sábado, 3 de novembro de 2012

JOGO DA VELHA DE HISTÓRIA 2012



Jogo desenvolvido pelos alunos do 1º ano de História – 2012:

Ana Caroline Fernandes Tavares. E-mail anatavares1@aluno.unifran.br

Esaú Lopes Galvão. E-mail esaugalvao1@aluno.unifran.br

Julia Santana Silva. E-mail juliasilva@aluno.unifran.br

Ricardo César Matheus Filho. E-mail ricardocmfl@aluno.unifran.br

Simone Rodrigues Cruz. E-mail srcruz@aluno.unifran.br

 

É um jogo de tabuleiro onde se joga de 2 em 2 jogadores, cada participante escolhe uma forma de representação, geralmente O ou X, a jogada é alternada, o objetivo do jogo é conseguir uma sequência de algarismo (O/X) na vertical, horizontal ou diagonal.

Quando o jogador consegue o objetivo, ganha a partida.

Como inserir o jogo no aprendizado escolar

Ø  Dividir a classe em 8 grupos de 6 alunos.

Ø  Dividir esses 8 grupos em 2, ou seja, duas chaves com 4 grupos de 6 alunos.

Cada chave jogará entre si, o vencedor da 1º chave jogará com o vencedor da 2º chave, e assim por diante.

Exemplo: 

Chave 1 

Ø   Partida 1:  grupo A x B  “ A” vencedor.

Ø   Partida 2: grupo C x D  “C” vencedor. 

Ø   Partida 3: grupo A x C “A”  vencedor.

Ø   Partida 4: grupo B x D  “B” vencedor. 

Ø   A 1º lugar da chave 1.

Ø   B 2º lugar da chave 1.

Chave 2.

Ø   Partida 5: grupo E x F “F” vencedor.

Ø   Partida 6: grupo G x H “G” vencedor.

Ø   Partida 7: grupo F x G “G” vencedor.

Ø   Partida 8: grupo E x H  “H” vencedor. 

Ø   G 1º lugar da chave 2.

Ø   H 2º lugar da chave 2.

Jogada valendo o    lugar

Cada quadrado do jogo possui uma pergunta.
 
 

Ø  O aluno escolherá a pergunta.

Ø  Respondendo essa pergunta corretamente, será colocado o símbolo correspondente ao grupo. (O/X)

Ø  O grupo que conseguir responder corretamente as perguntas seguindo as regras do jogo (que é fazer a sequencia do mesmo símbolo) ganha a partida.

Ø   É necessário para esse jogo no mínimo 100 questões, pois para cada jogo da velha é necessário 9 perguntas, e se o jogo der velha, o grupo terá de jogar novamente.

Ø   O prêmio fica a critério do professor; podendo valer pontos na média do aluno, ou até uma forma concreta de premiação.
Esse jogo pode ser feito na lousa da sala de aula, não precisando assim de matérias especiais, somente a elaboração das questões.

15 comentários:

  1. O JOGO DA VELHA É UM JOGO CONHECIDO ENTRE OS ALUNOS SENDO DE FÁCIL APLICAÇÃO EM SALA DE AULA ENTRETANTO COMO O JOGO ENVOLVE PERGUNTAS E RESPOSTAS É FUNDAMENTAL QUE OS ALUNOS TENHAM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE AS QUESTÕES QUE SERA ABORDADO NO JOGO

    REINNER VERISSIMO - LICENCIATURA EM QUÍMICA

    ResponderExcluir
  2. Acredito que este jogo pode ser aplicado sempre ao final de uma aula, com perguntas sobre o que foi discutido no dia, poderia fazer dois grupos um de meninas e um de meninos, para que seja um jogo rápido, apenas para finalizar a aula com um pouco de brincadeira, mas com um ponto sério e importante.
    MARINA DE SOUZA FERNANDES - 3° ANO - ARTE

    ResponderExcluir
  3. É um ótimo jogo, pois todos conhecem o jogo da velha, que trabalha bem o cérebro e juntamente com as perguntas feitas ajudam os alunos à pensar não só nas respostas, mas em quadrado escolher para ganhar o jogo.

    Ricardo Manhani Carrijo - História

    ResponderExcluir
  4. Por ser um jogo bem conhecido, fica mais facil sua aplicação e participação dos alunos. Um jogo que pode ser trabalhado em qualquer série, e aplicado como avaliação, trabalho e até mesmo como " carta na manga"
    JULIANA FORTUNA DEGÁSPERI - 3º ANO - ARTES

    ResponderExcluir
  5. Mateus Menezes do Nascimento - Primeiro ano de História12 de novembro de 2012 às 01:13

    Esse jogo chama muito atenção por conta do foco que o aluno precisa ter. Exige muita disciplina e atenção. Isso pode permitir uma melhoria do comportamento dos alunos durante as aulas. Por ser um jogo, é fundamental a concentração, porque envolve interação, discussão e trabalho em equipe.

    ResponderExcluir
  6. O jogo da velha uns dos jogos mais jogados na história da escola. Gostei um jogo com perguntas que envolve uma competição, que tem que ter um conhecimento sobre o assunto que será tratado durante o jogo, fazendo com que o aluno estude adquirindo conhecimento e podendo assim ganhar a competição tendo então seu prêmio. Parabéns as pessoas que elaboraram esse jogo.

    Felipe Henrique da Silva 1°semestre de Geografia / UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  7. Escolhi este jogo, que além de muito popular, o aluno tem que saber a resposta de cada pergunta é uma maneira do aluno está aprendendo e estudando e para ganhar o jogo ele tem que escolher as perguntas no lugar certo e responder certo, então se tem um jogo de raciocínio e de estratégia.

    Francielli de Lima Santos
    1° Geografia UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse jogo pois o jogo da velha é muito divertido e todos sabem jogar é fácil e mesmo assim transmite conhecimento e é um jogo que pode ser trabalho em qualquer serie e é muito importante porque envolve interação, discussão e trabalho em equipe.

    Simone Aparecida Santos 1°semestre de Geografia / UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o jogo, o aluno entenderá mais a materia pois ira prestar mais atenção.. facilitando o aprendizado. E um aluno pode ajudar o outro , pois tem alunos que aprendem melhor com o amigo que com o professor...

    Mateus F Nascimento 4º ano de Biologia/ Unifran 2013

    ResponderExcluir
  10. Achei interessante, pois esse jogo da velha levará o aluno a ter mais conhecimentos da matéria dada e isso facilitará os estudos. Seria uma ótima ideia fazer isso com todas as matérias nos finais de cada bimestre, sendo como parte da nota de cada aluno.
    Jordania Moura Cardoso 1°semestre de Geografia - UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  11. Esse jogo ajuda no desenvolvimento do raciocínio o tornando mais rápido.Fazendo com que o aluno tenha um maior interesse na matéria específica. Um incentivo a mais para que possamos prender a atenção. Além de facilitar a comunicação entre eles.Realmente um incentivo a mais para que o estudo se torne mais agradável.

    ERIKA CAPEL MATOS - 1 ANO DE HISTÓRIA - UNIFRAN 2013.

    ResponderExcluir
  12. Escolhi esse jogo porque achei ele bem interessante, além dos alunos se divertir com o jogo ao mesmo tempo eles estão desenvolvido o raciocínio logico, esses jogos deveriam ser feitos em salas de aulas pois seria uma forma do Professor avaliar o que o aluno aprendeu. Essas aulas diferenciadas prenderia muito mais a atenção do aluno e os alunos aprenderia com mais facilidade, e o Professor conseguiria passar o seu conhecimento de forma útil.

    Rejane de Lima Machado
    Curso: Geografia / Unifran

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O ponto positivo do jogo da velha é sua universalidade. Não importa de qual região do país estivermos falando, é um jogo conhecido, de fácil aprendizado e serve para todas as idades. Ótima ideia que faz com que alunos desenvolvam o raciocínio em conjunto com o conteúdo da matéria, e a ideia de competitividade os impulsiona a se esforçarem mais para vencer.

    Márcio Gandolfo Tótoli / 1.o Ano História

    ResponderExcluir
  15. Um jogo fácil e divertido, este jogo fará com que o aluno se empenha mais em estudar, para responder as questões corretamente, uma vez que, sua competitividade estará aguçada, por não quererem perder para nenhum outro aluno.
    Além de fazer com que eles estudem mais, faz com os alunos não se cansem da matéria e seu rendimento seja maior do que da forma convencional.


    Thaís Miquelláci Barbosa - HISTÓRIA 1o ano- 2013

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.