sábado, 3 de novembro de 2012

MEMORART 2012


Jogo desenvolvido pelos alunos do 3º ano de  Artes Visuais
de 2012 para a disciplina de Psicologia da Educação:
 
 

FELIPE DADONAS DE MIRANDA (felipe_dadonas@hotmail.com)
 

NAIARA CORREA SOARES (naiaracrocks@hotmail.com)

 

OBJETIVO DO JOGO:

O objetivo principal do jogo é utiliza-lo como forma de avaliação, ele foi pensado a partir de um jogo de memória, portanto, para joga-lo é preciso saber o conteúdo sobre o tema do jogo. Além disso, ele ajuda os alunos a aprenderem à trabalhar grupo, a respeitar os colegas, a esperar sua vez, e a trabalhar a memória que é importante auxiliador no aprendizado.

CONTEUDOS TRABALHADOS:

Os conteúdos estão ligados à disciplina da Arte, porém a ideia desse jogo pode ser usada em  qualquer disciplina. Nós construímos três jogos utilizando uma  mesma ideia e regras porem com três conteúdos diferentes para cada faixa etária.

Um é com o tema de cores, outro com imagem e estilo e outro com estilo e suas características.

MATERIAIS UTILIZADOS:

Os materiais a serem utilizados são muito simples, o papel com imagens ou frases para os pares das cartas, cola, tesoura, papel cartão, dados.

REGRAS DO JOGO:

1- Cada jogo possui uma ficha técnica com a imagem de todas as cartas em pares, um dos jogadores será o juiz e deverá ficar com a ficha técnica na mão, pois através dela ele certificará que os alunos estão fazendo os pares certos com as cartas.

2- O jogo foi feito para quatro pessoas, sendo que uma pessoa é o juiz.

3- Para começar os alunos deverão jogar os dados, quem conseguir maior número na sorte será o primeiro, e assim os outros decrescentemente.

4- Ao final do jogo quem obtiver o maior numero de pares será o vencedor.

5- Em questão de desempate deverá ser decidido nos dados.

COMO JOGAR:

1°- O juiz pede para cada jogador jogar os dados, a partir dos resultados ele monta a ordem de jogar.

2°- O juiz embaralha as cartas e coloca na mesa e dá a ordem para que o jogo comece.
3°- Ao término de todas as cartas o juiz conta quantos pares de cartas cada jogador possui, se não houver empate ele já anuncia o vencedor, mas havendo empate ele ordena jogar os dados para desempatar e depois anuncia o vencedor do jogo.

6 comentários:

  1. Achei muito interessante este jogo, por ter sido feito três jogos com a mesma proposta para cada faixa etária. Assim o educador terá três opções de aplicar o jogo conforme o conteúdo dado em sala e a série. Parabéns Evani, Felipe e Naiara.

    Ariane Maia Dutra – 3º ano - Artes

    ResponderExcluir
  2. Ola! eu fiz uma aplicação desse jogo quando estava fazendo meu estágio e posso dizer que deu muito certo a ideia, mesmo os alunos que nao sabiam tiveram a oportunidade de aprender,é um jogo simples e muito facil de jogar.Os alunos gostaram muito de jogar, percebi então a importância de jogos educativos como esse que promovem uma descontração no aprendizado dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei deste jogo, pois sempre ao trabalhar um conteúdo seja de qual disciplina for, dá para aplicá-lo em forma de avaliação, acredito que uma avaliação com jogo de memória iria atrair a atenção dos alunos. Eu gostaria de aplicar este jogo em minhas aulas!
    MARINA DE SOUZA FERNANDES - 3° ANO - ARTES

    ResponderExcluir
  4. Assim como a Naiara, eu pude aplicar o MEMOART com meus alunos e eles pareceram ter gostado bastante. De início expliquei com seria o jogo, seu objetivo e regras. Alguns alunos demonstraram dificuldade em conseguir formar os pares das cartas mas em maioria tudo ocorreu bem. Com isso pude perceber que os jogos educativos funcionam muito bem e que podemos criá-los nós mesmos. Assim a aula fica muito mais interessante e os alunos aprendem brincando.
    Obrigado!

    FELIPE DADONAS DE MIRANDA - 3° ARTE

    ResponderExcluir
  5. Gostei deste jogo pois ele proporciona para o aluno além do jogo o aprendizado com as figuras, trabalha com a memória, e sendo de artes achei interessante porque os alunos aprenderão a relacionar a obra com o artista que a fez ao invés de ficar dando matéria o ano todo e o aluno acaba as vezes nem lembrando das obras ou do artista e este jogo proporciona com que os alunos memorizem mais.
    PATRICIA RIBEIRO DA SILVA
    3º ANO - ARTES

    ResponderExcluir
  6. Michela Pajola (Arte)19 de abril de 2013 às 15:27

    Eu gostei muito desse jogo porque além de ensinar ele diverte, e não é para uma só faixa etária podemos colocar temas ou propostas que estamos trabalhando no semestre e com isso um maior e melhor aprendizado, parabéns ao pela ideia do grupo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.