sábado, 3 de novembro de 2012

RE-MEMORIZANDO - ARTES 2012


 
Jogo desenvolvido pelas alunas do 3º Ano do curso de Artes Visuais 2012:

Daniela Cristina Rodrigues


Larissa Vieira Marçaro

larissa_marcaro@hotmail.com

Selênia Brigo Menegueti


 
Introdução

            O ensino de arte em ambiente escolar exige uma forma propositora de conhecimentos significativos em arte e que proporcionam vivencias e aprendizagens fundamentadas nos parâmetros curriculares nacionais. Uma questão importante indicada é a capacidade leitora fundamentada em contextualizações históricas, sociais e culturais por meio de obras de arte. Este jogo foi criado para abordar possibilidades de valorizar tal capacidade nos alunos.

 

Objetivos

- Incentivar a memorização e a capacidade leitora de obras de arte.

- Contextualizar de forma histórica, social e cultural obras do período renascentista.

- Conhecer e identificar as características formais de obras do período indicado.

 

Conteúdos

            - História da arte

            - Renascimento

            - Conteúdo e forma

            - Leitura de obras de arte

            - Estética

 

Período Abordado

- Renascentista

 

Material para confecção do jogo

            - E.V.A.;

-Papel cartão;

            - Imagens impressas plastificadas;

            - Tesoura;

            - Cola.

 

 

Regras do Jogo

- Dividir a turma em grupos de no máximo 10 alunos (se a turma for muito grande, levar mais jogos);

- Primeiro – mostrar as imagens das obras para os alunos memorizá-las da melhor maneira possível.

- Cada grupo terá 30 segundos para observar as figuras, posteriormente as mesmas serão viradas para que se inicie o jogo;

- Segundo – o professor ficará com uma série de perguntas que serão feitas aos alunos que deverão saber sobre a resposta e indicar qual a obra correspondente, assim como o local onde se encontra.

- Se o grupo não souber a resposta, não terá direito de indicar o locar da obra, mas se o mesmo acertar a resposta, ganhará apenas um ponto, passando a vez para o próximo grupo onde terão a chance de encontrar a obra indicada, mas valendo apenas 1 ponto.

            - Cada pergunta será numerada, onde cada grupo escolherá um número de 1 a 20 que corresponderá a uma pergunta, cada grupo de uma vez.

- Serão feitas as perguntas e para o grupo que não encontrar a obra correspondente, será passada a vez, se o grupo seguinte acertar, escolherá outro número, se errar, volta para o anterior, mudando a pergunta.

- Se o primeiro grupo acertar de primeira, ganhará 2 pontos, se errar e o segundo grupo acertar a mesma, receberá 1 ponto.

- Para o grupo que vencer, os alunos receberão uma pontuação na média do bimestre a ser decidida pelo professor.

 

Avaliação

            O jogo em si é uma avaliação, pois precisa de memorização e aprendizagem sobre o conteúdo pedido.

 

Sugestões:

            -Pode ser jogado também em 3 alunos,

            -Um lendo as perguntas e os outros dois jogando.

14 comentários:

  1. ESTE JOGO DE MEMORIA E MUITO CONHECIDO ENTRE OS ALUNOS E DE FÁCIL APLICAÇÃO NO ENTANTO É FUNDAMENTAL OS ALUNOS TEREM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS

    REINNER VERISSIMO - LICENCIATURA EM QUÍMICA

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse jogo,criativo com imagens que chamam a atenção do aluno e desperta ainda mais o interesse sobre a matéria



    Jucilene da silva- história primeiro ano

    ResponderExcluir
  3. Selenia Menegueti - Artes6 de novembro de 2012 às 00:27

    Foi muito interessante aplicar esse jogo. Os alunos se empenharam muito e atingiram o resultado esperado. Por ser uma escola particular, os alunos ficaram satisfeitos de receberem pontuação na média do bimestre, porém ainda assim, foram recompensados com chocolates, que os deixaram bem felizes. Adoraram esse jogo e pediram para aplicar um jogo desse como avaliação. No geral foi muito interessante e atingiu nossos objetovos!


    ResponderExcluir
  4. Interessante. Estimula a memória e os conhecimentos.
    Suzana - Matemática

    ResponderExcluir
  5. Escolhemos esse jogo por ser algo chamativo, é uma brincadeira comum que todos gostam de jogar, só demos um tock diferente nele, o bom dele é que pro aluno conseguir jogar ele tem que saber da matéria dada no bimestre, essa experiência foi muito boa, pois o jogo realizado saiu como o esperado, não precisamos mudar nada, deu tudo certo, os alunos conseguiram entender o processo, e souberam responder as questões dada e mostraram ter uma boa memória, e adorara o jogo, principalmente por ser um jogo legal e que no final ajudaram eles com uma pontuação na média, e ainda ganharam chocolates.

    Daniela Cristina Rodrigues - 3º Ano de Artes

    ResponderExcluir
  6. gostei do jogo porque eu acredito que quando se trabalha o visual com o aluno ele aprende com mais facilidade.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o jogo de memorização,pois dessa forma os alunos aprendem as obras de arte em forma de brincadeira,e trabalha a memorização dos mesmos.

    Thairyne Souza Teles - Artes Visuais ,semestral

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante, desde que o jogo seja um artificio usado para complementar a matéria, algo para reforçar o que foi estudado, pode se até usá-lo sempre no encerramento de conteúdos, de forma divertida os alunos poderão relembrar o que foi passado e comentar juntamente com o professor.

    Juliano Bruno dos Reis-Artes Visuais SEMESTRAL/3°Semestre

    ResponderExcluir
  9. Esse jogo é muito interessante, pois ajuda na aprendizagem da matéria de uma forma dinâmica e criativa. Faz os alunos se interagirem uns com os outros e com o professor, aprendendo com mais facilidade e descontração o conteúdo dado em sala de aula.
    Fernando Pereira Guerra 5º Semestre Artes 2013

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desse jogo que foi desenvolvido.É bem prático e criativo ajudando o aluno a entender o conteúdo de uma forma simples e interessante. Fora que ainda pode estar sendo inter textualizada com outros componentes curriculares como por exemplo história. É um jogo que com certeza os alunos irão gostar e aprender de uma forma mais leve e gostosa.

    Lorraine Caroline Graciano 5º Semestre Artes 2013

    ResponderExcluir
  11. A maneira como desenvolveram este jogo de memorização está muito produtivo, pois incentiva o aluno á racionar sobre o tema proposto. Aguça o interesse em aprender, aniquilando a aprendizagem massante e desagradável. Aprende-se com prazer e conteúdo.
    Dayana Evellyn Banharelli.
    Artes Plásticas.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante, pois se torna uma forma divertida e ao mesmo tempo muito educativa, e assim o aluno pode passar a conhecer obras que antes não dava interesse.

    Amanda Ap.Rodrigues 2°Ano artes visuais semestral

    ResponderExcluir
  13. muito legal e um artificio usado para complementar a matéria, estimula o conhecimento de uma forma dinamica assim pode haver mais interação entre os alunos resultando em um aprendizado mais gostoso."

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.