Daniela Cristina Rodrigues
Larissa Vieira Marçaro
larissa_marcaro@hotmail.com
Selênia Brigo Menegueti
Introdução
O ensino de arte em ambiente escolar
exige uma forma propositora de conhecimentos significativos em arte e que
proporcionam vivencias e aprendizagens fundamentadas nos parâmetros
curriculares nacionais. Uma questão importante indicada é a capacidade leitora
fundamentada em contextualizações históricas, sociais e culturais por meio de
obras de arte. Este jogo foi criado para abordar possibilidades de valorizar
tal capacidade nos alunos.
Objetivos
- Incentivar a
memorização e a capacidade leitora de obras de arte.
- Contextualizar de
forma histórica, social e cultural obras do período renascentista.
- Conhecer e
identificar as características formais de obras do período indicado.
Conteúdos
- História da arte
- Renascimento
- Conteúdo e forma
- Leitura de obras de arte
- Estética
Período Abordado
-
Renascentista
Material para confecção do jogo
- E.V.A.;
-Papel
cartão;
- Imagens impressas plastificadas;
- Tesoura;
- Cola.
Regras do Jogo
- Dividir a turma em grupos de no máximo 10
alunos (se a turma for muito grande, levar mais jogos);
- Primeiro – mostrar as imagens das obras
para os alunos memorizá-las da melhor maneira possível.
- Cada grupo terá 30 segundos para observar
as figuras, posteriormente as mesmas serão viradas para que se inicie o jogo;
- Segundo – o professor ficará com uma série
de perguntas que serão feitas aos alunos que deverão saber sobre a resposta e
indicar qual a obra correspondente, assim como o local onde se encontra.
- Se o grupo não souber a resposta, não terá
direito de indicar o locar da obra, mas se o mesmo acertar a resposta, ganhará
apenas um ponto, passando a vez para o próximo grupo onde terão a chance de
encontrar a obra indicada, mas valendo apenas 1 ponto.
- Cada pergunta será numerada, onde
cada grupo escolherá um número de 1 a 20 que corresponderá a uma pergunta, cada
grupo de uma vez.
- Serão feitas as perguntas e para o grupo
que não encontrar a obra correspondente, será passada a vez, se o grupo
seguinte acertar, escolherá outro número, se errar, volta para o anterior,
mudando a pergunta.
- Se o primeiro grupo acertar de primeira,
ganhará 2 pontos, se errar e o segundo grupo acertar a mesma, receberá 1 ponto.
- Para o grupo que vencer, os alunos
receberão uma pontuação na média do bimestre a ser decidida pelo professor.
Avaliação
O jogo em si é uma avaliação, pois
precisa de memorização e aprendizagem sobre o conteúdo pedido.
Sugestões:
-Pode ser jogado também em 3 alunos,
-Um lendo as perguntas e os outros
dois jogando.
ESTE JOGO DE MEMORIA E MUITO CONHECIDO ENTRE OS ALUNOS E DE FÁCIL APLICAÇÃO NO ENTANTO É FUNDAMENTAL OS ALUNOS TEREM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS
ResponderExcluirREINNER VERISSIMO - LICENCIATURA EM QUÍMICA
Gostei muito desse jogo,criativo com imagens que chamam a atenção do aluno e desperta ainda mais o interesse sobre a matéria
ResponderExcluirJucilene da silva- história primeiro ano
Foi muito interessante aplicar esse jogo. Os alunos se empenharam muito e atingiram o resultado esperado. Por ser uma escola particular, os alunos ficaram satisfeitos de receberem pontuação na média do bimestre, porém ainda assim, foram recompensados com chocolates, que os deixaram bem felizes. Adoraram esse jogo e pediram para aplicar um jogo desse como avaliação. No geral foi muito interessante e atingiu nossos objetovos!
ResponderExcluirInteressante. Estimula a memória e os conhecimentos.
ResponderExcluirSuzana - Matemática
Escolhemos esse jogo por ser algo chamativo, é uma brincadeira comum que todos gostam de jogar, só demos um tock diferente nele, o bom dele é que pro aluno conseguir jogar ele tem que saber da matéria dada no bimestre, essa experiência foi muito boa, pois o jogo realizado saiu como o esperado, não precisamos mudar nada, deu tudo certo, os alunos conseguiram entender o processo, e souberam responder as questões dada e mostraram ter uma boa memória, e adorara o jogo, principalmente por ser um jogo legal e que no final ajudaram eles com uma pontuação na média, e ainda ganharam chocolates.
ResponderExcluirDaniela Cristina Rodrigues - 3º Ano de Artes
gostei do jogo porque eu acredito que quando se trabalha o visual com o aluno ele aprende com mais facilidade.
ResponderExcluirMuito interessante o jogo de memorização,pois dessa forma os alunos aprendem as obras de arte em forma de brincadeira,e trabalha a memorização dos mesmos.
ResponderExcluirThairyne Souza Teles - Artes Visuais ,semestral
Achei interessante, desde que o jogo seja um artificio usado para complementar a matéria, algo para reforçar o que foi estudado, pode se até usá-lo sempre no encerramento de conteúdos, de forma divertida os alunos poderão relembrar o que foi passado e comentar juntamente com o professor.
ResponderExcluirJuliano Bruno dos Reis-Artes Visuais SEMESTRAL/3°Semestre
Esse jogo é muito interessante, pois ajuda na aprendizagem da matéria de uma forma dinâmica e criativa. Faz os alunos se interagirem uns com os outros e com o professor, aprendendo com mais facilidade e descontração o conteúdo dado em sala de aula.
ResponderExcluirFernando Pereira Guerra 5º Semestre Artes 2013
Gostei muito desse jogo que foi desenvolvido.É bem prático e criativo ajudando o aluno a entender o conteúdo de uma forma simples e interessante. Fora que ainda pode estar sendo inter textualizada com outros componentes curriculares como por exemplo história. É um jogo que com certeza os alunos irão gostar e aprender de uma forma mais leve e gostosa.
ResponderExcluirLorraine Caroline Graciano 5º Semestre Artes 2013
A maneira como desenvolveram este jogo de memorização está muito produtivo, pois incentiva o aluno á racionar sobre o tema proposto. Aguça o interesse em aprender, aniquilando a aprendizagem massante e desagradável. Aprende-se com prazer e conteúdo.
ResponderExcluirDayana Evellyn Banharelli.
Artes Plásticas.
Achei muito interessante, pois se torna uma forma divertida e ao mesmo tempo muito educativa, e assim o aluno pode passar a conhecer obras que antes não dava interesse.
ResponderExcluirAmanda Ap.Rodrigues 2°Ano artes visuais semestral
muito legal e um artificio usado para complementar a matéria, estimula o conhecimento de uma forma dinamica assim pode haver mais interação entre os alunos resultando em um aprendizado mais gostoso."
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir