sábado, 3 de novembro de 2012

QUIZ HISTÓRICO 2012

Este jogo foi desenvolvido pelos alunos do 1º Semestre de História de 2012:

ANDRÉ LUIZ PELIZARO
andrelpelizaro@yahoo.com.br

BRUNO MIRON ALEIXO
brunomiron777@hotmail.com

DHONATAN BERNARDO DA SILVA
dhonatan_bernardo@yahoo.com

HELTON SOARES DE CASTRO
soaresdecastro.helton@gmail.com

ROMÁRIO RAFAEL PEREIRA
fael_romario@hotmail.com
Acerca do jogo: O objetivo do jogo é ensinar história antiga de forma alternativa e divertida, desenvolvendo nos alunos a capacidade de trabalhar em equipe e a competividade sadia, aproximando os alunos do professor. Além disso, o jogo é rápido e fácil de elaborar, com materiais baratos de acesso facilitado.
Série: Primeiro ano do Ensino Médio.
Disciplina: História
Conteúdo trabalhado: Perguntas referentes a história antiga, abrangendo Egito, Mesopotâmia, Grécia, Roma e mitologia grega.
Ø    Material para confecção:
1.            Giz

2.            Cartolina

3.            Papel sulfite

4.            Um dado de seis faces

5.            Cronometro

6.            Papel e caneta ou canetão.

Ø    Regras do jogo:


1.            A classe é dividida em seis grupos.

2.            Os dados são lançados para definir a ordem de cada grupo.

3.            Aquele que vencer começará o jogo, onde ele lançará a sorte para definir qual pergunta o grupo ira responder.

4.            O numero do dado representa a uma cor, que por sua vez representa um grupo de perguntas. Os grupos são: Roma antiga (Cartão Vermelho e numero 1 do dado), Grécia (Cartão azul e numero 2 do dado), Egito (Cartão rosa e numero 3 do dado), Mesopotâmia (Cartão Verde e numero 4 do dado), Hebreus (Cartão amarelo e numero 5 do dado), Misto (preto e numero 6 do dado).

5.            Após jogar os dados e cair uma cor, o grupo escolherá um envelope dessa cor onde se encontra a pergunta que será feita ao grupo.

6.            Eles terão a um minuto para responder a pergunta, escrevendo a alternativa no papel.

7.            Caso acertem, poderão escolher a cor da pergunta do próximo grupo

8.            Caso errem, todos os outros grupos terão um minuto para responder a pergunta num papel, e o próximo grupo lançara a sorte para definir qual cor será sua pergunta.

9.            E assim sucessivamente até acabar as 36 perguntas.
     

Ø                          As formas de pontuação:

1.            Do grupo 1 ao 5: cada pergunta acertada vale dois pontos    

2.            Se o grupo acertar a pergunta, ganha dois pontos, se errar perde um, podendo ficar negativa a sua pontuação, nesse momento todos os outros grupos podem responder a pergunta valendo um ponto, e o grupo que errar perde um ponto.

3.            O grupo para a qual a pergunta é feita eles são obrigados a responder, quando a pergunta é repassada para todos os grupos, eles não precisam responder, continuando assim com os mesmos pontos

4.            O grupo de perguntas seis: O valor da pergunta respondida corretamente será de três pontos, sendo este o único grupo de perguntas abertas. Caso errem a pergunta todos os outros grupos ganharão automaticamente um ponto.

Ganhara o jogo o grupo que tiver o saldo maior no final das seis perguntas feitas a cada grupo.

12 comentários:

  1. Bruno Miron Aleixo 1º ano de História5 de novembro de 2012 às 13:58

    Acerca deste jogo, ele é muito versátil, cabível de adaptações para qualquer disciplina ou tema.
    Quando aplicamos o jogo em sala de aula, foi necessária uma adaptação, pois a turma era do 6º ano, e usamos três temas com 10 perguntas cada, Roma, Grécia e Egito. Entregamos placas com as letras de A e E, e o líder levantava a placa correspondente a alternativa que ele considerava certa, valendo 2 pontos, em caso de erro todos os outros grupos levantavam suas placas com a sua alternativa valendo 1 ponto
    A parte mais difícil foi organizar os grupos e apresentar o jogo, pois a classe não colaborava conosco. Porem depois que o jogo começou, todos gostaram e se saíram muito bem, inclusive quem não quis jogar no inicio depois queria participar, quando o jogo acabou nós distribuímos bis (chocolate) para todos, e ao grupo vencedor eles ficaram com o restante dos chocolates.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a ideia do jogo, faz com que os alunos estejam sempre atentos, pois um erro adversário ele pode estar adquirindo ponto para sua equipe, e o ponto mais importante memorizando a matéria que está sendo trabalhada. Parabéns aos criadores do jogo. Muito bom mesmo.

    Diego Castilho - Matemática

    ResponderExcluir
  3. Muito Interessante esse jogo! A ideia é bem legal, fazendo com que os alunos fiquem prestando atenção em cada momento do jogo... isso faz com que a matéria em questão seja memorizada! Assim os alunos aprendem e se divertem ao mesmo tempo, fazendo uma ótima combinação!

    Natália Cristina Inocêncio - História 2° semestre

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante pois insentiva o trabalho em equipe e ajuda a revisar a matéria dada em sala de aula , além de se adaptar a várias outras matérias que possam por em pratica também, o que de fato ajuda na memorização e a interação dos alunos.

    Lucas Fortunato História 2º semestre

    ResponderExcluir
  5. Mateus Menezes do Nascimento - 2° de História12 de novembro de 2012 às 01:19

    O interessante desse jogo é a relação do ganhar e perder. Essas duas coisas são fundamentais para a formação de qualquer ser humano. Na vida, toda a pessoa não vai só ganhar. Precisamos saber aceitar a perder. Ganhar não vai ser todos os dias. Basta fazer uma análise através de um time de futebol profissional. Há 20 times, apenas um será campeão. Os 4 últimos colocados serão rebaixados para outra divisão. Sem dúvida serve para as nossas vidas como uma lição que devemos práticá-la e jamais esquecê-la.

    ResponderExcluir
  6. este jogo ele estimula ao aluno o gosto pela materia , desenvolvendo o tal, uma forma sadia e competitiva ao mesmo tempo, como falaram a relação de ganhar e perder estimula determinadas situação de aceitação da vida, modelando para todas as situações do tipo, a questão da memorização é ótima no auxilio...etc, mesmo eu tendo participado do grupo e o nome não sendo postado, fico legal o desnvolvimento, pode perfeitamente aplicar eem sala, que vera um ótimo resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro aluno,
      obrigada pela participação, porém, não foi possível identificá-lo para atribuir a nota, porque você não assinou a postagem.
      Atenciosamente:
      Profª Cláudia

      Excluir
  7. ricardo cesar matheus 1° ano história noturno12 de novembro de 2012 às 07:22

    respondi o comentario de cima e esqueci de colocar o nome
    12 de novembro de 2012 07:20

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse jogo porque ele é rápido de ser elaborado, simples e objetivo. Ensina os alunos a trabalharem em equipe, contribui para a competitividade sadia e com ilustrações fica ainda mais interessante, ensina de uma forma diferente e prende a atenção do aluno, muito legal o jogo.

    Luis Serapião - História 1ª Ano / 2013

    ResponderExcluir
  9. Tiago castro 19 de abril 23;06 história 1° ano
    Um jogo competitivo , com uma objetividade interessante e uma abordagem simples. Gostei muito do lance da cronometragem !
    Uma forma de aprendizagem bem bacana.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O jogo é bem simples e objetivo,gera uma competitividade sadia entre a sala,o que incita o interesse do aluno,tornando o aprendizado mais dinâmico.
    Monique Ramos Miranda. História 1º ano.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.