Jogo
desenvolvido pelos alunos do 3º ano de
Artes Visuais
de
2012 para a disciplina de Psicologia da Educação:
EVANI
MARQUES (evani_marques_fjb@hotmail.com)
FELIPE
DADONAS DE MIRANDA (felipe_dadonas@hotmail.com)
NAIARA
CORREA SOARES (naiaracrocks@hotmail.com)
OBJETIVO DO JOGO:
O objetivo principal do jogo é
utiliza-lo como forma de avaliação, ele foi pensado a partir de um jogo de
memória, portanto, para joga-lo é preciso saber o conteúdo sobre o tema do
jogo. Além disso, ele ajuda os alunos a aprenderem à trabalhar grupo, a
respeitar os colegas, a esperar sua vez, e a trabalhar a memória que é
importante auxiliador no aprendizado.
CONTEUDOS TRABALHADOS:
Os conteúdos estão ligados à disciplina
da Arte, porém a ideia desse jogo pode ser usada em qualquer disciplina. Nós construímos três
jogos utilizando uma mesma ideia e
regras porem com três conteúdos diferentes para cada faixa etária.
Um é com o tema de cores, outro com
imagem e estilo e outro com estilo e suas características.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Os materiais a serem utilizados são
muito simples, o papel com imagens ou frases para os pares das cartas, cola,
tesoura, papel cartão, dados.
REGRAS DO JOGO:
1- Cada jogo possui uma ficha técnica
com a imagem de todas as cartas em pares, um dos jogadores será o juiz e deverá
ficar com a ficha técnica na mão, pois através dela ele certificará que os
alunos estão fazendo os pares certos com as cartas.
2- O jogo foi feito para quatro pessoas,
sendo que uma pessoa é o juiz.
3- Para começar os alunos deverão
jogar os dados, quem conseguir maior número na sorte será o primeiro, e assim
os outros decrescentemente.
4- Ao final do jogo quem obtiver o
maior numero de pares será o vencedor.
5- Em questão de desempate deverá ser
decidido nos dados.
COMO JOGAR:
1°- O juiz pede para cada jogador jogar
os dados, a partir dos resultados ele monta a ordem de jogar.
2°- O juiz embaralha as cartas e
coloca na mesa e dá a ordem para que o jogo comece.
3°-
Ao término de todas as cartas o juiz conta quantos pares de cartas cada jogador
possui, se não houver empate ele já anuncia o vencedor, mas havendo empate ele
ordena jogar os dados para desempatar e depois anuncia o vencedor do jogo.
Achei muito interessante este jogo, por ter sido feito três jogos com a mesma proposta para cada faixa etária. Assim o educador terá três opções de aplicar o jogo conforme o conteúdo dado em sala e a série. Parabéns Evani, Felipe e Naiara.
ResponderExcluirAriane Maia Dutra – 3º ano - Artes
Ola! eu fiz uma aplicação desse jogo quando estava fazendo meu estágio e posso dizer que deu muito certo a ideia, mesmo os alunos que nao sabiam tiveram a oportunidade de aprender,é um jogo simples e muito facil de jogar.Os alunos gostaram muito de jogar, percebi então a importância de jogos educativos como esse que promovem uma descontração no aprendizado dos alunos.
ResponderExcluirGostei deste jogo, pois sempre ao trabalhar um conteúdo seja de qual disciplina for, dá para aplicá-lo em forma de avaliação, acredito que uma avaliação com jogo de memória iria atrair a atenção dos alunos. Eu gostaria de aplicar este jogo em minhas aulas!
ResponderExcluirMARINA DE SOUZA FERNANDES - 3° ANO - ARTES
Assim como a Naiara, eu pude aplicar o MEMOART com meus alunos e eles pareceram ter gostado bastante. De início expliquei com seria o jogo, seu objetivo e regras. Alguns alunos demonstraram dificuldade em conseguir formar os pares das cartas mas em maioria tudo ocorreu bem. Com isso pude perceber que os jogos educativos funcionam muito bem e que podemos criá-los nós mesmos. Assim a aula fica muito mais interessante e os alunos aprendem brincando.
ResponderExcluirObrigado!
FELIPE DADONAS DE MIRANDA - 3° ARTE
Gostei deste jogo pois ele proporciona para o aluno além do jogo o aprendizado com as figuras, trabalha com a memória, e sendo de artes achei interessante porque os alunos aprenderão a relacionar a obra com o artista que a fez ao invés de ficar dando matéria o ano todo e o aluno acaba as vezes nem lembrando das obras ou do artista e este jogo proporciona com que os alunos memorizem mais.
ResponderExcluirPATRICIA RIBEIRO DA SILVA
3º ANO - ARTES
Eu gostei muito desse jogo porque além de ensinar ele diverte, e não é para uma só faixa etária podemos colocar temas ou propostas que estamos trabalhando no semestre e com isso um maior e melhor aprendizado, parabéns ao pela ideia do grupo
ResponderExcluir