ANDRÉ
LUIZ PELIZARO
andrelpelizaro@yahoo.com.br
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BRUNO
MIRON ALEIXO
brunomiron777@hotmail.com
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DHONATAN
BERNARDO DA SILVA
dhonatan_bernardo@yahoo.com
dhonatan_bernardo@yahoo.com
HELTON
SOARES DE CASTRO
soaresdecastro.helton@gmail.com
soaresdecastro.helton@gmail.com
ROMÁRIO
RAFAEL PEREIRA
fael_romario@hotmail.com
Acerca
do jogo: O objetivo do jogo é ensinar história antiga
de forma alternativa e divertida, desenvolvendo nos alunos a capacidade de
trabalhar em equipe e a competividade sadia, aproximando os alunos do
professor. Além disso, o jogo é rápido e fácil de elaborar, com materiais
baratos de acesso facilitado.fael_romario@hotmail.com
Série: Primeiro ano do Ensino Médio.
Disciplina: História
Conteúdo trabalhado: Perguntas referentes a história antiga, abrangendo Egito, Mesopotâmia, Grécia, Roma e mitologia grega.
Ø Material para confecção:
1. Giz
2.
Cartolina
3.
Papel sulfite
4.
Um dado de seis faces
5.
Cronometro
6.
Papel e caneta ou canetão.
Ø Regras
do jogo:
1.
A classe é dividida em seis grupos.
2.
Os dados são lançados para definir a ordem de
cada grupo.
3.
Aquele que vencer começará o jogo, onde ele
lançará a sorte para definir qual pergunta o grupo ira responder.
4.
O numero do dado representa a uma cor, que
por sua vez representa um grupo de perguntas. Os grupos são: Roma antiga
(Cartão Vermelho e numero 1 do dado), Grécia (Cartão azul e numero 2 do dado), Egito
(Cartão rosa e numero 3 do dado), Mesopotâmia (Cartão Verde e numero 4 do dado),
Hebreus (Cartão amarelo e numero 5 do dado), Misto (preto e numero 6 do dado).
5.
Após jogar os dados e cair uma cor, o grupo
escolherá um envelope dessa cor onde se encontra a pergunta que será feita ao
grupo.
6.
Eles terão a um minuto para responder a
pergunta, escrevendo a alternativa no papel.
7.
Caso acertem, poderão escolher a cor da
pergunta do próximo grupo
8.
Caso errem, todos os outros grupos terão um
minuto para responder a pergunta num papel, e o próximo grupo lançara a sorte
para definir qual cor será sua pergunta.
9.
E assim sucessivamente até acabar as 36
perguntas.
Ø As formas de pontuação:
1.
Do grupo 1 ao 5: cada pergunta acertada vale
dois pontos
2.
Se o grupo acertar a pergunta, ganha dois
pontos, se errar perde um, podendo ficar negativa a sua pontuação, nesse
momento todos os outros grupos podem responder a pergunta valendo um ponto, e o
grupo que errar perde um ponto.
3.
O grupo para a qual a pergunta é feita eles
são obrigados a responder, quando a pergunta é repassada para todos os grupos,
eles não precisam responder, continuando assim com os mesmos pontos
4.
O grupo de perguntas seis: O valor da
pergunta respondida corretamente será de três pontos, sendo este o único grupo
de perguntas abertas. Caso errem a pergunta todos os outros grupos ganharão
automaticamente um ponto.
Ganhara o jogo o grupo que tiver o saldo maior no final das seis perguntas feitas a cada grupo.
Acerca deste jogo, ele é muito versátil, cabível de adaptações para qualquer disciplina ou tema.
ResponderExcluirQuando aplicamos o jogo em sala de aula, foi necessária uma adaptação, pois a turma era do 6º ano, e usamos três temas com 10 perguntas cada, Roma, Grécia e Egito. Entregamos placas com as letras de A e E, e o líder levantava a placa correspondente a alternativa que ele considerava certa, valendo 2 pontos, em caso de erro todos os outros grupos levantavam suas placas com a sua alternativa valendo 1 ponto
A parte mais difícil foi organizar os grupos e apresentar o jogo, pois a classe não colaborava conosco. Porem depois que o jogo começou, todos gostaram e se saíram muito bem, inclusive quem não quis jogar no inicio depois queria participar, quando o jogo acabou nós distribuímos bis (chocolate) para todos, e ao grupo vencedor eles ficaram com o restante dos chocolates.
Achei interessante a ideia do jogo, faz com que os alunos estejam sempre atentos, pois um erro adversário ele pode estar adquirindo ponto para sua equipe, e o ponto mais importante memorizando a matéria que está sendo trabalhada. Parabéns aos criadores do jogo. Muito bom mesmo.
ResponderExcluirDiego Castilho - Matemática
Muito Interessante esse jogo! A ideia é bem legal, fazendo com que os alunos fiquem prestando atenção em cada momento do jogo... isso faz com que a matéria em questão seja memorizada! Assim os alunos aprendem e se divertem ao mesmo tempo, fazendo uma ótima combinação!
ResponderExcluirNatália Cristina Inocêncio - História 2° semestre
Achei interessante pois insentiva o trabalho em equipe e ajuda a revisar a matéria dada em sala de aula , além de se adaptar a várias outras matérias que possam por em pratica também, o que de fato ajuda na memorização e a interação dos alunos.
ResponderExcluirLucas Fortunato História 2º semestre
O interessante desse jogo é a relação do ganhar e perder. Essas duas coisas são fundamentais para a formação de qualquer ser humano. Na vida, toda a pessoa não vai só ganhar. Precisamos saber aceitar a perder. Ganhar não vai ser todos os dias. Basta fazer uma análise através de um time de futebol profissional. Há 20 times, apenas um será campeão. Os 4 últimos colocados serão rebaixados para outra divisão. Sem dúvida serve para as nossas vidas como uma lição que devemos práticá-la e jamais esquecê-la.
ResponderExcluireste jogo ele estimula ao aluno o gosto pela materia , desenvolvendo o tal, uma forma sadia e competitiva ao mesmo tempo, como falaram a relação de ganhar e perder estimula determinadas situação de aceitação da vida, modelando para todas as situações do tipo, a questão da memorização é ótima no auxilio...etc, mesmo eu tendo participado do grupo e o nome não sendo postado, fico legal o desnvolvimento, pode perfeitamente aplicar eem sala, que vera um ótimo resultado
ResponderExcluirCaro aluno,
Excluirobrigada pela participação, porém, não foi possível identificá-lo para atribuir a nota, porque você não assinou a postagem.
Atenciosamente:
Profª Cláudia
respondi o comentario de cima e esqueci de colocar o nome
ResponderExcluir12 de novembro de 2012 07:20
Gostei muito desse jogo porque ele é rápido de ser elaborado, simples e objetivo. Ensina os alunos a trabalharem em equipe, contribui para a competitividade sadia e com ilustrações fica ainda mais interessante, ensina de uma forma diferente e prende a atenção do aluno, muito legal o jogo.
ResponderExcluirLuis Serapião - História 1ª Ano / 2013
Tiago castro 19 de abril 23;06 história 1° ano
ResponderExcluirUm jogo competitivo , com uma objetividade interessante e uma abordagem simples. Gostei muito do lance da cronometragem !
Uma forma de aprendizagem bem bacana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO jogo é bem simples e objetivo,gera uma competitividade sadia entre a sala,o que incita o interesse do aluno,tornando o aprendizado mais dinâmico.
ResponderExcluirMonique Ramos Miranda. História 1º ano.