sábado, 3 de novembro de 2012

RODA A RODA LITERÁRIA- 2012


Jogo desenvolvido pelos alunos do 3º Semestre / Noturno do Curso de Letras/ Habilitação: Port. Literatura - 2012 para disciplina de Psicologia da Educação

Brenda Silva Freitas


Farnei Santos


Robson O. Souza


Solange C. Ferreira


Talita Caroline de Oliveira


 
OBJETIVOS DO JOGO

Desejamos, através do “Roda a Roda Literário” facilitar os estudos dos alunos, além de       despertar neles o interesse pela literatura, de modo com que ela se torne um hábito prazeroso.

SÉRIE

Destinado à alunos que estejam cursando a 2ª série do Ensino Médio.

DISCIPLINA

Língua Portuguesa – Literatura

CONTEÚDO

Questões sobre os Movimentos  Literários da Literatura Brasileira.

Sendo eles, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo.

MATERIAIS UTILIZADOS

Uma roda de plástico como base (também pode ser confeccionada com disco de vinil inutilizado), canetinha, cartolina e papel dobradura utilizados para colar sobre a roda e para confeccionar os cartões onde serão escritas as dicas.

Regras - Como jogar:

           O jogo poderá ser disputado entre dois ou mais adversários.

           Após disparar a roda, ela irá parar em um dos movimentos literários, o orientador então pega uma das fichas correspondentes e faz a pergunta.

           Os jogadores terão 3 dicas, valendo 10, 5 e 2 pontos respectivamente.

           Se o jogador acertar na primeira dica ganha os 10 pontos e continua respondendo, se errar, passa a vez ao adversário e esse receberá a próxima dica (valendo 5 pontos),  se ainda assim a pergunta não obter resposta, ela volta ao primeiro participante ou para o próximo grupo, que terá a terceira dica (valendo 2 pontos).

           As questões que não forem respondidas pelos participantes e conseqüentemente não gerarem pontos, deverão ter suas respostas reveladas pelo orientador .

           O(s) ganhador serão aqueles que obtiverem maior número de pontos.

11 comentários:

  1. A experiência que tivemos na aplicação do jogo foi muito boa e nos surpreendeu com os resultados obtidos.Os alunos do 1° anho do ensino médio se interessaram pelo jogo e conseguiram responder todas as questões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro aluno,
      obrigada pela participação, mas não tive como identificá-lo para atribuir a nota.
      Atenciosamente
      Profª Cláudia

      Excluir
  2. A aplicação do jogo foi bastante satisfatória, os alunos se interessaram pelo jogo, e conseguiram responder todas as questões as vezes até sem utilizar as pistas somente com as perguntas eles respondiam, o que mostra conhecimento e interesse pela literatura.Os alunos iriam gostar de jogar o roda a roda literário , para testar seus conhecimentos em literatura de uma forma bem dinâmica.

    Talita Caroline de Oliveira 2°ano de Letras/Literaturas

    ResponderExcluir
  3. Gostei do jogo por abordar vários temas diferentes, assim pode ser trabalhado com os alunos várias vezes

    Gabriel dos Santos, 3ºA Química

    ResponderExcluir
  4. Adorei o "Roda a Roda Literária" um método diferente de ensinar Literatua.
    As as aulas de Literatura exigem muita leitura dos alunos,pois são muitos nomes,datas,romances,contos,etc,tornando as aula muito cansativas.Com isso os professore não conseguem prender a atenção dos alunos por muito tempo.Como havia comentado o vídeo anterior,da professora Samara Werner,os jogos aplicados na sala de aula é um método de ensinar muito inteligente e interessante pois os alunos interagem melhor ao assunto tornando as aulas muito mais prazerosa.

    Rafaela Martins Matos
    Curso:Letras-Português/Literatura
    3° Semestre

    ResponderExcluir
  5. Com certeza,depois de ver esses jogos,ficou muito mais claro que a capacidade de raciocínio e o interesse dos alunos vão aumentar quanto a aprendizagem.As aulas ficam muito mais prazerosas e de fácil comunicação.Não é só os alunos que se benefeciam nesse caso,mas também os professores,que ao vê-los capitando melhor o tema abordado,expressam um sentimento de satisfação.Pois o seu Ideal foi alcançado.

    Marilza de Castro Martins
    Curso:Letras-Português/Literatura
    3° semestre

    ResponderExcluir
  6. O jogo "Roda a Roda Literária",verdadeiramente é uma maneira muito prazerosa e inteligente de como trabalhar os conteúdos de Literatura,afinal são conteúdos bastante extensos,porém extremamente necessários.Este jogo é muito criativo,e com certeza facilitaria os estudos dos alunos de uma forma diferente,dinâmica e desafiadora sobre o tema proposto,fugindo totalmente do método tradicional do ensinar e aprender,e causando uma interação muito maior entre os próprios alunos e o professor. LETÍCIA GABRIELLE DE FARIA - Letras/Literatura - 2 ano - 2013_Unifran.





































    ResponderExcluir
  7. "Roda a roda literária" é um jogo no qual estimula a curiosidade, o trabalho em equipe, e o desempenho do aluno para que possa ganha o jogo, além que essa dinâmica estimula fatores no qual faz que o aluno possa se interessar mais pela matéria, achando mais divertido, quando o professor pode leva jogos como esse, pra evitar as aulas monótonas de livro e lousa, e também para que o aluno se desenvolva, dentro da sala como aluno e também como um bom competidor.

    Túlio Reis Cardoso de Melo 3º semestre de Letras/literatura (2º ano) 2013 - Unifran

    ResponderExcluir
  8. Deixo registrado o mesmo comentário postado anteriormente para o ano de 2011; pois minha avaliação é a mesma para os jogos interessantes de minha área específica.
    Congratulações aos alunos autor do jogo em questão. Percebo que o mesmo foi muito bem pensado e que contribui de forma dantesca no aprendizado em geral. É oportuno ressaltar que a ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Mas,todo o aprendizado em sua amplitude. Mais uma vez, parabéns aos alunos pela brilhante ideia!
    Aluno: Alkimim Batista de Moura
    Curso: 3. Semestre Letras/Port./Literatura.
    UNIFRAN

    ResponderExcluir
  9. A escola se torna mais agradável e as aulas menos cansativas, com formas dinâmicas de aprender o conteúdo proposto pela grade curricular, o professor com liberdade de apresentar jogos para os alunos com conteúdo de sua matéria pode ter certeza do aprendizado, o aluno que tem mais dificuldade é o mais beneficiado, com o jogo a meteria fica mais interessante.
    Achei esse jogo interessante, por ser simples, prático e dinâmico, além de promover uma competição sadia, onde ninguém perde, aliás todos ganham conhecimento e aprendizagem de forma prática,divertida e educativa.E também é um método didático que desperta o interesse e o modo de interagir do grupo.


    Priscila Paula Santucci
    Letras/ Literatura Terceiro Semestre

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante o jogo “Roda a roda literária”, pois é um meio do aluno se interessar pela matéria e compreender os diversos assuntos abordados no campo literário.
    O jogo é um meio muito criativo para que o aluno tenha o “gosto” pela busca do conhecimento e se interesse por assuntos do âmbito escolar, além de ser trabalhada a interação em grupo dos alunos.

    Ellen C. G. Tristão
    3º Semestre de Letras/Português e literatura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.