

           Cola;

           Tesoura;

           Fotos (vida e obra);

           1 dado;

Peças: contém 28 peças;

Como Jogar:

- Dividimos a sala em grupo de três ou mais alunos;

- Sorteamos no dado para ver quem começa o jogo, lembrando que a primeira peça será sempre a mesma, que se trata da foto da artista, Tarsila do Amaral e a pergunta de qual foi sua primeira obra.

- Depois os alunos por ordem de sorteio vão precisar ir encaixando as peças de acordo com a biografia da artista, sendo que o aluno que não souber encaixar a peça, na sua vez, passará a vez pro outro aluno.

- Quem encaixar a peça no lugar certo ganhará um ponto, ganha quem tiver mais pontos no final.

5 comentários:

  1. Selenia Menegueti - Artes6 de novembro de 2012 às 00:49

    Adorei esse jogo, achei muito bacana o desenvolver do jogo. Irei inclusive aplicar um desse aos meus alunos! Parabens pelo trabalho, meninos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse jogo,criativo e interessante os alunos vão adorar ter uma aula dessa!!Parabéns...
    Pricila Aparecida Bento Neves,3ºARTES

    ResponderExcluir
  3. O DOMISILA é um ótimo jogo, muito bem preparado, onde o conhecimento dos alunos quanto Tarsila do Amaral pode ser testado e avaliado de uma forma divertida, interativa e prazerosa. Esse material pode ser usado como forma de avaliação em diferentes disciplinas, basta apenas mudar o assunto do dominó.
    Parabéns ao grupo!!

    FELIPE DADONAS DE MIRANDA - 3° ARTE

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse jogo, pois o dominó é um jogo comum que todos gostam, e com o mesmo se consegue trabalhar vários assuntos diferentes, e para que os alunos consigam jogar tem que conhecer a matéria pedida, no caso a Tarsila do Amaral, assim eles conseguem aprender bem mais sobre a artista, pois quando existe uma descontração junto, e sempre bem mais fácil de aprender. Adorei esse jogo.

    Daniela Cristina Rodrigues - 3º Ano - Artes

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante o maneira que o grupo usou para ensinar sobre Tarsila, ela é uma artista com muitas obras conhecidas, o dominó conseguiu passar o conteúdo de forma fácil interessante e completa.
    Maíra Fernandes - Artes Visuais 3° semestre.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.