sábado, 3 de novembro de 2012

BARALHO DA FÓRMULA - FISICA 2012

Este jogo foi desenvolvido pelos alunos do 1 Ano de Física:
 
Alexandre dos Santos Francelino Júnior
Danilo de Souza Batista
Everton Eduardo Xavier
Jeziel Francisco Ferreira
Wellington Carvalho de Deus
wellingtoncar@bol.com.br

 Objetivos
Fazer com que os alunos decorem as fórmulas físicas de uma maneira mais agradável e divertida. Este jogo foi elaborado para ser aplicado em todas as series do ensino médio 1°, 2° e 3° ano. Podendo ser adaptado por cada conteúdo estudado, e ser aplicado em qualquer momento, preferivelmente após ter sido estudado o conteúdo.
Materiais utilizados
Cola
Cartolina
 
Papel Contate
 
Folha Sulfite
 
Cartas
 
Baralhos prontos
Regras
1.    O jogo deverá ser jogado no mínimo com três pessoas.
2.    O jogo contém três baralhos, um vermelho e dois verdes. O baralho vermelho é o baralho no qual estão os temas e o baralho verde estão às fórmulas e um guia de fórmulas, onde contém todas as formulas dos temas contidos nos baralhos.
3.    O cada participante deverá pegar um baralho verde, um terceiro participante será o juiz da competição, esse participante deverá cuidar do baralho vermelho ( temas ).
4.    A cada rodada, o juiz da competição selecionará um tema do baralho vermelho, deixando um tempo máximo de 30 segundos para os jogadores encontrarem todas as fórmulas relacionadas ao tema selecionado.
5.    Passado os 30 segundos, o juiz verificará quantas fórmulas os participantes acertaram.
6.    Qual participante acertar mais fórmulas relacionadas ao mesmo tema será pontuado.
7.    Em caso de empate ( os dois jogadores acertarem o mesmo número de fórmulas ) os dois jogadores serão pontuados.
8.    Os participantes deverão jogar em lados opostos, para não haver alguma forma de ato impróprio ( um jogador espiar as fórmulas do outro participante ).
Vence o jogo quem acumular mais pontos.

3 comentários:

  1. Pela a aplicação, percebemos os pontos falhos e o pontos positivos de nosso jogo. Um exemplo disso é o sistema de pontuação que não está muito de acordo. Alexandre - Fisica

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante,o quanto os alunos se interessam por atividades diferentes do que estão acostumados,com os jogos podemos notar,o quanto é bom e divertido aprender brincando,,.Danilo-Física

    ResponderExcluir
  3. Pude observar na aplicação do jogo, que houve uma grande participação dos alunos, pelo fato de que no dia estava chovendo e havia poucos alunos na escola, tanto que juntamos primeiros, segundo, terceiros, na mesma sala, e todos se interagiram. Um ponto falho foi não termos preparado um gabarito das formulas, para mostrarmos aos alunos quantas formulas tinham sobre o tema. Porem foi muito proveitoso para os alunos que de uma forma distraída, estudaram o conteúdo dado no ano, semestre,enfim, em pouco tempo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.