sábado, 3 de novembro de 2012

TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS - HISTÓRIA 2012

Este jogo foi desenvolvido por alunos do 1º ano de História em 2012:

Carlos Felipe Rocha Ribeiro - ( carlosfelipecarlao@hotmail.com)

Diego Henrique Camilo - (diegoh.camilo@hotmail.com)

Gustavo de Souza - (souzagustavo.1994@gmail.com)

Lucas da Silva Fortunato - ( lukasnroll@gmail.com)

Objetivo do jogo
Este jogo é para testar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental e médio. Ele tem o objetivo de fazer os alunos pensarem, pois ele é um jogo que não aborda apenas um tema, mais sim vários temas da história: antigo, média, moderno e contemporâneo. E serve também para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos, e é uma forma de incentivar o aluno a estudar.
Conteúdo do Trabalho

1 tabuleiro

3 Peças para andar no tabuleiro

Uma roleta

 Material para confecção

1 papel cartonado preto

1 E.V.A preto

Cola Bastão

Tesoura

Régua

Folhas de sulfite amarela, laranja, vermelha e roxa

Uma agulha

Um pedaço de rolha

 

Regras do jogo

·         A classe deve ser dividida em 2 ou 3 grupos (A,B e C).

·         Cada grupo deve ter um representante, para responder, para não virar bagunça.

·         O representante de cada grupo deve girar a roleta.

·         Após a roleta ter parado  e já saberem a cor , o professor devera pegar a pergunta de acordo com a cor que a roleta parou.

·         Após o professor ter feito a pergunta ao grupo os outros grupos deveram ficar em silencio

·         Cada grupo terá 1 minuto para discutir a resposta.

·         Se o grupo acertar a resposta, ele andara um quadrado do tabuleiro, e se não responder ou errar ele ficara parado no mesmo quadrado.

·         Se algum aluno de outro grupo soprar a resposta para  o grupo adversário ou atrapalhar perdera a vez.

O grupo que chegar no circulo da chegada será o vencedor.

5 comentários:

  1. Abordar vários conteúdos foi bem elaborado, porque podemos retomar o conteúdo que não foi bem assimilado pelo aluno.

    ResponderExcluir
  2. Bruno Miron Aleixo (1º ano de História)5 de novembro de 2012 às 14:10

    Sem duvidas um jogo que aborde vários temas ( dentro de uma disciplina)é muito interessante, pois serve para o professor revisar a matéria aplicada em um ano ou testar o grau de conhecimento da sala que ele vai assumir.
    Também gostei da estruturação do jogo, pois esse formato ( em tabuleiro) desenvolve a competição sadia de forma divertida e diferenciada, proporcionando aos alunos uma aula atípica que estimula seus conhecimentos
    Observo que o jogo também é maleável ao professor, cabendo a este organizar as perguntas conforme as sua necessidade, usando seus conhecimentos e criatividade.
    Particularmente, eu gosto de jogos assim,baratos e criativos, que dão liberdade ao professor para adapta-lo conforme as suas necessidades.

    ResponderExcluir
  3. Este jogo foi muito bem elaborado ele aborda varias tematicas, assim reforçando o que os alunos já havia estudado. é um jogo facil de fazer é criativo, fazendo assim com que os alunos tomem interessem pelo que estuda e poe em pratica o que ja estudou.

    Tânia Idalice Nunes Pereira.
    1ºAno de História.

    ResponderExcluir
  4. bom na aplicação deste jogo na escola tivemos um problema, pois a escola nao nos aceitou, ai fomos em outra escola de séries diferentes das que eram proprias para o jogo, mais enfim, demos uma pequena improvisada e tudo deu certo.

    Gustavo de Souza
    1ºAno de História 2012.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito desse jogo porque o professor pode mudar os temas, pondo de acordo com oque eles estão com dificuldade, alem de estimular os alunos a estudarem e saberem trabalhar em grupo.

    Rogério Quirino Martins -1° semestre de História/Unifran 2013

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.