Carlos
Felipe Rocha Ribeiro - ( carlosfelipecarlao@hotmail.com)
Lucas
da Silva Fortunato - ( lukasnroll@gmail.com)
Objetivo do jogo
Este jogo é para testar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental e médio. Ele tem o objetivo de fazer os alunos pensarem, pois ele é um jogo que não aborda apenas um tema, mais sim vários temas da história: antigo, média, moderno e contemporâneo. E serve também para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos, e é uma forma de incentivar o aluno a estudar.
Conteúdo do Trabalho
1
tabuleiro
3
Peças para andar no tabuleiro
Uma
roleta
1
papel cartonado preto
1
E.V.A preto
Cola
Bastão
Tesoura
Régua
Folhas
de sulfite amarela, laranja, vermelha e roxa
Uma
agulha
Um
pedaço de rolha
Regras do jogo
·
A classe deve ser dividida em 2 ou 3 grupos
(A,B e C).
·
Cada grupo deve ter um representante, para
responder, para não virar bagunça.
·
O representante de cada grupo deve girar a
roleta.
·
Após a roleta ter parado e já saberem a cor , o professor devera pegar
a pergunta de acordo com a cor que a roleta parou.
·
Após o professor ter feito a pergunta ao
grupo os outros grupos deveram ficar em silencio
·
Cada grupo terá 1 minuto para discutir a
resposta.
·
Se o grupo acertar a resposta, ele andara um
quadrado do tabuleiro, e se não responder ou errar ele ficara parado no mesmo
quadrado.
·
Se algum aluno de outro grupo soprar a
resposta para o grupo adversário ou
atrapalhar perdera a vez.
O grupo que chegar no circulo da chegada será
o vencedor.
Abordar vários conteúdos foi bem elaborado, porque podemos retomar o conteúdo que não foi bem assimilado pelo aluno.
ResponderExcluirSem duvidas um jogo que aborde vários temas ( dentro de uma disciplina)é muito interessante, pois serve para o professor revisar a matéria aplicada em um ano ou testar o grau de conhecimento da sala que ele vai assumir.
ResponderExcluirTambém gostei da estruturação do jogo, pois esse formato ( em tabuleiro) desenvolve a competição sadia de forma divertida e diferenciada, proporcionando aos alunos uma aula atípica que estimula seus conhecimentos
Observo que o jogo também é maleável ao professor, cabendo a este organizar as perguntas conforme as sua necessidade, usando seus conhecimentos e criatividade.
Particularmente, eu gosto de jogos assim,baratos e criativos, que dão liberdade ao professor para adapta-lo conforme as suas necessidades.
Este jogo foi muito bem elaborado ele aborda varias tematicas, assim reforçando o que os alunos já havia estudado. é um jogo facil de fazer é criativo, fazendo assim com que os alunos tomem interessem pelo que estuda e poe em pratica o que ja estudou.
ResponderExcluirTânia Idalice Nunes Pereira.
1ºAno de História.
bom na aplicação deste jogo na escola tivemos um problema, pois a escola nao nos aceitou, ai fomos em outra escola de séries diferentes das que eram proprias para o jogo, mais enfim, demos uma pequena improvisada e tudo deu certo.
ResponderExcluirGustavo de Souza
1ºAno de História 2012.
eu gostei muito desse jogo porque o professor pode mudar os temas, pondo de acordo com oque eles estão com dificuldade, alem de estimular os alunos a estudarem e saberem trabalhar em grupo.
ResponderExcluirRogério Quirino Martins -1° semestre de História/Unifran 2013