sábado, 3 de novembro de 2012

JOGANDO INTELECTUALMENTE 2012

Este jogo foi desenvolvido pelos aunos do 3º Ano de Artes Visuais e 2012:

Ariane Maia Dutra
Carlos Eduardo de Lima Bomfim 
carlosbomfim@hotmail.com

Juliana Fortuna Degásperi
Patrícia Ribeiro da Silva
Pricila Aparecida Bento Neves
Valdecir Reis
Série: 7º ano
Disciplina: Artes
Introdução
Através do jogo e da brincadeira, o aluno satisfaz algumas de suas necessidades mais básicas, tanto no campo mental e social. O próprio fato de estar em fase de crescimento faz com que os alunos se sintam impelidos ao exercício mental. O jogo, por sua vez, exercita de maneira muito variada todas as possibilidades mentais do aluno: como a paciência, aceitar as idéias do restante do grupo, dialogar, rapidez mental e agilidade. A diferença está em que o jogo motiva o aluno a querer sempre acertar as perguntas para vencer o jogo.
Objetivo do jogo
Promover o convívio dos alunos através da reflexão dos conhecimentos das linguagens artística.
Conteúdo trabalhado
-Tabuleiro com quatro cores,
-Sendo as três cores primárias, e a cor marrom;
-Cada cor representa um jogador;
-Cada jogador terá uma quantidade de nove peças iguais para todos;
-Perguntas relacionadas com as linguagens artísticas.
Material para Confecção
-Suporte de madeira
-E.V.A
-Pecinha de plástico e E.V.A
-Isopor-Dado
Regras do Jogo
-A sala será dividida em quatro grupos, sendo que cada grupo terá um líder que responderá pelo todo;
-A vez de cada jogador será escolhida através de suas respectivas cores, jogando o dado;
-Cada jogador sorteado pelo dado, pegará uma  pergunta no envelope preto, relacionada a linguagem artística;
-Uma vez que respondida certa a resposta, o jogador poderá escolher um dos adversários para eliminar uma peça do tabuleiro,respectivamente acontecerá às eliminações por escolha do jogador sorteado;
-Se o jogador sorteado errar a resposta o mesmo terá uma peça eliminada;
-O vencedor do jogo será aquele que permanecer com a maior quantidade de peças no tabuleiro.
Perguntas;
Quais são as cores primárias? R: Amarelo, Azul, Vermelho.
Quais são as cores secundárias? R: Laranja, Violeta e Verde.
Qual a cor da alegria? R: Cores coloridas
Qual  a cor  do amor? R: Vermelho
Qual a cor da tristeza?R: Preto, branco e cinza
Qual a cor da paz?R: Branco
Qual a cor da tranqüilidade?R:Azul e branco
Quais são as formas geométricas da bandeira do Brasil?R: Retângulo, Losango, Círculo e faixa
Quais são as cores da Bandeira do Brasil? R: Amarelo, Azul, Branco e verde
Artista Plástico brasileiro nascido em Brodowski? R: Cândido Portinari
Quem pintou a obra Abaporu?R:Tarsila do Amaral
Faz arte alegre com cores incríveis, que faz lembrar seu estado Pernambuco e uma tendência modernista?R: Romero Brito
Quem pintou a obra de Monalisa?R: Leonardo da Vinci
Artista plástico francano que pinta o corpo das pessoas?R:W. Veríssimo
Como chama o país que tem pirâmides?R: Egito
A escultura retrata o herói bíblico e seu realismo anatômico impressiona feito por Michelangelo?R:David ou Davi
E uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista Michelangelo - Ícone da Renascença Italiana. Representa o corpo de cristo morto nos braços da Virgem Maria?R: Pietá
Quantas cores têm o arco-íres?R: na verdade são 9, porém 2 a gente não consegue ver, que é o infravermelho e o ultravioleta, sendo assim, vemos 7, que são: vermelho, laranja, anil, violeta, amarelo, azul, verde
Quantas  esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em ouro preto o Alejadinho fez? R: "Os Doze Profetas"
Onde fica o Coliseu?R: Roma

Cidade que tem tradição folclórica com o boi bumbá?R: Parintins-Amazonas

Quantas notas musicais são?R: Sete Notas
Qual estilo musical que predomina no Rio de janeiro?R: Samba e Funk
Qual estilo musical predomina  em São Paulo?R: funk, pagode, rap e sertanejo 
Qual o instrumento musical que e considerado o símbolo da capoeira?R: Berimbau
Uma dança que utiliza sombrinha?R: Frevo
Qual a dança que tem que ter delicadeza?R:Balé
Meninas que fazem Aniversário  de quinze anos  usa tradicionalmente uma dança ?R: Valsa
E um ritmo e uma dança típica da Região do Nordeste que dança de duas pessoas?R: Forró
Festa folclórica comemorada no mês de junho?R: Festa junina
Festa Popular comemorada em fevereiro e conhecido no mundo inteiro?R: Carnaval
Qual o símbolo do teatro?R: As máscaras
Qual o mês das mães?R: Maio
Qual o mês da independência no Brasil?R:Sete de Setembro
Referências;

Instrumentos - Capoeira do Brasil

www.capoeiradobrasil.com.br/instrumentos.htm

Romero Britto – Biografia


5 comentários:

  1. O Jogo jogando intelectualmente,e uma das varias formas de trabalhar com o aluno o conteudo dado em sala de aula,mas de uma maneira mais divertida e objetiva,fazendo-o participar e aprender ao mesmo tempo!Foi muito interessante aplicar esse jogo.Todos participaram.Atingiu nossos objetivos!
    Pricila Aparecida Bento Neves,3ºARTES

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter ido aplicar o jogo o Valdecir contou com detalhes como foi a sua experiência. O que me chamou a atenção foi o fato de ter dois alunos surdos em uma das salas de aula e com a ajuda da interlocutora os alunos puderam participar da atividade e se saíram muito bem apesar da limitação. O interesse dos alunos em participar da atividade foi muito gratificante para nós educadores, significa que não é preciso algo tecnológico para que se possa fazer uma aula diferenciada e prazerosa. Enfim foi de grande valia a confecção deste jogo.

    Ariane Maia Dutra – 3º ano - Artes

    ResponderExcluir
  3. Houve otimos resultados, total particiação dos alunos e verdadeira inclusão, onde dois alunos surdos participaram como todos os outros. Esse jogo é exemplo de que não é preciso ir longe, basta ter um pouco de criatividade e esforço para ter bons retornos!
    JULIANA FORTUNA DEGÁSPERI - 3º ANO - ARTES

    ResponderExcluir
  4. Foi interessante aplicar esse jogo com os alunos pois dispertou curiosidade sobre as perguntas que não sabiam, e para ficar mais emocionante não foi dada a resposta, deixando como pesquisa em casa, e o jogo teve uma repercusão muito grande chegando a ter pedidos de outras salas em que o jogo não foi realizado, ficando assim a idéia para a professora aplicà-lo em uma outra oportunidade

    ResponderExcluir
  5. Interessante porque este jogo pode proporcionar para os alunos a interação entre eles, o entusiamo para jogar e vencer e ao mesmo tempo jogar e aprender.
    PATRICIA RIBEIRO DA SILVA
    3° ANO - ARTES

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.