Jogo desenvolvido pelos alunos do 1º ano
de História – 2012:
Ana
Caroline Fernandes Tavares. E-mail anatavares1@aluno.unifran.br
Esaú Lopes
Galvão. E-mail esaugalvao1@aluno.unifran.br
Julia
Santana Silva. E-mail juliasilva@aluno.unifran.br
Ricardo
César Matheus Filho. E-mail ricardocmfl@aluno.unifran.br
Simone
Rodrigues Cruz. E-mail srcruz@aluno.unifran.br
É um jogo de
tabuleiro onde se joga de 2 em 2 jogadores, cada participante escolhe uma forma
de representação, geralmente O ou X, a jogada é alternada, o objetivo do jogo é
conseguir uma sequência de algarismo (O/X) na vertical, horizontal ou diagonal.
Quando o jogador
consegue o objetivo, ganha a partida.
Como inserir o jogo no aprendizado escolar
Ø Dividir a classe em 8 grupos de 6 alunos.
Ø Dividir esses 8 grupos em 2, ou seja, duas chaves com
4 grupos de 6 alunos.
Cada chave jogará entre
si, o vencedor da 1º chave jogará com o vencedor da 2º chave, e assim por
diante.
Exemplo:
Chave 1
Ø Partida 1: grupo A x B
“ A” vencedor.
Ø Partida 2:
grupo C x D “C” vencedor.
Ø Partida 3:
grupo A x C “A” vencedor.
Ø Partida 4:
grupo B x D “B” vencedor.
Ø A 1º lugar da chave 1.
Ø B 2º lugar da chave 1.
Chave 2.
Ø Partida 5:
grupo E x F “F” vencedor.
Ø Partida 6:
grupo G x H “G” vencedor.
Ø Partida 7: grupo F x G “G” vencedor.
Ø Partida 8:
grupo E x H “H” vencedor.
Ø G 1º lugar da chave 2.
Ø H 2º lugar da chave 2.
Jogada valendo o
3º lugar
Cada quadrado do
jogo possui uma pergunta.
Ø O aluno escolherá a pergunta.
Ø Respondendo essa pergunta corretamente, será colocado
o símbolo correspondente ao grupo. (O/X)
Ø O grupo que conseguir responder corretamente as
perguntas seguindo as regras do jogo (que é fazer a sequencia do mesmo símbolo)
ganha a partida.
Ø É necessário
para esse jogo no mínimo 100 questões, pois para cada jogo da velha é
necessário 9 perguntas, e se o jogo der velha, o grupo terá de jogar novamente.
Ø O prêmio fica a
critério do professor; podendo valer pontos na média do aluno, ou até uma forma
concreta de premiação.
Esse jogo pode ser feito na lousa da sala de
aula, não precisando assim de matérias especiais, somente a elaboração das
questões.
O JOGO DA VELHA É UM JOGO CONHECIDO ENTRE OS ALUNOS SENDO DE FÁCIL APLICAÇÃO EM SALA DE AULA ENTRETANTO COMO O JOGO ENVOLVE PERGUNTAS E RESPOSTAS É FUNDAMENTAL QUE OS ALUNOS TENHAM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE AS QUESTÕES QUE SERA ABORDADO NO JOGO
ResponderExcluirREINNER VERISSIMO - LICENCIATURA EM QUÍMICA
Acredito que este jogo pode ser aplicado sempre ao final de uma aula, com perguntas sobre o que foi discutido no dia, poderia fazer dois grupos um de meninas e um de meninos, para que seja um jogo rápido, apenas para finalizar a aula com um pouco de brincadeira, mas com um ponto sério e importante.
ResponderExcluirMARINA DE SOUZA FERNANDES - 3° ANO - ARTE
É um ótimo jogo, pois todos conhecem o jogo da velha, que trabalha bem o cérebro e juntamente com as perguntas feitas ajudam os alunos à pensar não só nas respostas, mas em quadrado escolher para ganhar o jogo.
ResponderExcluirRicardo Manhani Carrijo - História
Por ser um jogo bem conhecido, fica mais facil sua aplicação e participação dos alunos. Um jogo que pode ser trabalhado em qualquer série, e aplicado como avaliação, trabalho e até mesmo como " carta na manga"
ResponderExcluirJULIANA FORTUNA DEGÁSPERI - 3º ANO - ARTES
Esse jogo chama muito atenção por conta do foco que o aluno precisa ter. Exige muita disciplina e atenção. Isso pode permitir uma melhoria do comportamento dos alunos durante as aulas. Por ser um jogo, é fundamental a concentração, porque envolve interação, discussão e trabalho em equipe.
ResponderExcluirO jogo da velha uns dos jogos mais jogados na história da escola. Gostei um jogo com perguntas que envolve uma competição, que tem que ter um conhecimento sobre o assunto que será tratado durante o jogo, fazendo com que o aluno estude adquirindo conhecimento e podendo assim ganhar a competição tendo então seu prêmio. Parabéns as pessoas que elaboraram esse jogo.
ResponderExcluirFelipe Henrique da Silva 1°semestre de Geografia / UNIFRAN 2013
Escolhi este jogo, que além de muito popular, o aluno tem que saber a resposta de cada pergunta é uma maneira do aluno está aprendendo e estudando e para ganhar o jogo ele tem que escolher as perguntas no lugar certo e responder certo, então se tem um jogo de raciocínio e de estratégia.
ResponderExcluirFrancielli de Lima Santos
1° Geografia UNIFRAN 2013
Adorei esse jogo pois o jogo da velha é muito divertido e todos sabem jogar é fácil e mesmo assim transmite conhecimento e é um jogo que pode ser trabalho em qualquer serie e é muito importante porque envolve interação, discussão e trabalho em equipe.
ResponderExcluirSimone Aparecida Santos 1°semestre de Geografia / UNIFRAN 2013
Muito legal o jogo, o aluno entenderá mais a materia pois ira prestar mais atenção.. facilitando o aprendizado. E um aluno pode ajudar o outro , pois tem alunos que aprendem melhor com o amigo que com o professor...
ResponderExcluirMateus F Nascimento 4º ano de Biologia/ Unifran 2013
Achei interessante, pois esse jogo da velha levará o aluno a ter mais conhecimentos da matéria dada e isso facilitará os estudos. Seria uma ótima ideia fazer isso com todas as matérias nos finais de cada bimestre, sendo como parte da nota de cada aluno.
ResponderExcluirJordania Moura Cardoso 1°semestre de Geografia - UNIFRAN 2013
Esse jogo ajuda no desenvolvimento do raciocínio o tornando mais rápido.Fazendo com que o aluno tenha um maior interesse na matéria específica. Um incentivo a mais para que possamos prender a atenção. Além de facilitar a comunicação entre eles.Realmente um incentivo a mais para que o estudo se torne mais agradável.
ResponderExcluirERIKA CAPEL MATOS - 1 ANO DE HISTÓRIA - UNIFRAN 2013.
Escolhi esse jogo porque achei ele bem interessante, além dos alunos se divertir com o jogo ao mesmo tempo eles estão desenvolvido o raciocínio logico, esses jogos deveriam ser feitos em salas de aulas pois seria uma forma do Professor avaliar o que o aluno aprendeu. Essas aulas diferenciadas prenderia muito mais a atenção do aluno e os alunos aprenderia com mais facilidade, e o Professor conseguiria passar o seu conhecimento de forma útil.
ResponderExcluirRejane de Lima Machado
Curso: Geografia / Unifran
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO ponto positivo do jogo da velha é sua universalidade. Não importa de qual região do país estivermos falando, é um jogo conhecido, de fácil aprendizado e serve para todas as idades. Ótima ideia que faz com que alunos desenvolvam o raciocínio em conjunto com o conteúdo da matéria, e a ideia de competitividade os impulsiona a se esforçarem mais para vencer.
ResponderExcluirMárcio Gandolfo Tótoli / 1.o Ano História
Um jogo fácil e divertido, este jogo fará com que o aluno se empenha mais em estudar, para responder as questões corretamente, uma vez que, sua competitividade estará aguçada, por não quererem perder para nenhum outro aluno.
ResponderExcluirAlém de fazer com que eles estudem mais, faz com os alunos não se cansem da matéria e seu rendimento seja maior do que da forma convencional.
Thaís Miquelláci Barbosa - HISTÓRIA 1o ano- 2013